Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: Dinis (IP registado)
Data: 18 de October de 2006 22:18

Em post recentes, acabamos sempre por discutir o que é que um pensa que deve ser "o papel da Igreja" nos tempos actuais. Uns pensam que não deverá haver regras, outros pensam que as regras são para cumprir e portanto devíamos excluir todos que não cumprem essas regras.

Num tempo como o nosso em que há "ameaças" vindas de todos os quadrantes (o laicismo da sociedade, a "ameaça" do mundo árabe, a conversão em massa de várias igrejas protestantes) qual deverá ser o papel da Igreja Católica actualmente?

Dinis

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de October de 2006 23:50

O papel? Mas qual papel? :-)

Pois, o papel da Igreja…

Parece-me que deve ser mais de embrulho que de cenário, mais higiénico que de lustro, mais liso que quadriculado, mais reciclado que «couchet», mais papel de carta que panfleto…

Mais papel de embrulho que de papel de cenário, porque a Igreja não pode ficar à distância para ser «admirada», intocada, antes deve implicar-se, envolver, proteger…

Mais papel higiénico que papel de lustro: uma Igreja humilde, sem medo de se «sujar» com os pobres e desvalidos, «multi-usos», maleável e absorvente, que não se mede pelo «dar nas vistas», pelo brilho externo…

Mais papel liso que quadriculado: uma Igreja disposta ao diálogo com o mundo e que não joga à defesa, que se liberta do quadriculado dos legalismos…

Mais papel reciclado que «couchet»: uma Igreja com uma profunda consciência das próprias dificuldades e pecado dos seus membros, mas que se preocupa mais em integrar que em excluir…

Mais papel de carta que panfleto: uma Igreja que é «carta de Deus-Amor», que não esquece o essencial do essencial, que não confunde o anúncio do Evangelho com publicidade enganosa…

Alef



Editado 2 vezes. Última edição em 18/10/2006 23:56 por Alef.

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 19 de October de 2006 11:03

Uma Igreja una na diversidade, santa na caridade, católica na missão e apostólica na localização e que chama as pessoas à razão, à consciência e à liberdade.

*=?.0

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 22:53

os legalismos são precisos. A maior parte das pessoas está sobreocupada, sem tempo para pensar sobre a sua fé e a sua religião.

O preceito, a regra, é um atalho que ajuda o comum dos fieis a discernir o bem do mal.

É como o corrimão das escadas. Uma pessoa em boa forma não precisa dele e até o atrasa na subida das escadas mas para quem está em má forma fisica o corrimão é uma grande ajuda.

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 22:59

A igreja tem vindo a fechar-se demasiado na sacristia, a viver demasiado virada para dentro. Espero que saia e viva mais no mundo e para o mundo.

Um factor que vai pesar decisivamente na igreja do seculo XXI vai ser o deslocamento do seu centro de gravidade do primeiro mundo para o terceir mundo.

Na igreja até aos dias de hoje os paises europeus tiveram um peso decisivo. No futuro a america latina e a africa terão um peso cada vez maior. Essa mudança de predominio cultural dentro da igreja deve fazer-se nas proximas decadas e mudará muito a forma de agir da igreja.

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 18 de November de 2006 23:35

Citação:
os legalismos são precisos

Creio que as regras são úteis mas os legalismos são nocivos. Para quem ainda não tem maturidade, a "lei" é útil. Contudo é mau quando se pensa que a "lei" é o fim em si. E o problema dos legalismos é que acabam por se tornar o fim em si, esquecendo-se que o essencial é o Amor. Infelizmente cria-se uma situação em que muito boa gente não espera da hierarquia que lhe dê o exemplo do Amor mas sim que lhe dê as regras que lhe garantem que pode dizer a Deus: "obedeci a tudo o que os teus representantes me indicaram". E anda muito boa gente a cumprir, anunciar e justificar por todos os meios, regras cuja fundamentação desconhece.

Quanto ao centro de gravidade da Igreja, ele estará onde estiver o Amor. Infelizmente uma enorme parte da Igreja no terceiro mundo é profundamente infantil na fé. E suspeito que onde se desenvolvia uma fé mais madura o Vaticano entendeu que havia uma ameaça. Veremos...

pontosvista

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 19 de November de 2006 01:09

Citação:
Para quem ainda não tem maturidade, a "lei" é útil.
Hum, para quem tem maturidade a "lei" é inútil. Calculo que chamem lei às normas da Igreja. Belo ponto de vista. Quem é acima da média não precisa nada disso. Boa!
Citação:
contudo é mau quando se pensa que a "lei" é o fim em si.
Geralmente este tipo de frase serve para atacar pessoas que falem nas normas da igreja, e se baseiem na sua doutrina para justificar aquilo que lhe foi revelada. E pelo que se costuma ver, é sempre aplica sem fundamento. Entendam como quiserem.
Citação:
E o problema dos legalismos é que acabam por se tornar o fim em si, esquecendo-se que o essencial é o Amor.
E é claro que depois dessa frase típica esta vem logo a seguir. Outra sem fundamento que se costuma utilizar para atacar quem se baseie nas normas da Igreja para justificar assuntos relacionados com a mesma. O que não invalida que a pessoa em questão não se baseie no amor para viver a sua vida e no amor para com os outros.
Citação:
Infelizmente cria-se uma situação em que muito boa gente não espera da hierarquia que lhe dê o exemplo do Amor mas sim que lhe dê as regras que lhe garantem que pode dizer a Deus: "obedeci a tudo o que os teus representantes me indicaram". E anda muito boa gente a cumprir, anunciar e justificar por todos os meios, regras cuja fundamentação desconhece.
Pois...lol, a conversa de sempre.
Citação:
Infelizmente uma enorme parte da Igreja no terceiro mundo é profundamente infantil na fé.
Também acho que sim. Têm a mania que sabem muito e depois vamos a ver..acreditam noutras coisas que não na doutrina da Igreja. Ou apenas em pedaços. O que não faz sentido.
Citação:
E suspeito que onde se desenvolvia uma fé mais madura o Vaticano entendeu que havia uma ameaça.
Devem ser aqueles que querem aprovar as culturas de morte estilo aborto e outros. Esses é que têm uma fé mais madura.

E agora vão perguntar-me já se fiquei "picado". Bem, de certa forma, pelas acusações injustas e sem fundamento que já me foram feitas, de certa forma fiquei "picado". ACredito que não tenham sido para mim essas bocas (quem sabe...) mas já que foram ditas, aproveitei.

Penso que o papel da Igreja no Século XXI deve ser um papel firme, um papel que transmita fé e não fézinhas que não nos levam a lado nenhum. Afinal de contas é na fé que temos tudo. Pode-se chamar um Full Package. Ao termos fé em Deus(pelo menos no da religião que professamos, seja ela qual for, cada um na sua), temos de saber onde estão os dons que Ele nos dá e não os ignorar. Seja o Amor, seja outra coisa qualquer que possa transmitir Fé!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 19 de November de 2006 01:42

Caro s7v7n:

Espero que não leves a mal o reparo que se segue, mas parece-me importante.

Possivelmente a mensagem que comentas tem pontos discutíveis. Por exemplo, eu não concordo com um ou outro aspecto, mas não tomei a decisão de escrever o que quer que seja. Há outros afazeres, outros tópicos, enfim, nada nos obriga a manifestar a nossa opinião sempre que vejamos uma caixa de texto disponível.

Mas, voltando à tua mensagem de resposta ao pontosvista, tu não discutes os pontos com os quais não estás de acordo, apenas tentas desqualificar «desdenhando», recorrendo a expressões de tipo interjeccional, com «suposições», insinuações, não contrapondo nenhum elemento realmente substancial. Ou seja, não argumentas!

Este tipo de estratégia é muito perigoso, porque «convida» a passar do debate de ideias ao confronto pessoal. Ora, é preciso sempre um esforço para tentar evitar isto.

Nota que esta estratégia que usaste para o texto do pontosvista não o rebate realmente. Apenas mostra que não gostaste e reagiste «a quente», certamente com generosidade, talvez com espírito apologético, mas com excessos.

Mas nota ainda que «podes» («can», en Inglês) fazer isso com qualquer texto, incluindo a Bíblia, o Catecismo ou a Summa de S. Tomás. É como trautear desdenhosamente uma música de que não gostas. Sai muito feia. Se fizeres o mesmo «esforço» com uma música de que gostes muito, verás que o efeito é o mesmo. No caso do que escreveste, só no último parágrafo dizes alguma coisa de tua lavra. Antes disso limitaste-te a «parasitar» uma mensagem, sem dizer nada de substancial, sem fundamentar a tua posição. Ficamos a saber algo das tuas emoções ("algo picado", dizes), mas muito pouco ou nada das tuas razões.

Era preferível dizer por A + B por que razão não concordas com cada uma das frases que o pontosvista escreveu e que ti citaste. Nessa altura ele poderá esclarecer. E, mediante a tua argumentação, até poderá dar-te razão. Mas neste momento não pode propriamente responder às tuas razões. Tu desdenhaste. A reacção «natural» à tua mensagem seria subir o tom de voz. No fundo, tu já estás à espera disso. Assim se faz do fórum do paroquias.org um mini-laboratório de uma inútil «guerrinha».

Shalom!

Alef

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 19 de November de 2006 11:44

Alef,

as minhas desculpas mas se ninguém usasse nenhuma linguagem para criticar nada, não haveria debate. Como eu disse, estas "bocas" não foram para o pontosvista. Como já muita coisa foi dita,em relação tal falta de amor, caridade etc, eu sinto-me na obrigação de rebater essas ideias. Se bem que não são ideias descabidas. Existe muito por aí. Mas tende-se a aplicar as mesmas assim de uma maneira muito fácil quando não concordamos com a posição do outro. É o que eu vejo.

Eu não estava à espera de nada. Disse o que disse e pronto. Não quero cá guerras. Mas todos temos o direito de dizer o que pensamos. Assim se faz o fórum.

Já agora, conheces o Movimento Shalom?


Ah, mas vou perdendo cada vez mais o amor vou, mas é pelo Benfica grrrrr....

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: (IP registado)
Data: 19 de November de 2006 16:29

Ora, o amor pelo Benfica é "for better and worse", na saúde e na doença, s7v7n. :P

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 19 de November de 2006 16:47

Better or worse? What?

Better Games? Or health?

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: (IP registado)
Data: 19 de November de 2006 17:27

Both! ;)
Benfiquista é sempre Benfiquista. ;)

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de November de 2006 15:09

Tens razão na distinção entre regras e legalismos.
No entanto por muito madura que esteja a fé (se bem que o reino dos Céus é das criancinhas) devemos cumprir as regras para não escandalizar aqueles que não tem a fé madura. Devemos ter tambem em conta que na maior parte dos casos as regras são "serviço minimo" e quem tem a fé madura normalmente não só cumpre essas regras de serviço minimo como vai bastante para além dele.

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: Maria Lisboa (IP registado)
Data: 20 de November de 2006 15:58

Filipenses 1:8 : "Pois Deus me é testemunha de que tenho saudades de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus."
Cada vez são mais as igrejas pentecostais...Como resolver? As pessoas têm sede e fome de Infinito...mas querem ver,sentir,apalpar...e assim existe uma fuga para assembleias onde a emoção impera com todo o seu cortejo de práticas, muitas vezes, mágicas,mas em que o acolhimento,o interesse pessoal,a ajuda fraterna se verifica.
Será o nosso futuro reduzir as nossas grandes assembleias a micro-unidades em q todos se conheçam,ajudem e saudem,para que se sinta "a terna misericórdia de Cristo Jesus"?

Acolhe-me ,Senhor,segundo a Tua palavra e viverei!



Editado 1 vezes. Última edição em 20/11/2006 15:59 por Maria Lisboa.

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 20 de November de 2006 16:05

Camilo

Normalmente estou de acordo com o cumprimento das regras de "serviço mínimo". Infelizmente na Igreja Católica a tradição não tem sido a dos serviços mínimos mas sim a de impor regras sobre tudo e sobre nada. Em alguns casos as regras são tão bizarras que não só não convencem quase ninguém como se torna um imperativo de consciência afirmar publicamente a dissensão (na contracepção ou na RMA, por exemplo) pois considero que se está a impor fardos que não se tem o direito de impor e que prejudicam seriamente as pessoas.

pontosvista

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 20 de November de 2006 18:01

A questão fundamental que parece que ainda muita gente nao entendeu, é que essa discussão da PMA e outras bizantinisses aqui no forum, refletem a realidade de um hemisfério norte rico, desculpem a expressão, estupidamente rico, que se da ao luxo de esbanjar dinheiro das formas mais estranhas.
Em Africa, na India, na AMérica do sul, etc, onde a pobreza é assustadora as pessoa nem se dão ao luxo de saber o que é a fecundação homologa ou heterologa. As pessoas querem é ter algo que comer.
Desculpem o meu tom critico nos ultimos tempos em relação ao forum, mas como cá ando, a critica também é para mim. Mas revolta-me ver a situação em Durfur, na faixa de gaza na etiopia, na america do sul, e ver a europa rica preocupada com as senhoras ricas que podem ir a clinicas fazer fiv etc.
A Igreja do sec XXI tem de ser uma Igreja que está do lado dos pobres. O Santo padre tem insistido tanto nessa tónica.
A Igreja do SeC XXI tem de ser uma Igreja das pessoas. Uma igreja proxima. Não uma igreja de intelectualidas desencarnadas.
Uma Igreja que saia do templo e vá ao encontro das pessoas, das suas preocupações, da educaçao dos filhos, do ajudar os outros a serem felizes.
Trabalho diariamente com mais de 50 crianças. Muitas equilibradas, felizes. Muitas mais carentes. A pedir colo. A quererem uma festa. Uma caricia. Sentir que sao amadas.
A Igreja do Sec XXI tem de ser uma Igreja que ame.
Tanto como Jesus a amou e Ama.

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 20 de November de 2006 19:04

Citação:
Paulo
A questão fundamental que parece que ainda muita gente nao entendeu, é que essa discussão da PMA e outras bizantinisses aqui no forum, refletem a realidade de um hemisfério norte rico, desculpem a expressão, estupidamente rico, que se da ao luxo de esbanjar dinheiro das formas mais estranhas.
Em Africa, na India, na AMérica do sul, etc, onde a pobreza é assustadora as pessoa nem se dão ao luxo de saber o que é a fecundação homologa ou heterologa. As pessoas querem é ter algo que comer.

A questão da infertilidade, da contracepção, da paternidade responsável, do planeamento familiar e do uso do preservativo é tão importante nos países pobres como nos ricos. Ou julga que um casal pobre infétil sofre menos que um rico?

Citação:
Paulo
Desculpem o meu tom critico nos ultimos tempos em relação ao forum, mas como cá ando, a critica também é para mim. Mas revolta-me ver a situação em Durfur, na faixa de gaza na etiopia, na america do sul, e ver a europa rica preocupada com as senhoras ricas que podem ir a clinicas fazer fiv etc.

As senhoras ricas que fazem fivs têm um problema de infertilidade. Se não percebe o que isso significa para um casal faria melhor em estar calado. Não havia necessidade de exibir em público ou a ignorância ou a insensibilidade.

Citação:
Paulo
A Igreja do sec XXI tem de ser uma Igreja que está do lado dos pobres. O Santo padre tem insistido tanto nessa tónica.
A Igreja do SeC XXI tem de ser uma Igreja das pessoas. Uma igreja proxima. Não uma igreja de intelectualidas desencarnadas.
Uma Igreja que saia do templo e vá ao encontro das pessoas, das suas preocupações, da educaçao dos filhos, do ajudar os outros a serem felizes.

Escrever isto depois da incapacidade que revelou acima em compreender o que é a infertilidade é um excelente exemplo de intelectualidade desencarnada.

Citação:
Paulo
Trabalho diariamente com mais de 50 crianças. Muitas equilibradas, felizes. Muitas mais carentes. A pedir colo. A quererem uma festa. Uma caricia. Sentir que sao amadas.
A Igreja do Sec XXI tem de ser uma Igreja que ame.
Tanto como Jesus a amou e Ama.

Jesus amava a todos: ricos e pobres, crianças e velhos, bons e maus. Falar de uma Igreja que escolhe alguns para amar e se comporta de uma forma insensível em relação a outros não é falar da Igreja de Jesus Cristo.

pontosvista

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 20 de November de 2006 19:37

"As senhoras ricas que fazem fivs???"

Mas que converseta é esta?
Tanto paleio sobre o amor ( pois, pois) e depois brinca-se assim com os casais que , mesmo com graves dificuldaes económicas tudo fazem para tratar uma doença grave????

Tanta falta de caridade e tanto ódio á vida....

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 02:24

Continuo a afirmar. São questões de ricos. QUem nada tem para comer não se dedica a esse tipo de pensamentos.
Um contacto com o mundo real faz sempre bem. Conversar com missionarios ajuda a entender o que é ter de beber sangue quando não há agua.
QUanto às considerações à minha pessoa, já viu que não as comento.
A Infertilidade não é uma doença grave. Um filho não é um direito.

Seria bom conhecer a Fundaçao Joao Paulo II para o Sahel para perceber que a Igreja está muito atenta a problemas Serios e reais.
Certamente que a infertilidade é uma doença. É um problema.
Luto todos os meses para que não faltem alimentos às 89 familias que assistimos porque nao tem nada. Dignidade, comida, companhia, amor. Não o fazemos para receber reconhecimento, Mas porque é Cristo que está nos mais pobres.
Essa é a Igreja do Sec XXI.
Deixo o site da fundação
[www.vatican.va]

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 02:56

Paulo

Quanto à infertilidade é claro que fala do que desconhece. Aqui também um contacto com o mundo real faz sempre bem.

Quanto aos pobres, já vi algumas pessoas que, porque se dedicam aos pobres, se acham no direito de minimizar os problemas dos outros. Não é grande testemunho cristão (veja como Jesus tratava pobre e ricos) mas cada um faz o que entende.

Já agora, não admira que ache que a Igreja do século XXI é a da pobreza extrema. Pois se os que se dizem missionários acham desprezível a vida e o sofrimento dos que vivem nos países ricos como poderão anunciar o amor de Cristo nesses países? Além de que entre os pobres é mais fácil que ninguém faça muitas perguntas sobre a fundamentação do que dizem.

pontosvista

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.