Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Eucaristia
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 26 de September de 2006 06:16

O que é a Eucaristia?[i][/i]

É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos, até seu retorno, o sacrifício da cruz, confiando assim à sua Igreja o memorial de sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, no qual se recebe Cristo, a alma é coberta de graça e é dado o penhor da vida eterna.

Quando Cristo instituiu a Eucaristia?

Instituiu-a na Quinta-feira Santa, "na noite em que ia ser entregue" (1Cor 11,23), celebrando com os seus Apóstolos a Última Ceia.

O que representa a Eucaristia na vida da Igreja?

É fonte e ápice de toda a vida cristã. Na Eucaristia, atingem o seu clímax a ação santificante de Deus para conosco e o nosso culto para com Ele. Ele encerra todo o bem espiritual da Igreja: o mesmo Cristo, nossa Páscoa. A comunhão da vida divina e a unidade do Povo de Deus são expressas e realizadas pela Eucaristia. Mediante a celebração eucarística, já nos unimos à liturgia do Céu e antecipamos a vida eterna.

Como Jesus está presente na Eucaristia?

Jesus Cristo está presente na Eucaristia de modo único e incomparável. Está presente, com efeito, de modo verdadeiro, real, substancial: com o seu Corpo e o seu Sangue, com a sua Alma e a sua Divindade. Nela está, portanto, presente de modo sacramental, ou seja, sob as espécies eucarísticas do pão e do vinho, Cristo todo inteiro: Deus e homem.

O que significa transubstanciação?

Transubstanciação significa a conversão de toda a substância do pão na substância do Corpo de Cristo e de toda a substância do vinho na substância do seu Sangue. Essa conversão se realiza na oração eucarística, mediante a eficácia da Palavra de Cristo e da ação do Espírito Santo. Todavia, as características sensíveis do pão e do vinho, ou seja, as “espécies eucarísticas”, permanecem inalteradas.

O que se requer para receber a santa comunhão?

Para receber a santa Comunhão, deve-se estar plenamente incorporado à Igreja católica e estar em estado de graça, ou seja, sem consciência de pecado mortal. Quem estiver consciente de ter cometido um pecado grave deve receber o sacramento da Reconciliação antes de se aproximar da comunhão. Importantes são também o espírito de recolhimento e de oração, a observância do jejum prescrito pela Igreja e a atitude do corpo (gestos, roupas), em sinal de respeito a Cristo.

"Na Eucaristia, nós partimos 'o único pão que é remédio de imortalidade, antídodo para não morrer, mas para viver em Jesus Cristo para sempre' "


(Santo Inácio de Antioquia)

Re: Eucaristia
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 26 de September de 2006 06:18

Eucaristia: Fonte e cume da vida cristã.

· A santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa” (Presbyterorum ordinis, 5).

· O Senhor nos convida insistentemente a recebê-lo no sacramento da Eucaristia: “Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a Carne do Filho do homem e não beberdes o seu Sangue, não tereis a vida em vós” (Jo 6,53).

(Catecismo da Igreja Católica, 1324.1384)

Durante o mês de Agosto, estive na Paróquia Our Lady of Fatima Church na cidade de Edmonton, Alberta, Canadá, tive a oportunidade de me encontrar semanalmente com um grupo de fiéis para momentos de Catequese sobre o tema Eucaristia, fonte e cume da vida cristã.

Os encontros de cerca de uma hora contaram com aproximadamente 40 pessoas. Sem ser exaustivo e completo propus a ajudar a comunidade a redescobrir o sentido da Eucaristia e seu papel fundamental e insubstituível na vida cristã.

Refletimos sobre o sentido da Eucaristia na vida da Igreja a partir das comunidades originárias da fé. Foram também feitas algumas considerações litúrgicas relativas à celebração da Eucaristia.

Pediram-me para fazer um resumo desses encontros. Achei melhor apresentar uma relação de textos do Catecismo da Igreja Católica sobre o assunto e em seguida um pequeno estudo do Pe. Lello, sacerdote salesiano, realizada num encontro de jovens. No final há uma coletânea de testemunhos sobre a Missa e algumas orientações práticas para a Liturgia da Missa.

A seleção de textos pode ser ocasião de estudo, reflexão, oração e sobretudo de conhecimento e crescimento da fé em Jesus, cuja presença real na Eucaristia todos nós somos convidados a conhecer, a viver e a celebrar, a testemunhar e a reconhecer como o centro e a fonte de nossa vida.

Deixo esses textos como um pequeno contributo a todos os que participaram dos encontros e também para todos os que procuram conhecer e viver mais e melhor o mistério da Eucaristia.

Atenciosamente,



Pe. José Alem, cmf

Re: Eucaristia
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 26 de September de 2006 06:27

A MISSA

A Missa é ao mesmo tempo conhecida e desconhecida. Por ingnorância ou falta de fé, por motivos vários e até por preconceito, nos privamos de conhecer o sentido e a beleza deste mistério da fé. A Missa é muito mais que uma oração ou uma devoção. Precisamos conhecê-la melhor pra um dia podermos vivê-la.

A Missa é a ação salvadora de Jesus. Ela realiza a missão de Jesus, enviado pelo Pai e nos doa o Seu Espírito Santo. Por isso a missa é um acontecimento. Nela Deus se revela cada vez mais para aquela comunidade e realiza com ela sua Aliança.

Na missa participamos como protagonistas da aão salvadora de Deus em Jesus Cristo. Cada “parte” da missa revela um aspecto da missão de Jesus e da comunidade. Vejamos isso brevemente:

Partes da Missa

Ritos iniciais

Ato penitencial – É um convite para cada um olhar para dentro de si mesmo e se reconciliar consigo, com Deus, com a comunidade. Reconhecer e confessar os seus pecados a Deus e a comunidade.

Hino de Louvor – É o louvor que dirigijos a Deus em Cristo por aquilo que Ele é. Elevamos nosso coração em louvor, adorando e dando graças ao Senhor.

Oremos ou Oração da Coleta – A comunidade ora pelo silencio e pelas palavras que a Igreja apresenta acolhendo nossas intenções.

Liturgia da Palavra

Leituras – Deus fala à comunidade reunida como seu povo. As leituras e sobretudo o evangelho é a palavra de vida para a comunidade. É comunhão com a palavra de Deus que é uma forma da presença de Deus. A homilia é o momento de entender o sentido da palavra de Deus e como vivê-la em nosso tempo.

Profissão de Fé – É nossa resposta a palavra de Deus, nosso compromisso de viver a palavra que nos foi anunciada e que nós cremos e aceitamos.

Oração dos Fiéis – É o momento de transformar a Palavra em oração. Encerra a Liturgia da Palavra.

Liturgia Eucarística

Procissão do Ofertório – Essa caminhada, trazendo para o altar as ofertas, significa que o pão e o vinho estão saindo da mão do homem que trabalha, para serem consagrados. O Sacerdote recebe as ofertas e as apresenta a Deus. É um momento que ofertamos nossa vida ao Senhor.

Oração Eucarística – Cristo louva ao Pai pelo seu Espírito intercedendo por toda a sua obra.

Consagração – É o mistério da fé. Jesus, pelo sacerdote, realiza sua ceia e nos dá a si mesmo pelo seu corpo e sangue no pão e vinho consagrados. Ele está no meio de nós.

Rito da Comunhão – Esta oração é a síntese do Evangelho, resume tudo que foi ensinado por Jesus e tudo o que celebramos na missa. Nesta oração comungamos com Cristo, no seu Espírito para podermos recebê-lo no seu corpo e sangue. Antes da comunhão, enquanto o celebrante se prepara, o povo fica em silêncio em oração, cheios de alegria por serem “Os convidados para a ceia do Senhor”. Ao comungar estamos recebendo Cristo em nós e por nós a comunidade se alimenta dele. O “Amém” que respondemos ao receber o Senhor é um ato de fé e de compromisso em sermos vida para o mundo, a vida que dele recebemos. Após a comunhão fazemos uma oração ou em silencio, ou através da recitação de um salmo ou um cântico.

Ritos Finais – O padre nos saúda, dá a benção e envia-nos ao mundo, para darmos testemunho.


A música é uma linguagem também litúrgica. Através dela se comunica também o mistério de Cristo na comunidade. A Música possui além de uma linguagem estética, simbólica, uma dimensão pastoral e missionária na Igreja.

"A liturgia, como exercício da função sacerdotal de Cristo, comporta um duplo movimento: de Deus aos homens, para operar a sua santificação, e dos homens a Deus, para que eles possam adorá-lo em espírito e verdade." Por isso a liturgia, de um modo geral, pode ser entendida como um diálogo entre o Deus-Trindade e o Homem-Comunidade. Este diálogo é composto de vários momentos. Cada momento tem o seu "espírito" próprio, seu sentimento peculiar, e portanto uma expressão diferenciada. Ninguém pede perdão de forma triunfal, nem dá um viva tímido. Cada momento da liturgia exige um tipo de expressão musical. Sem conhecer o espírito de cada momento do diálogo litúrgico, corremos o risco de utilizar a música, assim como as outras linguagens, de maneira inadequada comprometendo o sentido litúrgico e a ação da Igreja.

Para melhor conhecer as diversas expressões e celebrações litúrgicas deveremos estudá-las com atenção e objectividade. Cada Canto e Música da Celebração Eucarística tem seu papel e Inspiração própria de cada aspecto do mistério da fé.

Re: Eucaristia
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 26 de September de 2006 06:41

Por que fui à missa?

A maioria das respostas seria estas. Fui porque era Natal, porque era dia de falecimento de amigo, porque era aniversário de alguém, porque tinha gente bonita... Infelizmente é uma realidade; somente 20% das pessoas que vão à Missa são “Católicos Verdadeiros”. E você, Por quê vai a Missa? Você vai de vez em quando ou todos os domingos? Vai por obrigação e interesse, para adorar a Jesus que TUDO fez por você? A Missa é muito mais que uma oração. Precisamos conhece-la melhor para um dia podermos vivê-la.

A Missa é o sacrifício de Jesus no calvário; também na Missa sabemos o que Ele quer de nós, é na missa que aprendemos a perdoar e aprendemos a agradecer. Não adianta ir à Missa para assistir, devemos ir para participar, pois quem assiste é apenas um espectador, mas quem participa vive, entende e se emociona com tudo aquilo que está acontecendo.

A santa Missa é o sacrifício do corpo e do sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, oferecido em nossos altares, em memória do sacrifício da Cruz. O Santo sacrifício da Missa é oferecido:

1. Para adorar e glorificar a Deus;

2. Para agradecer a Deus os benefícios recebidos;

3. Para obter de Deus o perdão dos pecados

4. Para pedir a Deus graças e favores



Para tanto há testemunhos de verdadeiros católicos que deram muito valor à Santa Missa:



“Na hora da morte, as Missas, às quais tiveres assistido, serão a tua maior consolação. Um dos fins da Santa Missa é alcançar para ti o perdão dos teus pecados. Em cada Santa Missa, pois podes diminuir a pena temporal devida aos teus pecados – pena essa que será diminuída na proporção do teu fervor. Será ratificada no céu a benção, que do sacerdote receberes na Santa Missa. Assistindo a Santa Missa com devoção, prestas a maior das honras à Santa Humanidade de Jesus Cristo”.

(Santo Agostinho)



“Cada Missa à que assistires, alcançar-te-á no céu maior grau de glória. Será abençoado em teus negócios pessoais e obterás as graças que te são necessárias”.

(São Jerônimo)



“Todas as Missas tem um valor infinito, pois são celebradas pelo próprio Jesus Cristo com uma devoção e amor acima do entendimento dos anjos e dos homens, constituindo o meio mais eficaz, que nos deixou Nosso Senhor Jesus Cristo, para a Salvação da humanidade”.

(São Matildes)



“Nenhuma língua humana pode exprimir os frutos de graças, que atrai o oferecimento do Santo Sacrifício da Missa”.

(São Lourenço)



“O martírio não é nada em comparação com a Santa Missa. Pelo martírio, o homem oferece a Deus sua vida; na Santa Missa, porém, Deus dá o seu Corpo e o seu Sangue em sacrifício para os homens. Se o homem reconhecesse devidamente esse mistério, morreria de amor”.

(São Tomaz de Aquino)



“Agradecemos, pois, ao Divino Salvador por ter-nos deixado este meio infalível de atrair sobre nós ondas da Divina Misericórdia”.

(São Cura D’Ars)

“A Santa Missa é o presente mais precioso e mais agradável que podemos oferecer à Santíssima Trindade; vale mais que o céu e a terra; vale o próprio Deus”.

(Ven. Martinho de Cochem)



“A Santa Missa é uma embaixada à Santíssima Trindade de inestimável valor; é o próprio Filho de Deus que a oferece”.

(São João Maria Vianney)


“Sinto-me abrasado de amor até o mais íntimo do coração pelo santo e admirável Sacramento da Santa Missa e deslumbrado Por essa clemência tão caridosa e tão misericordiosa de Nosso Senhor, a ponto de considerar grave falta, para quem podendo assistir uma missa, não o faz”.

(São Francisco de Assis)

Pe. José Alem



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.