Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Confissão
Escrito por: Filipaaa (IP registado)
Data: 20 de October de 2006 14:42

Gostaria de saber como se faz uma confissão , que se deve dizer antes e depois da confissão e o que se deve confessar

Re: Confissão
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 20 de October de 2006 19:15

Não sou, de certo, a pessoa mais indicada para responder a essas questões. Mas posso dar uma ideia:
Antes da confissão, e todos os dias (pelo menos tento fazer) deve-se fazer o exame de consciência. Lembrar as coisas más, e também as coisas boas. Pedir perdao por umas, agradecer e louvar pelas outras. Ainda se pode, numa preparação para a confissão, tentar elaborar uma lista, para que não nos esqueçamos.
Durante a confissão, cada um deve proceder de acordo com as instruções do padre. Por vezes o padre começa logo por pedir que digas o rol de pecados, outras conversa primeiro contigo. Depende de caso para caso. Os pecados são todas as coisas que fizemos voluntaria ou involuntariamente que quebraram a nossa relação com Deus. A confissão é o retomar dessa relação. Portanto, ditos os pecados, deve-se tentar encontrar as causas e as consequências desses pecados (cortar o mal pela raiz). E tentar também encontrar soluções e condutas a ter para evitar esses pecados.
No fim da confissão, os padre constumam abençoar a pessoa, dizer uma oração para evocar o perdão dos pecados e pedir que digas o acto de Contrição "Meus Deus porque sois tão bom, tenho muita pena de Vos ter ofendido, ajudai-me a não tornar a pecar." [eu adaptei esta oração e fiz uma jaculatória que repito depois do exame de consciência].
E assim, a alma sai leve e de bem com Deus.

Agora, se me permites perguntar, porquê estas perguntas?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Confissão
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 22 de October de 2006 00:23

Filipaaa
Não sei se acertei nos a...

Eu pergunto-te o mesmo que o Diogo.

Em breves palavras a Confissão é um sacramento. Não é o padre que perdoa os pecados. Os pecados são perdoados por Deus que se serve de um instrumento: o padre.
Vai ao Evg: "Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados".

Isto para dar mais uma achega ao que te disse o Diogo.

Considero de todo o interesse o tópico que colocaste só que gostava que dissesses mais alguma coisa para avançar.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.