Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 19 de 29
Re: RMA
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 26 de September de 2006 12:48

Citação:
catolicapraticante
Se, como afirmou o papa :
"a pessoa humana tem início no seio materno"

é porque antes da implantação no útero não há pessoas humanas, como é o caso de pré embriões obtidos "fora do seio materno", através de técnicas de RMA.

Claramente que Bento XVI não se refere à concepção como o momento do início da pessoa humana.

Aliás este papa tem escrito numerosos textos contrA OA ABORTO, MAS NEM UM ÚNICO OU UMA ÚNICA REFERÊNCIA CONTRA A CONTRACEPÇÃO OU AS TÉCNICAS DE RMA.

Olá CP,

Então o Papa diz que a vida humana não tem início na concepção? Gostaria quem me dissesses onde é que ele diz isso. Ou é apenas interpretação tua? É porque não deve ser difícil arranjar argumentos vindos do Vaticano para te contrariar.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: RMA
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 26 de September de 2006 23:30

Seven

Eu já não sei se o Papa mede bem tudo o que diz. Mas a conclusão da CP é pura lógica. Se a pessoa humana tem início no útero materno e numa fertilização in vitro a concepção se dá fora do útero materno, não pode haver aí início de pessoa humana por se dar fora do útero.

pontosvista

Re: RMA
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 27 de September de 2006 00:11

Não são factores externos que tornam o embrião ser humano. O Papa referia-se ao aborto, um aborto dá-se no seio materno.
Obviamente que da afirmação do papa nao se pode inferir mais que com um aborto se mata uma pessoa humana. Extrapolar para o caso da RMA (em que o embrião não está ainda implantado) parece-me uma descontextualização abusiva.

Quanto à inovadora tecnica que permite separar um celula de um pré-embrião abre caminho à possibilidade do pesadelo do admiravel mundo novo. Muito provavelmente permitirá a criação em linha de centenas de gemeos identicos.



Editado 1 vezes. Última edição em 27/09/2006 00:30 por camilo.

Re: RMA
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 27 de September de 2006 00:48

Citação:
parece-me uma descontextualização abusiva

A expressão diz o que diz. Será que o Papa não conhece a problemática da RMA? Porque é que não falou claramente na concepção?

pontosvista

Re: RMA
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 27 de September de 2006 00:53

Olá,

já é tarde. Amanhã ou depois falarei melhor sobre isto.

Abraço e durmam bem!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: RMA
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 03 de October de 2006 22:02

CP,
aqui tens uma referência de como o Papa considera que o embrião é Ser Humano, ainda antes de se implantar no útero.

Acho que nem é preciso que ele ande a dizer isso. Essa questão já é sabida de outros Papas anteriores e é a opinião da Igreja. Não há margem para dúvidas.


[noticias.uol.com.br]

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: RMA
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 03 de October de 2006 22:18

Seven

Nos textos oficiais a Igreja nunca afirmou positivamente que o embrião antes da nidação é uma pessoa humana.

pontosvista

Re: RMA
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 03 de October de 2006 23:16

Pontosvista,

acho que deves dar uma olhada no Catecismo da Igreja. A partir do ponto 2270 até 2275.

E verás como a Igreja considera que desde a concepção existe vida humana. Que tem todos os direitos a viver como eu e tu.

Fica bem.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: RMA
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 04 de October de 2006 00:08

Seven

Dei uma vista de ohos. Em nenhum ponto se diz que a pessoa humana surge no momento da concepção. Diz-se, isso sim, que desde a concepção se deve proteger a entidade resultante como se protege uma pessoa humana. Mas isso resulta de uma posição moral de prudência: na dúvida trata-se como se fosse pessoa humana.

pontosvista

Re: RMA
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de October de 2006 00:40

Há o problema da unicidade daquele ser só estar estabelecida depois do 14º dia. Não é a nidificação que constitui um diferença significativa, é essa unicidade do ser.



Editado 1 vezes. Última edição em 04/10/2006 00:51 por camilo.

Re: RMA
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de October de 2006 00:49

E não só.

Seven:

A Igreja nunca afirmou que a pessoa humana começa com a "concepção" ( o que quer que isso signifique).

Uma semente de maçã não é macieira, deem as voltas que quiserem.
Pode vir a ser se.....

Re: RMA
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 04 de October de 2006 22:25

Pontosvista,

Aqui fica mais um documento da Igreja que refere a vida humana, o ser humano na concepção.

[www.vatican.va]

Deixo uns excertos:

Citação:
A tradição da Igreja sempre considerou a vida humana como algo que deve ser protegido e favorecido, desde o seu início, do mesmo modo que durante as diversas fases do seu desenvolvimento.

Citação:
Desde quando o óvulo foi fecundado, encontra-se inaugurada uma vida, que não é nem a do pai, nem a da mãe, mas a de um novo ser humano, que se desenvolve por si mesmo. Ele não virá jamais a tornar-se humano, se o não for desde logo.

Lê tudo. E verás que não há margem para dúvidas. A vida começa na concepção. Qual é a dúvida?

Abraço

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: RMA
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 04 de October de 2006 23:33

Seven

Não há dúvida que confundes vida humana com pessoa humana.

pontosvista

Re: RMA
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 04 de October de 2006 23:43

O que há na vida humana senão um ser humano?

EDIT: leste o que te pedi?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 04/10/2006 23:45 por s7v7n.

Re: RMA
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de October de 2006 01:20

Vida Humana:

Uma célula da minha pele é vida humana.
1 - É vida porque tem um processo biológico autónomo.
2 - È humana porque é uam célula de um elemento da espécie humana perfeitamente distinta de quelquer outra espécie.
3 - Tem uma informação genética específica, irrepetível, que mais nenhum ser humano tem.
4 - Mais ainda, uma simples célula da minha pele, teoricamente, através de um processo de clonagem, poderia originar um ser humano integral, geneticamente igual a mim.

Mas .... Um célula da minha pele não é uma pessoa, embora seja vida humana.Uma célula da minha pele não sou EU.

Re: RMA
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de October de 2006 09:01

Simplesmente uma celula da pele não é um ser vivo da especie humana.
Dizer que uma celula da pele é vida humana é um disparate colossal que mostra à evidencia que é uma diletante que pouco percebe disto e elabora os seus posts a partir de copy-pastes mal compreendidos.

Re: RMA
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 05 de October de 2006 09:04

Camilo

Os seus cinco óvulos fertilizados também mostram "à evidencia que é um diletante que pouco percebe disto e elabora os seus posts a partir de copy-pastes mal compreendidos". E mesmo assim continuamos a conversar. Pare de tentar desvalorizar os interlocutores e comece a discutir as ideias!

pontosvista

Re: RMA
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de October de 2006 09:09

os meus 5 ovulos fertilizados foram uma reportagem de uma investigadora que dizia que aqui em Portugal não lhe permitiam fertilizar mais de 5 ovulos de cada vez (comparava com a situação australiana).
Assumindo que aquilo que me dizes está certo e que a afirmação da ivestigadora só era válida no seu centro de investigação o que eu disse mostra que eu desconheço um pormenor legal e nada mais.

Afirmar que uma celula da pele é vida humana é mesmo um erro de palmatoria. Dize-lo uma vez já é mau, insistir no disparate então...

Re: RMA
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 05 de October de 2006 09:14

Camilo

Não era um detalhe legal. Era um erro de palmatória pois significa que não conheces nada dos processos envolvidos. Em contrapartida, a nomenclatura "vida humana" pouco impacto tem nos tratamentos. Não passa de um artifício para misturar um conceito biológico (indivíduo da espécie) com um conceito filosófico e teológico (pessoa humana, com alma).

Continuo a achar que tentar desvalorizar os interlocutores não são modos de discutir ideias. Demonstra fraqueza atacar as pessoas em vez de discutir as ideias!

pontosvista

Re: RMA
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de October de 2006 09:20

E tu aproveitas, demagogicamente na minha opinião, o facto de eu desconhecer um pormenor legal para generalizar, tambem com um implicito ataque pessoal, dizendo que eu não conheço nada dos processos.

Conheço razoavelmente bem a parte cientifica da questão. A envolvencia legal, as estruturas e as rotinas portuguesas conheço mal.

Página actual: 19 de 29


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.