Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 03:17

Colheita Certa

"Aquele que sai chorando, levando a semente para semear,
voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus
molhos" (Salmos 126:6).

Um capelão foi chamado para prestar assistência a um soldado
seriamente ferido. Este, agonizante, solicitou ao capelão
que escrevesse uma carta à sua antiga professora da Escola
Bíblica. "Diga-lhe que eu morri com Cristo por causa do que
ela me ensinou nas classes da igreja. A memória de sua
determinação e a maneira agradável e simpática com que, com
amor, nos convidava a aceitar Cristo como Senhor e Salvador
ficou gravada em meu coração. Diga a ela que a encontrarei
no Céu."
A mensagem foi enviada e algum tempo mais tarde o
capelão recebeu esta resposta:
"Espero que Deus me perdoe.
No mês passado eu renunciei a meu cargo de professora da
Escola Bíblica. Abandonei meus alunos porque sentia que meu
trabalho estava sendo infrutífero. Como eu lamento minha
impaciência e falta de fé! Eu vou pedir a meu pastor que me
permita retornar à classe que deixei. Eu aprendi que quando
se semeia para Deus a colheita é certa e santificada!"

Que valor temos dado ao nosso trabalho para o Senhor? Temos
confiado que, ao fazermos a Sua vontade, Ele agirá para que
o resultado seja pleno de êxito? Compreendemos que todo
trabalho feito com amor, para o Senhor, glorifica o Seu
nome?

Muitas vezes nos empregamos com determinação na obra de Deus
e, sem paciência para esperar os frutos que o mesmo
produzirá, acabamos desanimando e virando as costas para o
caminho que certamente nos encheria de regozijo e nos
conduziria, debaixo de copiosas bênçãos, ao jardim florido
de nossa felicidade.

Se Deus nos está dirigindo em determinada situação, mesmo
que aos nossos olhos humanos não consigamos ver os frutos
por ela produzidos, tenhamos fé, descansemos nos braços do
Senhor, sejamos pacientes e a benção será muito grande.

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 03:22

Como o seu conhecimento é apenas teorico, com base no que leu, e "ouviu dizer" está perdoado.
Adelante....

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 03:26

ESte é um forum Catolico caro pontosdevista.
Segundo o ensino católico,um filho não é um direito do casal, mas um dom de Deus.
O meu amigo ate pode nao concordar.
Fale com Deus nosso senhor e diga-lhe.
Não estamos aqui a discutir ciencias na qual o meu amigo é alguem com profundissimos conhecimentos. E tais que o comum dos mortais é sistematicamente avisado pelo caro amigo que nada percebe do assunto e por isso mais vale estar calado.
Eis uma postura muito pouco cristã.
Uma igreja da suspeita, da intriga, da ma lingua não seduz.
Talvez seja por isso que umas igrejas estáo cheias... e outras vazias. As vezes na mesma cidade.

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 08:28

Citação:
Paulo
Segundo o ensino católico

Falta-lhe algo mais do que o ensino católico, falta-lhe conhecimento da realidade, para não se limitar a uma intelectualidade desencarnada.

Do que não se conhece é preferível não se falar, sobretudo falar com desdém pelo sofrimento dos outros.

pontosvista

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 10:44

E Se se circunscrevesse á intelectualidade, já seria muito bom...

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 13:57

Princípios Gerais de Funcionamento do Fórum do Paroquias.org

Este documento pretende clarificar as várias responsabilidades dos membros da Comunidade Virtual que lêem e participam no Fórum do Paroquias.org. É pedido a todos os participantes do Fórum que leiam este documento e que a sua participação seja de acordo com os princípios aqui definidos.

1. Objectivos do Fórum

Consideram-se os seguintes objectivos para a existência do Fórum do Paroquias.org:

a. Ser ponto de encontro das comunidades de língua portuguesa na Internet, para troca de opiniões, discussão de ideias e partilha de experiências sobre a fé cristã.

b. Ser um espaço aberto à participação livre e responsável de todos, guiados pelas regras básicas da tolerância e respeito mútuo; o fórum pretende ser um espaço de discussão de ideias e não de pessoas.

c. Proporcionar aos participantes e leitores, mediante o debate leal dos mais variados temas, o aprofundamento da sua fé, o fortalecimento das razões da sua esperança (cfr. 1 Pe 3,15) e a redescoberta da própria vocação na Igreja, em consonância com o desafio da Nova Evangelização.

E sempre bom lembrar

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 14:14

[i][/i]
Paulo gostei do que escreveste tem lógica!


(Uma igreja da suspeita, da intriga, da ma lingua não seduz.
Talvez seja por isso que umas igrejas estáo cheias... e outras vazias. As vezes na mesma cidade.)

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 10 de December de 2006 09:09

Mais um artigo fantástico. Se alguém conhece, podiam-me recomendar algum livro do padre Anselmo Borges?

Dn Online Sacrificio e Memória

Em comunhão

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de December de 2006 11:11

Adorei este post

por mim "matou" o tópico :)

Citação:
Alef
O papel? Mas qual papel? :-)

Pois, o papel da Igreja…

Parece-me que deve ser mais de embrulho que de cenário, mais higiénico que de lustro, mais liso que quadriculado, mais reciclado que «couchet», mais papel de carta que panfleto…

Mais papel de embrulho que de papel de cenário, porque a Igreja não pode ficar à distância para ser «admirada», intocada, antes deve implicar-se, envolver, proteger…

Mais papel higiénico que papel de lustro: uma Igreja humilde, sem medo de se «sujar» com os pobres e desvalidos, «multi-usos», maleável e absorvente, que não se mede pelo «dar nas vistas», pelo brilho externo…

Mais papel liso que quadriculado: uma Igreja disposta ao diálogo com o mundo e que não joga à defesa, que se liberta do quadriculado dos legalismos…

Mais papel reciclado que «couchet»: uma Igreja com uma profunda consciência das próprias dificuldades e pecado dos seus membros, mas que se preocupa mais em integrar que em excluir…

Mais papel de carta que panfleto: uma Igreja que é «carta de Deus-Amor», que não esquece o essencial do essencial, que não confunde o anúncio do Evangelho com publicidade enganosa…

Alef

clap clap clap

uma Igreja assim até eu compartilharia, mesmo não tendo Fé (sei que soa estranho, mas é a mais pura verdade)

Também entendo o ponto de vista do pontosvista. Falou com muita sabedoria, não daquela académica, mas da que é ganha através da experiência/reflexão pessoal, logo bem mais significativa.

Citação:
pontosvista
Jesus amava a todos: ricos e pobres, crianças e velhos, bons e maus. Falar de uma Igreja que escolhe alguns para amar e se comporta de uma forma insensível em relação a outros não é falar da Igreja de Jesus Cristo.

mai' nada!!!

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de December de 2006 11:54

Tilleul:


Assim de repente, há um livro de Anselmo Borges que gostei:

Janela do (In)Visível, Porto, Campo das Letras, 2001.


Lena: tens razão, acho que o alef "fechou" o debate.

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 01:47

A igreja para além de se tornar predominantemente do 3º mundo será uma igreja sem poder politico directo e sem poder economico relevante.
Restará à Igreja o poder da sua mensagem e do seu exemplo.

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 01:59

Camilo

São desejos bons mas alguns dos organismos da Igreja que mais se têm desenvolvido não parece muito próximos desse ideal de "sem poder politico directo e sem poder economico relevante". Aliás o próprio Vaticano e as Conferências Episcopais fazem questão de preservar todo poder que detêm.

Convém notar que os ideais de uma Igreja "sem poder politico directo e sem poder economico relevante" parecem mais típicos de uma visão mais moderna da Igreja, que parece mais típica da velha Europa. No terceiro mundo o que parece desenvolver-se é uma fé mais tradicional, que anda sempre associada à procura pela hierarquia de poder político e económico. Assim não vejo que o seu deseja tenha facilidade em tornar-se realidade.

pontosvista

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 06:21

Oi pv,

Citação:
pontosvista
Convém notar que os ideais de uma Igreja "sem poder politico directo e sem poder economico relevante" parecem mais típicos de uma visão mais moderna da Igreja, que parece mais típica da velha Europa. No terceiro mundo o que parece desenvolver-se é uma fé mais tradicional, que anda sempre associada à procura pela hierarquia de poder político e económico. Assim não vejo que o seu deseja tenha facilidade em tornar-se realidade.

Não pude deixar de notar que esse equívoco sobre a igreja latino-americana é freqüente, parece-me que a imagem que vcs tem da igreja de cá é coisa de meio século atrás. Muita coisa mudou desde a teologia da libertação. Para falar somente do Brasil, a diversidade que existe na igreja aqui te deixaria impressionado. Talvez seja novidade para vcs, aí vão alguns exemplos: a separação igreja-estado está muito mais adiantada no Brasil do que em Portugal; o ecumenismo aqui anda léguas na frente; o trabalho social das associações católicas daqui volta e meia é elogiado internacionalmente; o clero aqui, na sua maioria, é muitíssimo mais próximo do povo do que na Europa; a liturgia nem vou comentar, tamanha a diferença; todos os padres americo-latinos que visitam a Europa e aqueles europeus que passam por aqui comentam que o Vaticano II é muito mais vivo do lado de cá; e isso apenas para dar alguns exemplos. Se algum padre aqui chegasse ao menos a insinuar isso que vi aí, obrigando o povo a um tipo de voto em uma eleição qualquer, se tornaria piada nacional e seria punido pelo bispo. Ao contrário do que possam imaginar, a igreja aqui não anda muito bem com o governo, é quase o contrário.

Quem se interessar em ter alguma informação sobre como andam as coisas cá pelo terceiro mundo (rs), sugiro visitar www.servicioskoinonia.org

É um começo, para dar uma outra idéia. Depois visitem a pagina do D.Pedro Casaldáliga, ou a página da CNBB...



Editado 1 vezes. Última edição em 21/01/2007 06:24 por firefox.

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 23:47

Curioso Firefox... os bispos brasileiros que conheci na Alemanha nas JMJ contradizem tudo o que voce diz. Sempre de secretario atras a carregar a mitra e o baculo. Uma distancia enorme do povo. Sempre a dar a mão a beijar....
Não sei bem porque...
E olhe que estive com cerca de 7 Bispos Brasileiros.

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 22 de January de 2007 12:29

Hum... e havia gentinha que lhe beijava a mão ou ficavam de mãozinha no ar?

católica praticante

Re: O papel da Igreja no século XXI
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de February de 2007 23:49

pontovista quando disse que a igreja não terá poder politico directo nem poder economico relevante não estava a expressar um desejo mas a fazer uma previsão.
Creio mesmo que isso acontecerá, e já acontece em grande medida, independentemente da vontade da hierarquia.

firefox, pelo que eu conheço do brasil o dialogo ecumenico aí é muito menor que por cá. Existe um clima de animosidade dos evangelicos contra os catolicos.

Creio que por cá seria muito improvavel um protestante afirmar que "há cada vez mais gente a abandonar a igreja para aderir a Cristo".

Quanto à separação entre a igreja e o estado tenho serias duvidas que seja maior aí. Casos como os da Nicaragua, venezuela, os deputados protestantes no brasil, a forte politização de parte da igreja catolica brasileira levam-me a duvidar dessa clara separação.

Quanto à maior diversidade pelo que sei aquilo que diz é verdade.
Assim como quanto à liturgia que é muito mais viva na america latina que na europa. Os europeus são muito mais introvertidos que os latino americanos talvez daí surja o cinzentismo das celebrações liturgicas europeias. O que também pode ajudar a explicar que aos brasileiros parece que o clero europeu é mais afastado do povo que o latino americano. O que talvez até seja verdade mas não é afastar a hipotese os brasileiros verem a introversão europeia como um distanciamento.

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.