Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Apatia
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de September de 2006 01:08

Pode existir apatia nalguns casos.
Noutros existirá cansaço.

A seara é grande e os trabalhadores são poucos. Poucos e diria que cada vez menos estimados.

Para além disso o desalento pode surgir. O paroco pode ser muito empenhado mas vê poucos frutos desse empenho, vê cada vez menos catolicos praticantes, sofre com as questiunculas de sacristia, isto apesar de ele frequentemente se empenhar bastante.

Re: Apatia
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 20 de September de 2006 03:43

Camilo

Um padre deve ser humilde e alguns também não o sabem ser. Tão direitos e tanta responsabilidade que querem impôr ao povo, que os fiéis fogem da igreja. Conheço muitos padres e uns mais padres do que outros:)lol.

Re: Apatia
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 20 de September de 2006 21:31

Olá Carlos

Reparei que, na sua primeira intervenção, deu muitos erros ortográficos.
Tenha cuidado...

Um boletim paroquial escrito em "pretogues"não tem credibilidade.

Peço desculpa por não entrar no debate.
De certo compreenderá o motivo: li, apenas, a primeira intervenção.

Mª José

Re: Apatia
Escrito por: SomosIgreja (IP registado)
Data: 21 de September de 2006 16:31

"Pois, mas os padres nem todos são humildes! Tens razão..."

Deixe que pergunte à Rita: " E os nós,leigos, somos todos humildes"?

Perpassa nalgumas das suas intervenções uma azia contra os padres... Tem que ver isso...

Re: Apatia
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 21 de September de 2006 17:13

SomosIgreja

Detesto Azia, é coisa horrível.

Mas está enganado...até tenho alguns bons amigos. Mas não aproveito todos, isso é verdade! E se andar junto deles, verá que uns são melhores do que outros...como leigos, claro!

Re: Apatia
Escrito por: SomosIgreja (IP registado)
Data: 21 de September de 2006 22:55

"A Igreja “ainda fica muito pelo templo mas este é um lugar de passagem, de fortalecimento – ninguém vive dentro das Igrejas” - D. António Marcelino

Aqui reside o grande desafio para todos nós! Este é que é o verdadeiro desafio para TODA a Igreja! Será, segundo penso, muito mais apaixonante e mobilizador do que andar aqui a criticar os padres, os Bispos e quejandos.
Enquanto a IGreja que está em Portugal não deixar "as guerrilhas de sacristia", enquanto os leigos se não empenharem até à exaustão no seu múnus específico - a SECULARIDADE - que autoridade têm de se "atirarem" aos padres?
Se os baptizados-leigos, em geral, executassem tão bem a sua missão como os baptizados-padres em geral a executam, penso que a Igreja teria outra pujance, outra garra, outra alegria. Cristo "passaria muito melhor" para o mundo. E só CRISTO conta. "Para mim viver é Cristo" - São Paulo

Re: Apatia
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 21 de September de 2006 23:31

Boa intervenção, Somos Igreja.
A Igreja está sim completamente "enfiada" nas sacristias. Ora as senhoras idosas deleitam-se com isso. E saem da missa a dizer cobras e lagartos umas das outras.
Acho que esse múnus de que falaste,o da SECULARIDADE, passa inteiramente pela Eangelização. Nós não temos de andar por aí a dizer "Venham que isto é giro!", porque não tem impacto, mas sim "Venham, aqui Cristo Vive, sente-se a Fé e a Esperança. Aqui, tudo é Amor." e dar o exemplo.
Como é bonito falar, podem dizer. Tento fazer a minha parte, que se resume aos parcos textos do meu blog, e a uma participação activa numa comunidade da Companhia de Jesus.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Apatia
Escrito por: Carlos2006 (IP registado)
Data: 22 de September de 2006 14:58

Para ja penso neste forum como noutro qualquer, deve de existir no minimo "imparcialiade".

Reparem que andei muitos anos ausente nao da igreja mas sim da missa por varias as razoes, nomeadamente sempre achei, com algumas excepcoes claro, que os padres de hoje, seculo XXI ainda andem a viver no seculo XIX, ou melhor, pouco ou nada aprenderam, pelo menos nalguns casos tipo "relacoes humanas". Por aquilo que eu tenho observado, ate os paroquianos teem certo receio de se aproximarem do paroco e nao porque este seja feio ou ate ma pessoa mas pela sua pouca eficacia em saber lidar com as pessoas de uma forma mais humildemente. Sera que e pedir muito? Sera que temos ainda hoje a fazer venias? Sera que o padre tambem nao e pecador? E depois se admirem de muita bom gente nao frequentar mais a igreja porque o anfitriao e o paroco e dele deve partir o exemplo que Cristo, Apostolos, Santos souberem demonstrar ao longo dos seculos.

Nao entendo porque existe tanta resistencia em aceitar uma verdade! Nao entendo porque nos catolicos temos de andar com cara triste no templo do Senhor como se tal houvesse alguma justificaca, afinal Cristo esta vivo e bem e esperemos melhores dias porque algo tem de mudar e nao passa e nunca vai passar pela arrogancia de alguns e falta de humildade de outros!

Re: Apatia
Escrito por: (IP registado)
Data: 22 de September de 2006 15:16

Antes de mais, claro que todos temos direito a criticar.
Mas a Igreja, enquanto instituição, é compreensivelmente pesada e lenta, porque é grande e milenar. Há que não valorizar demasiado, o importante é Deus. Nesse sentido, penso que temos de encontrar o nosso lugar na Igreja. Esta é comunitária, mas também há espaço para individualidade. Não sou a favor da fragmentação da Igreja, mas penso que cada pessoa pode procurar uma comunidade, dentro da mesma, onde se sinta melhor. Há tantos caminhos, tantas moradas na casa do Pai, tantos carismas...

O importante é saber que na Igreja há espaço para todos nós. Até para as senhoras que, certamente pelas suas circunstâncias de vida, gostam de passar a vida na eucaristia.

Penso que é importante cada um saber encontrar o seu espaço dentro da Igreja. E respeitar o dos outros.

(se calhar, isto foi um pouco off-topic, mas escrevi de rajada)

Re: Apatia
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 22 de September de 2006 16:21

Não é fácil ser compreensivo...é fácil criticar...é fácil falar na falta de humildade dos outros.

Nós..eu..tu...nós, os que falamos...é que "somos pessoas humildes"...até parece...

Será que nós não somos do melhor que há? Quem duvida?

Defeitos, têm os outros...não acham?
Nós não temos nada a melhorar, O.K.?

Re: Apatia
Escrito por: elsa sequeira (IP registado)
Data: 30 de September de 2006 22:04

Carlos!!!

Eu sou nova por aqui!!!

Mas houve uma frase tua que me tocou, e me fez de imediato identificar contigo:
Disseste que estiveste durante alguns anos afastado da Igreja (mas não de Deus), pois comigo passou-se exactamente a mesma coisa, estive durtante largos anos afastada da Igreja,mas sempre com Deus na minha vida...Graças a Deus!!! e desde o ano passado que sou Catequista, fui convidada pelo Pároco, tenho um grupo de catequese, e sou a responsável pelo grupo de Acólitos, digo-te que foi um ano estupendo, os laços de amizade com os jovens tornaram-se grandiosos, e os grupos sempre cada vez mais unidos, depois fizemos inumeras Celebrações ao longo do ano, coisas diferentes, uma forma de os cativar, sempre com o apoio do Pároco, tenho consciência de que fui importante para os jovens, mas eles o foram para mim, eles cresceram, e eu cresci com eles, talvez noutra dimensão...numa dimensão que eu pensava que não fosse possivel!
desejo-te muita sorte na tua Missão!! :)))

Re: Apatia
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 02 de October de 2006 15:22

Todos temos defeitos, Maria José, mas isso não nos impede de ter uma opinião. E, de facto, também acho que há celebrações que parecem que Cristo não estás vivo. A missa não tem de ser um arraial, mas também não tem de ser um velório.

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.