Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
A IGREJA PODE CALAR-SE?
Escrito por: JoseDias (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 07:50

Bom dia, amigos!

Na hora de partir para férias, quero aqui deixar um humilde contributo para todos reflectirmos.

Uma das acusações mais repetidas contra a Igreja durante a vigência do Estado Novo foi a de cumplicidade, vivida através do silêncio e de um certo olhar menos simpático para com aqueles católicos que ousaram levantar a voz contra o então “politicamente correcto”.
Após o 25 de Abril, a hierarquia da Igreja sempre foi levantando a sua voz, apontando caminhos, denunciando desvios, quase sempre numa óptica de esperança que emana do Evangelho.
Acontece que, após as últimas eleições legislativas, o silêncio parece estar a ser o “eclesiasticamente correcto”. Será por nada haver a dizer? Será porque as eleições foram há pouco tempo? Será porque tudo caminha conforme a mensagem do Evangelho? Será por alguma conveniência?
E de facto, é mais que necessário que a voz dos pastores se faça ouvir. Perante um governo arrogante, que não dialoga nem se explica e que trata por “conservadores” os que dele discordam ou o contestam; perante as fábricas que diariamente despejam no desespero multidões; perante um futuro sem perspectiva, nem para os mais velhos cujas reformas estão ameaçadas, nem para os mais novos sobre quem paira desde logo a espada do desemprego, é importante que a Igreja seja voz e vez daqueles que não têm voz nem vez. Há hoje, por parte de quem nos governa, uma lógica de intimação que urge denunciar. Sente-se que as pessoas têm medo de falar!
Para a actual maioria, dialogar é reunir com as pessoas e dizer: “Isto é assim. Quem não estiver bem que se mude.” Nem Salazar diria melhor…
O medo, fruto da arrogância sem limites daqueles que deveriam ser os servidores da causa pública, campeia hoje. O desespero, a falta de esperança, o pessimismo, a incerteza (será que os pobres e idosos vão perder a assistência médica como ela está? Se mesmo no actual quadro há gente que gasta toda a reforma em medicamentos… que será depois?!) instalaram tenda entre o povo.
E porque perguntar não ofende, porque anda tão calado D. Januário Ferreira? Porque é que o Senhor Patriarca que chamou – e bem – a atenção dos portugueses para a obrigação cívica e moral de serem pagos os impostos, não fala agora? E o Senhor Presidente da Conferência Episcopal?
Se nem a Igreja dá voz e vez às pessoas que as não têm, então quem o fará?

Fiquem bem.
Até breve.

Re: A IGREJA PODE CALAR-SE?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 08:43

"Há hoje, por parte de quem nos governa, uma lógica de intimação que urge denunciar. Sente-se que as pessoas têm medo de falar"

A sério??? Que cobardolas!

Eu não conheço ninguém com medo de falra. E olha que conheço muita, mas mesmo muita gente.

Dai a césar o que é de césar e a Deus o que é de Deus.

Re: A IGREJA PODE CALAR-SE?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 08:44

"será que os pobres e idosos vão perder a assistência médica como ela está? "

Com este Governo, penso que não. Mas se for com outros....

Re: A IGREJA PODE CALAR-SE?
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 09:49

ACho que estamos a passar por um momento complicado. Cada vez mais se vê a religião como algo que deve ficar cada vez mais de fora. No trabalho ou na escola podemos dizer que somos do Benfica ou do Sporting, que somos do Ps ou do PSD, mas dizer que se ama Deus, nem pensar. Acho que o exemplo de França está a espalhar-se, mesmo que não seja de forma tão radical.


Todos podem dar a sua opinião sobre o que se passa no EStado, mas os padres não. Se o padre diz que é contra a nova lei da PMA, aparece logo alguém a dizer lá está a Igreja a meter-se onde não é chamada. Nós nao nos estamos a meter. O Governo é independente da Igreja, mas os padres têm o direito e o dever de numa homilia falarem sobre a realidade que se vive. As pessoas precisam de orientação, de saber se determinada lei é conforme o que CRisto nos ensinou ou não. Desde que não haja politiquices pelo meio, como em certas terras pedem para se votar em determinado partido (em todo o lado há trigo e joío), não há mal nenhum.

Que Deus nos ajude neste momento. Se Cristo foi perseguido, também temos de o ser. Jesus bem nos avisou. Está na Bíblia.

Re: A IGREJA PODE CALAR-SE?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 10:21

José Dias

Concordo que a Igreja deve dar voz aos que a não têm. Mas para se perceber certos silêncios sobre este governo é bom pensar o que foram os últimos. Este ao menos parece querer cumprir o mandato até ao fim e o primeiro ministro não vive no mundo da lua.

Citação:
No trabalho ou na escola podemos dizer que somos do Benfica ou do Sporting, que somos do Ps ou do PSD, mas dizer que se ama Deus, nem pensar.

Não sinto minimamente esse problema. Apenas não me ponho a falar de Deus sem mais nem menos. Mas mesmo Jesus, quando se aproximava das pessoas, começava por lhes falar da vida delas, antes de lhes falar de Deus. Tenho colegas ateus ou agnósticos e a religião acaba sempre por vir à baila, quanto mais não seja porque eles sabem que tenho um blog e participo activamente na minha paróquia.

Citação:
Se o padre diz que é contra a nova lei da PMA, aparece logo alguém a dizer lá está a Igreja a meter-se onde não é chamada.

Se o padre soubesse bem do que estava a falar talvez fosse mais ouvido por quem está envolvido nestes processos. Infelizmente às vezes as homilias funcionam como difusão de propaganda: o padre diz o que as posições oficiais dizem, sem pensar muito no assunto nem escutar quem pensou. Veja este caso da PMA: o que os proponentes do referendo fizeram foi apresentar um projecto de lei com umas restrições que não têm nada a ver com a defesa da vida nem estavam nas três perguntas que as 80000 pessoas assinaram. Deixei no fórum da RMA o desafio de descobrir que alteração é essa. Ora tanta gente tão activa sobre PMA e nem sequer sabem ver quais as implicações do novo projecto de lei. Está tudo à espera que alguém de "cima" lhes venha dizer o que pensar para então passarem a defender entusiaticamente seja o que for a posição oficial. Assim perde-se credibilidade. Não se deve é acusar os outros por isso.

Citação:
Se Cristo foi perseguido, também temos de o ser.

O que era bom era que fôssemos perseguidos pelas mesmas razões que Cristo, por amarmos, e não que disséssemos que somos perseguidos apenas porque os outros deixaram de nos levar a sério.

pontosvista

Re: A IGREJA PODE CALAR-SE?
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 11:45

Também não defendo que se deva falar de qualquer maneira de DEus, como Jesus nos mostrou, mas de facto muitas vezes não é fácil aceitarem o facto de seres cristão e defenderes, por exemplo, que não defendes o aborto. No meu trabalho também sabem que sou cristã e que tenho um papel activo na paróquia, mas não foi fácil quando as pessoas souberam disso. Por isso é que eu falo da perseguição. Há cada vez mais intolerância em relação à religião e a tudo o que diz respeito sobre Deus. Vê-se isso nas notícias, no trabalho, na escola (onde já disseram aos professores que, por exemplo, se explica a Páscoa, mas apenas com base nos coelhinhos e nos ovos de chocolate. Ora, a Páscoa não começou por causa de um lei de Deus? Deste modo, vamos educar crianças sem poder de escolha, só conhecem uma realidade! Sim, não esqueçamos que há muitas crianças que só aprendem estas coisas na escola.



Também concordo que nas homilias, nem sempre se explicam as coisas da melhor maneira.
Também é importante que as pessoas tentem perceber por si o que está em causa na PMA, mas também acho que os padres devem falar do que se passa no dia-a-dia. Se não parece que só falam da sociedade de antigamente como está na Bíblia.


Quanto ao sermos perseguidos, volto a dizer que não tem nada a ver com o facto de querermos ser ouvidos. Assim até parece que queremos o prestígio quando falamos de Deus. Não, estou simplesmente a falar das dificuldades que continuam a existir quando se evangeliza, seja lá de que forma for. Fiz referência ao exemplo francês por que de facto ultrapassou os limites da intolerância religiosa para um país que se diz democrático.

Re: A IGREJA PODE CALAR-SE?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 13:03

"
Citação:
Cada vez mais se vê a religião como algo que deve ficar cada vez mais de fora."

1) Sobre a necessária separação Igreja Estado:

Recordemos aqui as palavras do Papa.

“(...) O Concílio Vaticano II, com o Decreto sobre a liberdade religiosa, reconhecendo e fazendo seu um princípio essencial do Estado moderno, recuperou novamente o património mais profundo da Igreja.

Ela pode ser consciente de encontrar-se assim em plena sintonia com o ensinamento do próprio Jesus (cf. Mt 22, 21) como também com a Igreja dos mártires, com os mártires de todos os tempos. A Igreja antiga, com naturalidade, rezou pelos imperadores e pelos responsáveis políticos considerando isso seu dever (cf. 1 Tm 2, 2); porém, enquanto rezava pelos imperadores, recusou-se adorá-los, e com isto rejeitou claramente a religião do Estado. "


2) "Há cada vez mais intolerância em relação à religião e a tudo o que diz respeito sobre Deus" Maria João

è natural. Num mundo onde o fundamentalismo religioso é a aameaça mais terrível á Paz, naturalmente que o proselitismo religioso e a religiosidade agressiva é olhada com desconfiança por quelquer pessoa sensata.

Re: A IGREJA PODE CALAR-SE?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 13:17

""
Citação:
Também é importante que as pessoas tentem perceber por si o que está em causa na PMA, mas também acho que os padres devem falar do que se passa no dia-a
-dia."
Ora aqui vai um bom exemplo:

O Ricardo
Já lá vão 3 anos. Um Domimgo de manhã. Sou chamado para ir atender uma senhora à Medicina Genética. Estava no 4º mês de gestação.
"Vale a pena passar todo este sofrimento só por causa da alegria de , dentro de algum tempo, ir ter um filho!"
Consegui ver, sem nenhuma dificuldade, o brilho que lhe ia nos olhos. Deixei-me encantar pelas histórias da sua vida, as tentativas para engravidar, os insucessos e os meios sucessos por que foi passando.

Comigo mesmo fui reflectindo sobre esta maravilha da Medicina que permite a alguém ter um filho; é pena a Procriação Médicamente Assistida ainda só ser privilégio de alguns.

Mas... notei que a sra Enfermeira passava por mim e não me "ligava" muito. Parecia que tinha um ar comprometido. Quando ia a sair do serviço, fiz tudo por tudo para ir ter com ela. Fui directo ao assunto:
"Sra Enfermeira, por favor, diga-me se eu tive alguma actuação menos correcta... a sra quase não olha para mim..."
"Sabe? É que me estou a sentir um pouco incomodada porque, para muita gente e muito concretamente para a Igreja, este nosso trabalho não é visto com bons olhos. E, como o sr é padre...!"A partir daqui veio um diálogo frutuoso para os dois. Os preconceitos da sra Enfermeira em relação à Igreja desapareceram.
Passado todo este tempo, só me resta dizer uma coisa:
"Abençoada técnica que permitiu que, ontem, tivesse nascido o Ricardo!"

Eu sei quem deve estar a fazer festa da rija, lá no céu. Um neto, era o desejo grande do seu avô nos momentos finais da vida.
Ricardo, bem vindo ao aconchego dos teus pais!
"
Grande testemunho de um Padre. Leiam também os Comentários
Em [migalhassaopao.blogspot.com]

Re: A IGREJA PODE CALAR-SE?
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 13:39

Não estou a falar de proselitismo, mas sim de se respeitar as ideias dos outros.

E quando falo é "uma coisa que está cada vez mais de fora", é no sentido de que o religioso é visto na maioria das vezes de forma preconceituosa, sendo muitas vezes discriminado. Conheço casos desses e já aconteceu comigo. Quem não conhece?

Não estou a dizer que a Igreja deva participar nas decisões do Governo. Claro que não. Simplesmente, acho normalíssimo que numa homilia o padre fale do que se passa no dia-a-dia, nos assuntos que vêm mais à baila. Assim, não se está a meter em nada. Está a dizer o que a Igreja pensa. Não tem mal nenhum.



Quanto aos fundamentalismos, não somos todos iguais. E esta imagem existe porque assim é divulgada pela comunicação social. Já quando houve a questão dos cartoons, houve políticos que afirmavam que se tratava de uma questão de diálogo entre religiões, enquanto que na prática tratava-se de uma questão cultural.


Quanto à PMA, deve haver de facto mais informação, porque a Igreja não está contra todos os tipos de tratamento que podem ajudar uma mulher a engravidar, apenas está contra aqueles, como o in vitro, em que há embriões que acabam por ser deitados fora.



mj

Re: A IGREJA PODE CALAR-SE?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 13:40

Não, não há.

Re: A IGREJA PODE CALAR-SE?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 13:47

os embriões que sobram vão literalmente parar ao lixo, CP, não venhas com paninhos quentes.
Eu acho que a Igreja não se deve calar. A maior autoridade moral de todos os tempos está cá precisamente para isso, para os Homens saberem o que é moralmente aceite aos olhos de Deus. E a morte não o é.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: A IGREJA PODE CALAR-SE?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 13:50

Nas técnicas de PMA in vitro os embriões são preciosos e não se andam a criar embriões para se deitarem fora.

Quem diz as coisas desta forma , não faz a menor ideia dos custos físico, psicológicos, emocionais e económicos do que é conseguir embriões viáveis para implantar num útero...

E é precisamente este tipo de linguagem, simplista, completamente incorrecta e desligada da realidade , que a Igreja não pode utilizar.

De igual form, a Igreja pode e deve afirmar publicamente a suas posições face ao aborto, mas não pode nem deve usar a mentira e a demagogia para defender o seu ponto de vista.


Por exemplo o CA apontou aqui uam gravíssma questão relativamente ao projecto lei apresentado por uma comissão contra a actual lei de PMA. Claro que aparentemente ainda ninguémm a leu ou percebeu o seu alcance. O que é extrsordinário e bem revelador.

Re: A IGREJA PODE CALAR-SE?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 13:51

"os embriões que sobram vão literalmente parar ao lixo". Não não vão. São criopreservados..

Re: A IGREJA PODE CALAR-SE?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 14:02

Além disso, é possível usar técnicas de PMA invitro se que existam embriões excedentários.Não é impossível evitar a formação de embriões em excesso. Há muitos anos que na Alemanha, na Áustria e, pelo menos num Centro, em Portugal, se pratica PMA sem embriões excedentários.

Re: A IGREJA PODE CALAR-SE?
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 14:04

E para quê CP? São vidas que estão ali. Nem que seja uma célula, é a célula de um ser humano.


Deus é contra a morte. A Igreja não se pode calar perante situações destas. A Assembleia da República aprova as leis que bem entender e a Igreja não tem de se intrometer. Mas pode e deve alertar os seus membros sobre o que DEus nos diz perante situações dessas.


mj

Re: A IGREJA PODE CALAR-SE?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 14:09

Desculpa, não percebi a pergunta. Podias ser mais precisa?


Para quê fazer nascer crianças?

Olha, uma boa razão é o amor dos pais.Ou ser a favor da vida.Ou aumentar a taxa de natalidade. Ou participar nos palnos de Deus que torna o homem Pro-Criador.

Há muitas razões para fazer nascer crianças, e todas positivas, não te parece?

Re: A IGREJA PODE CALAR-SE?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 14:10

Nota - E Deus nunca se pronunciou sobre técnicas de PMA.

Limitou-se a ordenar:

"Crescei e multiplicai-vos". Não disse como.

Re: A IGREJA PODE CALAR-SE?
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 14:13

Estou a falar dos embriões. Ficam para quem? Só para outros casais ou para outras experiências? É uma questão muito delicada. São embriões humanos. Nós não podemos ter a certeza exacta do que é feito com os embriões.

Quanto à técnica de in vitro sem embriões excedentários, isso não sabia. Não conheço, por isso prefiro não comentar. A ver se tenho tempo de pesquisar.

Re: A IGREJA PODE CALAR-SE?
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 14:17

Obviamente que não falou de técnicas de PMA. Não havia na altura. Mas, no quinto manndamento, quando diz "Não Matarás", já deixa orientações. Também não fala do aborto, no entanto o primeiro capítulo de Jeremias fala como este profeta (ou seja todas as pessoas) são escolhidas para virem ao mundo por Deus.


Na Bíblia há coisas que percebemos que se trata de uma questão cultural, como as mulheres devem usar véu e ser submisas aos homens, mas há outras que são bem claras. O 5º Mandamento é bem claro.

Re: A IGREJA PODE CALAR-SE?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 14:26

"Quando disse não matará" referia-se concerteza a pessoas e não a galinhas ou a células indiferenciadas.


Além disso, ninguém mata embriões viáveis criopreservados. Dão tanto trabalho a obter!!

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.