Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 7 de 8
Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 07 de September de 2006 20:03

Acabei de ler este texto da Agência ecclesia de 6/09/06.

Não faço a mínima ideia de quem é a pessoa...nem sei o que faz...nem o que tem feito...

Identifico-me com ela quando afirma: "Preocupa-me principalmente não calar a minha voz, enquanto mulher e isto que não passa por cargos mas por formas de presença", chamando a atenção para a "importante intervenção que as mulheres tiveram para a revelação da mensagem de Jesus e no apoio à Igreja" finaliza."

Aqui Vai
" A participação e corresponsabilidade da mulher
O V Simpósio a decorrer em Fátima, sob o tema "O Presbitério em Comunhão. Ao Serviço da Comunhão Eclesial" pretende, tendo em conta diversos painéis de debate, promover a reflexão e apontar caminhos conjuntos para todo o clero.
A participar no painel da tarde de hoje, dia 6, sob o tema "A participação e corresponsabilidade" este Maria de Lurdes Figueiral, coordenadora da Pastoral do Serviço Nacional do Ensino Superior. Na sua intervenção pretende dar testemunho do seu papel, enquanto mulher, que tem vindo a desempenhar na Igreja que se crê, muitas vezes reservado aos sacerdotes. " O nosso papel não passa tanto por aquilo que fazemos, mas antes pela forma como nos relacionamos" afirma à Agência ECCLESIA.
Com uma vasta participação na pastoral paroquial e diocesana, em particular na Diocese do Porto, Maria de Lurdes Figueiral afirma basear-se muito no testemunho "insubstituível" de "Santa Teresa de Jesus, que como mulher interventiva e participativa na Igreja continua a ser hoje um exemplo", salientando que "os cargos são o menos importante. Preocupa-me principalmente não calar a minha voz, enquanto mulher e isto que não passa por cargos mas por formas de presença", chamando a atenção para a "importante intervenção que as mulheres tiveram para a revelação da mensagem de Jesus e no apoio à Igreja" finaliza.

E vocês mulheres , o que acham?

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de September de 2006 20:54

"Preocupa-me principalmente não calar a minha voz, enquanto mulher e isto que não passa por cargos mas por formas de presença"

Mas então os cargos não saõ uma forma de presença?

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 08 de September de 2006 09:41

Mais do que a questão da presença, é a questão da vocação.

Já o disse aqui e continuo a dizê-lo. A vocação não faz acepção de pessoas, logo não há diferenças entre homens e mulheres. Faz-me imensa confusão quando se fala deste tema de uma maneira que parece que as mulheres querem ser padres para terem poder. Então, é o mesmo que acontece com os homens? Eles são padres por quererem o poder? Onde fica a vocação?


bjs em Cristo

Maria JOão Garcia

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Ni (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 12:38

Estive afastada do forum por motivos pessoais, e já algum tempo que vinha cá ler opiniões e deixem-vos dizer que fiquei muitissimo contente por tanta gente participar no forum ( fiquei deveras impressionada ).

Voltando à carga :]

Sei que muitos de vos não acreditam nisso, mas eu como mulher e como estudante de historia, analiso todos os dias o papel da mulher na sociedade, na cultura, na religião e no mundo. Apartir de tal é pertinente dizer que nós, mulheres, sempre tivemos uma inferioridade junto dos homens, não que me sinta inferiorisada, perante tal, pois como disseste Maria José, só nos mulheres, sabemos o sentimento de carregar dentro de nós o maior milagre da vida, um filho.

Outro assunto, acho que as mulheres não querem o poder, mas sim o direito a serem consideradas iguais aos homens. Já que somos nós que temos umj sexto-sentido, já que somos nós que temos uma maior sensibilidade, já que foi de nós que nasceu Jesus Cristo, porque não devemos poder regir uma igreja que também é nossa ? Pois não se esqueçam, a igreja é do povo, do rebanho de Deus.

Já muitos de vos se devem ter perguntado e questionado as minhas crenças, pois sei que sou directa e que discordo de algumas tradições católicas. Pois bem eu acredito em Deus, ou na Deusa, acredito em Jesus Cristo, assim como acredito na virgem Maria, apenas acho que ao longo de todo o tempo da igreja católica, a mulher não tem nem perdido, nem ganho qualquer estatuto, o que pode não parecer mau, mas decerteza que não é bom. Mas tal como tudo no mundo e na natureza, as sociedades também se regeneram.

Mais uma vez um grande obrigado a todos,

Um abraço em Deus

Ni



Editado 1 vezes. Última edição em 14/09/2006 12:39 por Ni.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 15:17

Só mulheres? vejam...
**********************
São José; a personificação do Pai


Há pessoas que passam pela vida totalmente ignoradas a não ser por um pequeno grupo de pessoas que com ela convivem e com o coração e o olhar de amor percebem nelas a profundidade de seu mistério.
São raros as pessoas que fizeram tanto pelo mundo que foram reconhecidas e valorizadas. Ao contrário. Ao se rever a história do mundo sobre cada pessoa ou fato há algumas páginas escritas e milhares não escritas. E as que foram escritas nem sempre são fiéis, verossímeis pois temos mais tendência a interpretar os fatos do que a acolher os fatos. Temos mais facilidade em interpretar as pessoas que acolher o seu mistério profundo.
Pensemos em Jesus, por exemplo, em Maria, em José. O que dizer do que se pensam deles, se falam deles mesmo aqueles que dizem que tanto o amam? Muitas vezes são reduzidos a objeto de nossos sentimentos, de nossa devoção ou por outro lado, de nossos questionamentos superficiais diante de um amor tão puro, grande, profundo que nem sabemos como interpretar. E diante de mistérios assim temos a fraqueza de sermos irônicos ou agressivos, confrontando nosso orgulho e nossa ignorância com a grandeza do amor.
Quem não conhece aconselho que leiam o livro de Leonardo Boff - São José; a personificação do Pai. Editora Verus, Campinas. SP. Uma obra que leva o leitor a uma nova visão e experiência de S. José na vida da Igreja e do mundo. Essa obra nos ajuda a ter um olhar mais simples e mais profundo sobre a própria existência e conhecendo melhor a S. José conhecermos mais a Deus e a essência da vida.
Ouso dizer que, no mundo todos precisamos ser como S. José. É disso que o mundo precisa, de homens justos. Isso é que pode resgatar o mundo de sua mediocridade e falsidade e ao mesmo tempo elevá-lo para a sua plenitude. S. José merece um outro lugar em nossos corações, em nossas vidas. Merece o lugar de honra por ser aquele homem viril e justo, segundo o evangelho, que fez de sua vida a obra prima de um amor sem fim. A S. José não bastam simples devoções. Ele não é mais um santo entre tantos. Ele é o homem justo. Não existe nada mais digno e santo do que ser assim, justo. Daquela justiça de Deus que supera a nossa mera compreensão e não se reduz a pequenos gestos de bondade ou de cumprimento do dever. Ser justo significa ser exatamente como Deus é: total, inteiro, único, amor sem fim, mistério de amor, silencio que fala, palavra que silencia, mistério que se revela.


[www.josealem.com.br]

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 22 de September de 2006 16:12

Acho que vale a pena ler

[evangelhoquotidiano.org]

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Ni (IP registado)
Data: 03 de November de 2006 18:59

Acabei à pouco tempo de ler um livro, baseado em documentos muito antigos, que falavam de uma messias, Sophia. Parece que esta mulher veio ao mundo tempos depois da ascenção de Jesus aos céus e pregava exactamente a mesma doutrina de Jesus, ambos só tinham uma diferença, Sophia era mulher. Assim que descoberta pela igreja católica, foi presa e assassinada pela própria igreja. Porquê? Não se sabe, talvez por que a tomassem como uma ameaça, ao poder que detinham...

Um abraço em Jesus e em Deus.

Ni

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 03 de November de 2006 19:19

Ou talvez não existisse mesmo...
Acredita que a Igreja primitiva tivesse a ambição da da Idade Média? Provavelmente essa mulher nem existiu, senão a história lembrar-se-ia dela, como se lembra de Calvino ou Lutero...

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 03 de November de 2006 19:43

E logo Sophia...

Mas, não terá ressuscitado?

Alef

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 03 de November de 2006 22:00

Se era uma messias deve ter ressuscitado. Afinal de contas Cristo venceu a morte. Além disso disse-nos que depois dEle viriam muitos falsos messsias... e algumas falsas messias também.

Mas parece-me que neste caso há uma coisa verdadeira. O autor do livro... é sem duvida um verdadeiro aldrabão a ganhar dinheiro à custa da ignorancia das pessoas.
Destes ainda há mais que falsos messias.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de November de 2006 08:34

NI:

Essas histórias ou mitos ( há muitas mais, como a da Papisa Joana), assim como o culto mariano ( com características quase idólatras de uma figura feminina) e que explodiu contra a vontade da hierarquia) têm um significado simbólico e cultural muito precisos - denunciam a história de apagamento e invisibilidade a que as mulheres foram violentamente submetidas dentro das estruturas da Igreja.
É uma "reacção" a isso , quase inconsciente....



Editado 1 vezes. Última edição em 04/11/2006 08:35 por catolicapraticante.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Ni (IP registado)
Data: 05 de November de 2006 16:18

Falsas Messias? De falsos messias, sim, mas agora de falsas messias, essa é nova. A igreja sempre tentou apagar o papel das mulheres, isso é ponto acente, por mais que tentem provar o contrário, é isso que a história e a doutrina mostram. Quanto a mitos ou lendas, bem, a Papisa Joana, existiu mesmo, pelo nome de João Anglicus e quanto a Sophia, volto a dizer que o livro é baseia-do em documentos antigos... Não se trata de nenhum Código de Da Vinci.

Um abraço em Jesus e em Cristo
Ni

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 05 de November de 2006 16:36

Ni:

Por si mesmo, «documentos antigos» não é critério de verdade. Seria bom ver quais são esses documentos, como são avaliados pelos conhecedores da matéria. «Documento antigo» era também a «Donatio Constantini», mas também uma fraude.

«Documentos antigos», «códices», «manuscritos», etc., estão agora «em alta». Tende-se a rejeitar tudo quanto soe a «instituição» e vai-se atrás de qualquer «voz da suspeita», a quem a ingenuidade enche os bolsos, agradecida pela «iluminação».

Pelos poucos dados que apresentas, poderia ser algum escrito de tipo gnóstico, mas estou apenas a «adivinhar»...

De resto, que importância tem ou terá para ti a existência de um(a) Messias depois de Jesus Cristo? Mais: é possível alguém ensinar «exactamente a mesma doutrina de Jesus» sem entrar em contradição consigo mesma? Se ensinava exactamente o mesmo, certamente era também um ensino com autoridade, corroborado por Deus, com ressurreição, etc...

Parece-me tudo demasiado simples para se levar a sério, mas terei todo o gosto em saber mais pormenores, para que não nos fiquemos pelo lugar comum de sempre de bater sempre no mesmo ceguinho...

Alef
PS.: Não percebi muito bem a tua saudação final: «Um abraço em Jesus e em Cristo» (destaque meu). Que significa aquele «e»? Não são a mesma Pessoa?



Editado 1 vezes. Última edição em 05/11/2006 16:39 por Alef.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Ni (IP registado)
Data: 05 de November de 2006 16:52

Erro meu, peço desculpa, queria dizer, em Deus e em Cristo. Quanto a ser tudo muito vago, sim concordo que seja, mas pareceu-me um bom assunto para colocar e fazê-lo do conhecimento de todos. Hoje são os livros que estão em alta, à anos foram os filmes, será que se lembram da mensagem do filme "Stigmata"?
Quanto à importância, acho que todos devem ser iguais e ter as mesmas oportunidades, se um homem a tem, porque razão uma mulher não a poderá ter? É uma questão tão simples e mesmo assim, dá pano pa mangas !

Um Abraço em Deus E em Cristo
Ni

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 05 de November de 2006 17:26

Ni:

A questão nada tem a ver com o sexo do(a) Messias. Tem simplesmente a ver com isto: é possível, no âmbito da fé cristã, postular um segundo Messias depois de Jesus Cristo, seja homem ou mulher?

Alef

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de November de 2006 22:40

Se alguem depois de Jesus Cristo se intitula Messias assume o papel de anticristo, tanto dá ser homem, mulher ou extraterreste.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 06 de November de 2006 13:01

Humildade e hospitalidade

Depois Jesus disse ao homem que o havia convidado:
- Quando você der um almoço ou um jantar, não convide os seus amigos, nem os seus irmãos, nem os seus parentes, nem os seus vizinhos ricos. Porque certamente eles também o convidarão e assim pagarão a gentileza que você fez. Mas, quando você der uma festa, convide os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos e você será abençoado. Pois eles não poderão pagar o que você fez, mas Deus lhe pagará no dia em que as pessoas que fazem o bem ressuscitarem. (Lc 14, 12-14)

Comentários:
Jesus fez um esforço formidável para colocar no coração de seus discípulos um amor entranhado pelos pobres e marginalizados. Ele bem conhecia o valor salvífico do bem feito aos excluídos, e o quanto agradam ao Pai os gestos de bondade em relação aos necessitados.
O ensinamento a respeito de quem deve ser convidado para um almoço ou jantar tem esta finalidade. Por isso, pode parecer um tanto extravagante. Nada de chamar amigos, irmãos, parentes e vizinhos ricos, quando se oferece um almoço ou jantar. O Mestre aconselha a convidar os aleijados, os coxos, os cegos, que não têm como retribuir.
Jesus opôs-se à tendência humana natural de estreitar as relações com as pessoas às quais queremos bem, e cuja convivência nos é agradável. Ao invés disso, ensinou a escolher os mais carentes de afeto e atenção.
É importante atentar para os motivos sadios que nos devem levar a convidar os pobres para uma ceia familiar. Existem motivos fúteis, como ganhar o prestígio de pessoa caridosa e fazer demagogia barata. Convidar os pobres significa comungar com sua causa, tornar-se solidário com eles, a ponto de tudo fazer para que sua dignidade seja respeitada. Quem age com esta intenção, participará da ressurreição dos justos.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 05 de April de 2008 10:48

Retirado daqui




Laura Ferreira dos Santos (n. 1959) é uma católica a caminho da descrença. As razões são várias, entre elas o inferno da doença, podendo ser apreendidas no diário de que acaba de sair o segundo volume: Diário de uma Mulher Católica a Caminho da Descrença (Angelus Novus), relativo ao período que vai de Novembro de 2000 a Dezembro de 2002. Autora de obras e ensaios sobre Nietzsche, Deleuze e Girard, desde sempre preocupada com questões de ética, educação, cristianismo e feminismo, esta professora de filosofia da Universidade do Minho ocupa-se presentemente da problemática da morte voluntária, tema do seu próximo livro. Diário de uma Mulher Católica a Caminho da Descrença é hoje apresentado em Lisboa, pelo teólogo Frei Bento Domingues, O.P., às 18:00h, no Terraço Graal (Rua Luciano Cordeiro, 24, 6.º-A). Fica um breve trecho da entrada de 16 de Fevereiro de 2002:


«Quando, em tempos, fazia leituras na missa, temia sempre deparar-me com um texto misógino de S. Paulo. Tinha-me até preparado interiormente para, quando isso acontecesse, virar costas dizendo que me recusava a ler um texto que tratava tão mal as mulheres, dando lugar a outra pessoa mais “tolerante”. Como a escrava de que fala Fiorenza, recuso-me a ler essa parte da Bíblia, a não ser para estudo. Digam-me se é hoje possível uma mulher com algum sentido de dignidade ler a seguinte passagem, como se se tratasse de um texto inspirado por deus: «Durante a instrução a mulher conserve o silêncio, com toda a submissão. Eu não permito que a mulher ensine, ou domine o homem. Que ela conserve, pois, o silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E não foi Adão quem foi seduzido, mas a mulher que, seduzida, caiu em transgressão. Entretanto, ela será salva pela maternidade, desde que, com modéstia, permaneça na fé, no amor e na santidade (I Tm, 2: 11ss).» Entretanto, o fantasma de Eva assedia muitos outros textos de Paulo [...] A este propósito, tanto faz que tenha sido Paulo de facto a escrever estes textos ou não. [...] Vai uma mulher a uma missa para ouvir palavras de insulto? Sinceramente, estes textos irritam-me e acho que deviam também irritar quem, homem ou mulher, se preocupa com a dignidade de todos os seres humanos. Não deveria ser o Vaticano a convidar à não leitura destas passagens da Bíblia em lugares públicos, com a dignidade atribuída a uma palavra inspirada por deus?»

Que dizem as mulheres e não só, sobre este texto? É S. Paulo "todo inspirado". Ou há coisas que não são inspiradas e matéria de opinião? Ou como se posicionar perante a inspiração?

Abraço fraterno,

Miguel

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de April de 2008 15:53

Ninguém responde ao Miguel? Está tudo com vergonha?
É um desafio bem interessante.
:)

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 05 de April de 2008 21:28

Poderia responder, mas fiquei curioso para saber o que outra pessoa responderia para a colocação da autora e não para a minha. Não quero "viciar" as respostas.

PS: não tenho curiosidade nenhuma para saber a posição do David.

Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 7 de 8


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.