Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678
Página actual: 8 de 8
Re: Idolatria
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 23 de August de 2006 16:25

pontosdevista a sua atitude é tipica de alguém a quem acabaram os argumentos e começa a disparatar e atacar ad hominem o seu interlocutor, estávamos a discutir a doutrina do culto das imagens desde o principio e a minha posição quanto a isto é clara. De qualquer maneira pode fazer uma queixa ao Tribunal do Santo Ofício para me abrirem um inquérito. Até mais

Re: Idolatria
Escrito por: Marcelo Lima (IP registado)
Data: 23 de August de 2006 16:38

Citação:
A bíblia também mostra pessoas orando por outras pessoas, não nego mas você disse que não podemos ter nenhum intermediário entre nós e Jesus. E mesmo estando vivos os seus irmãos na sua denominação serão intercessores, ou seja, estarão entre ti e Jesus.
É disto que falo se formos desenvolver teu pensamento chegaremos até esta conclusão com facilidade. Só queria mostrar a incoerência em suas palavras.
Com relação a pergunta do s7v7n você não repondeu. Se para você só os vivos podem interceder pelos vivos, então poderíamos orar a Elias já que ele não passou pela morte mas foi levado ao céu vivo? E aí, podemos orar a ele sim ou não?

Onde vês incoerência em minhas palavras Simone?

Desde quando nossos irmãos são nossos INTERMEDIÁRIOS? São apenas pessoas próximas que compartilham dos nossos problemas.

Veja:

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis: a oração feita por um justo pode muito nos seus efeitos."

Tiago 5:16

Viu? Qual o problema em orar uns pelos outros?

Transcrevo aqui o que escrevi para o s7v7n:

Quantas orações na Bíblia Pedro direcionou a São Davi ou Santo Abraão?

Quantas orações na Bíblia Paulo direcionou a Santo Isaque ou São Jacó?

Agradeço se me responderem e não precisam se limitar a Paulo ou Pedro, podem dizer outro.

Abraços

Pronto, mostrei na Palavra de Deus o que penso, agora mostre-me na Bíblia algum cristão orando a alguém que já morreu.

Re: Idolatria
Escrito por: Marcelo Lima (IP registado)
Data: 23 de August de 2006 16:54

Citação:
O Marcelo acha que não se deve ajoelhar na frente das imagens para cumprir o preceito. Os católicos acham que esse acto não viola o preceito.
Se estamos de acordo quanto à atitude de coração, que é o essencial, não poderemos ter modos diferentes de exprimir essa mesma atitude?

Caro pontosvista, podemos ter modos diferentes de exprimir essa atitude, desde que a Bíblia não seja ferida.

Veja que interessante:

"Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas, nem as servirás: porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem,"


Exodo 20: 4-5

Veja que quando Deus se refere à IMAGENS Ele não fala apenas de coisas "santas" ou que estão no céu, mas refere-se também a coisas terrenas e do mar, como pessoas, animais etc. Portanto, excluímos aqui a "justificativa" dada por alguns sobre Deus não permitir a criação de imagens apenas de "deuses", Ele foi muito mais além, incluindo no pacote imagens humanas e de animais.

Outro ponto interessante é o "Nem te encurvarás a elas". Acho que o versículo é autoexplicativo.

Deus, mais à frente, chama isso de "maldade" e diz que pessoas que cometem esse ato O aborrecem.

Que tal uma reflexão?

Re: Idolatria
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 23 de August de 2006 17:37

Olá Marcelo,

Então dizes que não se podem fazer imagens de nenhum género? Todas as imagens que existem no mundo são simbolo de idolatria? A isso se chama, ler a bíblia totalmente à letra. Sendo assim, eu posso fazer tudo o que diz no AT porque é o que está escrito.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Idolatria
Escrito por: Marcelo Lima (IP registado)
Data: 23 de August de 2006 18:24

Citação:
Então dizes que não se podem fazer imagens de nenhum género? Todas as imagens que existem no mundo são simbolo de idolatria? A isso se chama, ler a bíblia totalmente à letra. Sendo assim, eu posso fazer tudo o que diz no AT porque é o que está escrito.

Deus deu esse mandamento, pois conhecia a natureza idólatra de seu povo. Tudo que era tranformado em imagem era motivo de adoração. No entanto, a própria Bíblia diz que a lei foi feita para o homem e não o homem para lei.

Saiba que o problema não está no fato de ler a passagem ao pé da letra, mas de colcar a passagem fora de contexto, que é o que vc está fazendo. Veja que logo em seguida, no texto que citei, Deus adverte para o ato de adoração da imagem. Ok??

Para embasar mais ainda o que disse acima, cito o episódio da tentação de Jesus, onde o próprio diabo cita a Bíblia para fazer Jesus pecar. Só que o contexto em questão era outro. Jesus respondeu também usando a Bíblia.

TEXTO fora de CONTEXTO é PRETEXTO!!!!!!!!!!!!!!!

Quanto a permanecer ajoelhando-se diante de imagens e pedir oração a quem já morreu é contigo. Se o Espírito que habita em ti nào te condena, quem sou eu para condenar.

Re: Idolatria
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 23 de August de 2006 18:27

Epafras

Citação:
pontosdevista a sua atitude é tipica de alguém a quem acabaram os argumentos e começa a disparatar e atacar ad hominem o seu interlocutor, estávamos a discutir a doutrina do culto das imagens desde o principio e a minha posição quanto a isto é clara

É quase isto. Só que no caso em apreço o Epafras passa sistematicamente da discussão neutra de ideias (onde a personalidade deve ficar em segundo plano) para afirmações sobre os outros que chegam a ser insultuosas. Ora neste caso a sua autoridade para fazer as afirmações tem que ir além dos argumentos.

Exemplos:

Citação:
Quanto à doutrina católica e aos católicos, apesar de dizerem que veneram porém não adoram, o que prestam às imagens é uma adoração

Quem é o Epafras para definir a palavra adoração? Quando muito diga que o significado que atribui à palavra é diferente do que os católicos lhe atribuem.

Citação:
As coisas de séculos atrás que você fala pode não concordar com elas mas como católico está obrigado a confessá-las.

Quem é o Epafras para dizer aos católicos o que devem fazer?

Citação:
Se estamos de acordo quanto à atitude de coração, que é o essencial, não poderemos ter modos diferentes de exprimir essa mesma atitude?
Podemos desde que não violemos o segundo mandamento de Deus.

E quem é que define o que é violar o segundo mandamento? O Epafras? No fundo o Epafras diz: podemos ter modos diferentes de adorar a Deus desde que todos façamos o que diz o Epafras?

Neste fórum o Epafras comporta-se como se fosse a autoridade última, mesmo sobre os católicos!

Não é. E o facto de não dizer nada sobre as suas convicções religiosas e a sua comunidade levanta dúvidas sobre as suas intenções. Quem não diz de onde vem mas desata a acusar os outros de pecados graves levanta-me muitas suspeitas.

Quer discutir ideias? Apresente as suas e oiça as dos outros.

Quer impor ideias? Este talvez não seja o local certo.

pontosvista

Re: Idolatria
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 23 de August de 2006 18:35

Marcelo

Citação:
Caro pontosvista, podemos ter modos diferentes de exprimir essa atitude, desde que a Bíblia não seja ferida.

Quer dizer que não podemos ensinar que a Terra anda à volta do Sol? Ou que o mundo não foi criado em seis dias?

Citação:
Saiba que o problema não está no fato de ler a passagem ao pé da letra, mas de colcar a passagem fora de contexto, que é o que vc está fazendo.

Primeiro, onde é que a Bíblia fala de "ler ao pé da letra" e de contexto, para se saber que se tem que colocar no contexto? Segundo, em cada caso quem é que define o que é o contexto que tem que ser tomado?

Citação:
Que tal uma reflexão?

Não uma mas muitas. Há séculos que os católicos, incluindo grandes santos, veneram imagens. Têm-se feito muitas reflexões e não foi por aí que surgiram problemas.

pontosvista

Re: Idolatria
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 23 de August de 2006 18:48

Olá Epafras,

Obrigado por responder às minhas perguntas.

Citação:
Está enganado, idolatria é prestar culto a alguém ou algo que não seja Deus.
Idolatria não é por algo ou alguém acima de Deus? O que é quer dizer por prestar culto? É ter grande respeito por uma pessoa? É o que nós fazemos. Nós não prestamos culto de adoração.

Epafras, já viu alguma vez nós a fazermos algo como os isrealitas fizeram na ausência de Abraão? Já nos viu a criar outro deuses para substituir Deus? Não nunca. O facto de gostar muito de um Santo não quer dizer que o adore como a Deus.

Citação:
As coisas de séculos atrás que você fala pode não concordar com elas mas como católico está obrigado a confessá-las. Caso não saiba as doutrinas definidas em concilios ecuménicos são de assentimento obrigatório.

Daquilo que eu já li, não encontrei nada que dissesse que não pudessemos ter imagens e rezar ao pé delas. Aquele acto de prostrar que o Papa Gregório falou é um acto de adoração. O que nós fazemos, é puro respeito. Não tem nada de adoração. O Epafras sabe melhor que nós que dizemos que não adoramos outro deus? Sabe o que vai nos nossos corações?
Citação:
Se não confere o da omnipresença omnisciência e omnipotência anda lá perto.
Ou confere, ou não confere. Sabe por acaso de algum caso em que a Igreja tenha admitido que um santo tenha feito milagres? É porque eu não me lembro de ter presenciados algo assim. Essas qualidades estão reservadas a Deus. Argumentos tipo, "ahh e tal eu vi não sei quando algo assim que não sei bem.." não são válidos para este diálogo. Ou fazem ou não fazem. Ou fazem à socapa ou não fazem.

Citação:
- A Igreja Católica e os fieis na sua generalidade conferem poderes a Imagens e considera-as como divinas, dignas de serem adoradas em substituição de Deus?

Tampouco os pagãos

Desculpe não percebi. Sim ou não. Se sim, onde é que já viu isso? Onde é que está escrito tal coisa?

Citação:
Vá perguntar às multidões de católicos que se prostram diante das estátuas dos seus santos, que lhes acendem velas, que as beijam, que as levam em procissão, que lhes pagam promessas em santuários católicos sem que os sacerdotes lhes impeçam quem as ensinou a fazer estas coisas. Terão sido os protestantes? O problema é que a Igreja Católica tem uma dupla norma. Uma é a oficial escrita (veneração) outra é a sua prática (óbvia adoração) e vai vivendo muito feliz assim. Bem haja

Eu não costumo ver multidões prostradas diante de imagens. Nas procissões honra-se o Santo em questão. Não se adora como Deus. As pessoas se têm o seu milagre feito, antes de mais devem agradecer ao Santo por ter rezado por ela. Mas agradecer a Deus por ter feito o milagre. E claro, se prometeram fazer algo que o cumpram e ofereçam a Deus. Está escrito que não se podem fazer promessas? Essa da dualidade de normas deixe que lhe diga que não é verdade.

E aquilo que perguntei é se a Igreja Católica ensina a depositar fé e esperança em estátuas. Uma simples procissão não significa considerar uma imagem como santa deusa, ou que tenhamos que depositar algo nela. Isso nada tem de verdade. Desculpe que lhe diga. Não existe qualquer fundamento para dizer tal coisa. Se tivesse provas já teria posto aqui coisas concretas. Não dá só para atirar culpas para uma procissão sem dizer ao certo o que se faz lá.

Continua a ser a vossa opinião sem fundamento concreto. Nós dizemos que não temos outro Deus além da Santíssima Trindade. E vocês dizem que sim. Ora que bonito. Vocês sabem mais que nós se calhar. Nós dizemos que não adoramos estátuas, e vocês dizem que sim. Sabem mais que nós se calhar.

Por isso, a minha pergunta mantém-se no ar.

Qual foi o momento em que os católicos retiraram a exclusividade de Deus ao prórpio Deus? Quando? Pedir algo não é idolatrar.

Queremos provas concretas. Nada de palavras superficiais que deixam muitas dúvidas.

Como é que vocês se lembram de Maria? Como é que vocês a proclamam bem aventurada todas as gerações? Aquela que é Cheia de Graça. Como é que vocês fazem isso? Ou dizem-se só, ah muito bem e tal. Agora, "siga a marinha".

Abraço

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Idolatria
Escrito por: Marcelo Lima (IP registado)
Data: 23 de August de 2006 18:54

Citação:
Quer dizer que não podemos ensinar que a Terra anda à volta do Sol? Ou que o mundo não foi criado em seis dias?

Amigo, você sabe quem escreveu o livro de Gênesis? Sabe quantos anos depois da criação do mundo o livro foi escrito? Se não haviam pessoas naquele exato momento, visto que Adão não foi feito no primeiro dia da criação, as coisas não poderiam chegar até Moisés através de pessoas, mas pelo Espírito Santo de Deus, inspirador da Palavra. Logo, se achas que o que está escrito é mentira, chamas o Espírito Santo de Deus de mentiroso!! Ohhhhhh!!!

Onde a Bíblia diz que a Terra anda à volta do Sol? Essa foi uma interpretação de vocês, católicos, que foi refutada a muito contra-gosto. Prefiro nem mencionar o que aconteceu com quem levantou a primeira refutação.

Quanto ao mundo ter sido feito em 6 dias, qual o problema? Alguém estava lá a 6 mil anos atrás. Que eu saiba, quem criou ferramentas para datar as coisas foram os cientistas. Por acaso, os cientistas são irrepreensíveis? Será que seus métodos não falham? O que acontece até hoje com a datação do Santo Sudário? Sabia que descobriram novos planetas em nossa Galáxia? Ué, mas os cientistas não afirmaram categoricamente que só existiam 9?

Cabe lembrar também que o mundo foi feito em 6 dias e Deus, mais a frente, diz que, para Ele, um dia é como 1000 anos e 1000 anos como um dia. Portanto, dizer que o mundo foi feito em 6000 anos não dá margem para que digam que estou fugindo à literalidade da Bíblia.

Citação:
Primeiro, onde é que a Bíblia fala de "ler ao pé da letra" e de contexto, para se saber que se tem que colocar no contexto? Segundo, em cada caso quem é que define o que é o contexto que tem que ser tomado?

A Bíblia não é um livro de interpretação de texto. Talvez ache detalhes mais ricos sobre interpretação de texto em livros de Língua Portuguesa.

Espero não ter que comentar mais evasivas como essa.

Re: Idolatria
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 23 de August de 2006 19:05

Olá Marcelo,


Então se devemos seguir tudo o que vem na bíblia, devemos matar as feiticeiras. Achas isso bonito? Devemos fazer o que lá diz? Se dizes que não, não estás a seguir a bíblia.

Ah, e está escrito como tu bem puseste, que um dia é como 1000 anos, e não um dia são mil anos. Há diferenças ;)

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 23/08/2006 19:06 por s7v7n.

Re: Idolatria
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 23 de August de 2006 19:30

Marcelo

Fazendo variar os contextos podemos tirar da Bíblia as concusões que quisermos. Daí que seja relevante saber como é que se interpretam os textos. Os católicos têm as suas opiniões sobre a leitura da Bíblia e incluem também a experiência da própria Igreja, chamando-lhe tradição.

Usando uma abordagem diferente, é natural que o Marcelo chegue a conclusões diferentes dos católicos. Menos natural é pensar que a sua leitura é a única que expressa a vontade de Deus.

pontosvista

Re: Idolatria
Escrito por: Simone (IP registado)
Data: 24 de August de 2006 15:12

Epafras,

Não fiquei zangada, sou assim mesmo no calor da discussão. Porém, não retiro o que disse pelo simples fato que vc desconhece e muito a história da Igreja. Caso você não tenha gostado quando falei que eras ignorante, não falei de você como um todo, mas tão somente com relação a história da Igreja.
Além do mais convenhamos, chamar os outros de idólatras não é nada bom. Se me chamam assim o mínimo que posso dizer é que não passa de uma pessoa ignorante nesta área. Quando disse que não falaria mais com você referi-me a este tópico, nada me impede que possamos discutir outros assuntos. Mas este aqui não dá mais, pois você já tem na mente que somos idólatras e ponto final.
Em minha mensagem anterior eu disse que só voltaria a falar direcionada a vc, somente para postar algumas coisas de Sto Agostinho. Postarei outros textos, tão somente para provar que ele era sim católico e não um membro de uma igreja a la protestantismo inserida na igreja universal (católica).

Como prometido aqui vão algumas das várias citações de Sto Agostinho. Pois foi você mesmo que disse que ele não era católico. Pois na sua mente a Igreja Católica nesta época é como se fosse uma igreja universal formada por várias denominações. Ou seja, ao modo protestante. Como já te mostrei no post anterior a Igreja Católica sempre existiu, falo Igreja Católica esta que vemos hoje. Vc pode objetar que não é mesma por causa de alguns ensinos. Ora, muita coisa surgiu com um desenvolver orgânico da Igreja. Porém o depósito da fé é o mesmo. Voltando a Sto Agostinho, vou lhe mostrar que ele era católico, muito católico. Pois se você diz que não era, então ele não deveria professar nada que lembre a Igreja Católica hoje. Mas ele é considerado um grande doutor mariano, só por este aspecto vê-se que ele não comungava das idéias protestantosas como queres mostrar.
Sem mais demora vou começar as citações de Agostinho acerca da Virgem Maria.
Todas elas foram tiradas do livro “ Santo Agostinho - A Virgem Maria – Cem textos Marianos com Comentários” Editora Paulus 3º edição 2002.
Os textos de 1 a 30 são do ano de 388 a 411.

Pág. 28 –29 texto nº 2 As primeiras expressões de fé na virgindade perpétua de Maria
(De fide et symbolo IV, 8 e V, 11) Ano 393.

Cremos no Filho de Deus, que nasceu pelo Espírito Santo, da Virgem Maria (per Spiritum Sanctum ex Virgine Maria). De fato, o Dom de Deus, isto é, o Espírito Santo é que nos valeu tão grande humildade por parte de um Deus tão magnífico, a ponto de se dignar tomar nossa natureza toda inteira (totum hominem suscipere), no seio de uma virgem. Veio Ele habitar num seio materno, deixando-o intecto.
De fide et symbolo IV, 8

Quanto ao que cremos a respeito da sua sepultura, essa fé evoca a recordação daquele sepulcro novo que viria testemunhar a ressurreição de Cristo para uma vida nova. Tal como aconteceu com o seio virginal, em relação ao seu nascimento.
Com efeito, assim como nesse sepulcro nenhum morto foi sepultado, nem antes, nem depois (Jô 19,41), também no seio virginal de Maria, nem antes nem depois, ser mortal algum foi concebido.
De fide et symbolo V, 11


Pág. 38 – 39 texto nº 9 O nascimento de Jesus ( A instrução dos catecúmenos II, 22,40)
Em latim: De catechizandis rudibus.

Cristo nasceu de uma mãe que concebera sem contato de varão, e que, em seguida, permaneceu intacta.
Virgem concebeu. Virgem deu a luz. Virgem viveu até à morte, ainda que estivesse desposada com um operário. Desse modo, Cristo destruiu a possível soberba motivada pela carne.
Nasceu Cristo na cidade de Belém, que era tão pequena, a menor entre as principais cidade de Judá, a qual até em dia é denominada aldeia. Com isso, ensinou a que ninguém se vanglorie da grandeza de sua cidade.
A instrução dos cetecúmenos 22,40


Pág 43 texto nº 13 Cristo, concebido em carne semelhante a do pecado ( De Genesi ad litteram X, 18,32) Ano 401

O que há de mais puro no seio da Virgem Maria, o qual ainda que tenha tido por origem da carne de pecado, todavia não concebeu por influxo do pecado? O corpo de Cristo, no seio de Maria, também não esteve submetido àquela lei que os membros do corpo de morte levam consigo e que a lei do espírito combate ( Gl 5,17) (...)
Portanto, o corpo de Cristo, ainda que tomado da carne de uma mulher, a qual havia sida concebida segundo a lei da propagação da espécie, todavia nela a carne de Jesus cristo não foi concebida em pecado, como tampouco a carne concebida nela foi carne se pecado, apenas semelhante a carne de pecado ( Rm 8,3)
De Genesi ad litteram 18,32

Com relação ao texto 13 porteriormente colocarei aqui uma comparação com outros textos do santo, frise-se que em outras obras Agostinho o mesmo afirma a ausência totalde pecado na Virgem Maria

Pág 45 texto 15 O sepulcro novo, símbolo da virgindade perpétua de Maria ( A Trindade IV,5,9)

Crê-se comumente que Cristo foi concebido no dia 25 de março e que veio a morrer nessa mesma data.
O sepulcro novo no qual ninguém havia sido sepultado é como o seio virginal de Maria, no qual, nem antes, nem depois, nenhum mortal haveria de nascer, por contato de varão.
Crê-se firmemente, que Cristo nasceu em 25 de dezembro.
A Trindade IV,5,9


Na sua obra A Virgindade consagrada II,2 Agostinho fala sobre “ A Igreja, Virgem e Mãe como Maria” pág. 48 – 49
Nas págs 50 – 51 tratando ainda sobre a obra A Virgindade Consagrada ele fala sobre Maria no mistério de Cristo. (III,3)
Nas págs 51 – 52 ele fala sobre a livre opção da Virgem Maria em manter-se virgem (IV,4), que ela é modelo de toda Igreja (V,5)


Continua....

Re: Idolatria
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 25 de August de 2006 02:04

Simone:
Estas citações de Agostinho vêm a propósito de quê? Eu alguma vez disse que Agostinho não defendia a perpétua virgindade de Maria, coisa que alías também fez Calvino e Lutero? Será que Calvino e Lutero também eram fervorosos Católicos Romanos por causa disso? :). E Tertuliano que disse que Maria teve outros filhos além de Jesus a que igreja pertencia? Que desvario!!!

Bem isto pode ser uma interessante técnica de não contestar os meus argumentos e desviar a atenção do tema principal que lhe recordo era o culto das imagens; se tem algo de substancial a aportar sobre o assunto, a ouvirei com muito gosto, se não dou por encerrado o assunto e remato com algumas citações de uns evangélicos ignorantes, quer dizer, de alguns Padres da Igreja sobre o culto das imagens:

Clemente de Alexandria (A.D.200) diz: "Es una necedad extrema rogar como dioses a aquellos que no son dioses, pues que hay un solo buen Dios; nosotros y los ángeles suplicamos únicamente a El " (Contra Celsum, v.4, Mg 11, 1185). E em outro lugar: "Toda imagen o estatua debe llamarse ídolo porque no es otra cosa que materia vil y profana, y por eso Dios, para quitar de raiz la idiolatría, ha prohibido en su culto cualquier imagen o semejanza de las cosas que están en el cielo o en la tierra, prohibiendo igualmente su fabricación; y es por esto que nosotros los cristianos no tenemos ninguna de aquellas representaciones materiales".

Orígenes (A.D.230). "Los ángeles siguen con interés tu salvación. Han sido dados como ayudadores del Hijo de Dios; pero toda oración que se dirija a Dios, ya sea rogativa o en accion de gracias, debe elevarse hacia El por Cristo, el Sumo Sacerdote, quien está sobre todos los ángeles...los hombres no conocen a los ángeles y, por lo tanto, no es razonable que se dirijan a ellos en lugar de dirigirse a Cristo, a quien conocen. Aunque tuviesemos el conocimiento de ellos, no nos sería permitido dirigir nuestras oraciones a ningún otro ser sino a Dios, el Señor de todo lo creado, quien es suficiente para todos, y venimos también a El por nuestro Salvador, el Hijo de Dios". E também: " Nadie de nosotros confié en su padre justo, en su santa madre, en sus castos hermanos. Bienaventurado el hombre que pone su esperanza en sí mismo y en el camino recto. A los que confían en los santos dire como amonestación: "Maldito el varón que confía en el hombre" (Jeremías 17:5), e : "Mejor es esperar en YHVH que esperar en el hombre" (Salmos 118:8). Si fuera necesario confiarnos a alguien, dejemos a todos los demás y confiemos en el Señor". Ezequiel 17. Homilia IV, MG 13, 702-703.

São Cipriano declara: "¿Para que postrarse delante de las imágenes?. Eleva tus ojos al cielo y tu corazón; allí es donde debes buscar a Dios". Ad Demetr. Pág.191.

Santo Agostinho (A.D. 389). "Que no sea nuestra religión el culto de las obras hechas por mano de hombre...que no sea nuestra religión el culto de los animales. Pues son mejores que ellos los más ínfimos hombres a quienes, sin embargo, no debemos rendir culto. Que no sea nuestra religión el culto de los difuntos, porque si vivían una vida santa, es imposible creer que deseen tales honores, antes desean que demos nuestro culto a Aquel a quien debemos ser participantes con ellos de la salvación. Por lo tanto, tenemos que rendirles honor imitándolos, y no rindiéndoles culto religioso". De vera. Rel,. LV, 108; Ml 24,169

E também...

"La única imagen que nosotros debemos hacernos de Cristo es tener siempre presente su humildad, su paciencia, su bondad, y esforzanos para que nuestra vida en todo se parezca a la suya. Aquellos que andan en busca de Jesús y de sus apóstoles pintados en las paredes, lejos de conformarse con las Escrituras, caen en el error" De consens, Evang. Lib.1, cap.10

São Jerónimo. Relata-nos uma carta de são Epifanio na qual este santo narra: "En un sitio de la campaña que yo visité, hallé colgado en la puerta de la iglesia un velo sobre el cual se hallaba pintada la imagen de Cristo, y otra de un santo, y no bien vi que, a despecho de la Sagrada Escritura, la imagen de un hombre estaba colgada en la iglesia de Cristo, yo corté aquel velo, aconsejando al sacristan que lo usara más bien para la sepultura de algún pobre". Obras de São Jeronimo, tomo II, carta 52.

Eusébio de Cesareia diz: "que le repugna la sola idea de que pueda haber pinturas en los lugares destinados al culto". Eusebio. Epis. A Constancia Augusta.

FIM

Re: Idolatria
Escrito por: Simone (IP registado)
Data: 25 de August de 2006 11:35

Todas as citações estão corretíssimas, pois sempre se dirigem a imagens de ídolos a um culto idolátrico.
Como ainda persistes em nos chamar de idólatras, pode encher o tópico de citações a vontade pois está mais que provado que a Igreja nunca ensinou a colocar imagnes no lugar de Deus. Coisa que ninguém provou até agora...
Só coloquei estas citações de Sto Agostinho pois vc disse que ele não era católico, pois fazia parte de uma igreja universal.
Ficou provado mais uma vez que vc simplesmente distorceu as palavras do santo. Ainda postarei mais pois ele defendia muita coisa "católica".
Se quiseres continuar propagando essa mentira o problema é seu Epafras. Só te digo que vc sabe muito bem quem é o pai da mentira... é uma pena que vc continue a nos caluniar. Não fugi do assunto, simplesmente não vou mais debater isto com vc, pois como eu mesma disse anteriormente, a sua ignorância em relação a Igreja não o deixa enxergar a verdade.
É uma pena.

Ir para a página: Anterior12345678
Página actual: 8 de 8


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.