Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
A ORAÇÃO É UM ENCONTRO
Escrito por: Maria Lisboa (IP registado)
Data: 07 de November de 2006 13:38

Quando começamos a compreender que na oração vamos encontrar Alguém e Alguém que nos ama de forma única o sentido da nossa oração muda.

Não é mais um dever,uma obrigação mas uma corrida para o dialogo em que o coração escuta a voz do Pai e adora o Espírito que em si reza de forma inexprimível produzindo uma necessidade cada vez mais forte de conformar o nosso eu com Jesus,nosso divino Irmão.

Dizia-nos um monge trapista, sobre a oração ,em que vivia imerso:
“A oração não é só uma criação do Pai, mas também um dos poucos caminhos pelo qual o homem consegue chegar ao nível da linguagem divina. Quando o homem ora, o Pai consegue compreender a linguagem dos filhos. Sublinho que orar não significa forçosamente existência de sons, pode muito bem apenas ser a tua presença.”

Na continuidade da oração vamos descobrindo que o Pai se vai revelando à medida do nosso próprio mistério,movendo as fibras mais ocultas do nosso ser,na Sua direcção.

Muitas vezes nos apontam métodos e formas de rezar,mas nunca podemos abstrair a nossa maneira pessoal,o nosso esforço único de encontrar o Senhor.Vemos nos Evangelhos que todos os encontros de Jesus são pessoais.

Quando os encontros se tornam mais e mais frequentes as virtualidades, que em nós existem, vão-se expandindo em vida de abundantes frutos.

O Padre jesuíta Dário Pedroso dá-nos ,em síntese, toda a maravilhosa realidade dos nossos tempos com Deus:

“Com a oração dar-se-á aos poucos a evangelização do nosso interior, da alma, do coração, da inteligência, da vontade, do afecto, do ser e da vida. Oração que não seja pietismo estéril, piedade balofa, espiritualidade vazia, mas grandeza de alma, plena de Deus, da sua vida e da sua graça. Por isso, oração que transforma, que cristifica, que converte, que cura, que transfigura, que nos mergulha em Deus e nos dá paz e alegria. Oração que nos faz viver de outro modo e nos compromete com os homens, com o mundo.

Oração que nos dará o fogo dos Apóstolos da manhã de Pentecostes. Oração que nos fará incendiários ao jeito de Jesus. Oração que nos dará a graça de vivermos a vida com paixão, de coração aberto para amar sem medida.

Oração que nos fará aprender a morrer, como o grão de trigo, para que os outros tenham vida e a tenham em abundância. Oração que nos abrirá o coração ao amor louco e apaixonado de Deus e nos fará descobri-Lo sempre, e cada vez mais e melhor, como o tesouro das nossas vidas".



Editado 1 vezes. Última edição em 07/11/2006 13:38 por Maria Lisboa.

Re: A ORAÇÃO É UM ENCONTRO
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 07 de November de 2006 14:44

E não há melhor encontro.

Acabei de vir da Igreja. Tenho a graça de ter uma ao pé do meu trabalho. Fui lá um bocadinho à hora de almoço. E não fui a única ...

Estive apenas em silêncio e a conversar com Deus. Naqueles momentos, todas as precupações se tornaram mais leves. Lembrei-me da passagem da Bíblia: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.” Mat. 11:28



Seja em frente ao sacrário, em casa ou noutro sítio, a oração é o encontro com Deus, connosco e com o próximo.



Maria João (http://deusemtudoesempre.blogspot.com)

Nota: [Luís Gonzaga] Editei o url do blog da Maria João que estava incorrecto e coloquei "clicável".



Editado 1 vezes. Última edição em 22/11/2006 22:12 por Luis Gonzaga.

Re: A ORAÇÃO É UM ENCONTRO
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 07 de November de 2006 17:46

E extremamente importante o que dizes Maria. A Oração é um encontro. È preciso querermos ser encontrados, deixar-nos encontrar. Quando em familia nao educamos para a oraçao estamos a construir deficitariamente,
Força na oração encontro.

Re: A ORAÇÃO É UM ENCONTRO
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 08 de November de 2006 22:03

Puxa Maria muito legal os textos. você que escreveu todos?
Fiquei de boca aberta ... que aquisição pro fórum!
Bjs
chris

Re: A ORAÇÃO É UM ENCONTRO
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 09 de November de 2006 08:24

Olá, Chris. Estás a falar do blog, né?

Sim, fui eu. Com a ajuda do Espírito Santo, claro. Quando falo de Deus, gosto sempre de lhe pedir a orientação do Seu Espírito. São estórias que me vieram parar às mãos ou então histórias que eu vivi.



Bjs em Cristo

Re: A ORAÇÃO É UM ENCONTRO
Escrito por: Maria Lisboa (IP registado)
Data: 09 de November de 2006 18:08

O sacrário era grande e dourado,não dava muita confiança.Mas o Prisioneiro do Amor chamava para além das grossas paredes.E ali ficaram as lembranças,os pedidos,as graças,as inquietações,as perguntas até q uma imensa paz se misturou às lagrimas numa paragem de tempo,que não apetecia activar de novo!

Re: A ORAÇÃO É UM ENCONTRO
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 11 de November de 2006 13:34

Maria João,

Eu costumo dedicar pelo menos um dia da semana para ler coisas sobre Deus, meditar na sua palavra e até arranjar tempo para ir à Igreja um pouco durante o dia de trabalho. Acho que nos faz muita falta dedicar mais tempo a Deus. Não andar tanto na correria do dia-a-dia. É preciso que alimentemos a alma também. No outro dia, ia ter um teste mas ainda faltava uma hora e meia. Estava a passar pela igreja dos Mártires em Lisboa, e pensei, "porque não entras um pouco?" Apesar de estar stressado com o teste, e parece que algo me fazia impedir de entrar na igreja, resolvi dar lá um "pulinho" para estar um pouco sossegado em silêncio só com Deus. Verdade seja dita que é sempre muito bom estes momentos de sossego e de paz, quando estamos a orar a Deus. Seja a rezar, seja simplesmente a pensar n´Ele, seja como for. E não podia estar mais de acordo com o título do tópico. A oração é um encontro. É um encontro pessoal com Deus. É onde podemos esvaziar os nossos problemas e pedir-Lhe que nos ajude. É onde podemos rezar pelos outros. É onde podemos desmontar toda a nossa vida perante Deus e voltar a monta-la já de outra maneira caso seja necessário.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: A ORAÇÃO É UM ENCONTRO
Escrito por: Felisberto Areias Lopes (IP registado)
Data: 16 de November de 2006 00:31

Maria João a oração é na verdade um encontro, com Deus, conosco e com os outros e com os teus textos, aprende-se a amar mais o Senhor.Tu tens o dom de tocar os pontos chave e fundamentais da nossa realidade espiritual.É das primeiras vezes que venho ao forum e aínda bem que dei de caras com os teus textos eles acordaram-me de alguma letargia que o stress do dia a dia muitas vezes nos impõe.

Re: A ORAÇÃO É UM ENCONTRO
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 16 de November de 2006 09:10

Obrigado, Felisberto. Mas é tudo graças a Deus. Quando escrevo, peço a Sua ajuda. Sozinha nada conseguiria. Deus sabe que não estou a dizer isto por que é o politicamente correcto. É verdade.

Os textos também são um espelho do tempo que vivi afastada de uma IGreja que me oferecia apenas a missa e a catequese. Ambas são muito importantes, mas eu sentia falta de mais qualquer coisa. Ainda por cima vivi, logo desde muito pequena, num meio em que quem não ia à missa e não era católico, já não era bem visto. Isso fazia-me confusão. Somos todos filhos de DEus. Além disso, sentia que me faltava fazer mais alguma coisa. Se me ensinavam que devíamos seguir o exemplo de Jesus, então devíamos aprender a Palavra de Deus, divulgá-La e fazer o bem ao próximo. Lá está, Fé... mas com obras.

Dou também graças a DEus por ter descoberto que a minha paróquia de Odivelas cresceu muito e, neste momento, tem muitos jovens e várias actividades missionárias.

Mas, não te sintas demasiado mal com esse stress. Todos nós passamos por ele. A vida é assim: sempre a correr. E até aprendermos a parar e a dedicar tempo a Deus, leva tempo.

Isto parece absurdo!Gostamos tanto de estar com Deus, mas ao mesmo tempo temos de aprender a estar com Ele! Mas, é verdade. O trabalho, as responsabilidades familiares quase que nos sufocam. A solução, no meu entender, é encontrar a forma como gostamos mais de adorar a DEus. Uns gostam mais de rezar as orações que aprenderam, outros de estar em silêncio... Enfim, se soubermos como gostamos mais de louvar o nosso Pai do Céu, mais facilmente conseguiremos adaptar a nossa vida, para termos tempo para parar e falar com Ele.

Eu, por exemplo, gosto muito de falar com Deus e estar simplesmente em silêncio. As coisas são tantas para fazer que, olha, falo com Ele nos transportes, quando me deito, quando vou, nem que seja 5 minutos, à Igreja para estar perante o Sacrário ... E, olha, nos transportes e na rua tem uma grande vantagem: passamos a olhar mais para quem está à nossa volta e é uma boa altura para pedir a Deus pelas pessoas que passam ao nosso lado. Por exemplo, sempre que passa uma ambulância gosto de pedir a DEus por aquela situação. Sempre que vejo uma pessoa triste, uma briga, uma pessoa a pedir esmola, peço por tudo isso. No meu caso pessoal, se vou guardar tudo só para certa altura, então esqueço-me. O melhor é pedir logo. Assim estamos sempre em diálogo com Deus e a rezar. Isto ajuda-me também a sentir Deus sempre presente.



Lá está, há várias formas para louvarmos Deus e para estarmos em oração sem irmos contra a Sua Palavra. Temos é de descobrir como o fazer. E, claro, para isso não há nada como Lhe pedir ajuda.

Vou rezar também por ti. E sede bem-vindo.


bjs em Cristo


[deusemtudoesempre.blogspot.com]

Re: A ORAÇÃO É UM ENCONTRO
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 16 de November de 2006 12:35

Maria João...este ofereço a ti:))

***
Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro - 16/11/2006 - 08:17

A palavra de Deus é exuberante quando nos fala da amizade. “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel; o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade da sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo. Quem teme ao Senhor, terá também uma excelente amizade, pois o seu amigo lhe será semelhante.”(Eclo 6,14ss)

Amigo não é apenas um conhecido, colega ou companheiro. Não! Amigo é amigo.
Se eu quisesse definir amigo e amizade teria de encontrar as palavras certas e o
conceito exato, porque amigo não é uma coisa qualquer. É por isso que a Palavra de Deus nos diz que quem encontrou um amigo encontrou um tesouro.

Um amigo pode nos transformar. E por que nos transforma? Porque antes de tudo o
amigo nos ama como somos. Ele consegue nos corrigir e, muitas vezes, só o amigo é capaz de fazer isto. O que o pai não consegue, o que a mãe não consegue, um amigo consegue fazer. Ele atinge o coração e chega naquele lugar em que ninguém consegue chegar.

O amigo é capaz de dizer as coisas como elas são, as verdades que não queríamos ouvir. Muitas vezes, nos chateamos, nos afastamos, ficamos sem nos comunicar. Mas, passam as horas, os dias, e logo a gente volta atrás. Às vezes brigamos, mas não conseguimos ficar longe. A amizade é mais forte do que a briga. Que bom que é assim! Muitas vezes, só a amizade é capaz de nos dobrar. Ter amigos é essencial! Ser amigo é o segredo da vida e da vitória. Porque na amizade há amor puro, amor desinteressado.

O verdadeiro amigo é um grande tesouro!

Seu irmão,
Pe. Jonas Abib

www.cancaonova.com

Re: A ORAÇÃO É UM ENCONTRO
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 16 de November de 2006 12:54

Obrigada! Gostei muito.



E viva os amigos! E viva o nosso principal Amigo: DEus!

Re: A ORAÇÃO É UM ENCONTRO
Escrito por: Felisberto Areias Lopes (IP registado)
Data: 17 de November de 2006 00:17

Maria João, eu cresci numa pequena aldeia transmontana e o que aqui relatas-te assenta que nem uma luva na minha história de vida, também eu vivi afastado da igreja muitos anos foi praticamente toda a adolescencia e entrou em muito pela idade adulta e também por insatisfação espiritual. Reencontrei-me com o senhor denovo, já bem tarde, casado e com uma filhota; aliás, foi a ida da minha menina para a catequese e a morte da minha mãe que me foram reaproximando de Deus. Como tu também eu rezo nos transportes, falo com o Senhor e muitas vezes rezo até o terço que é algo que gosto muito; mas o que me fascina nos teus textos é a páz e serenidade que transborda dos mesmos.Ao ler o que escreves ficamos com a impressão de que respiras Deus por todos os poros. Que o Senhor te conserve assim. Vou rezar por ti também.
Que o Senhor te guarde

Re: A ORAÇÃO É UM ENCONTRO
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 15:42

Obrigado pelo teu testemunho Felizberto. Ajuda-nos a continuar a caminhada



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.