Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Pena de Morte. Sim ou Não?
Escrito por: Nuno Sousa (IP registado)
Data: 13 de March de 2002 22:14

Qual a tua opiniao a respeito deste assunto? Terei eu o poder, de controlar a vida humana a ponto de decidir a morte ou optar pela vida?
Milhares de homens conseguem conduzir as pessoas da vida à morte e só um até agora conseguiu levar a vida, àquele que já morto estava.

Aguardo a vossa posição..

Abraços.
Nuno Branco, 25 anos.

Re: Pena de Morte. Sim ou Não?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 13 de March de 2002 23:00

Sou radicalmente contra a pena de morte, em qualquer circunstância.
Aliás essa é a marca fundamental da civilização ocidental e europeia, por antítese nomeadamente com a sociedade americana, em que as contardições são mais evidentes.

Aliásm, a recente notícia da condenação à morte de uma mulher, obviamente doente mental, que matou os cinco filhos, só revela traços de uma postura ideológica que me parece ter alguns laivos de nazismo. Não admira que uma sociedade como aquela produza algumas culturas religiosas que todos conhecemos....

Ou aquelas atitudes dos que condenam o aborto em nome do direito à vida e depois assassinam pessoas que o praticam. Enfim...

Re: Pena de Morte. Sim ou Não?
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 14 de March de 2002 00:04

Tal como o Tozé, sou radical contra a pena de morte! A pena de morte ainda me choca mais que a prática do aborto!

Uma das coisas que não gostei de ver na primeira edição do Catecismo da Igreja Católica (CIC) foi a legitimização da pena de morte em «casos de extrema gravidade, se outros processos não bastarem» CIC 2266ss

Se somos cristãos e defendemos que a nossa vida pertence a Deus, e em caso algum a deveremos terminar, quer a nós próprios que aos outros, nem mesmo nos casos de "extrema gravidade" poderiamos permitir tal pena.

Quantas vezes, condenados no corredor da morte são ilibados, considerados inocentes e postos em liberdade? Como fica a consciência das pessoas que os condenaram? Como fica a nossa consciência como cristãos perante tal acto...

Considero que a questão da Eutanásia é um pouco mais complicada. Nós somos contra a eutanásia e o suicídio, mas permitimos que as pessoas continuem a fumar, a se drogarem e a conduzirem como conduzem. Perguntam vocês qual a semelhança... pois bem, a única diferença é que a morte chega mais depresa no suicídio e na eutanásia.

Há uns dias coloquei um tópico sobre um conjunto de livros que li há pouco tempo: «Conversas com Deus». Nestes livros, embora numa linha New Age, o autor aborda estes temas duma forma séria e que nos leva a pensar. Algum de vós já leu os livros?

Fica aqui o link para a <a href=http://www.paroquias.org/forum/read.php?f=1&i=233&t=233>mensagem</a> a que me refiro.

Lugo

Re: Pena de Morte. Sim ou Não?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 16 de March de 2002 14:37

Sou como vocês, totalmente contra a pena de morte, e justifico-o sem sequer falar em Deus...

O Estado não tem competência para sentenciar sobre a morte de alguém, pois não regulamenta sobre a vida: a vida de cada cidadão não é um bem comum, nem um bem do Estado.

Simplesmente assim...

Também sou contra a prisão perpétua, acho que não faz muito sentido pois não serve como correctivo, à excepção de debilidades psicológicas, em cujo caso o indivíduo deve ficar permanentemente internado até a sua clara recuperação. Mas acho que se uma pena sobre vários crimes o sentenciar a qualquer coisa como 70 anos, que a deve cumprir até se mostrar recuperado. O critério que avalia a recuperação do indivíduo e a sua capacidade de reintegração social terá de ser cuidadoso e bem estudado. Será possível a infalibilidade?

A prevenção do crime é a única solução. Nem que decidamos matar a pessoa, o mal já ficou feito. "Mais vale prevenir do que remediar", e neste caso todos os remendos não servem para nada. Se me matarem um filho, o que é que eu recupero com a morte do assassino? Vingança? Não, não pretendo sucumbir a fragilidades psicológicas, pretendo isso sim superá-las com a esperança no Senhor. É preciso ter fé.

E quanto à eutanásia, ainda não tenho posição defenida. A misericórdia pende para os dois lados da balança...

João

Re: Pena de Morte. Sim ou Não?
Escrito por: Nuno Sousa (IP registado)
Data: 17 de March de 2002 15:24

Quanto à eutanásia, não será esta "uma pena de morte" camuflada disfarçada de paz e tranquilidade.

"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida".
Só a Ele, pertencem as nossas vidas. Não será a eutanásia, a manifestação da "não-aceitação" da vontade de Deus sobre aquele que sofre?

.... .... ... ...

Abraços,
Nuno Branco 25 anos

Re: Pena de Morte. Sim ou Não?
Escrito por: PAZ (IP registado)
Data: 17 de March de 2002 17:14

Países Africanos e outros, que torram todo o dinheiro em material bélico, deixando passar o povo a fome e até morrer de fome. Não será também uma pena de morte?

Re: Pena de Morte. Sim ou Não?
Escrito por: Nuno Sousa (IP registado)
Data: 17 de March de 2002 17:55

Deus é favor da Vida e do Amor. Tudo o que vier corromper estes dois valores leva-nos não só à morte humana, mas a uma outra morte - essa sim, irremediável - morte do espírito.

O que tu referiste, anteriormente, só vem solidificar a ideia de que qualquer que seja a pena de morte não é mais do que um setenciar uma vida inocente.

Para reflexão deixava um Contra-Valor dos "pseudo-valores" deste mundo: as Bem-Aventuraças :)

Abraços.
Nuno Branco 25 anos

Re: Pena de Morte. Sim ou Não?
Escrito por: Nuno Sousa (IP registado)
Data: 17 de March de 2002 23:45

Foi minha intenção, abrir este "topic" debater a questão, consideravelmente polémica, que é a pena de morte.
Gostaria e no seguimento do Evangelho de hoje, alargar e estender este "topic" àquilo que poderão ser as mortes de espírito.

Hoje do Evangelho, aquilo que colhia para o meu dia, baseava-se essencialmete na questão de nós fecharmo-nos no "túmulo do pecado", colocando uma pedra como que numa postura de criarmos barreiras à salvação de Jesus e de ao menos dar-mos por terminado e concluída a nossa vida - sinal de morte da fé, esperança e caridade.

Gostaria que meditássemos sobre as "mortes espirituais" que provocamos no outros e também naquelas em que nos tornamos seus escravos.

Quantas vezes eu pela minha indiferença, não terei já posto termo na vida de muitas pessoas? O que será mais grave nas nossas vidas: o mal que fiz ou bem que deixei de fazer?

Certamente, que estarei a descanalizar o objectivo inicial deste tema, mas penso que virá a propósito estas pequenas questões, que não sendo interiorizadas e reflectidas, poderão criar grandes e graves consequências.

Re: Pena de Morte. Sim ou Não?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 19 de March de 2002 17:46

Olha, a evangelização e a educação para o amor são uma negligência de todos nós, por exemplo. "Ai de mim se não evangelizar!"

Acho que não fazer o bem é estar a deixar o mal espalhar-se... Preguiça, tacanhez, o que nos impede de nos darmos mais? Sejamos maiores!

Sim, muitos não acreditam em Deus pois têm a sua vida de tal maneira corrompida que já nem sabem para que serviria Deus. O homem é um "super-homem", não precisa de Deus para nada, no dizer de Nietzsche. Será que ao apropriarmo-nos das coisas do mundo não estamos a tornar Deus mais pobre.

Uma vez li um livro chamado "O Papalagui", Edições Antígona. São os relatos de um chefe tribal polinésio aquando da sua visita a uma cidade.

São relatos impressionantes e claros de como a nossa vida deixou de ser simples e divina, mas massificada e mundana. Aí, é claro que não encontremos Deus à primeira vista: é preciso que alguém nos faça crer que o mundo pode não ser assim, mas ser mais de acordo com o que Deus espera de nós...

Na Polinésia as palavras "meu" e "teu" são a mesma... Quem é que são os evoluídos aqui, afinal?

João

Re: Pena de Morte. Sim ou Não?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 19 de March de 2002 23:59

Há mais coisas partilhadas na polinésia... cuidado!

&quot;Lázaro
Escrito por: Clara (IP registado)
Data: 21 de March de 2002 11:52

levanta-te e anda!" :)

Sou absolutamente contra a pena de morte. Não assiste legitimidade a ninguém para determinar a morte de outra pessoa. Muito menos aos sistemas de justiça que aplicam tal pena para sancionar crimes contra a vida... contraditório, no mínimo.

Bom dia


Clara

Re: Pena de Morte. Sim ou Não?
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 14:30

Achei pertinente trazer este tópico novamente a discussão.
Penso que é importante dizermos os que pensamos sobre este assunto, como sobre a eutanásia.
Já aqui temos falado e discutido sobre o aborto, mas sobre a pena de morte e sobre a eutanásia pouco tenho visto.



Sou totalmente contra a pena de morte. Ningém tem o poder sobre a vida de ninguém e, se esse criminoso o fez, o Estado que o matar não estará a ser melhor.
A prisão, ao invés do horror que é, deveria ser a reabilitação do que cometeu o crime. Acredito que é possível que as pessoas melhorem, mas é necessário que haja ajuda e acompanhamento profissional especializado nesse sentido.

Quanto à eutanásia, eu estou um pouco confusa. É certo que ninguém tem o poder de decisão sobre a vida de outrém, e também é certo que devemos cuidar da nossa vida com todo o desvelo.
Mas às vezes penso se será humanamente lícito e tolerável que permitamos que um ser humano vegete, que já nem tenha a noção de nada, que seja apenas um cérebro com ondas de actividade visíveis e um coração que bate...


Anna

Re: Pena de Morte. Sim ou Não?
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 16:54

Sou totalmente contra a pena de morte. Sou contra a prisão e contra todo o sistema de punição existente. Acho um absurdo colocar pessoas fechadas entre quatro paredes sem produzir absolutamente nada , ficando assim com tempo para se carregarem de culpas ou ficando num stress tal que facilmente descarrilam pelo caminho do ódio e depois ficam quase irrecuperáveis.
Gostaria que lessem o livro de Exodo embora seja um pouco violenta tem lá muitos exemplos praticos de como praticar uma verdadeira justiça : roubas? trabalhas até restituir a quantia roubada em dobro. Isso sim era digno e integrador.
Quanto à eutanásia especificamente , acho que não podemos desligar a "vida " de ninguém por querer. Só em casos extremos de não existirem maquinas disponiveis que possam salvar outras vidas. Aí a equipa de responsaveis que resolva e é caso para rezar por eles , pois são situações muito dificies de resolver. Em relação a pessoas que pedem a pp morte? Não sei , mas acho que não o podemos fazer . Talvez se esteja nesse sofrimento é pk Deus o quer chamar para o caminho por onde nunca andou. Sim , porque aqueles que creem Deus certemente não viverão esse tormentos , pois acredito na frase:
Quem ama a Deus até no dia da sua morte será abençoado e Deus nos livrará desses padecimentos. mas isto não implica que não nos compadecamos de quem sofre e rezemos muito para que estas situações nunca aconteçam , pois pior do que desejar a nossa pp morte não há . Deus nos livre desse sofrimento a nós a aos outros também. Na morte estamos todos unidos não há discussão pois não ? Porque nos zangamos nos outros assuntos?
cristina

Re: Pena de Morte. Sim ou Não?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 17:18

Ah. E quando matas?
se não há prisão qual a alternativa?

Re: Pena de Morte. Sim ou Não?
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 18:13

Então o sofrimento é um castigo? Só padecem de sofrimento os que andam desviados de Deus?
Então, o meu irmão, um rapaz de 22 anos que está condenado a não andar, a não falar, a não engolir, a nem sequer estar sentado para o resto da vida, está a pagar por quem ou por quê?
Ele, que foi sempre amigo de todos, apaziguador em momentos de conflito, meu apoio em momentos difíceis, olhem um verdadeiro anjo, está a ser castigado por que razão?


Por favor!

O sofrimento não é um castigo. De alguma forma, será uma aproximação aos outros humildemente. Uma forma de ensinar a amar também.
Neste longos seis anos que o meu irmão tem estado da forma que o descrevi, ele ensinou-nos o amor ao próximo, sobretudo aos mais necessitados. Ele mostrou-nos o Cristo que leva a Cruz e mostrou-nos que podemos ser como Cireneu, não só para ele, mas para todos os que estão como ele, ou piores.
No entanto, sinto que é intolerável permitir que o sofrimento se prolongue desta forma muito cruel. É que ele está a morrer aos poucos. E nós não podemos fazer nada!


Anna

Re: Pena de Morte. Sim ou Não?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 18:23

O sofrimento é um castigo?
Que disparate!!!

Um menino de dois anos a morrer de leucemia está a ser castigado de quê?

Re: Pena de Morte. Sim ou Não?
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 18:49

Ok desculpem ...é dificil falar neste assunto . Há coisas mesmo incriveis de perceber. Vi uma vez um programa na televisão sobre casos identicos que deixou o recado : se não vissemos o sofrimento dos que amamos se calhar nunca descobririamos o amor pelos outros que não conhecemos e sofrem também.
Não sei que dizer mais , a não ser que posso rezar por si para que Deus a ajude a entender o mundo a si e pelo seu irmão. É uma angustia tremenda que só quem a vive entende, que Deus a ajude a suportar.
Cristina

Re: Pena de Morte. Sim ou Não?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 22 de February de 2003 02:38

Querida ana:

Talvez que apesar do sofrimento o teu irmão tenha a alegria que não imaginas possível. Como ver os rostos e receber o amor da irmã e dos pais que o adoram.... Talvez esteja vivo para poder olhar para um menino que vai nascer.
Se não "partiu" é porque ainda tem uma missão - e não se trata de sofrer, porque o sofrimento físico é sempre uma perda de dignidade humana, mas talvez esteja cá porque faz muita falta a algúem , ou porque precisa ainda de ensinar alguma coisa a alguém...
Já cuidei de pessoas em fase terminal .... e, garanto-te, quando estamos "reduzidos" àquilo que afinal todos somos - um corpo exangue e gasto, entregue ao nada - ainda assim brilha sempre nas pessoas, até ao último instante o sopro da divindade, a dignidade suprema de sermos humanos.

Só espero que o teu irmão esteja a ser muito bem acompanhado do ponto de vista médico e de enfermagem , que não sinta dores, que tenha o maior conforto possível, os maiores mimos, as maiores atenções... O maior rigor terapêutico e o maior amor. è uma exigência fundamental, ele tem esse direito... E vocês também, como família.

Não sei se já leste o livro o "escafandro e a borboleta.".. è um livro "escrito" por um doente com um sindrome neurológico incapacitante, em que ele não consegue falar nem comunicar com o mundo... ( Na verdade conseguia apenas mover um conjunto de músculos da face e inventou uma espécie de código que foi traduzido e passado para livro depois de prolongadas horas de esforço)
Aparentemente estava desligado da realidade, completemante dependente, mas apercebia-se de tudo o que se passava á sua volta........Sentia-se uma borboleta ... num escafandro, que era o seu próprio corpo, inútil e imobilizado...
Mas lá dentro, uma pequena borboleta irradiava, a querer libertar-se.

Noutro dia falaste numa borboleta a poisar num ombro...
Quem dera poder ajudar-te... MAS PENSA no teu maninho, como uma doce e frágil borboleta que merece ser protegida a todo o custo........

*********


ana

Re: Pena de Morte. Sim ou Não?
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 24 de February de 2003 09:49

Obrigada, Ana!

De facto, quanto a cuidados, os meus pais têm sido incansáveis com o meu irmão. Acredita que, mesmo acamado, ele não tem uma única cicatriz!!!!
A minha mãe faz-lhe cremes e sopas super completas que ele come através do tubo que lhe faz a ligação ao estômago, dá-lhe a medicação a horas exactas.
Quando ele vai para o hospital as coisas complicam-se, porque ele tem de receber aquela comida líquida (que vem em boiões) - é somente para sobreviver e não engordar - e a medicação não é dada a horas.
Ainda agora ele esteve internado 15 dias e os meus pais montavam a tenda (como eu costumo dizer) e estavam todo o dia lá com ele! A minha mãe quase não pode andar devido à deficiência na anca e à osteoporose, mas, mesmo assim, agarrada ao braço do meu pai, subia lanços e lanços de escadas (o serviço onde estava o meu irmão é de difícil acesso) todos os dias para lá estar a acompanhar o filho minuto a minuto. Todos os fins da tarde, eu e o meu marido lá íamos com o carro buscar os meus pais e estar um pouco com o meu irmão.
Ele despedia-se sempre do(a) sobrinho(a), acariciando a minha barriga. Um belo dia, teve uma atitude engraçada: levantou a minha túnica com a mãozita que mexe, pôs a cabeça debaixo dela e deu-me um beijo na barriga!
De facto, ele é como dizes: uma borboleta que quer voar, mostrar ao mundo que as suas frágeis asas têm cores raras e lindíssimas.

Ainda não li esse livro de que falas, mas já li o livro "Adam, o amado de Deus".

Obrigada pelo teu apoio!

Ana

Re: Pena de Morte. Sim ou Não?
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 06 de November de 2006 19:44

Achei que este tópico merecia ser reatado, já que agora sabe-se da condenação de Sadam Hussein à morte. Por exemplo, Cavaco Silva é contra a pena de morte, como vemos em:
"Cavaco Silva contra a pena de morte para Saddam Hussein"
Quanto a mim penso que a sua morte é inútil: não é por ele morrer que as pessoas que vitimou ganharão de novo a vida. Ao aplicar a pena de morte estamos a usar o mesmo critério que ele utilizou, o critério da morte. Devemos preferir as obras da luz às trevas.
Cunha
________
Link editado por Alef.



Editado 1 vezes. Última edição em 06/11/2006 20:43 por Alef.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.