Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Maria, esposa do Espírito Santo
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 11 de October de 2006 15:03

Já ouvi a expressão Maria, esposa do Espírito Santo mais do que uma vez.

Alguém me pode explicar o que é que significa? Maria é mãe de Deus, mãe de Jesus, mas esposa do Espírito Santo?

Re: Maria, esposa do Espírito Santo
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 11 de October de 2006 20:50

Maria João
Para mim acho lógica a expressão. No entanto, por agora, não te sei explicar bem. Vou tentar analisar melhor para dar a resposta que tu pretendes. Sei que não queres uma resposta superficial, de certo a queres fundamentada.
Espero responder-te talvez na 6ª F. Pode acontecer que alguém te explique antes.
Mª José

Re: Maria, esposa do Espírito Santo
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 11 de October de 2006 21:38

Mª João

Penso que te pode ajudar a ver o que te interessa em:

[www.franciscanos.org.br]

Lê o texto todo--acho que explica.

Re: Maria, esposa do Espírito Santo
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 11 de October de 2006 22:41

Maria, a que foi concebida sem pecado,aquela que é mãe de Deus,Jesus Cristo nosso salvador, Maria é esposa do Espírito Santo, devido a ter sido envolvida com a sombra do Altíssimo. Deus em Maria assume três posições. A de Pai, Filho, e Esposo. Maria a cheia de graça como nenhuma outra pessoa na Terra(À exepção de Jesus Cristo)foi. "Não temas, pois encontraste Graça diante de Deus". Estou certo qu Maria teve a sua grande recompensa no Céu. Pois em tudo foi fiel a Deus. Sofreu sempre sem se revoltar. Estou certo que Deus, não deixaria de a recompensar, aquela que sem pecado ou seja, em estado de graça diante de Deus, deu à luz Jesus Cristo,nosso Irmão, nosso Deus, nosso Salvador. Quem era o filho/esposo que não recompesaria a sua mãe e não a livraria do mal que conseguisse?

Em Maria vemos o exemplo de obediência,devoção,silêncio,humildade,amor, e modelo de vida a seguir, pois Jesus dá o exemplo de que não basta ser mãe do Salvador para se ser bem aventurado,tem que se fazer a vontade do Pai. E foi algo que Maria fez sempre sem vacilar.

Obrigado Maria por tudo o que nos deste e deixaste. Que foi o teu exemplo. Obrigado por rogares por nós a Deus. Obrigado por tudo.

Maria esposa de Deus e Mãe da Igreja, e nossa mãe.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Maria, esposa do Espírito Santo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 11 de October de 2006 23:54

Eu sou uma ignorante em teologia. MAs a expressão "esposa do espírito santo"arrepia a minha sensibilidade, pelo sentido do ridículo.
Desculpem o desabafo, mas tanto antropomorfismo para tentar reduzir o mistério ás nossas dimensnões domésticas e comezinhas parece-me quase uma blasfêmia. Sei que poucos me entendem.Mas aqui fica o desabafo.

Re: Maria, esposa do Espírito Santo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 00:28

É bastante óbvio o significado da expressão. O nascimento de Jesus dá-se por «obra do Espírito Santo», não por contribuição de um homem, de um esposo.

Há, contudo, algo irónico nesta designação.

- A palavra «Espírito» é uma palavra do GÉNERO MASCULINO na generalidade das línguas neolatinas, o que não admira, já que em latim «spiritus» é uma palavra masculina;

- No Novo Testamento aparece a palavra grega «pneuma», que é uma palavra do GÉNERO NEUTRO;

- Em hebraico é uma palavra do GÉNERO FEMININO («ruah»).


Há algo de parecido na expressão «Igreja, Esposa de Cristo», que se usa bastante entre nós, até pelas ressonâncias do Livro do Apocalipse. E, para lá da riqueza teológica, funciona «linguisticamente» bem, visto que para nós «Igreja» é uma palavra do género feminino. Mas isto não acontece em todas as línguas (por exemplo, em polaco)...

Alef



Editado 1 vezes. Última edição em 12/10/2006 00:36 por Alef.

Re: Maria, esposa do Espírito Santo
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 09:15

Obrigado. Já percebi.



bjs em Cristo


"Deus em tudo e sempre"
S. Vicente de Pallotti



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.