Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Mensagem do Papa Bento
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 12 de September de 2006 17:14

Papa convida a descobrir a beleza da oração em família - 12/09/2006 - 11:29

Ao encontrar-se na tarde desse domingo, na catedral de Munique, com crianças da primeira comunhão, com seus pais e seus catequistas, Bento XVI os convidou a descobrir a beleza da oração em família.

No templo, no qual em 28 de maio de 1977 recebeu a ordenação episcopal Joseph Ratzinger, apresentou a Comunhão como a «fonte da vida» com a qual Jesus «vem a nós e se une a cada um de nós».

Por este motivo, o Santo Padre se dirigiu em particular aos pais das crianças, para convidá-los «encarecidamente a ajudar vossos filhos a crer» a «acompanhá-los em seu caminho para a primeira Comunhão».

Definitivamente, explicou, trata-se de ajudá-los em «seu caminho até Jesus e com Jesus».

«Peço-vos - implorou: ide com vossos filhos à Igreja para participar da celebração eucarística do domingo.»

«Vereis que não é tempo perdido - assegurou -, é o que mantém a família verdadeiramente unida.»

«O domingo se torna mais belo, toda a família se torna mais bela, se juntos participais da liturgia dominical.»

«E, por favor, rezai também em casa juntos: na mesa e antes de ir dormir. A oração nos leva não só para Deus, mas também para o outro».

«É uma força de paz e de alegria - reconheceu. A vida da família se torna mais festiva e adquire um alcance mais amplo se Deus está presente e se experimenta sua proximidade na oração.»

O Papa se dirigiu também aos professores de religião, para pedir-lhes que tenham presente «na escola a busca de Deus, desse Deus que em Jesus se tornou visível para nós».

«Sei que em nosso mundo pluralista é difícil apresentar na escola o tema da fé. Mas não é suficiente, muito pelo contrário, que as crianças e jovens só adquiram na escola conhecimentos e capacidades técnicas, em vez de critérios que orientem e dêem sentido aos conhecimentos e as capacidades.»

«Estimulai os alunos a propor perguntas não só sobre isto ou aquilo - algo que está bem - mas perguntar sobretudo o “de onde” e o “para onde” de nossa vida. Ajudai-os a perceber que todas as respostas que não chegam até Deus são curtas demais.»


[www.catolicanet.com]

.

Re: Mensagem do Papa Bento
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 13 de September de 2006 08:01

Jesus disse: "isto é o meu corpo". Não disse: "isto sou eu". E disse: "isto é o meu sangue". Não disse: "isto é a minha vida". Mas disse: "sempre que dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estarei no meio deles". Só algo vivo pode traduzir a presença de Jesus Cristo. A coisificação de Jesus Cristo, e mais ainda de Deus, mesmo vinda da boca do Papa Bento, não faz sentido. Pão é pão. Pão partido e repartido é o corpo de Jesus Cristo, ou seja o cerne da sua mensagem existencial. O vinho e a água em comum participados são a expressão da vida que Jesus quer ver no mundo. Jesus faz-se presente por coisas vivas, mormente pelas pessoas, sobretudo aquelas que precisam de amparo e compreensão.

*=?.0

Re: Mensagem do Papa Bento
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 13 de September de 2006 10:19

Não sei se percebi completamente o que queres dizer, mas levanto algumas questões.

Aparentemente, ao dizer «Isto é o Meu corpo» (em vez de, como dizes, «Isto sou eu») e «Isto é o meu sangue» (em vez de «Isto é a minha vida») impede aquilo que pareces criticar na Igreja como sendo a coisificação de Jesus Cristo. Pareces postular que uma coisa é o corpo de Jesus, outra é Jesus, não podendo nós dizer que o Corpo de Jesus é o mesmo Jesus. Se é isto o que queres dizer (assim me parece, pelo que vejo escrito), creio que a tua mensagem esquece alguns elementos básicos.

Em primeiro lugar, não podes ler a Bíblia esquecendo o significado das palavras na mesma. «Corpo» e «Sangue» significam precisamente aquilo que a tua mensagem nega. O corpo é a presença de cada um, o modo de estar; o sangue é a vida. Evidentemente, não podemos cair naquilo a que já tantas vezes chamei o «fisicalismo» da presença real de Jesus na Eucaristia. Mas é uma presença real. É Jesus que realmente está presente.

Em segundo lugar, só uma leitura errada destas palavras permite uma coisificação de Jesus e garanto-te que o Papa não incorre nesse erro.

Em terceiro lugar, nada disto contradiz o que colocas como contraposição, a da presença de Jesus nos gestos do (re)partir do pão e da água. A Eucaristia não é um mero ritual, mas o cerne de toda a vida. Comungar o Corpo de Jesus e beber o seu sangue significa entrar em comunhão com o modo de ser e de estar de Jesus, assumir os seus critérios, transformar-me naquele que comungo, ser um «alter Christus», outro Cristo. O pão consagrado, partido e repartido é expressão daquilo que Jesus é para nós e do que somos convidados a ser uns para os outros. Aqui está o núcleo da vida cristã e por isso é que a Eucaristia é o centro de tudo. E aquilo a que chamas «mensagem existencial» também está lá. Porque está lá tudo. Também aqui é caso para dizer: «Não separe o homem o que Deus uniu».

Alef

Re: Mensagem do Papa Bento
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 13 de September de 2006 10:38

Não sou perito em Escrituras. Mas penso que fica claro que Jesus Cristo só se identifica, pelo que respeita ao espírito de missão, com aqueles que sofrem: "foi a mim que o fizeste". Adorar o pão eucarístico como se de Jesus Cristo se tratasse é mero exercício devocionista, sem nada a ver com a realidade. O pão eucarístico é sim o símbolo da Festa Eucarística, aquele acontecimento de luz, côr, fraternidade, compaixão, perdão e liberdade, que de simbólico deve passar a real, para glória de Deus Pai.

*=?.0

Re: Mensagem do Papa Bento
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 12 de December de 2006 16:16

Mensagem do Dia Mundial da Paz para 2007

Na habitual mensagem do primeiro dia do ano, o Santo Padre deverá denunciar os dramas da Humanidade que ameaçam a paz e colocam em risco o futuro das novas gerações.

Na Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2007, agora conhecida, Bento XVI mostra especial preocupação com o terrorismo, a corrida ao nuclear, a eutanásia e o aborto, aludindo às “mortes silenciosas”.

“Junto às vítimas dos conflitos armados, do terrorismo e das mais diversas formas de violência, temos as mortes silenciosas provocadas pela fome, pelo aborto, pelas pesquisas sobre os embriões e pela eutanásia. Como não ver nisto tudo um atentado à paz?”, pergunta o Papa, no texto hoje divulgado pela Santa Sé.

Bento XVI sublinha que a vida é "um dom de que o sujeito não dispõe a seu bel-prazer".

"A paz necessita que se estabeleça uma clara fronteira entre o que é disponível e o que não o é: assim se evitarão intromissões inaceitáveis naquele património de valores - que é próprio do homem enquanto tal", pode ler-se.

Com o título “A Pessoa Humana, Coração da Paz”, a Mensagem de Bento XVI defende que “respeitando a pessoa promove-se a paz e, construindo a paz, assentam-se as premissas para um autêntico humanismo integral”. “É assim que se prepara um futuro sereno para as novas gerações”.

O texto lembra ainda que existem “direitos humanos inalienáveis ligados com a natureza comum dos homens”, a cuja observância os Estados se comprometem mesmo em caso de guerra.

Bento XVI retoma também uma preocupação manifestada na Turquia e apela à consciência ecológica, ressaltando que "a destruição do ambiente, um uso impróprio ou egoísta do mesmo e a apropriação violenta dos recursos da terra geram lacerações, conflitos e guerras, precisamente porque são fruto de um conceito desumano de desenvolvimento".

Www.rr.pt

Re: Mensagem do Papa Bento
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 12 de December de 2006 17:53

D. Januário elogia mensagem para o Dia Mundial da Paz


Um convite à reflexão, numa mensagem de um homem de coragem. D. Januário Torgal Ferreira avalia, assim, a mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz.

O Bispo das Forças Armadas entende que, neste “documento de grande porte” o Papa Bento XVI “mantém a lógica corajosa de posições já assumidas, tocando os vários registos da sociedade”, numa época em que as pessoas “às vezes, só tocam num”.

No texto para o dia que assinala a 1 de Janeiro, mas que já hoje foi revelado pelo Vaticano, o Papa denuncia os dramas da Humanidade que ameaçam a Paz e colocam em risco o futuro das novas gerações.

D. Januário Torgal Ferreira defende que a mensagem revela “um Papa com inteligência e argúcia intelectual e coragem moral” e sustenta que “era preciso fazer pensar” e o texto de Bento XVI “é um convite a pensarmos”.

www.rr.pt

Re: Mensagem do Papa Bento
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 12 de December de 2006 22:21

Por causa dessa mensagem, escrevi um texto no meu blog. Podem ver aqui.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Mensagem do Papa Bento
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 13 de December de 2006 14:27

Papa/Vaticano

Insuficiente consideração pela mulher, ameaça para paz, afirma Santo Padre - 13/12/2006 - 09:11

Bento XVI alertou que a paz se converte em uma miragem quando não se respeita plenamente a dignidade da mulher.

A advertência pontifícia está presente na mensagem com motivo da Jornada Mundial da Paz, para o dia 1º de janeiro de 2007, que com o tema «A pessoa, coração da paz», enfrenta o desafio proposto pela igualdade de natureza de todas as pessoas.

«A insuficiente consideração da condição feminina provoca também fatores de instabilidade na ordem social», denuncia a carta.

Em particular, o bispo de Roma menciona «a exploração de mulheres tratadas como objetos e em tantas formas de falta de respeito à sua dignidade».

Em particular, desmascara as concepções persistentes em algumas culturas, «que ainda designam à mulher um papel de grande submissão ao arbítrio do homem, com conseqüências ofensivas à sua dignidade e ao exercício das próprias liberdades fundamentais».

«Não se pode cair na ilusão de que a paz está assegurada enquanto não se superem também estas formas de discriminação, que laceram a dignidade pessoal inscrita pelo Criador em cada ser humano», adverte.

Jornalistas: Ricardo Abel e Heloísa Paiva

Telefone: (11) 3266.6088 ramais 233/206


Última Alteração: 09:11:00

Fonte: Zenit.org
Local:Cidade do Vaticano Inserida por: Administrador



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.