Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Será que ainda há profetas?
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 13 de September de 2006 16:17

Na Bíblia fala-se imenso de pessoas a quem Deus tinha dado o dom de curar e de profetizar. Não estou a referir-me apenas à divulgação da Palavra de Deus. EStou a referir-me às visões de que falam os profetas na Bíblia. Aliás, os santos também falam dessas visões.

Acham que ainda há essas pessoas hoje em dia?

Não estou a falar de bruxaria. Aliás, lembrei-me deste tópico por causa do Renovamento Carismático, que dá tanta importância ao Espírito Santo e aos dons que Ele nos dá, como das línguas, de profetizar, etc.

O que acham?



Maria João Garcia

Re: Será que ainda há profetas?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 13 de September de 2006 22:30

Claro ,o Cristo Ressuscitou e nos deu seu Espírito . Apenas interprete o que significa ver . Ver não os olhos da carne , mas com o coração , com o espírito.Ele nos cura da surdez, da cegueira e da paralisia...



Editado 1 vezes. Última edição em 13/09/2006 22:33 por Chris Luz BR.

Re: Será que ainda há profetas?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 15 de September de 2006 19:18

Tudo é possibilidade subconscientemente!

Que escolha temos que fazer dentre as possibilidades para vermos ?
A consciência tem que estar envolvida.Onde está a consciência ,o observador ?
No espírito ( nous) que está dentro da nossa roupa biológica....



Editado 1 vezes. Última edição em 15/09/2006 19:23 por Chris Luz BR.

Re: Será que ainda há profetas?
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 15 de September de 2006 21:24

Cara Maria João

Segundo a doutrina, depois da vinda de Jesus não existe necessidade de que Deus se volte a manifestar através de profetas. Os profetas terão tido como principal missão a preparação da vinda de Jesus. Com a consubstanciação deste acto, os profetas deixaram de ser necessários, uma vez que, e também segundo a doutrina, tudo o que Deus poderia dizer ou nos comunicar, fê-lo através da entrega do Seu Filho. A vida e morte de Jesus, segundo a doutrina da Igreja, encerra o capítulo da Revelação.

Claro que depois da ressurreição de Jesus, muitos foram os que se auto-proclamaram como profetas, ou enviados de Deus. Mas a forma como foi manifestada a profecia após a vinda de Jesus é que passou a ser diferente. Passou a haver mais visões de "seres celestiais", e de outras entidades. Contudo, e como já disse no paragrafo anterior, a Igreja só reconhece as "profecias" que não contrariam a sua doutrina ou os ensinamentos de Jesus.

Tentando ser mais claro, o último profeta enviado por Deus terá sido João Baptista. A partir de então a Igreja tem tido imensos casos de aparições, visões, curas milagrosas, etc, para analisar, mas nunca mais ninguém obteve para si a figura de profeta. Após a vinda de Jesus a Igreja não reconheceu a mais ninguém o dom de falar por Deus...

Em relação ao movimento carismático não creio que tenha no seu seio profetas. Tudo é feito através do Espírito Santo e pelo Espírito Santo. A pessoa é meramente um veículo através do qual o Espírito Santo opera. Não se enquadram na categoria que a Bíblia descreve como profetas. As pessoas não curam ninguém. Podem interceder, rezar, encaminhar outros, mas não curá-los. Quem cura, quem concede a graça, é sempre Deus.

Um abraço

MD

Re: Será que ainda há profetas?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 17 de September de 2006 17:07

São Paulo , então Saulo , conheceu o Ressuscitado através de uma " visão " e o Espírito de Jesus se tornou seu Mestre e lhe deu autoridade para evangelizar os gentios.... e depois dele tantos outros até hoje " veêm " o Ressuscitado e seus corações não cabem mais no peito, e saem a testemunhar Jesus Cristo Vivo.

Re: Será que ainda há profetas?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 17 de September de 2006 18:03

Caríssimos Irmãos,
Partilho da opinião do Miguel. É bastante improvável que Deus tenha necessidade de dar de novo profetas ao mundo. Mas Deus continua a manifestar-se, não através de profecia, mas sim através do Espírito, da mão que nos guia.
À palavra profecia está interente o sentido do que há-de vir. P.e. João Baptista dizia que havia de vir o Salvador, e por isso baptizava todos os que acreditavam na sua vinda.
Hoje podemos considerar que tudo foi revelado. Está na Bíblia, mais interpretação menos interpretação. Até o próprio fim do mundo está dito.
Não há nada de novo a contar. Deus só nos guia, através do Espírito. Os Santos (e, irmãos, nós somos aspirantes a santos) veem realmente mensagens de Deus, que somente servem para nos guiar.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Será que ainda há profetas?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 17 de September de 2006 20:10

"depois da vinda de Jesus não existe necessidade de que Deus se volte a manifestar através de profetas"

Mas tudo isto é a realização do que disse o profeta Joel:
'Nos últimos dias, diz o Senhor,
derramarei o meu Espírito sobre toda a criatura.
Os vossos filhos e as vossas filhas hão-de profetizar;
os vossos jovens terão visões,
e os vossos velhos terão sonhos.
Certamente, sobre os meus servos e as minhas servas
derramarei o meu Espírito, nesses dias, e eles hão-de profetizar.'
(Act 2, 16-18)

Parece-me que Deus se manifesta ainda hoje através de profetas, mas todos podemos ser chamados a ser profetas e alguns terão um maior dom da profecia. Não são profetas aqueles que sonham com os projectos de Deus e falam deles aos outro e ajudam a que esses projectos se tornem realidade?

pontosvista

Re: Será que ainda há profetas?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 17 de September de 2006 23:44

Os muçulmanos dizem que o último dos profetas foi Maomé.
Eu penso que a professia tem hoje uma dimensão comunitária. Por exemplo, considero que são verdadeiramente profetas os que redigiram a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
[www.unhchr.ch]

*=?.0

Re: Será que ainda há profetas?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 28 de September de 2006 18:58

Tudo depende na realidade do conceito que temos de profetas.

Penso que vão existindo homens através dos quais o Espírito Santo se manifesta.

Como se manifestou através dos profetas referidos na Bíblia.

E através dos quais se transforma a Igreja e o Mundo: neste sentido, que foi João XXIII senão um profeta?

João (JMA)

Re: Será que ainda há profetas?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 28 de September de 2006 19:45

Que foi João Paulo II senão o profeta da Paz?
Relembro umas palavras suas: «É dever da minha geração, que passou pela guerra, gritar e obrigar os mais novos a entender que a guerra só provoca mortes e destruição. É preciso pôr os jovens a gritar: "Não à guerra!"»

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Será que ainda há profetas?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 28 de September de 2006 22:19

Citação:
João (JMA)
Penso que vão existindo homens através dos quais o Espírito Santo se manifesta.
Como se manifestou através dos profetas referidos na Bíblia.
E através dos quais se transforma a Igreja e o Mundo: neste sentido, que foi João XXIII senão um profeta?

Dito deste modo ainda ficamos a imaginar os profetas como homens excepcionais. Mas vejo a profecia de Joel de modo muito mais concreto: numa reunião de um grupo na paróquia, o profeta muitas vezes é alguém que tem uma sensibilidade especial para o assunto, ou que rezou sobre o assunto, ou que Deus chamou a manifestar a sua vontade sobre o assunto; e esse profeta pode ser o mais novo, ou o que parece menos piedoso, etc.

Será que nas nossas comunidades cristãs procuramos descobrir o que Deus nos quer dizer, mesmo através daqueles que menos esperamos? Não ficamos muitas vezes agarrados à ideia que o Espírito só se manifesta através da hierarquia e que o "mais graduado" tem sempre mais razão e representa sempre a vontade de Deus? E não corremos com isso o risco de abafar o Espírito que sopra onde quer sem sabermos de onde vem nem para onde vai?

pontosvista



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.