Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12345678Próximo
Página actual: 1 de 8
Idolatria
Escrito por: Dinis (IP registado)
Data: 15 de August de 2006 13:00

Olá a todos,

Sempre que cruzo com as pessoas das igrejas evangélicas a primeira coisa que eles apontam (quando ficam a saber que sou católico e com muito gosto) é que estou a seguir uma Igreja que pratica idolatria (por causa das imagens dos Santos).
A minha intuição diz-me que as imagens dos Santos não são ídolos, muito menos deuses, no entanto não consigo negar, na prática comum, que veneramos e ajoelhamos perante essas imagens (como se fossem deuses).

O que é que pensam? Como podemos justificar aos nossos irmãos evangélicos de que a nossa prática não é idolatria?

Dinis

Re: Idolatria
Escrito por: Simone (IP registado)
Data: 15 de August de 2006 17:17

Olá Dinis,

não trata-se de intuição mas de um fato, não adoramos imagens.
Idolatrar seria colocar a imagem no mesmo lugar de Deus, ou seja, dizer que aquela imagem é criadora de todas as coisas e que é senhor do universo. Nós fazemos isso? Claro que não. Nós a veneramos. Mas podem objetá-lo da seguinte forma.
Vão dizer que no dicionário tal, venerar é = a adorar. Portanto nós adoramos imagens. Este raciocínio está completamente errado. Basta uma argumentação tão somente semântica para mostrar o sofismo deles.
Pegue qualquer dicionário e lá estará dizendo que venerar é sinônimo de adorar, tributar grande respeito, ter um grande amor.
Já o vocábulo adorar significa: venerar, amar extremamente, tributar demasiado respeito...
Ou seja, quando um protestante vier com essa história diga a ele que adorar tb significa amar extremamente, portanto se ele ama extremamente seu filho ou pais ele os está adorando. Veja a que conclusão podemos chegar partindo do pressuposto deles.
Outra coisa, na profissão de fé, o Credo, da Igreja Católica está dito:

Creio em Deus Pai Todo Poderoso
Criador do céu e da terra
E em Jesus Cristo seu único Filho nosso Senhor
Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo...

Como pode uma Igreja que tem uma PROFISSÃO DE FÉ como esta ensinar a idolatria? A Santa Missa é toda dirigida para Deus, onde entra a idolatria aí?
Não veneramos ( tributar grande respeito, amar muito) as imagens em si, mas sim a pessoa a quem ela representa, pois nos serve de exemplo. Elas nos traz a lembrança a fé destes santos e santas que inspiram-nos a imitá-los.
Paulo disse: Sede meus imitadores assim como sou de Cristo. Isto tb se aplica as pessoas que estão representadas nas imagens, devemos imitá-las na medida em que elas tb foram imitadoras de Cristo.
Repare que a vida de um santo ou santa não aponta para eles mesmos mas sim para Cristo. A Igreja Católica preserva essa lembrança para as futuras gerações.
Outra coisa que vc poderia falar é que muitas Igrejas têm imagens sempre representando algo do cristianismo. Aqui na cidade onde moro têm uma igreja que têm vitrais lindos e em cada vitral uma imagem de um apóstolo ou de alguém que não deve ser esquecido. Têm um vitral com uma imagem de um rapaz, infelizmente não me recordo o nome dele no momento, e em baixo têm a seguinte frase: Antes morrer que pecar. Devemos renegar tal atitude ao esquecimento? Claro que não. Essa atitude não nos leva a pessoa humana que a praticou, mas sim a Cristo, mas sim ao ensinamento de que devemos andar em santidade para agradar ao Pai.
Podem tb começar a mostrar várias passagens onde Deus proibe as imagens. Mas mesmo assim eles, os protestantes, estão sofismando para pegar os mais incaltos.
Deus não proibiu toda e qualquer imagem, proibiu imagens de ídolos para adoração. se Deus tivesse proibido todo e qualquer tipo de imagem então estaria entrando em contradição, pois em várias outras passagens ele as ordena.
A interpretação enviesada dos protestantes leva a essas loucuras. Mas como podemos conciliar essa proibição com a ordenação para a confecção de imagens?
Temos que ter em mente que existem proibições absolutas e proibições relativas.
Se eu tenho um filho com gripe e digo para ele não tomar sorvete, estou fazendo uma proibição relativa, quando meu filho ficar curado poderá tomar sorvete. Ou seja, não foi uma proibição absoluta para toda a vida.
Assim fez Deus.
Proibição absoluta - confecção de imagens para adoração, ídolos.
Proibição relativa - algumas imagens não foram proibidas, não foi todo e qualquer tipo de imagem que estava debaixo desta proibição.

Podem lhe dizer que a serpente da seguinte passagem 2Reis 18:4 foi destruida para mostrar que Deus abomina imagens, não se preocupe, essa passagem fala contra eles mesmo pois:

1) Deus mandou fazer uma imagem
2) Essa imagem permaneceu por muito tempo entre o povo israelita
3) Quando mudaram sua função e começaram a adorá-la Deus mandou destrui-la

Essa passagem mostra exatamente o contrário do que eles querem fazer entender. Deus mandou construir uma imagem e quando sua função foi desviada ela foi destruída.
Então um ponto está esclarecido, as imagens não são proibidas de forma absoluta por Deus.
Outro ponto a ser esclarecido é que não colocamos as imagens no lugar de Deus. Não dizemos que elas são criadoras e tem vida por si só. Ao contrário, elas representam aqueles que deram testemunho de Cristo e que servem de exemplos para nós. As pessoas a quem tais imagens remetem, já estão na Igreja gloriosa, e servem de exemplos para nós que estamos aqui na igreja militante pedindo a graça de Deus para ser firmes e dar testemunho como seus santos e santas fizeram.
Terceiro ponto, quando um protestante me vem com essa história, eu peço para ele me mostrar no catecismo ou algum documento pontifício onde a Igreja nos ensina a adorar imagens e não a Deus. Caso ele consiga eu deixo a Igreja na hora. Denis, nunca me mostraram, pelo simples fato que a Igreja não ensina e não incentiva tal prática que é um pecado mortal. Faça isso, não há protestante na face da terra que consiga lhe mostrar isto. Pois eles mentem ao nos acusar de tal pecado.
Eu era protestante e através da graça de Deus ao longo de meus estudos pude constatar que eu estava propagando uma mentira ao acusar a Igreja Católica de ser idólatra. Do mesmo modo que eu vi tamanha mentira, e graças a Deus voltei a Igreja, por que os protestantes não vêem também? Mesmo que não se tornem católicos, mas poderiam muito bem pesquisar na fonte e ver se o que dizem condiz com a verdade. Mas ao invés disso ficam a repetir feito papagaios o que lhes é ensinado, de forma mentirosa, dentro de suas denominações.
A Igreja nunca ensinou a idolatria, ao invés disso ela sempre a combateu, em todas as suas formas como a idolatria pelo dinheiro, pelo prazer etc etc.
Há abundancia de documentos pontifícios e patrísticos dizendo exatamente o contrário dessas pessoas que vc encontra.
Podem começar a dizer a vc que é idolatria pois nós rezamos aos santos. Para esclarecer mais essa mentira, vc teria que explicar para esse protestante o que é a comunhão dos santos, pois eles não acreditam nisso, daí a dizer que a Igreja ensina a necromancia!!!
Mas não fique só na intuição Denis, pode ter certeza que a Igreja não ensina isso. Faça como eu, peça a essa pessoa que lhe mostre uma encíclica, uma carta pontifícia ou no catecismo onde a Igreja ensina que devemos adorar a ídolos e não a Deus. Esse protestante nunca encontrará, pois a Igreja não ensina isto.
Eu já fiz isso com vários protestantes inclusive no meu trabalho, disse que se me mostrassem algo assim, eu deixaria de ser católica, até hoje não obtive resposta.
Só uma observação, quando um protestante chega até mim com essa questão, das imagens, eu já vejo como é baixo seu nível teológico. Pois esse é um assunto que até muitos pastores já não tocam mais, pois sabem que a Igreja não ensina isso.
Se essas pessoas "evangélicas?" continuarem persistentes na mentira, desista, pois com gente assim só fazemos fazer perder o nosso tempo. Se vc perceber que não querem entender essa questão ( que é tão simples!!!) e que só querem discutir, bata o pó dos seus pés e siga sua vida. Pois Jesus disse que toda palavra vã será levada em conta no dia do juízo Mt 12:36

Que Deus lhe dê sabedoria e paciência.

Fica com Deus.

Simone

Re: Idolatria
Escrito por: Simone (IP registado)
Data: 15 de August de 2006 18:22

A questão de se ajoelhar também não quer dizer que adoramos as imagens. Uma passagem muito usada até a exaustão é a seguinte: "Quando Pedro estava para entrar, Cornélio saiu a recebê-lo e prostrou-se aos seus pés para adorá-lo". (At 10,25)
A passagem não se refere ao ato de se prostrar ou ajoelhar, mas sim que Cornélio ao fazer isso foi com a intenção de adorá-lo. Por tanto Pedro não o repreende por ter se prostrado, mas sim por querer adorá-lo.
Em Gn 19:1 Lot se prostrou diante dos anjos, vc deve saber que os anjos recusavam adoração, mas o ato de Lot não foi de adoração por isso os anjos não o repreenderam.

Em Gn 48:12 José se prostra diante de seu pai. Em forma de respeito. Da mesma forma nos ajoelhamos em forma de respeito profundo. Não que seja obrigatório nos ajoelhar, mas não passa de um ato de respeito e não de adoração.

Em Ex. 18:7 Moisés se prostra e beija o seu sogro. Do mesmo modo se beijamos uma imagem não a estamos adorando mas tão somente mostrando um ato de carinho para com a pessoa que a imagem representa. Se eu beijo o retrato da minha mãe não estou adorando-a mas sim externando meu carinho por ela através daquele ato.

Em Nm 22:31 Balaão ao ver o anjo prostra-se diante dele. O anjo não o repreende pois não era adoração.

Em Js 7:6 Josué junto com os anciãos de Israel prostraram-se diante da arca do Senhor até a tarde. Podemos chamá-lo de idolatra por causa disso???

Em Rt 2:10 Rute prostra-se diante de Booz em sinal de humildade. Ao nos ajoelharmos diante de uma imagem estamos exercitando a humildade. Não por causa da imagem em si mesma, mas por saber que aquele(a) que ali está representado é um exemplo de imitação para nós, devido ao seu testemunho de Cristo.

Em 1Sm vemos Abgail prostrando-se diante de Davi e suplincando-lhe que não fosse contra Nabal e todos de sua casa. E depois ela dizendo-se ser sua serva. Para um protestante Abgail estaria fazendo de Davi um deus.

O ato de se ajoelhar ou prostrar-se não quer dizer adoração.
Na passagen de 1Rs 22:54 Ocozias prestou culto a baal e prostrou-se diante dele.

Em 2Rs 21:3 mostra que Manassés levantou altares a baal e esculpiu um ídolo de pau como fez Acab e prostrou-se diante dele e o adorou.

Poderia te mostrar muitas passagens nesse sentido mas já posso criar um argumento com estas que acabo de transcrever.
Denis, vc pode observar que o ato de se prostrar pode ser lícito ou ilícito. Pode ser por respeito e/ou humildade ou para adoração a um falso deus.
Nas passagens de 1 e 2 Reis temos pessoas se prostrando, nas demais passagens também temos pessoas se prostrando Moisés, Abgail, José, Lot, Balaão.
A atitude de prostrar-se tanto em Reis como nas demais passagens é materialmente é igual, mas formalmente são opostas.
Uma é para indicar respeito e humildade a outra é para indicar uma adoração a baal.
Vemos a partir daí que existe uma diferenciação entre matéria e forma.
Quando nos ajoelhamos diante de uma imagem não estamos tomando a mesma atitude de Ocozias, Manasses, Acab ou Conélio mas sim de Abgail, de José, de Moisés.... é respeito, é humildade. Não é adoração.
Podem objetar que dirigimos orações a eles mas aí é como eu disse no post anterior, vc terá que explicar a eles sobre a comunhão dos santos, coisa que eles não tem em conta, por isso nos acusam.

Fica com Deus

Simone

Re: Idolatria
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 17 de August de 2006 18:42

Um Exclusivo para a Simone:


Citação:
...quando um protestante me vem com essa história, eu peço para ele me mostrar no catecismo ou algum documento pontifício onde a Igreja nos ensina a adorar imagens e não a Deus. Caso ele consiga eu deixo a Igreja na hora.


Pois então veja bem,

Ensina o quarto concílio ecuménico de Constantinopla no seu cânon terceiro e também o magistério da igreja católica romana:

Can. 3. [Texto de Anastasio:] …Si alguno, pues, no adora la imagen de Cristo Salvador, no vea su forma cuando venga a ser glorificado en la gloria paterna y a glorificar a sus santos [2 Thess. 1, 10], sino sea ajeno a su comunión y claridad. Igualmente la imagen de la Inmaculada Madre suya, engendradora de Dios, María. Además, pintamos las imágenes de los santos ángeles, tal como por palabras los representa la divina Escritura; y honramos y adoramos las de los Apóstoles, dignos de toda alabanza, de los profetas, de los mártires y santos varones y de todos los santos. Y los que así no sienten, sean anatema del Padre y del Hijo y del Espíritu Santo. (Denzinger 337)

Can. 3. [Versión del texto griego:]…. Si alguno, pues, no adora la imagen de Cristo Salvador, no vea su forma en su segundo advenimiento. Asimismo honramos y adoramos también la imagen de la Inmaculada Madre suya, y las imágenes de los santos Angeles, tal como en sus oráculos nos los caracteriza la Escritura, además las de todos los Santos. Los que así no sientan, sean anatema. (Denzinger 337)

(Denzinger, Enrique. El magisterio de la Iglesia, trad. de Daniel Ruiz Bueno, Editorial Herder, Bracelona, 1963. Versión directa de los textos originales. )

Pode conferir aquio livro que faço notar conta com censura eclesiástica e imprimatur da Igreja Católica

E agora será que vai cumprir com a sua palavra?
Que Deus te abençoe

Re: Idolatria
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 17 de August de 2006 19:31

é necessário entender a ambiguidade da palavra ADORAR.

no dicionário:
do Lat. adorare


v. tr.,
prestar culto à divindade;

venerar;

amar em extremo.

Logo, adorar não nos diz, explicitamente, que "endeusamos" a imagem de algum santo.
Quando fala, Epafras, em "no adora la imagen de Cristo Salvador" podemos perfeitamente entender que a imagem é a dita de EXEMPLO. Assim, o concílio ensina-nos a adorar o exemplo de Cristo. E mesmo que se entenda como adorar, verdadeiramente, a imagem enquanto pessoa Cristo, não erra nem é herético. Afinal, Cristo é Deus, e nós Adoramos Deus.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Idolatria
Escrito por: Dinis (IP registado)
Data: 17 de August de 2006 20:00

Reflectindo sobre o assunto, penso que, infelizmente, apesar da interpretação da Igreja adorar os Santos NÃO É a mesma coisa que idolatria, na verdade é que há muitos católicos que adoram (e pedem) às imagens dos Santos como se fossem deuses.

Dinis

PS: Obrigado Simone e Diogo pela vossa explicação sobre este assunto que é algo delicado. Penso que agora estou mais preparado em defender a nossa Igreja qdo for abordado pelos nossos irmãos evangélicos. :)

Re: Idolatria
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 17 de August de 2006 21:32

Dinis, digolhe mais: se esses católicos aparentam adorar os santos como a Deus, então estão em pecado mortal. avise-os, sempre que vir essas acções.

dou-lhe um exemplo: muitas vezes, o dinis deve ter dito à sua esposa ou companheira que a adora. Aquele gesto carinhosos, "Adoro-te", acompanhado de um beijo, poderá ser considerado idolatria???
COmo é obvio, não. E podemos enquandrar no #gesto carinhoso" todas as manifestações de afecto para com santos.

Devemos apontar só um caso em que declaro a plenos pulmões IDOLATRIA: quando certas pessoas rezam aos seus santos de porcelana ou de outros materiais, acreditando que SÓ com aquele objecto conseguem A INTERCEPÇÃO.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.



Editado 1 vezes. Última edição em 17/08/2006 21:36 por Diogo Taveira.

Re: Idolatria
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 18 de August de 2006 12:12

Para que não hajam deturpações e confusões, aqui fica o texto integral dos cânones citados pelo Epafras (sê bem regressado a este fórum):

D-337 Can. 3. [Texto de Anastasio:] Decretamos que la sagrada imagen de
nuestro Señor Jesucristo, Liberador y Salvador de todos, sea adorada con
honor igual al del libro de los Sagrados Evangelios
. Porque así como por el
sentido de las sílabas que en el libro se ponen, todos conseguiremos la
salvación; así por la operación de los colores de la imagen, sabios e
ignorantes, todos percibirán la utilidad de lo que está delante, pues lo que
predica y recomienda el lenguaje con sus sílabas, eso mismo predica y
recomienda la obra que consta de colores; y es digno que, según la
conveniencia de la razón y la antiquísima tradición, puesto que el honor se
refiere a los originales mismos, también derivadamente se honren y adoren las
imágenes mismas, del mismo modo que el sagrado libro de los santos
Evangelios, y la figura de la preciosa cruz. Si alguno, pues, no adora la
imagen de Cristo Salvador, no vea su forma cuando venga a ser glorificado en
la gloria paterna y a glorificar a sus santos [2 Thess. 1, 10], sino seaajeno a su
comunión y claridad. Igualmente la imagen de la Inmaculada Madre suya,
engendradora de Dios, María. Además, pintamos las imágenes de los santos
ángeles, tal como por palabras los representa la divina Escritura; y honramos
y adoramos las de los Apóstoles, dignos de toda alabanza, de los profetas, de
los mártires y santos varones y de todos los santos. Y los que así no sienten,
sean anatema del Padre y del Hijo y del Espíritu Santo.

[Versión del texto griego:] Can. 3. Decretamos que la sagrada imagen
de nuestro Señor Jesucristo sea adorada con honor igual al del libro de los
Santos Evangelios
. Porque a la manera que por las sílabas que en él se ponen,
alcanzan todos la salvación; así, por la operación de los colores trabajados en
la imagen, sabios e ignorantes, todos gozarán del provecho de lo que está
delante; porque lo mismo que el lenguaje en las sílabas, eso anuncia y
recomienda la pintura en los colores. Si alguno, pues, no adora la imagen de
Cristo Salvador, no vea su forma en su segundo advenimiento. Asimismo
honramos y adoramos también la imagen de la Inmaculada Madre suya, y las
imágenes de los santos Angeles, tal como en sus oráculos nos los caracteriza la
Escritura, además las de todos los Santos. Los que así no sientan, sean
anatema.

Para manter a coerência, o Epafras deveria acusar os católicos de adorarem os Santos Evangelhos (o que não deixaria de ser engraçado) :)

Re: Idolatria
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 18 de August de 2006 13:15

Os Santos Evangelhos, tidos como o relato correcto de Jesus, e nâo como os papéis em que este relato se encontra escrito, são dignos de ser adorados, como vida de Jesus.
Penso que os protestantes se deviam inteirar das modificações que fizeram à Bíblia, antes de atacarem qualquer acto dos católicos.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Idolatria
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 18 de August de 2006 15:14

Diogo e Dinis vejam se percebem:

Os Evangélicos, como devem imaginar, também respeitam, recordam e honram os seus irmãos tanto os vivos como os que que já morreram. O que os Evangélicos não fazem é fabricar imagens suas para lhes prestar culto. Quando o Magistério da Igreja católica ensina a venerar ou adorar estas imagens, conforme quiserem chamar pois os termos são sinónimos, refere-se a este culto prestado às imagens. É contra este culto que os evangélicos estão contra porque entendem que só Deus é digno de receber culto pois segundo a bíblia (Mt 4.10) qualquer culto prestado a uma entidade que não seja Deus é idolatria. Não é por acaso que todas as imagens dos deuses pagãos na bíblia são chamadas de ídolos. E note-se que eles também sabiam a diferença entre a imagem e a entidade que elas representavam.

Portanto, não estamos contra a produção de imagens com fins didácticos ou recordatórios ou outros diferentes do culto; estamos sim é contra que o homem faça imagens por sua própria iniciativa com o objectivo de lhes prestar culto. Aliás não somos só nós que estamos contra. Está também contra toda a Bíblia, os escritores cristãos primitivos até ao século IV, o bispo de Roma Gregório I, e trezentos bispos reunidos no concilio de Hiereia que condenou o culto das imagens.

Diogo já agora podias me dizer que modificações os protestantes fizeram à Bíblia? É que não estou ao corrente. Bem haja

Aristarco olá que bom voltar a "ver-te" :)
Obrigado por teres feito a citação dos cânones na totalidade mas em que é que isso altera as coisas? Continua a ser ensinada a adoração das imagens que é o que está em discussão coisa que a Simone diz que a Igreja não ensina fazendo a arbitrária distinção entre veneração e adoração que na prática ninguém sabe qual é. Até mais

Re: Idolatria
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 18 de August de 2006 16:10

«Continua a ser ensinada a adoração das imagens » Apesar de dizer o mesmo, não diz o que o senhor pretende que diga.

De mim mesmo:
Citação:
Quando fala, Epafras, em "no adora la imagen de Cristo Salvador" podemos perfeitamente entender que a imagem é a dita de EXEMPLO. Assim, o concílio ensina-nos a adorar o exemplo de Cristo. E mesmo que se entenda como adorar, verdadeiramente, a imagem enquanto pessoa Cristo, não erra nem é herético. Afinal, Cristo é Deus, e nós Adoramos Deus.

Mais uma vez, falas das coisas e esqueces-te rapidamente do que dizes:
Citação:
E note-se que eles também sabiam a diferença entre a imagem e a entidade que elas representavam.

Então, se o senhor também reconhece a diferença, porque continua a insistir?
Realmente, há a diferença. E a pretenção da Igreja ao "fabricar" essas imagens é a de conseguir, com a devida veneração delas [não se presta culto], mostrar o seu exemplo aos cristãos. NUNCA deve ter visto o Papa beijar os pés de uma Nossa Senhora em intenção de beijar os pés da estátua. Queria sim era simbolizar o beijo que daria aos pés de Maria, se lhe tivesse acesso. E a isso pode-se chamar respeito, veneração, não culto.




Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Idolatria
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 18 de August de 2006 17:29

Desculpe que lhe diga mas essa sua interpretação das palavras do concílio é tão estapafúrdia que não vale a pena comentar. Toda a gente vê que ali se fala de imagens físicas.

Citação:
Então, se o senhor também reconhece a diferença, porque continua a insistir?

Homem, também os pagãos, a não ser os mais incultos, reconhecem a diferença entre a imagem e a realidade que ela representa. No entanto, o culto que lhe dão, chamado culto "relativo", continua a ser pecado. Santo Agostinho, não sei se já ouviu falar, refutou esse argumento que no tempo dele era dos pagãos e que agora também é da igreja católica há muito tempo atrás.

Quanto ao culto das imagens é uma doutrina da igreja católica romana definida dogmaticamente no concílio ecuménico de niceia em 787 por isso recomendo-lhe que se inteire melhor da doutrina da igreja à qual pertence. Bem haja

Re: Idolatria
Escrito por: Dinis (IP registado)
Data: 18 de August de 2006 17:53

Procurando pela net, encontrei a Carta Apostólica Duodecim Saeculum do Papa João Paulo II que fala precisamente deste tema. Numa das passagens, ele diz:

Citação:
No Ocidente, o Papa São Gregório Magno tinha insistido no caráter didático das pinturas nas igrejas, úteis para que os analfabetos, "ao contemplá-las, possam ler, pelo menos nas paredes, aquilo que não são capazes de ler nos livros", e acentuava que esta contemplação devia levar à adoração da "única e onipotente Trindade Santíssima". Foi neste contexto que se desenvolveu, de maneira particular em Roma durante o século VIII, o culto das imagens dos Santos, dando lugar a uma produção artística admirável.

e mais à frente ele diz:

Citação:
A arte pela arte, que não leve a pensar senão no seu autor, sem estabelecer uma relação com o mundo divino, não encontra espaço na concepção cristã do ícone. Seja qual for o estilo que adote, todo o tipo de arte sacra deve exprimir a fé e a esperança da Igreja. A tradição das imagens mostra que o artista deve ter consciência de cumprir uma missão a serviço da Igreja.

Não quero citar toda a carta aqui neste espaço, mas apelo a todos que leiam esta carta que esclarece (e muito) esta questão.

Dinis

Re: Idolatria
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 18 de August de 2006 18:00

Em primeiro lugar, é espatafúrdia, e não estapafúrdia.
Depois, sobre o "culto relativo". O culto é relativo, logo, dirige-se a quem a imagem representa, e não à representação. Não vejo o mínimo sinal de idolatria no respeito e veneração às imagens. Já que é tão sábio dos documentos da Igreja, deve ter conhecimento que o Concílio de Niceia de 787 teve como objectivo definir claramente o que é idolatria. Assim, distinguiu, e muito bem, veneração de adoração. Despenalizou a veneração de todos OS SANTOS, SERES CELESTIAIS E DA VIRGEM MARIA, permitindo a sua representação, tal como se de uma fotografia, uma lembrança, se tratasse.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.



Editado 1 vezes. Última edição em 18/08/2006 18:02 por Diogo Taveira.

Re: Idolatria
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 18 de August de 2006 18:02

Bem, visto que o Dinis foi mais rápido a postar, mantenho somente uma parte do meu antigo post.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Idolatria
Escrito por: Dinis (IP registado)
Data: 18 de August de 2006 18:23

Mais um artigo, do Bispo Kallistos Ware da Igreja Ortodoxa (que sobre esta questão defende a mesma posição da Igreja Católica), interessante para ler:

Citação:
O ícone não é um ídolo, mas um símbolo; a veneração feita às imagens é direta, não dirigida à pedra, madeira e tinta, mas dirigida à pessoa retratada. Isto foi salientado por Leôncio de Nápoles (morto cerca de 650) algum tempo antes da controvérsia iconoclasta: Não nos prostramos diante da natureza da madeira, mas reverenciamos e nos prostramos diante d'Ele que foi crucificado na Cruz... Quando dois eixos da Cruz são postos juntos adoro a figura do Cristo que foi crucificado na Cruz, mas se os dois eixos são separados, jogo-os fora e os queimo.

e mais adiante:

Citação:
Os iconoclastas ao repudiarem todas as representações de Deus, falharam em considerar a Encarnação na sua essência. Caíram, como muitos puritanos já haviam feito, numa forma de dualismo. Considerando a matéria como algo sujo, queriam a religião livre de todo contato com o que é material; uma vez que achavam que o que é espiritual deve ser não-material. Contudo isto significa trair a Encarnação, não permitindo espaço para a humanidade de Cristo, para seu corpo; significa esquecer que o corpo humano, tal qual sua alma, precisa ser salvo e transfigurado. A controvérsia iconoclasta é, pois, estritamente ligada às disputas iniciais a respeito da pessoa do Cristo. Não foi apenas uma controvérsia sobre arte religiosa, mas sobre a Encarnação e a salvação do homem.

Dinis

Re: Idolatria
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 18 de August de 2006 19:02

Dinis,
Pena que João Paulo nesse documento silencie significativamente o facto que se bem que Gregório Magno valorizasse as imagens para o ensino, ao mesmo tempo se opunha fortemente a que se lhes prestasse qualquer tipo de culto.

Diogo,

Citação:
Em primeiro lugar, é espatafúrdia, e não estapafúrdia.

Errado, é mesmo estapafúrdia

Citação:
O culto é relativo, logo, dirige-se a quem a imagem representa, e não à representação.

Errado. O culto relativo dirige-se à imagem que representa a pessoa.

Citação:
Já que é tão sábio dos documentos da Igreja, deve ter conhecimento que o Concílio de Niceia de 787 teve como objectivo definir claramente o que é idolatria.

Não me diga, quer dizer que os cristãos não sabiam ate 787 claramente o que era idolatria? Foi preciso vir um concílio convocado por uma imperatriz para lhes dizer o que era idolatria. Sem comentários. Quanto ao sábio infelizmente não sou, apenas sei alguma coisa de História.

Citação:
Assim, distinguiu, e muito bem, veneração de adoração.

Este concilio não distinguiu entre veneração e adoração, introzuiu sim a arbitrária distinção entre culto de latria devido só a Deus e culto de dulia que seria licito para os santos. Também falou de culto "terminativo" dirigido à pessoa e culto "relativo" dirigido à imagem que a representa. Tais bizantinismos são por completo alheios às Escrituras, onde só há um culto válido que é o que se dirige a Deus. Bem hajam

Re: Idolatria
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 18 de August de 2006 19:12

Citação:
Não vejo o mínimo sinal de idolatria no respeito e veneração às imagens.

Pois eu relação à veneração eu vejo, como também vêem as Escrituras no seu conjunto, uns quantos autores dos primeiros três séculos como Atenágoras, Tertuliano, Cipriano, Orígenes, Teófilo de Antioquia, Arnóbio, Lactâncio, e também o Papa Gregório Magno. Bem haja

Re: Idolatria
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 18 de August de 2006 19:33

Perdão pela correcção mal feita, devido a uma tradição linguística e à sonoridade da palavra.
Peguei no "culto relativo" porque li a sua frase de uma maneira possível. Tente perceber o raciocínio, para ficar esclarecido:
«reconhecem a diferença entre a imagem e a realidade que ela representa. No entanto, o culto que lhe dão, chamado culto "relativo", continua a ser pecado.»

«o culto que lhe dão» está mal referenciado. Deveria dizer, o culto que dão à imagem, para não haver confusões. Aconteceu-me pensar, como normalmente, que se referia à última referência, "realidade".


leia ISTO por favor.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Idolatria
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 18 de August de 2006 19:41

Epafras

Deixando de lado algumas supertições e ignorância que existem em alguns fiéis de qualquer religião, a atitude dos católicos em relação às imagens não está ao nível da atitude que têm para com a Eucaristia (hóstia consagrada) onde reconhecem a presença real do próprio Jesus.

Quanto à censura da idolatria, parece-me que o essencial é reconhecer a Deus como o único Deus. Aqui não me parece que haja qualquer ambiguidade na doutrina católica. Os modos externos de mostrar essa fidelidade a Deus podem variar com os tempos e as culturas. Já S. Paulo exigia que os cristão se abstivessem das carnes imoladas, mas como sinal externo. Na actuslidade, não percebo em que é que se viola os dez mandamentos quando se pede aos santos que intercedam por nós.

pontosvista

Ir para a página: 12345678Próximo
Página actual: 1 de 8


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.