Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Apatia
Escrito por: Carlos2006 (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 01:08

Esta é a minha primeira vez por aqui e encontrei este forum por acaso.

Vou á missa e neste momento estou a colaborar com o boletim paroquial o qual me propos o criar com diferente formato e mais creatividade. Senti necessidade de ir ao encontro da minha comunidade com ideias "frescas" e fazer algo de útil e assim foi com o consentimento do nosso padre.

A Igreja, e párocos em geral queixam-se que os paroquianos não se empenham mais na comunidade com aquilo que sabem e podem para contribuir para os bem dos outros.

O que eu tenho vindo a reparar nestas últimas semanas é que o pároco local pessoa inteligente e bem educada também tem um lado "não", ou seja, prevalece ali qualquer coisa eu chamría de APATIA e até alguma arrogância. Não me parece uma pessoa muito accesível e esta é a minha impressão até agora. Infelizmente e ao contrário de outros países por onde eu já passei, o padre abre-se ás pessoas com humildade e disponibiliade. Será defeiro dos nossos padres? Será defeito na educação que tiveram? Ou será que ainda pensam que o clero ainda vive nos século XIX? De cada vez menos pessoas na igreja, cada vez menos jovens...será que um dia a igreja vai ter que admitir mais uma vez que errou?

É preciso haver uma mudança de mentalidades e com urgência porque ninguém está acima de ninguém.

Nota de Miguel: editei a mensagem, porque estava toda em bold o que dificultava manifestamente a sua compreensão.



Editado 1 vezes. Última edição em 14/09/2006 01:31 por rmcf.

Re: Apatia
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 01:42

Não compreendi o que vc quer Carlos???

Re: Apatia
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 01:45

Bem, eu entendi. O Carlos está revoltado pela atitude do pároco... mas o único ponto que acusa é o do pároco não estar aberto a novas mentalidades.
De facto, é um problema comum. E por isso dou graças a Deus de estar numa comunidade de Jesuítas.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Apatia
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 09:11

POis é, complicado. Não nos podemos esquecer que os padres são homens, criados em determinado local, segundo determinada cultura e educação.

Mas compreendo a tua insatisfação, Carlos. O padre deve ser uma pessoa aberta para falar com todos e ouvir a opinião de todos e deve ter sempre um sorriso e uma palavra amiga. Mas, infelizmente, isto nem sempre acontece. E acho que o problema está precisamente na educação e na influência cultural. Por exemplo, na minha paróquia houve grandes mudanças desde que foram para lá padres brasileiros. AS missas são mais alegres, o padre está mais junto das pessoas, nomeadamente dos jovens...

MAs, também acho que isto não devia depender da cultura. Jesus sorria para todas a pessoas e vivia numa sociedade em que imperava a austeridade. Os padres deveriam dar mais atenção a isto, porque não há nada como um padre que fala com as pessoas, as ouve, sorri...enfim transmite a Luz de Deus.


Quanto ao boletim, pois... Infelizmente ainda há muito a ideia de que a informação da Igreja deve sair em panfletos sem cor e num formato clássico. Depois as pessoas não lêem, não é verdade. Principalmente os jovens.

Re: Apatia
Escrito por: Carlos2006 (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 20:10

Olá a todos!

Sinto uma profunda tristeza e pena de ver certas formas de estar mas hoje ao ler as vossas respostas sinto que não estou so. O Diogo que me desculpe mas será que a ordem tem algo a ver com aquilo que eu descrevi? Confesso que de teologia tenho poucos conhecimentos mas estou tentanto aprender tudo o que posso.

Já alguém dizia que os católicos entrem mal encarados para a misa e também saiem da mesma maneira e tenho reparado muito nisso após ter estado alguns anos ausente da igreja mas não de Deus...

Quando falei do boletim paroquial e meu contributo, foi quase como m chamamento e tive logo de actuar e falar com o pároco. Pois também parece que ele tem o quanto lhe baste com tanto que fazer.

Mas voltando ao inicio: tantos anos depois vejo tudo ou quase tudo na mesma, os comportamentos, atitudes e a própria maneira de estar e fico a pensar até onde isto tudo vai parar. Falta de vocações, falta de fé, uma tremenda agonia...

De resto são os forasteiros que veem lá de fora nos mostrar como as coisas devem de ser. Alegria, diálogo e uma vontade imensa de agradar.

Por vezes fico sem saber como falar com meu pároco, é triste mas é assim!

Desde já, um sincero OBRIGADO A TODOS que responderam e peço desculpa de não responder a cada um de vós.

Oxalá que tudo isto mude um dia, para melhor, claro. E finalemente, quero continuar a vir ao forum, pois tenho muito que aprender com todos vós!

Re: Apatia
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 20:56

Carlos

A rotina do dia a dia cansa até mesmo na igreja, é sempre bom que venham padres de fora para nos dar luz!

Tivemos agora aqui um padre brasileiro a dar catequese a adultos por um mês, no entanto houve bons frutos...e posso dizer-vos que o Brasil tem padres bem formados.


[www.josealem.com.br]

Re: Apatia
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 22:18

Carlos saia da sacristia e vai evangelizar , procure formar os jovens , agradar aos jovens ...eles não tem cara feia ....he,he,he .
Reze muito e estude bastante , seja fiel e obediente á Igreja ...
e de vez em quando venha partilhar conosco a água que vc bebeu na fonte...

Re: Apatia
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 22:29

Caro Carlos,
Falei dos Jesuítas porque me encontro inserido num dos seus centros de Catequese. Eles são a Ordem da Companhia de Jesus. Têm um grande apostolado junto dos jovens, e eles próprios se esforçam para ser uma comunidade aberta e jovem.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Apatia
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 15 de September de 2006 04:13

Carlos

Há pessoas aqui no Canadá, também dizem que os padres portugueses são orgulhosos, que os brasileiros são mais humildes! Eu própria, escrevo-me com um Superior brasileiro, of course, que foi aqui nosso pároco. Quando chegou a Superior, perguntei-lhe; Pe. António como quer que o chame agora?
-Chamas-me como sempre me chamaste, respondeu o Bom Padre como o povo lhe chama!
Em Portugal para se falar com um bispo tem de se chamar. "Sua Excelência Reverendíssa"....se não dizem se andaram connosco na escola:)
Mas eu ainda não me posso queixar, tenho aí um padre amigo, é capelão numa universidade.

Re: Apatia
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 15 de September de 2006 09:35

O que a Igreja precisa é de sair das suas capelinhas e ir ter com os que mais precisam.

Na minha capela estamos a organizar um grupo de voluntários para dar apoio a quem precisa. Não está a ser fácil, mas com a ajuda de Deus já deitámos algumas gotas no oceano. POr exemplo, neste momento, vou a casa de uns senhores de idade que precisam de conversar. A senhora já nem pode sair de casa. É só uma conversa, mas podem crer que faz toda a diferença aquelas pessoas.

No meu grupo de jovens também já visitámos lares de crianças em risco e é óptimo ver o sorriso deles. É isto que falta à Igreja. Pôr mais leigos em contacto com as pessoas, com os seus problemas. Não basta ir à missa. É preciso fazer como Jesus e ir ter com os que mais precisam e isso pode ser feito de várias formas. Basta haver imaginação e vontade.

Carlos, por que não tentas organizar um grupo de jovens ou de voluntariado na tua paróquia? Se ainda não tiverem, claro.

Também estive afastada da Igreja durante muito tempo, mas não de DEus. Quando voltei senti necessidade de sair da capelinha, como se costuma dizer. Fi-lo e olha que me sinto muito bem. A Igreja tem coisas más, mas também boas. Mas, lá está, tem de se mudar esta apatia. Devagar, devagarinho vamos lá... Pelo menos a nível das paróquias.

Força e que DEus te abençoe e te dê toda a força do mundo para conseguires essa mudança. Não há muitas pessoas a pensar como tu, mas olha que é de pessoas como tu que estamos a precisar. O segredo é rezar muito e não nos preocuparmos demasiado. Entrega tudo a Deus e deixa que Ele te guie. Não é fácil ao início, mas vai-Lhe pedindo sempre ajuda. Ele vai ouvir-te.

Re: Apatia
Escrito por: Carlos2006 (IP registado)
Data: 15 de September de 2006 17:32

Maria João,

Foi com muito agrado que li tua mensagem: fé e esperança! Na verdade tento ajudar aqueles mais necessitados e como tu dizes e bem, basta ás vezes falar com as pessoas para as ver sentir bem e também devolver alguma auto-estima.A solidão é uma das piores coisas e coitados daqueles que teem filhos e netos mas estão "abandonados" á sua sorte.

Costumo ir ao lar de idosos que fica aqui perto. Ora falo com eles, ora lhes tiro algumas fotos. Compilei um trabalho no Photoshop com algumas fotos e uma mensagem de Cristo. Eles gostaram muito e sentiram-se bem.

Há tanta coisa para fazer ainda neste mundo e mal começamos. Os jovens, bem, são outra história. Convencer-os a organizar um grupo não é nada fácil e depois tal a idade permite, gostem de fazer praia, cafés, bares, etc. Depois há aquelas conversas e/ou respostas que os padres "são estes e aqueles"...acredita, não é matéria fácil.

Não quero no entanto aqui arranjar bodes expiatórios mas sabemos que parte da culpa vem muitas vezes não da igreja mas sim dalguns padres...falto de tacto ou de saberem comunicar...cultura não lhes falta...

Continuarei sem dúvida orando e vou levar a tua sugestão mesmo muito a sério-deixar que Deus de encarregue do resto.

Re: Apatia
Escrito por: Carlos2006 (IP registado)
Data: 15 de September de 2006 17:43

Olá Rita,

A arrogancia não se limita ao clero como todos nós sabemos e ela existe em muitas pessoas que por um motivo ou outro são mesmo assim. Contudo, é muito mau exemplo de alguns párocos terem certas atitudes, especialmente quando Cristo na sua via terrena foi tão humilde. A igreja como instituição tem ao longo dos séculos "pecado" e o Papa Jõao Paulo II veio a público pedir desculpas,um acto tão grande de humildade e carinho muito raro nos nossos dias. É preciso coragem para pedir perdão!

É louvável ver pessoas com altos cargos na igreja saberem ser mais do que pastores mas também amigos e seguirem o Evangelho com tantas vezes les nos recomendam.

Enfim, muito mais havería para dizer e acredite que não entendo e fico confuso por veres atitudes destas e contrariar tudo aquilo que a Sagrada Biblia nos ensina.

Até uma próxima!

Re: Apatia
Escrito por: SomosIgreja (IP registado)
Data: 15 de September de 2006 18:58

Olá! Saudações fraternas na alegria vem de Cristo.

Eu sei, alguns padres revelam "APATIA", mostram alguma "arrogância" e talvez ainda "pensam que o clero ainda vive nos século XIX". Eu sei, todos sabemos que "De cada vez menos pessoas na igreja, cada vez menos jovens..."
Mas permitam-me que pense em "voz alta":
- A Igreja é só o Papa, os Bispos, os padres, os diáconos e as freiras? Não será antes a comunidade daqueles que acreditam em Jesus Cristo e n'Ele foram baptizados? Neste caso, mais de 99% da Igreja não são Papa, nem bispos, nem padres nem diáconos nem frades/freiras...SÃO LEIGOS!
- Segundo o Concílio, na Igreja há uma igualdade fundamental e uma diferença funcional. Então todos temos a fundamental vocação ao apostolado, ao testemunho e ao anúncio de Cristo Salvador, embora em difrentes e específicas funções. Será que só alguns padres cumprem mal as suas? Será que todos os leigos no família, no mundo (É próprio dos leigos a secularidade - Decreto sobre o Apostolado dos Leigos), na comunidade .. cumprem bem as suas?
- Parece ressaltar em muitos dos tópicos apresentados neste Forum uma certa "azia contra os padres", bem ao jeito de um certo anticlericalismo lusitano congénito.
João Paulo II lembrou que o "caminho da Igreja é o mundo" e nós a gostar energias em acusações mútuas em vez de nos unirmos na comum missão mibilizadora do Evangelho.
- Subjacente a muitas intervenções neste Forum, parece-me a presença de uma "Igreja clerical", totalmente centrada no padre. As pessoas não vão à Eucaristia, a culpa é do padre... As pessoas não participam na vida da comunidade com criatividade, a culpa é do padre... As comissões, os grupos e os movimentos eclesiais não funcionam bem (ai, tanta trica, ciumite e mexeriquice!), a culpa é do padre... Os jovens estão afastados da Igreja, a culpa é do padre... O padre tem que ser simpático, acolhedor, mobilizador, atento aos outros, disponível para o serviço aos irmãos, sobretudo os mais carenciados. Mas só o padre??? Ele é tão baptizado como os seus irmãos leigos! Todos podem falhar, porque há sempre desculpa, compreensão. O padre não pode, porquê? Será que foi feito de substância angelical? Não tem direito à compreensão, ao carinho, à ajuda, à presença, à motivação?
Um amigo meu dizia-me há dias como piada: "quanto mais conheço os leigos mais aprecio os padres!" Dará para perceber...
Nenhum padre me pediu para os defender. Mas penso que não podemos deixar de falar...

"Deixo-vos a minha alegria para que em vós ela seja completa" - J. Cristo

Re: Apatia
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 15 de September de 2006 20:29

Concordo em parte com o SomosIgreja.

Particularmente no facto de que muitos tendem a responsabilizar "o padre" pelas suas opções:
em vez de dizerem "optei por não ir à missa" refugiam-se sempre em algo que "o padre" fez ou disse.

É questão de dizer:
Sejam homenzinhos / mulherzinhas e assumam o que fazem ou não fazem.

João (JMA)

Re: Apatia
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 15 de September de 2006 20:53

Enfim, muito mais havería para dizer e acredite que não entendo e fico confuso por veres atitudes destas e contrariar tudo aquilo que a Sagrada Biblia nos ensina.

Carlos, não percebi o que referiste acima! Explica melhor:)

Re: Apatia
Escrito por: Carlos2006 (IP registado)
Data: 15 de September de 2006 20:53

Boa noite!

Ninguém está aqui para atingir ou ferir seja quem for, muito menos apontar armas aos padres.

Apenas quis realçar a minha profunda "tristeza" por aquilo que eu vejo na minha igreja, na igreja na qual eu cresci.

Não tenho nada contra o clero, a igreja os padres,bispos e até ao Papa, etc. Apenas apontei que existe párocos que não são acessíveis. Chegam á igreja 10/15 minutos antes da missa, fazem seu dever e vão se embora.

EU quis mudar lago na minha igreja e comunidade e como tal falei com o pároco e apenas lhe perguntei em que podería contribuir. Ele foi pronto a concordar comigo que o boletim paroquial precisava de uma reforma e assim foi. Meti logo mãos á obra e já vamos no segundo número com "cara lavada" e outro aspecto e até apetece ler e digo ainda mai: houve-se mais páginas que eu as preenchia com mais textos.

Pedi-lhe algum feedback que a comunidade tivesse prestado e nem respondeu ao meu e-mail. Diálogo? Enfim, a minha vontade de continuar a trabalhar continua e vou fazer o meu melhor naquilo que eu sei fazer. A APATIA não me vai afastar da à igreja porque ela é de todos e somos todos filhos de Deus, acreditando nos mesmos principios.

Finalmente, alguma coisa vai ter que mudar, venha ela dos leigos, padres ou até mesma igreja e para bem de todos, afinal trabalhamos para o bem comum e acreditamos num só Deus.

Re: Apatia
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 15 de September de 2006 20:57

Carlos

Pode o padre entender que o boletim não seja necessário ou a igreja não tenha dinheiro para o manter...aqui quem costuma manter o boletim, é uma casa funerária, uma igreja tem muita despesa!!!

Re: Apatia
Escrito por: Carlos2006 (IP registado)
Data: 15 de September de 2006 20:59

Rita,

O que nos diz a Biblia? O que diz o Envangelho? Há tantas citações que nos lembram que não somos ninguém,somos pequenos de mais. Devíamos de olhar mais para cima e não tanto para os nossos umbigos.

Admiro a humildade, a capacidade de dialogar porque só assim se podem fazer coias maiores e melhores em prol de Deus. Temos que deixar interesses pessoais e protagonismos fora das nossas vidas e viver uma vida semelhante ao Cristo.

Espero que tenha respondido á pergunta da Rita.

Re: Apatia
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 15 de September de 2006 21:02

Pois, mas os padres nem todos são humildes! Tens razão...

Re: Apatia
Escrito por: Carlos2006 (IP registado)
Data: 15 de September de 2006 21:25

Quanto eu saiba, não existe problema com dinheiro para manter o boletim vivo. Por aquilo que eu entendi, o nosso pároco tinha e tem muito que fazer como se entende e pouco tempo, apenas vim o aliviar dessa tarefa com ideias novas. Apesar do papel (A3) não ser de qualidade, dá perfeitamente e até deve sair mais barato.

Achei que podería lá caber mais conteudos/textos porque ficava muito espaço em branco e mal aproveitado e assim comecei a colocar imagens, pensamentose e pequenas histórias e claro a informção respeitante á nossa paróquia.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.