Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 2 de 4
Re: Namoro
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 21:20

Diogo:
Parabéns pelo teu post, sensibilizou-me bastante.Tenho para mim que, o que é essencial numa relação de compromisso ( casamento), não é o namoro que se teve antes, mas o namoro que se tem depois.
Dizer que o namoro é uma escolha racional, objectiva, com a intenção de constituir família, é quanto a mim um completo disparate. O namoro é antes de mais um impulso de enamoramento, de paixão fusional, de encantamento. Se se está apaixonado não se quer nada, não se programa nada, não se busca nada – a não ser o tal estado de fusão primordial de que fala Alberonni. A paixão é um estado de ruptura, de criação primeira, de fascínio.
Claro que há diálogo, mas o diálogo dos apaixonados (dos enamorados) não é um diálogo de conceito de palavras, nada tem de racional, de premeditado, é uma busca de si no outro, feita de um diálogo de absurdidades, onde o erotismo e a sexualidades estão sempre em primeiro plano. Por isso é que todas as cartas de amor ( e os mails e os SMS) são ridículas.
O amor, se for verdadeiro é ridículo, é infantil, é pueril, é luminosamente obsceno.
Falar de entrega ou sacrifícios na perspectiva de renúncia não tem sentido para dois (e)namorados, porque eles vivem já essa comunhão permanente, baseada essencialmente nas emoções e nos sentidos, e é o outro que está sempre em primeiro plano, o cuidado com o outro, a radical busca do outro, a sede dele.
Quem já se (e)namorou sabe que é assim. As habituais "pregações" sobre a importãncia da fidelidade e do respeito pelo outro e blablabla, não fazem qualquer sentido porque os (e)namorados estão acima desses conceitos todos. Nenhum apaixonado é infiel, porque simplesmente não o consegue ser.

Nesse sentido o namoro é obrigatoriamente uma brincadeira – e todos os que fomos crianças sabemos que não há nada tão sério como uma boa brincadeira.Amor é o que acontece entre um homem e uma mulher que não se conhecem muito bem, escreveu William Maugham. e eu concordo. Aí é que está a magia.

Nota final - claro que pode haver namorados que não estão e-namorados. Mas aí acaba-se a brincadeira. Não tem piada mesmo nenhuma.



Editado 1 vezes. Última edição em 10/10/2006 21:22 por catolicapraticante.

Re: Namoro
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 22:18

Diogo

Também fiquei triste.
Que pretendes insinuar quando escreveste: "De vez em quando fico triste. E ao ler este tópico fiquei. Porque a Maria José quiz, em parte, mandar "a boquinha" ao Zé."

Eu não sei a que te referes. Peço-te, por favor, que me digas em que intervenção foi? E o que é que eu escrevi?

Não consigo entender...não faço a mínima ideia..mas gostava de saber ...pois , às vezes, podemos escrever algo e esse algo pode parecer querer dizer isto ou aquilo. Nunca te aconteceu que não te compreendessem?

Houve uma intervenção em que me dirigi ao zé por estar com saudades dele. Debati assuntos com ele. Ele teve a amabilidade de dizer que gostava de mim. Foi há algum tempo...mas lembro-me bem..está num tópico, neste momento não sei qual é.



Quero-te perguntar se concordas com o Diogo quando ele afirma: "De vez em quando fico triste. E ao ler este tópico fiquei. Porque a Maria José quiz, em parte, mandar "a boquinha" ao Zé."
Zé explica-me, de modo rápido, se quiseres, onde tal aconteceu...

Acho que há um mal entendido.
Mª José

Re: Namoro
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 22:39

Cara Maria José,
Pois achei sua frase
Citação:
Que fique claro que namoro é, para mim, sem qualquer sombra de dúvidas, entre pessoas de sexos diferentes.
desnecessária para a conversa. E entendi (perdão se julguei mal) que a disse com entenção de continuar o tópico sobre a homossexualidade.
Aconteceu, e acontece muitas vezes mesmo, ser mal entendido.
Queria só salientar que eu não tenho facções. Sei que existe algum "chispe" entre a Maria José e a CP (de quem nunca soube a graça...), e tanto apoio ideias de uma como da outra.
Mais uma vez, peço perdão se errei. É bom reconhecêlo.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Namoro
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 22:41

CP,
Fico feliz de que tenha gostado.
Beijinho.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Namoro
Escrito por: (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 23:22

Ui.

Penso que terá sido tudo um mal entendido! Mas antes de mais, obrigado, Diogo, pelos teus elogios (embora deva salientar que muitas vezes os elogios revelam mais sobre quem os faz do que sobre quem os recebe)!

Não entendi que a Maria José tenha dito aquilo para me "atacar", embora tenha achado que era escusado dizê-lo. Mas não o entendi como uma boca a mim, mas sim uma aversão a que a conversa "descambasse" para esse lado.

Mas acho que tudo está esclarecido agora, e que todas as "partes" estiveram bem. Tudo está bem quando acaba em bem. Obrigado a todos, pela parte que me toca e pela consideração que me mostraram. ;)

Re: Namoro
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 23:57

Diogo e Zé

Já me tinha deitado e levantei-me...Pensei: pode ser que já tenham respondido.

Ainda bem que tudo se esclareceu. Que fique claro que eu não quis dizer nada a ninguém. Apenas quis situar o tema. Muitas vezes utilizamos a mesma designação para referir coisas diferentes...na política é tão frequente.
Para que percebesse qual o tema do tópico que eu iniciava expliquei o que é que esse tópico queria dizer.Não fiz mais do que isso. Se não dizemos, à partida, sobre o que estamos a falar corre-se o risco de haver uma conversa em que ninguém se entende.

Diogo
Quero esclarecer-te que estou profundamente desiludida pelo que afirmaste sobre mim e a C.P. Se reparares, com atenção, eu não ataco a sua pessoa.
Tenho reportado várias mensagens da C.P. É um direito que me assiste, é algo previsto no fórum, aliás acontece sempre...as pessoas não podem ser ofendidas.
Discordo da maioria das posições da C.P. Sabes, eu sou católica. Isso quer dizer muito.

Diogo espero que analises melhor e daí tires as tuas conclusões.
Adeus
Mª José

Re: Namoro
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 11 de October de 2006 04:38

Maria Jose


Se gostam um do outro, casem:)


Estou a brincar...

Re: Namoro
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 11 de October de 2006 14:40

Maria José, repare que eu disse algum "chispe". Não que se atacavam, mas que continuamente discutiam.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Namoro
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 11 de October de 2006 22:00

Diogo

Obrigada pelo teu esclarecimento. Vou colocar um sorriso, pois acho que é o adequado ao que se passou. Cá vai ele :-)

Voltando ao tópico: eu não acho que o namoro seja uma brincadeira...muitos levam-no assim, é verdade...mas acho que o diálogo é fundamental, diálogo que tem momentos em que há grandes gargalhadas...é tão bom rir em conjunto. Em solteiros e depois de casados.
Mal vão as coisas se o namoro é algo cheio de formalidades... a vida não é assim...que casal irão formar?...É bom que no namoro haja zangas, discussões e risos...
Se é tudo muito certinho até mete medo... Se calhar no 1º mês de casados deixam de ser certinhos.
Os namorados têm que ser espontâneos, falarem deles e do que os rodeia e do futuro e do que pensam...etc...

Re: Namoro
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 25 de October de 2006 19:12

Devemos namorar pra ganhar expriencia para quando nos casarmos.
tipo test-drive. senão depois podemos fazer asneiras.
assim, depois de umas quantas namoradas já sabemos as historias todas e percebemos melhor as mulheres.namora-se até ser cota, aí plos trinta anos.
depois tamos entalados e´acabamos por casar.

Briteiros de Guimarães, M I R C
"Mostra-me o que Maomé trouxe de novo. Encontrarás só coisas más e desumanas, como a prescrição de difundir por meio da espada a fé que pregava." Manuel II Paleólogo

Re: Namoro
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 de October de 2006 19:18

Diga-me, caro Briteiros, o que quer dizer o M I R C...

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Namoro
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 25 de October de 2006 19:40

Mui
Ilustre
Reverendissimo
Comendador

Na realidade é segredo, sao quatro dos meus nomes verdadeiros.

Briteiros de Guimarães, M I R C
"Mostra-me o que Maomé trouxe de novo. Encontrarás só coisas más e desumanas, como a prescrição de difundir por meio da espada a fé que pregava." Manuel II Paleólogo

Re: Namoro
Escrito por: (IP registado)
Data: 25 de October de 2006 19:52

Eu não conseguiria namorar sem ter esperança de que pudesse dar em casamento (entenda-se como relação "até que a morte nos separe"). :/

Re: Namoro
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 25 de October de 2006 20:41

Ora namorar...

Um namoro, é o tempo para 2 pessoas se conhecerem. Ser sinceras uma para com a outra. Dizer o que sentem, o que gostam, ver se têm muito em comum. Se um deles não é sincero, o casamento fica todo estragado...
E se um namoro acabar, nenhum deles devia levar a mal; há algo que se desgosta! E não pode seguir...não compreendo porque os namorados por vezes ficam zangados...não gostam, não gostam seguem para outro caminho:)
Comigo nunca ninguém acabou namoro, eu terminei, sim...vemos que não é a pessoa ideal, qual o problema de se acabar com um namoro? Às vezes vejo raparigas tão desgostosas porque o namoro acabou...sofrem tanto; eu não penso assim...

Re: Namoro
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 25 de October de 2006 21:29



E se a tua mulher te traísse? Que fazias? Mulher ou homem! Alguns acabam mesmo, outros perdoam. Num caso de traição perdoavas? E tu Diogo? E tu Rui? E tu Maria José?

Falem...:)))e tu Camilo? Presumo que tu não perdoavas.

Re: Namoro
Escrito por: (IP registado)
Data: 25 de October de 2006 22:48

Faria tudo por tudo para que não acontecesse. Acredito na prevenção. :P
E nem quero pensar que poderia acontecer.

Re: Namoro
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 25 de October de 2006 23:27

Se quero que Jesus me perdoe tenho de perdoar. Não condescender não é o mesmo que não perdoar.
Essa confusão é frequente e dá origem a erros terriveis.

Uma coisa é negar que algo é errado. Esse é um erro em cima de outro erro. Erro resultante do nosso orgulho e que nos faz tentar justificar os disparates que fazemos. Erro que nos perpetua nos mal.

Mas quando alguem erra e reconhece que errou devemos perdoar.

Tentaria perdoar. Não faria de conta que nada aconteceu, pediria-exigiria mudança de rumo, uma purificação do comportamento. Mas creio que perdoaria.

Traições menores quase todos fazemos e sofremos. Uma pequena mentira para evitar um atrito é uma pequena traição.

Quem não perdoa nada ao burro anda a pé.

Re: Namoro
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 26 de October de 2006 22:09

Rita
Uma coisa é o namoro. Se alguém me traísse durante o namoro então é muito simples: bye, bye...e ainda bem..que tal acontecia antes de dar o nó.

Claro que ficaria desiludida, triste,... e chorava de certeza...e em princípio ficava 1º revoltada contra ele e depois acho que me passava e até tinha pena..e saudades...etc...pois eu gostava mesmo dele.


Outra coisa é o casamento: estou de acordo com o Camilo e com o Zé.
Por muito que custe há que fazer um esforço, e com a ajuda de alguém experiente conversar sobre o assunto e procurar conquistar, de novo, o marido.
O casamento é até que a morte nos separe.
Como o tópico é o namoro fico por aqui.

Re: Namoro
Escrito por: chuva (IP registado)
Data: 27 de October de 2006 12:39

Não sei muito sobre o amor. Por isso gosto de vos ler também neste assunto.

O amor (aquele de que falamos), é difícil de encontrar?

Re: Namoro
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 27 de October de 2006 13:04

Chuva

Nunca tiveste um Amor? Difícil de encontrar?

Eu penso que encontrar um amor não é difícil, é difícil é encontrar o amor certo:)

Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 2 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.