Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 20 de 33
Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 11 de October de 2007 15:50

Citação:
Sérgio
Bem assim nada a dizer, usem o preservativo e sejam felizes...

Era simplesmente isto que o Vaticano devia dizer.

pontosvista

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 11 de October de 2007 17:49

Ola a todos

Meu caro eu não defendo o uso do preservativo, creio que ha outras formas, mas enfim no nosso tempo sexo é tudo, para as malvas as pessoas, desde que nos entendamos na cama...

´Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 11 de October de 2007 18:23

Sérgio

O que é importante é que as pessoas sejam felizes. E, para os cristãos, o Amor que é Deus é a felicidade. Jesus falou muito sobre o que é o Amor.

O preservativo não aparece no discurso de Jesus porque é algo secundário, acessório, que deve estar ao serviço da felicidade das pessoas, em vez de se tornar o fetiche de uma moral incapaz de se fundamentar e que manda as pessoas às malvas, interessada apenas em lhes dizer o que podem ou não fazer na sua intimidade.

pontosvista

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 11 de October de 2007 18:32

Ola a todos

Pontosdevista subscrevo na integra o que dizes Jesus aplica a Lei do Amor, mas não deixa de advertir, principalmente ao dizer "vai e não tornes a pecar"...
O problema neste tema é que as pessoas acentuam de uma forma exagerada o uso dos contraceptivos como senha para a felicidade, ora este discurso leva ao abuso desta liberdade sexual.
Eu continuo a defender a sexualidade num todo, com afectos, carinhos, delicadeza, atenção pelo outro, não centro o discurso no acto sexual como fim.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 11 de October de 2007 21:10

O uso responsável da contracepção eficaz ( preservativos incluídos) se enquadra-se precisamnente nesse conceito de "sexualidade num todo" e de felicidade e de preocupação com as pessoas.

catolica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 11/10/2007 21:12 por Tozé Monteiro.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 11 de October de 2007 22:24

Quando li esta notícia o que mais me chocou foi a miséria completa em que alguns seres humanos vivem nos dias de hoje. Gente que nem direito tem de ser gente... esta mulher foi mãe pela primeira vez aos 11 anos! isto a mim toca-me muito mais do que o número de pais e filhos envolvidos, a a idade do último progenitor.... feitios.

Mas muito mais chocante que a notícia em si, foi os comentários que li sobre ela no orkut (tem de se ser registado para ver).
Fonte: [www.orkut.com]

Passo a citar:

Citação:
Mas é o fim da picada.
Quanta irresponsabilidade numa só pessoa.
Prá mim não passa de uma piranha.

Citação:
E depois vem os políticamentes corretos e querem nos impor os problemas dos outros, fazendo campanha para que nós ajudemos essas pobres criaturas. Dá para se comover com isso?
Eu fico é com mais raiva.

Citação:
Q coisa, parece cadela vira-lata kkk
Essa devia ter sido esterilizada faz tempo!

Chego aqui, e logo o primeiro comentário recebido não destoa dos demais.

É triste...

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 11 de October de 2007 22:32

Acho que me vou registar lá só para os aborrecer.

Que raio de comentários mesmo! O Josefino é que tem razão...lol

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 11/10/2007 22:53 por s7v7n.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 11 de October de 2007 23:04

És tu a euzinha Lena?
Ops, não és.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 11/10/2007 23:05 por s7v7n.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 11 de October de 2007 23:21

Seven

O que são os dois últimos comentários?

pontosvista

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 11 de October de 2007 23:29

Lês o que a Lena escreveu e lês o que eu escrevi. Fui lá para os aborrecer/contrariar. Realmente aquela mãe não tem muito juízo na cabeça. E estas pessoas em vez de tentar compreender um pouco que seja, limitam-se a chamar de cadela vira-lata e de parideira. E então fui lá aborrece-los e dar um pouco de moral.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 11/10/2007 23:39 por s7v7n.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 12 de October de 2007 00:02

Citação:
s7v7n
«[...] então fui lá aborrece-los e dar um pouco de moral.»

Esta é uma frase verdadeiramente lapidar! ;-)

Obrigado por este bocadinho!

Alef

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de October de 2007 00:19

Acho que já consegui aborrecer alguém. :P

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 12 de October de 2007 02:18

Ola a todos

Mas claro se a senhora em causa tivesse usado o preservativo, ou então tivesse usado outro contraceptivo, a vida sexual dela tinha sido muito diferente...

Também me choca a idade da primeira gravidez, não sei em que contexto ela aconteceu, mas não deve ser tão diferente de outros casos de gravidez na adolescência que acontecem aqui em Portugal.

Mas mais uma vez se tivesse usado o presevativo ou outro metodo a vida dela tinha sido outra.

Aqui o que esta em causa é o comportamento dela, ja sei cada um é livre faz o que quer, claro por isso tantos comportamentos de risco não devem fazer mal a ninguém o que importa mesmo é que as pessoas fiquem satisfeitas com o acto sexual.

Fidelidade???? Castidade???

Que ideias tão medievais, só mesmo nós os catolicos para nos lembrar-mos disso...

Amor???? Para que???

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 12 de October de 2007 02:29

Sérgio

Convém não esquecer que o Vaticano condena o preservativo mesmo no seio de um casal casado onde há amor, fidelidade e castidade.

Tem pouco nexo querer defender esta condenação tentando associar o preservativo ou a contracepção a estilos de vida específicos.

O que grita contra a posição do Vaticano não são os que estão fora da Igreja mas sim a quantidade de casais católicos, muitos deles profundamente empenhados, que sentem que a condenação dos contraceptivos não faz sentido. Convém juntar a estes casais os teólogos morais que dizem que a condenação é incompreensível.

pontosvista

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de October de 2007 09:00

Se não me engano o Alef postou uma vez uma declaração do Papa sobre esse problema de ter filhos e o preservativo. Acho que as coisas não são assim tão tao lineares. Todos nós sabemos que o Vaticano não autoriza ou não aconselha se perferirem, o uso do persevativo como método de controlo de natalidade. Mas, pelo que percebi, há casos e casos. Eu sinceramente não sei. Uns dizem que não se entendem com os métodos naturais, outros dizem que os metodos naturais são bons. Penso que esta posição do Vaticano é mais para fazer as pessoas pensarem e usufruirem do sexo de uma maneira que seja mais agradável, e de modo a que o casal se conheça mais profundamente.
Afinal de contas vamos lá ver uma coisa, é melhor com ou sem perservativo?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 12 de October de 2007 12:54

Seven

A posição do Vaticano é muito linear.

Leia, por favor, o n.º 498 do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica:

Citação:
Compêndio do Catecismo da Igreja Católica
498. Quais os meios imorais na regulação dos nascimentos?
2370 – 2372

É intrinsecamente imoral toda a acção – como, por exemplo, a esterilização directa ou a contracepção – que, na previsão do acto conjugal ou na sua realização ou no desenvolvimento das suas consequências naturais, se proponha, como objectivo ou como meio, impedir a procriação.

que remete para o n.º 2370 do Catecismo da Igreja Católica

Citação:
Catecismo da Igreja Católica - versão brasileira de [catecismo.catequista.net
]A continência periódica, os métodos de regulação da natalidade baseados na auto-observação e no recurso aos períodos infecundos estão de acordo com os critérios objetivos da moralidade. Estes métodos respeitam o corpo dos esposos, animam a ternura entre eles e favorecem a educação de uma liberdade autêntica. Em compensação, é intrinsecamente má "toda ação que, ou em previsão do ato conjugal, ou durante a sua realização, ou também durante o desenvolvimento de suas conseqüências naturais, se proponha, como fim ou como meio, tornar impossível a procriação"

que remete para o n.º 14 da Humanae Vitae:
Citação:
Humanae Vitae
Vias ilícitas para a regulação dos nascimentos

14. Em conformidade com estes pontos essenciais da visão humana e cristã do matrimônio, devemos, uma vez mais, declarar que é absolutamente de excluir, como via legítima para a regulação dos nascimentos, a interrupção direta do processo generativo já iniciado, e, sobretudo, o aborto querido diretamente e procurado, mesmo por razões terapêuticas (14).

É de excluir de igual modo, como o Magistério da Igreja repetidamente declarou, a esterilização direta, quer perpétua quer temporária, tanto do homem como da mulher.(15)

É, ainda, de excluir toda a ação que, ou em previsão do ato conjugal, ou durante a sua realização, ou também durante o desenvolvimento das suas conseqüências naturais, se proponha, como fim ou como meio, tornar impossível a procriação (16).

Não se podem invocar, como razões válidas, para a justificação dos atos conjugais tornados intencionalmente infecundos, o mal menor, ou o fato de que tais atos constituiriam um todo com os atos fecundos, que foram realizados ou que depois se sucederam, e que, portanto, compartilhariam da única e idêntica bondade moral dos mesmos. Na verdade, se é lícito, algumas vezes, tolerar o mal menor para evitar um mal maior, ou para promover um bem superior (17), nunca é lícito, nem sequer por razões gravíssimas, fazer o mal, para que daí provenha o bem (18); isto é, ter como objeto de um ato positivo da vontade aquilo que é intrinsecamente desordenado e, portanto, indigno da pessoa humana, mesmo se for praticado com intenção de salvaguardar ou promover bens individuais, familiares, ou sociais. É um erro, por conseguinte, pensar que um ato conjugal, tornado voluntariamente infecundo, e por isso intrinsecamente desonesto, possa ser coonestado pelo conjunto de uma vida conjugal fecunda.

pontosvista

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 12 de October de 2007 19:09

Ola a todos

Pontosvista se pegarmos somente nestes excertos é facil de apontar o dedo, mas como bem sabes quer o Catecismo da Igreja Catolica quer a Humanae vitae vão muito além destes pequenos temas...
Ouvi um dia dizer que se quisermos sustentar qualquer coisa basta pegar na Biblia e retirarmos o que quisermos... é bem verdade, se quisermos justificamos tudo pegando nos textos biblicos (mas somente aqueles que dizem o que nos queremos), o todo isso não importa, o que importa é mesmo ficar pelo que nós queremos.
Graças a Deus que a Igreja vê o todo e tenta dar resposta, apontando caminhos, exigentes sem duvida, mas seguros para uma felicidade plena.

Cumprimentos

Sérgio lopes

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de October de 2007 19:17

Pontosvista,

Certo, eu conheço esses textos. Mas será que se aplicará para todas e mais algumas as situações? Pelo que percebi existe alguma flexibilidade sobre este tema da parte da Igreja, dependendo dos casos. No caso da Sida ou doenças do género, a Igreja propõe a castidade, como método mais seguro para não infectar a parceira. Compreendo perfeitamente. É um risco que pode levar a outra pessoa à morte. Contudo, penso que se usarem, também não entram em pecado mortal ou coisa que o valha. Acho que depende muito da vontade da pessoa. Hoje em dia o mais fácil é perservativo e toca a andar. E nem se preocupam com os métodos naturais. Porque dá mais trabalho. E se dá trabalho é chato, queremos é acção imediata...Não sei se me estou a fazer entender. A meu ver a Igreja tem este plano para os fieis, que leva a um maior conhecimento de parte a parte, e que une as pessoas mais ainda. Ou será que não? Não sou a pessoa certa para falar sobre essas experiências mas aqui no fórum temos pessoas que sabem falar sobre isso muito melhor do que eu.

Resumindo isto tudo, acho eu que esta posição da Igreja não é assim tão rígida quanto parece.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 12/10/2007 19:18 por s7v7n.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: (IP registado)
Data: 12 de October de 2007 20:29

Se não é tão rígida quanto parece, de quem é a responsabilidade de que pareça mais rígida? E se as coisas não são lineares e a preto e branco, então deixa-se tudo ao relativismo moral?

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de October de 2007 21:44

Lê o que o lopessergio escreveu que responte à tua questão. Eu não falei que as coisas deveriam ser deixadas ao relativismo moral. Até porque há muitas pessoas que não têm uma boa consciência formada. Há que procurar ajuda perante as nossas dúvidas. E a Igreja tem pessoas que nos ajudam. E é a falar que as pessoas se entendem.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Página actual: 20 de 33


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.