Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 17 de 33
Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 02 de October de 2007 21:01

Citação:
camilo
a introdução à vida devota foi escrita em 1609, já a idade média tinha acabado há mais de 150 anos.

A idade média continua até hoje, dentro da igreja católica.

Citação:
camilo
Lena, há uma diferença radical dos exemplos que citou para a contracepção. Essas manipulações são para repor o normal funcionamento dos orgãos, a contracepção para as alterar.

O apêndice se arranca fora, ninguém repõe isso, que não serve para nada.

As questões permanecem.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 02 de October de 2007 21:45

Camilo

Está a deixar demasiadas perguntas por responder.

O tabaco e o café não repoem o normal funcionamento dos órgãos, alteram-no. Logo são intrinsecamente maus. Mais: a contracepção hormonal apenas interfere temporariamente com o normal funcionamento do corpo. Mas a anestesia faz o mesmo. Logo é mais natural que sejamos operados com dor. Mas na verdade quem se deixa operar está a interferir artificialmente com o funcionamento do corpo (os mais perversos chegam a fazê-lo por razões estéticas!) por isso até é merecido que sofra com isso. Esta minha lógica está tão boa como a do Vaticano sobre o preservativo.

Quanto ao famoso "em materia de sexualidade não há materia leve" precisa de muito mais do que Mt 5, 27-28 para se fundamentar. A menos que leve à letra também os versículos seguintes e os aplique à letra às partes do corpo que produzem as hormonas que podem levar ao descrito nos versículos 27-28.

pontosvista

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 03 de October de 2007 10:15

De acordo com as directrizes do Vaticano...

1- Um casal cuja mulher está no Climatério o que deve fazer? Usar os tais métodos naturais e arriscar-se a uma gravidez tardia com todos os perigos que tal acarreta? Dar por encerrada a sua sexualidade ( que não é apenas física, mas tb é física)?

2 - A compensação hormonal é válida?

3 - Casais cujas mulheres em idade fértil têm ciclos irregulares, não podem usar nada artificial para planear a dimensão da sua família?

4 - Casais em que um dos cônjuges é possuidor de uma doença grave que desaconselha por completo a procriação podem fazer uma laqueação/vasectomia?

5 - Uma mulher casada com um seropositivo tem de sujeitar-se a ser infectada?

Neste último caso, sei que recentemente algumas alas do Vaticano admitem o uso do preservativo... custou mas lá se convenceram que seria a atitude mais racional e humana.
A questão que se coloca, é porque ainda não descobriram que há muito mais casos em que condenar o uso do preservativo é uma atitude cerceadora da dignidade humana?

Nada contra a quem opta pela abstinência. Agora pregar esta como a única resposta válida para qualquer problema num casal é parvoíce.
Nós temos um corpo que nos pode dar prazer, saibamos usá-lo de modo saudável.

Há até muita contradição nesse ideal de abstinência. Por um lado falam que os métodos artificiais alteram o normal funcionamento do corpo e simultaneamente recusam a esse mesmo corpo que funcione normalmente - só pode depois de casado, se não quer mais filhos não pode fazer, etc etc. E depois ainda têm o desplante de falar em amor. Amor condicionado por barreiras impostas externamente em nome de um ideal que raramente se entende... tadinho do Amor, fica assim pequenino, castrado com pulseira electrónica e hora marcada.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 03 de October de 2007 15:00

Cada um que tenha conciencia no que faz!!!

Lena, respondendo a tua 5. pergunta; se o teu marido fosse seropositivo fazias sexo com ele?

Eu não fazia!!!

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 03 de October de 2007 17:03

Rita e porque não farias?

Em comunhão

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 03 de October de 2007 20:14

Rita

Eu faria, usando toda a protecção possível.
O meu amor por ele não seria menor, logo não vejo porque teria de refrear as múltiplas maneiras de o expressar.

Seria menos consciência da minha parte? Não vejo porquê... há muitas formas de se ser seropositivo... não significa que se tenha sido infiel ou toxicodependente.

Aliás, se eu alguma vez deixar de sentir desejo por ele, serei bem mais honesta comigo e com ele se me divorciar. Logo, mantendo-me casada é para viver plenamente esse casamento.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 04 de October de 2007 10:30

Rita

Já agora, se a situação fosse a inversa...
Como te sentirias se o teu companheiro de uma vida se recusasse a fazer amor contigo porque numa situação qualquer incrível e inesperada ficas-te seropositiva?
Vais-me dizer que ficavas na boa,como se tudo fosse igual?

Nem quero imaginar o horror que deve ser ter alguém que diz que nos ama, que nós amamos, a repelir e negar carinhos mais íntimos. Seria um inferno diário, uma humilhação constante.
Decididamente não desejo tal a ninguém.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 04 de October de 2007 21:31

Quatro décadas depois da Humanae Vitae não só a generalidade dos católicos não aceitou a condenação da contracepção como a doutrina se mostra indefensável sem se cair em extremos medievais.

Não será já altura de se pôr tudo em pratos limpos e arrumar esta bizarria que tanto mal tem feito à Igreja Católica?

pontosvista

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de October de 2007 00:57

pontovista, tenho 2 motivos para não responder, falta de tempo e falta de boa vontade dos interveniente, falta de boa vontade que pode ser exemplificada com as tuas comparações despropositadas (francamente analisa-as minimamente antes de as despejares).

Lena, o preservativo não é infalivel, reduz o risco de contagio 5 a 20 vezes, não o elimina. Acho que quem ama verdadeiramente não devia colocar em risco a vida daquele que diz que ama.

O risco por relação vaginal não protegida é ~1/500. Com preservativo será de ~1/5000 (varia muito com os intervenientes).

Ao fim de uns 10 anos, com 100 relações por ano, o risco do parceiro ter contraido o HIV é ~20 %.

[www.contracept.info]

Condoms will reduce your chance of infection, compared to having sex without any form of protection. Nonetheless, one in three AIDS victims will contract the disease from an infected partner despite 100% use of condoms. One study found that among married couples where one partner was HIV-positive, 17% of the uninfected spouses contracted the disease, despite the use of condoms. The best way to prevent AIDS is abstinence.

É a isto que chamam sexo seguro? Será que um amor de verdade coloca em risco de vida aqueles que ama?

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 05 de October de 2007 04:12

Camilo

Será que um amor de verdade coloca em risco de vida aqueles que ama?
[i][/i]

Concordo que o que escreveste! Ainda hoje falei com SENHORAS minhas amigas e elas tem opiniao como a minha! Gosto de gente como tu:-)

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 05 de October de 2007 14:46

Citação:
Camilo
pontovista, tenho 2 motivos para não responder, falta de tempo e falta de boa vontade dos interveniente, falta de boa vontade que pode ser exemplificada com as tuas comparações despropositadas (francamente analisa-as minimamente antes de as despejares).

Quanto à boa vontade, confesso que não tenho nenhuma vontade de aceitar as tuas afirmações quando não são sustentadas em argumentos. E argumentos é coisa que tens apresentado muito pouco. Refugias-te mais em comentários sobre os outros interlocutores e promessas do que faria se tivesses tempo.

As minhas comparações usam os teus próprios argumentos para mostrar como não podem ser aceites sob pena de nos conduzirem ao disparate. Se a única defesa da condenação dos contraceptivos é baseada em argumentos que levam ao disparate então a condenação dos contraceptivos não tem defesa razoável.

Além do mais, não deixa de ser significativo que já ninguém defenda aqui a posição do Vaticano e da Humanae Vitae a não ser o Camilo que apenas diz que não tem tempo e põe em causa o carácter de quem não está de acordo com ele. Será preciso mais para mostrar o buraco sem saída onde se enfiou a hierarquia católica neste assunto?

pontosvista

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 05 de October de 2007 15:21

Citação:
Camilo
Será que um amor de verdade coloca em risco de vida aqueles que ama?

Então quem pede aos amigos que dêem a vida por ele certamente não os ama. Ou será que amor vida e risco estão mais ligados do que parece à primeira vista?

pontosvista

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 05 de October de 2007 16:52

PROVÉRBIO IRLANDÊS


Fortuna perdida? Pouco se perdeu.

Coragem perdida? Muito se perdeu.

Honra perdida? Tudo se perdeu.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 05 de October de 2007 17:59

Rita

A honra transformada em absoluto serve para muita coisa. Um exemplo.

pontosvista

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de October de 2007 18:08

Quem não arrisca não petisca.

Para não arriscar é melhor que mulher alguma engravide, principalmente naqueles meios onde a gravidez é uma das principais causas de morte.
Para não arriscar não se saia à rua, não se ande de carro, não se use electricidade, não saia do seu buraco. Melhor, não nasça!
Toda a vida é um risco, podemos minimizá-los mas nunca eliminá-los completamente.

No dia em que o Vaticano diga que todos deviamos andar a pé bem devagarinho e bem almofadados em curtas viagens impossíveis de evitar aí sim,estará a ser coerente com a pregação da abstinência como remédio miraculoso para tudo.

Até lá, mais parece coisa de quem tem asco ao prazer e realização de cada um.
Porque o sexo os assusta tanto?

Sexo não é tudo, mas é muito, dá prazer, é bom, é das melhores coisas que temos assim facilmente que até podemos fazer sozinhos.

Já agora, a masturbação continua a ser pecado, ou já actualizaram essa parte?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de October de 2007 18:18

Citação:
pontosvista
Rita
A honra transformada em absoluto serve para muita coisa. Um exemplo.

Mais aqueles inúmeros casos de mulheres mortas pela família porque tiveram a ousadia de ser apenas humanas.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 05 de October de 2007 20:33

Sexo não é tudo, mas é muito, dá prazer, é bom, é das melhores coisas que temos assim facilmente que até podemos fazer sozinhos.

Lena, se o casal esta unido pelo matrimonio, porque fazer sexo sozinho? Ou porque a masturbacao? E porque algum deles nao esta satisfeito. Ha um erro...devem deixar-se por isso?

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 05 de October de 2007 20:40

Citação:
Lena
Já agora, a masturbação continua a ser pecado, ou já actualizaram essa parte?

A masturbação continua sendo pecado, aliás, um ato "intrinsecamente mau". A moral sexual pregada pelo Vaticano permite sexo entre casados visando reprodução. O resto é proibido ou tem restrições.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 05 de October de 2007 20:54

Citação:
Rita
Lena, se o casal esta unido pelo matrimonio, porque fazer sexo sozinho?

Pode haver várias razões. Por isso não ser possível naquele momento (pode ser um momento em que a mulher está fértil e não desejam engravidar, por exemplo). Porque cada forma de fazer sexo tem as suas especificidades. Porque ter prazer com o próprio corpo ajuda a preparar para ter prazer com o outro.

pontosvista

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de October de 2007 22:01

Citação:
pontosvista
Porque ter prazer com o próprio corpo ajuda a preparar para ter prazer com o outro.

Muito bem dito!

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Página actual: 17 de 33


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.