Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Exército Azul
Escrito por: Manuel Leal (IP registado)
Data: 03 de October de 2006 02:22

Bem hajam,


É dificil encontrar bibliografia relacionada com o Exército Azul de Fátima, por isso venho aqui pedir que me esclareçam sobre a natureza desta associação/organização/grupo. O que é afinal?

Já agora, se tiverem conhecimento de livros onde possa completar a minha formação, agradecia.

Na paz do senhor,

Manuel Leal

Re: Exército Azul
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 03 de October de 2006 18:47

Tens aqui um artigo de jornal sobre o tema.

João (JMA)

Re: Exército Azul
Escrito por: Manuel Leal (IP registado)
Data: 04 de October de 2006 02:09

esse artigo de jornal também é a única referência que tenho
mais alguém com qualquer coisa a partilhar sobre o tema?

muito bem hajam e obrigado,

manuel leal

Re: Exército Azul
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 04 de October de 2006 23:33

Manuel Leal

Li , há algum tempo, princípio deste ano, notícias sobre o exército azul na Agência Ecclesia.

Quis colaborar contigo e tentei ver se te dava alguma informação.
Encontrei o que passo a transcrever:


"Data: 2006-01-03
Autor: cancaonovanews.com - a melhor forma de informar


Apostolado Mundial de Fátima é reconhecido como Associação de Direito Pontifício
O Apostolado Mundial de Fátima (AMF), antigo Exército Azul, foi recentemente reconhecido pela Santa Sé como Associação Pública de Fiéis de Direito Pontifício.

O Santuário de Fátima felicita este movimento, que tem como missão praticar e divulgar a Mensagem de Nossa Senhora de Fátima.

O reconhecimento oficial será efetuado numa cerimônia pública que acontece hoje, na Sala Magna do Conselho Pontifício para os Leigos, em Roma.

A seguir, o comunicado à imprensa, elaborado pelo Secretariado Nacional do AMF.

Comunicado de Imprensa do Apostolado Mundial de Fátima

O Professor Americo Lopez-Ortiz, Presidente do Apostolado Mundial de Fátima, anunciou que o Apostolado foi aprovado pela Santa Sé como uma Associação Pública de Fiéis da Igreja Universal.

O decreto de aprovação foi datado em 7 de Outubro de 2005, Festa de Nossa Senhora do Rosário.

O Apostolado Mundial de Fátima é um movimento internacional formado por milhões de membros presentes em mais de 44 nações. Enquanto Associação Pública de Fiéis, o Apostolado é o único movimento aprovado pela Igreja Católica com a responsabilidade de difundir a Mensagem de Fátima.

“A Igreja Católica atribuiu uma grande responsabilidade ao Apostolado Mundial de Fátima, a de preservar a autêntica mensagem de Nossa Senhora e de a dar a conhecer a todo o mundo”, disse Americo Lopez-Ortiz, Presidente.

“Nós aceitamos esta missão com muita determinação e não iremos parar até que o Coração Imaculado de Maria triunfe e a Paz reine no mundo” acrescentou o Prof. Lopez.

O Apostolado Mundial de Fátima prevê a participação de pessoas pertencentes às várias nações-membro e esperava ansiosamente por este memorável dia. Será ainda realizado um congresso internacional do Apostolado Mundial de Fátima, em Roma, do dia 31 de Janeiro ao dia 4 de Fevereiro de 2006."

Penso que isto te eslarece.
Acho que o nome actual, como está aqui escrito, é muito mais condizente com a realidade do que o anterior. Chama-se Apostolado Mundial de Fátima. Eu, pessoalmente, gosto mais..isso de exércitos é algo que corresponde a determinada época da história. Eu, por exemplo, ao ver o teu tópico lembrei-me do Exército de Salvação e do Exército de salvação Nacional...( e, são realidades tão distintas). Se souber mais informo.
Mª José

Re: Exército Azul
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 04 de October de 2006 23:54

Obrigada Manuel

Com a tua pergunta também eu me quis informar. Tive a sorte de ficar a saber mais e além disso notícias actuais. Referem-se a dia 8/10/06 e e eu vou tentar fazer o que aqui é sugerido.
Tinha lido qualquer coisa mas estava esquecida.
Aqui vai:

"Santuário de Fátima


Milhões a rezar pela vida

.
No dia 8 de Outubro de 2006, o Apostolado Mundial de Fátima promove, uma vez mais, o Dia Mundial de Oração pela Vida Humana. Neste dia, pede-se a todos os católicos que rezem o terço e a todas as outras religiões que rezem de acordo com a sua fé durante vinte minutos, numa corrente mundial de oração. Cada pessoa deve registar a sua intenção no website do Apostolado Mundial de Fátima: www.worldfatima.com
Em paralelo com este acontecimento, realiza-se em Fátima, de 4 a 8 de Outubro, o Congresso Internacional de Oração pela Vida, onde participam nomes sonantes ligados ao movimento pró vida e a Fátima, como D. Karl Josef Romer, secretário do Conselho Pontifício para a Família;, D. Serafim Silva, Bispo Emérito da Diocese de Leiria-Fátima; Isilda Pegado, presidente da Federação Portuguesa pela Vida; Pe. Luís Kondor, Vice-postulador para a Causa da Canonização dos Pastorinhos; Mons. Vítor Feytor Pinto, membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida; Ir. Virgínia Beretta, irmã da Santa Gianna Beretta Molla; Américo Lopez Ortiz, presidente do Apostolado Mundial de Fátima, entre outros.
Os interessados em participar no congresso ou saber mais informações devem visitar o website: www.fatima-pro-life-congress-2006.com ou contactar o 91 654 32 33 (das 9:00h às 13.00h) ou o Secretariado do Apostolado Mundial de Fátima pelo tel. 249 539 865 / E-mail info@worldfatima.com.
A inscrição é grátis para sacerdotes e religiosos (as). O prazo para as inscrições termina no dia 27 de Setembro 2006.
.
Nacional | Agência Ecclesia| 06/09/2006 | 10:47 | 1517 Caracteres | "

Estás a ver? Parece que já não é a 1ª vez que o Apostolodo Mundial de Fátima (ex- Exército Azul) organiza.

Como me agrada que seja uma iniciativa que peça oração não só aos católicos como a todos de todas as religiões que rezem dia 8/10 pelo tema indicado.
Agradeço-te, mais uma vez, a oportunidade que me deste.

Acho que nos vai lembrar a todos...estou a pensar abrir um tópico sobre este assunto. Vamos ver...se o faço...mas acho que tem interesse.

Re: Exército Azul
Escrito por: Manuel Leal (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 00:32

Obrigado Maria José.
O artigo do Jornal de Leiria tem alguma pitada de suspense e conspiração que me assustaram. Mas afinal não há nada de errado no exército azul.

Muito obrigado
e bem hajam

Manuel Leal

Re: Exército Azul
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 01:44

SE calhar.

Re: Exército Azul
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 02:35

Alem de respeitavel, o exercito azul albergou em Fatima o Icone de NOssa Senhora de Kazan, devolvido por Joao Paulo II à russia.
Tem sido responsaveis pela ajuda a cristãos perseguidos em todo o mundo, e espalham a mensagem de Paz de Nossa Senhora de Fatima.

Re: Exército Azul
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 07:49

O que não retira uma vírgula á minha observação.Por exemplo,seria interessante saber se a atitude "do exercito azul albergar em Fatima o Icone de NOssa Senhora de Kazan, " para depois o devolver á RÙssia correspondeu ao desejo profundo do diálogo Ecuménico.

E qual a opinião do Blue Army sobre o diálogo intereligioso, tão querido por João Paulo II.

E se tÊm tantas e tão profundas ligações á mensagem de Fátima, faz-me um bocado de confusão que se chamem "Exército", uma terminologia de Guerra ( que associamos sempre é violência e morte), quando a mensagem de Fátima é de Paz.



Editado 1 vezes. Última edição em 10/10/2006 08:15 por catolicapraticante.

Re: Exército Azul
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 14:08

Queria-vos relembrar que não existe o exército azul.

Agora chama-se: Apostolado Mundial de Fátima e é um movimento internacional formado por milhões de membros presentes em mais de 44 nações. Enquanto Associação Pública de Fiéis, o Apostolado é o único movimento aprovado pela Igreja Católica com a responsabilidade de difundir a Mensagem de Fátima

Eu, pessoalmente, gosto mais..isso de exércitos é algo que corresponde a determinada época da história. Eu, por exemplo, ao ver o tópico lembrei-me do Exército de Salvação e do Exército de salvação Nacional...( e, são realidades tão distintas).

Re: Exército Azul
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 14:22

Claro que existe o Exército Azul.

Chama-se assim mesmo , Blue Army, é oriundo dos EUA, onde tem fortes conexões a movimentos radicais norte-americanos ditos Pro-Life , movimentos políticos de direita e suas filiais.

È completamente falso que é o único movimento oficialmente reconhecido destinado a divulgar a mensagem de Fátima, pois existe um outro, mais antigo e nacional, chamado precisamente Movimento Mensagem de Fátima, que tem realizado um trabalho muito interessante.


[www.bluearmy.com]

[www.santuario-fatima.pt]
.



Editado 3 vezes. Última edição em 10/10/2006 14:40 por catolicapraticante.

Re: Exército Azul
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 17:01

Seria suspeito o dito movimento se fosse "pro-Choice". A posição catolica é "pro-Life" logo o Exercito Azul é aconselhavel e recomendável.
O termo "exercito" é retirado do Apocalipse de João, onde os exercitos dos anjos combaterão as trevas ideia reiterada na mensagem de Fatima.
Não ha qualquer abordagem belicista que possa ofender a consciencia pacifista dos catolicos

Re: Exército Azul
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 17:18

O termo Blue ArMY vem da ideia de Guerra santa e do combate.

Sinceramente, não faço ideia de qual é parte da mensagem de fátima em que "os exercitos dos anjos combaterão as trevas ". Mas não acredito que os combatentes do Blue Army sejam anjinhos.

Re: Exército Azul
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 17:33

Anexo mais este

[www.worldfatima.com]

É o site oficial.

Re: Exército Azul
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 17:41

Sim, essa é a sucursal portuguesa. Porque o site oficial é norte americano. O retrato financeiro da organização é interessante.



Editado 1 vezes. Última edição em 10/10/2006 17:50 por catolicapraticante.

Re: Exército Azul
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 20:45

A este propósito ver:

[www.paroquias.org]

Re: Exército Azul
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de October de 2006 21:00

Li a notícia com agrado. Mas, não sei porquê, "o Decreto de Erecção Pontifícia " não me soou lá muito bem.



Editado 1 vezes. Última edição em 10/10/2006 21:01 por catolicapraticante.

Re: Exército Azul
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 11 de October de 2006 12:44

Sim realmente soa bastante cómico.

Em comunhão

Re: Exército Azul
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 11 de October de 2006 20:04

Tilleul
Sabes o que quer dizer [b]erigir[b]?

Adeus
Mª José

Re: Exército Azul
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 11 de October de 2006 20:32

O Dona Maria José, não se ofenda com tão pouco. Sei perfeitamente que erigir é um verbo transitivo de origem latina (erigere) com significado levantar; erguer a prumo; alçar; e com um sentido figurativo de fundar; criar; instituir.

Mas como diz o povo, a língua portuguesa é muita traiçoeira... e a mesma palavra têm diversos significados.

Isto não é desrespeito é apenas um blopper.

:)

Em comunhão

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.