Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
"Religiões deviam ser proibidas..."
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 12 de November de 2006 22:57

O título é deveras sugestivo, mas convém ler bem a notícia. Aqui fica, tirada do «Diário Digital».

Alef



Citação:
Religiões deviam ser proibidas, diz Elton John

O cantor britânico Elton John defende que as religiões deveriam ser proibidas pela sua falta de compaixão e o seu ódio em relação aos homossexuais.

O artista, homossexual assumido, foi entrevistado para uma edição especial do «Music Monthly Magazine» da revista The Observer, que saiu este domingo para as bancas.

No decorrer da entrevista, Elton John fala sobre vários assuntos, desde a sua condição de ícone da música até à postura do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, sobre a guerra do Iraque.

«Acho que as religiões sempre tentaram atrair o ódio para os homossexuais. Do meu ponto de vista, proibiria completamente as religiões», declarou, de acordo com a revista.

Num momento em que a religião é alvo de forte debate no Reino Unido, centrado no direito de usar o véu muçulmano ou outros símbolos, Elton John criticou a falta de liderança demonstrada, segundo ele, pelos líderes religiosos.

«As religiões organizadas não parecem funcionar [...]. O mundo está à beira da Terceira Guerra Mundial e onde estão os líderes de cada religião?», questionou.

«Por que não convocam um conclave? Por que não se reúnem? Eu já disse isso depois do 11 de Setembro e as pessoas pensaram que eu estava louco. Em lugar de mais violência, por que não há uma reunião de líderes religiosos?», insistiu.

«É como o movimento pacifista dos anos 60. Os músicos comunicavam com as pessoas, saindo e fazendo espectáculos pela paz, mas já não fazemos isso», acrescentou. «Se John Lennon estivesse vivo, estaria a liderar [esse movimento] com vontade.»

Sobre a sua homossexualidade, o cantor de 59 anos, que casou pelo civil em Dezembro passado com o realizador de cinema canadiano David Furnish, disse estar satisfeito por ser considerado a «cara aceitável da homossexualidade».

Também insistiu que continuará a lutar pelos direitos dos homossexuais e a apoiar causas relacionadas com a Sida. «Não posso cruzar os braços. Não é a minha natureza. Antes de tudo, tenho quase 60 anos. Não posso cruzar os meus braços e ignorar [o problema].»


«Diário Digital», 12-11-2006 12:25:55


Re: "Religiões deviam ser proibidas..."
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 13 de November de 2006 00:36

É um exagero que se reaja assim. Qualquer assunto pode causar discórdia ou lutas, e mesmo mortes. Uma discussão no transito pode causar a morte. Uma discussão sobre um clube de futebol pode causar feridos, mortes, discussões, etc. O mesmo com as religiões. As pessoas não se entendem. Não é na religião que está o mal, mas sim nas pessoas que as professam.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: "Religiões deviam ser proibidas..."
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 13 de November de 2006 01:44

Não é só na religião que há fundamentalismo. Também noutros sectores. A Religião trás em si as sementes de paz. Podemos usa-la mal.
Acho que Sir Elton John devia ser mais comedido nas suas afirmações. Mas é livre de pensar como pensa.

Re: "Religiões deviam ser proibidas..."
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 13 de November de 2006 01:53

não é o unico a pensar assim. Há poucas pessoas mais intolerantes para com diferenças de pensamento que os que se afirmam liberais.

Ainda a semana passada numa troca de opiniões com um ateu sobre o aborto, na qual não usei nenhum argumento de base religiosa, ele aborrecido com a influencia da religião na opção das pessoas sobre a legalização do aborto concluia exactamente o mesmo.

Um pormenor comico sobre o arrazoado dele. Por um lado exige aos lideres religiosos que modelem o mundo, consigam a paz, por outro acha que deviam ser proibidas.

A noticia com que se inicia este debate não é a melhor. Divide-se entre o desejo manifesto de algumas pessoas e grupos de oprimir as religões e a influencia das religiões na homofobia.
O desejo de algumas pessoas de oprimir a religião surge por variados motivos.
Em tempos conversei com um brasileiro que se tinha tornado ateu, anticlerical e antirreligioso porque a igreja catolica brasileira defendia os Sem Terra. Ora a familia dele tinha uma daquelas fazendas de enorme dimensão e a acção social da igreja prejudicava-o.

No caso de Elton Jonh, ele faz obviamente uma avaliação epidermica

Re: "Religiões deviam ser proibidas..."
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 13 de November de 2006 09:00

Estou de acordo com o Camilo que Elton John faz uma avaliação superficial.

Não deixa de ser verdade também que muitas religiões, incluindo a nossa, têm tido posições pouco amigáveis com os "excluídos" da sociedade.

No entanto, é caminhando para fazer melhor e aprendendo com os erros que se controi um mundo melhor e isto também se aplica à Igreja.

Não é acabando com as religiões por decreto que se mudam as pessoas.

Em comunhão

Re: "Religiões deviam ser proibidas..."
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 13 de November de 2006 11:11

As religiões fazem parte dos instrumentos disponíveis para se conseguir a unidade do género humano. Só que alguns transformam-nas numa questão de poder pessoal e lá se vai a benignidade das religiões.

*=?.0

Re: "Religiões deviam ser proibidas..."
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 13 de November de 2006 13:58

Citação:
Religiões deviam ser proibidas

Já foram proibidas em certas circunstâncias e o resultado também não foi grande coisa.

pontosvista

Re: "Religiões deviam ser proibidas..."
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 13 de November de 2006 15:32

Basta ver como era o cristianismo antes do Édito de Milão. Também era proibido. E não era por isso que deixava de existir.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: "Religiões deviam ser proibidas..."
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 13 de November de 2006 17:31

Se as religiões são a causa de guerra, também acho que deviam ser proibidas.

Por onde anda o Zé? Tenho uma carta de um padre para ele!

Re: "Religiões deviam ser proibidas..."
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 15 de November de 2006 19:02

Nos cemiterios a paz é total.

Re: "Religiões deviam ser proibidas..."
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de November de 2006 19:06

Citação:
camilo
Nos cemiterios a paz é total.

- Enquanto estiverem lá apenas os mortos...
- Quando não se chamarem Santa Cruz ou...

:-|

Alef

Re: "Religiões deviam ser proibidas..."
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 17 de November de 2006 15:27

O tópico é estranho, eu acho...
É um tópico sobre a ditadura.
A ditadura dos que acham é que são eles que sabem e decidem. Todos os outros há que acabar com eles. O que a loucura, ou o dinheiro, podem fazer?

Se não fosse absurdo, até dava para gozar um bocado.
Isto é o máximo.
Estamos a esquecer o que são as religiões.

Éu acho que nesta linha vai aparecer , no paroquias, um tópico onde vamos disutir se vamos dar, ou não, cabo de Deus. Estilo "Bin Ladden, vivo ou morto".
O tópico poderia ser "Procura-se Deus, vivo ou morto--dão-se alvíssaras" (desculpem a ironia, mas estamos no campo do ridículo).

Re: "Religiões deviam ser proibidas..."
Escrito por: (IP registado)
Data: 17 de November de 2006 18:18

O Zé anda aqui.

Tudo isto me faz lembrar um livro que eu li, que dizia: que bom que deus morreu. Que bom que aquele deus dos fundamentalistas, aquele deus vingador, o deus pequenino, o deus à minha medida, morreu e vai morrendo. Que esse deus morra. O Deus está para além da nossa compreensão e das nossas medidas mesquinhas. Os deuses que defendemos, ainda bem que morrem.

Elton John diz que acha que as religiões deviam ser proibidas. Depois parece ser mais realista, e até manda umas bocas interessantes "e se os líderes religiosos se reunissem?".

Entendo porque é que o Elton John pensa assim. De facto, muitas religiões foram e são homofóbicas, e não poucos homossexuais foram queimados em fogueiras. Caramba, ainda hoje é normal falar dos judeus, ciganos, católicos que morreram à mão dos nazis, e não se fala dos homossexuais. Em termos históricos, tem havido muitas injustiças, e muito por culpa das religiões. É normal que haja ressentimentos. Se calhar em vez de criticar o Elton John, mais valia a pena tentar entender as razões dele. Apesar de dizer tanta patetice.

Re: "Religiões deviam ser proibidas..."
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 17 de November de 2006 23:22

Que bom ter-te de volta Zé.
Ainda bem que reconheces a patetice do Sir.
Abraço para ti e não te afastes muito. Sentimos-te a falta.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.