Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 6 de 8
Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de August de 2006 16:29

Também não me parece nada adequada a sua utilização contínua.
Repito, estou satisfeita por não ter de ler mais insultos pacóvios nos próximos meses. ( E dos gritinhos de basta!)...jà começava a cansar.E se essa linguagem insultuoso da MiJ nunca te perturbou acho no mínimo estranho que a minha adjectivação da mesma te pareça desadequada.


Quanto ao tema:

Na sociedade actual, em termos jurídico formais, existe de facto uma tendência para uma paridade ou igualdade de Direitos entre as pessoas independentemente do Género.
Foi uma árdua conquista e muito recente.

Claro que, quando falas da sociedade actual te referes a um mundo muito restrito - basicamente aos países desenvolvidos e sociedades ocidentais. O que exclui á partida a maior parte das mulheres do mundo.

Por outro lado, como não deves ignorar, a igualdade jurídico formal , de direitos e deveres, não corresponde a uma efectiva igualdade na prática , mesmo nas sociedades ocidentais. Numerosos estudos revelam as desigualdades gritantes que persistem e se mantêm.... E, mais do que as desigualdades concretas, materiais e económicas, de empowerment, de violência contra as mulheres, as amiores desigualdades resultam precisamente de determinados conceitosideológicos que, bastante subtilmente , vão sendo disseminados por certas instãncias.

Dizes que a Igreja fala de serviços e dons. Ora aí é que reside o busílis da questão.

Aceito perfeitamente que existam dons diferentes e serviços diferentes consoante as características individuais de cada ser humano.


Mqas parece-me abusivo falar de dons e serviços em função do Género. Não tem qualquer sentido a não ser um sentido de desqualificação do outro.
No fundo estabelece-se uma desiguladade essencial que funda descriminação.
Ora isso, como tureferiste anteriormente, vai contra os evengelhos.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de August de 2006 17:09

Começando pela linguagem, já noutro tópico fiz reparos sobre ela há um ou dois dias. Hoje insisti e insisto. Antes disso não o fiz, é um facto. Eventualmente por se ter dado o caso de ter estado algum tempo sem escrever no fórum.... :o))

Referi os direitos precisamente para esclarecer que na minha opinião repetir o argumento de que as mulheres têm "direito" ao sacerdócio ou que tem "direitos" a isto ou aquilo na Igreja é colocar mal a questão.E muita linguagem habitualmente afina por esse diapasão, o que desde logo a descredibiliza.

Não me parece que os dons se distribuam em função do género. E o evangelho não é dado a discriminações.

João (JMA)

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de August de 2006 17:18

João, se leres as minhas intervenções desde o início eu não coloquei a questão do "direito ao sacerdócio" em nenhum momento e nunca dessa forma, que aliás me parece desajustada.

O que me parece grave é a Igreja falar de "dons" e "serviços" tipicamente femininos ou masculinso e de proibir que uam parte da Humanidade esteja proibida de aceder a um Sacramento!!!!!

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de August de 2006 17:26

Não disse que esses argumentos eram os teus. Sei que não o são.

Quanto aos Sacramentos em geral, parece-me que terão de ser repensados. Entre eles o Sacerdócio.

Se o Espírito sopra onde quer, será possível legislar sobre a Sua actuação?

João (JMA)

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 08 de August de 2006 12:24

Como sempre, durante o Verão e, em particular aos fins de semana a violência contra as mulheres aumenta.

Com as férias, fechadas em casa e convivendo mais proximamente com os seus agressores, ss vítimas tornam-se mais vulneráveis porque ficam sem espaço para se refugiar( como o local de trabalho e outros laços de sociabilidades).
Por vezes é também nas férias que os adoráveis maridos ausentes em trabalho regressam a casa para reivindicar os seus direitos de macho e para as assassinar.

Só numa semana morreram três mulheres em portugal barbaramente assassinadas pelos seus conjuges.

Uma foi queimada viva, outra morta com um tiro na nuca e outra violentamente esfaqueada onze vezes com uma faca de cozinha.

Que deve fazer a Igreja, enquanto instituição para acabar com este horror quotidiano ?

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 08 de August de 2006 13:09

CP

Verdade? Nunca vi isso em jornais?

Como a igreja pode ajudar, se as pessoas nunca dizem que têm um mau marido? Há mulheres que têm vergonha de dizer que têm um marido ciúmento, alcoólico, infiel, etc.
Olha, e porquê a mulher não dá também no marido? :) ehehhehe

S

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 11 de August de 2006 17:21

Apresento um texto de uma mulher que foi Igreja Católica, que fez um imenso bem, que chamou tantas pessoas para o caminho de Amor a Deus e Serviço aos outros, que não se sentiu diminuída por não ser padre...


Beata Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade

Aqui vai:

"Partiu os pães, deu-os aos discípulos e os discípulos deram-nos à multidão"


Simplicidade da nossa vida contemplativa: ela faz-nos ver o rosto de Deus em cada coisa, em cada ser, em toda a parte e sempre! E a sua mão, presente em cada acontecimento, faz-nos tudo realizar - a meditação e o estudo, o trabalho e a partilha, comer e dormir - em Jesus, com Jesus, por Jesus e à imagem de Jesus sob o olhar amoroso do Pai, enquanto estivermos dispostos a recebê-lo sob qualquer forma que ele revista.
Fico maravilhada pelo facto de que, antes de comentar a Palavra de Deus, antes de anunciar as Bem-Aventuranças às multidões, Jesus, enchendo-se de compaixão para com elas, as tenha curado e alimentado. E só depois lhes começou a dar o seu ensinamento.
Ama Jesus com generosidade, ama-o com confiança, sem olhares para trás de ti, sem apreensão. Dá-te inteiramente a Jesus. Ele tomar-te-á como instrumento para realizar maravilhas com a condição de que estejas infinitamente mais consciente do seu amor do que da tua fraqueza. Acredita nele, entrega-te nas suas mãos num ímpeto de confiança cega e absoluta, porque ele é Jesus. Acredita que Jesus, e só Jesus, é a vida; aprende que a santidade não é senão esse mesmo Jesus vivendo intimamente em ti; então ele será livre para fazer o que quiser contigo."



A Madre Teresa de Calcutá é um dos muitos exemplos do papel da mulher na Igreja, não concordam?

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de August de 2006 00:16

"Coisas lindas que vêm ter ao meu correio eletrónico"
*****************************************************
Ministros Extraordinários da Comunhão

A partir de 1966, as leis da Igreja permitiram a Instituição de Religiosos ou Leigos como Ministros Extraordinários da Comunhão.

O Bispo da Diocese é normalmente quem dá a permissão para os leigos serem Ministros Extraordinários, e os Párocos fazem a escolha e a devida preparação desses Ministros.

Para além disto só há a consultar o que se diz da Eucaristia, do Laicado e dos Ministros da Comunhao ou a da Eucaristia.

MINISTROS EUCARÍSTICOS (para a Comunhão)

Em 30 de Abril de 1969, por uma Instrução do Vaticano Fidei Custos foi dada aos Bispos locais a autorização para escolher ou nomear algumas pessoas para distribuírem a Comunhão nas Paróquias em auxílio do Sacerdote celebrante.

Todavia, antes desta data, em muitas Paróquias, havia já os Ministros da Distribuição da Comunhão.

Mais tarde, em 1973, o papa Paulo VI, para facilitar a recepção da Sagrada Comunhão, deu as instruções necessárias na sua Immensæ Caritatis, para os Ministros da Comunhão.

Nessas Instruções o papa determina que a escolha dos Ministros da Comunhão devia ser feita pela ordem seguinte : Leitor; Estudante do Seminário Maior; Religiosos; Religiosas; Catequistas; Homens ou Mulheres.

Todavia esta ordem podia ser alterada pelo prudente juízo dos Bispos nas suas Dioceses.

Mas, para além disto, o papa ainda disse :

* O Ministro especial da Sagrada Comunhão deve ser devidamente instruído e distinguir-se pela sua fé cristã e moral, consciente da dignidade desse Ministério, devoto da Sagrada Eucaristia, e de conduta exemplar para os outros cristãos pela sua piedade e reverência pelo Sacramento do altar. Não escolher ninguém que possa ser escândalo para os outros fiéis.

Dentro destas Instruções não cabem os Ministros da Comunhão que se apresentam indevidamente nos seus trajes, não só impróprios como até, em algumas senhoras, imodestos e provocadores.

Nestas coisas e, de harmonia com as Instruções do papa, têm a última palavra os respectivos Párocos, que estão sempre mais perto das pessoas, as conhecem melhor e são responsáveis.

Todos reconhecem a necessidade e oportunidade dos Ministros da Comunhão, religiosos ou leigos de ambos os sexos, para uma melhor realização da Liturgia da Igreja.

Normalmente, num sentido litúrgico, os Ministros são as pessoas que têm a capacidade de exercer algumas funções na celebração da Eucaristia, nos Sacramentos e noutras celebrações específicas.

Como Ministros podemos considerar :

* Pessoas com Ordens Sacras: Bispos, Presbíteros e Diáconos.

* Pessoas instituídas nos ministérios de Leitor e Acólito.

* Desde o Concílio Vaticano II, o termo "ministro" tem sido aplicado num sentido mais genérico a todos aqueles que desempenham uma função de cooperação no serviço pastoral da Igreja.

Deve notar-se, todavia, que, tanto o Sínodo dos Bispos, como a comunicação pós-sinodal de João Paulo II Christifideles Laici, recomendam que é preciso ter cuidado com o emprego da palavra "Ministro" para os "Não-Ordenados", para evitar equívocos e más interpretações.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 15 de August de 2006 23:48

Excerto da entrevista do Papa Bento XVI, concedida à Bayerischer Rundfunk (ARD), ZDF, Deutsche Welle e Rádio Vaticano

Aqui vai:

"Pergunta: Santo Padre, as mulheres são muito activas em diversas funções na Igreja Católica. A sua contribuição não deveria se tornar mais claramente visível, também nos cargos de maior responsabilidade na Igreja?



Bento XVI: Sobre essa questão, naturalmente reflecte-se muito. Como o senhor sabe, nós consideramos que a nossa fé, a constituição do Colégio dos Apóstolos nos obriguem e não nos permitem conferir a ordenação sacerdotal às mulheres. Mas não se pode pensar que, na Igreja, a única possibilidade de desempenhar um papel de relevo seja a de ser sacerdote. Na história da Igreja, há muitas tarefas e funções. A começar pelas irmãs dos Padres da Igreja, para chegar à Idade Média, quando grandes mulheres desempenharam um papel muito determinante, até chegar à época moderna. Pensemos em Ildegard de Bingen, que protestava fortemente, contra os bispos e o Papa; em Catarina de Sena e em Brígida da Suécia. Assim, também no tempo moderno, as mulheres devem - e nós com elas - procurar, novamente, o seu justo lugar. Hoje, elas estão bem presentes, até mesmo nos Organismos (dicastérios) da Santa Sé. Mas há um problema jurídico: o da jurisdição, isto é, o facto de que segundo o Direito Canónico, o poder de tomar decisões juridicamente vinculadoras, estar ligado à Ordem sacra. Desse ponto de vista, há, portanto, alguns limites. Mas eu creio que as próprias mulheres, com o seu dinamismo e a sua força, com a sua preponderância e com a sua "força espiritual" saberão conquistar o seu espaço. E nós devemos colocar-nos na escuta de Deus, para não sermos nós a opormo-nos a Ele, mas pelo contrário, a alegrarmo-nos pelo facto de o elemento feminino alcançar, na Igreja, o lugar operativo que lhe cabe, a começar pela Mãe de Deus e Maria Madalena."

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 15 de August de 2006 23:55

Maria João, aonde é que encontráste a entrevista em português?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 15 de August de 2006 23:58

Diogo

A entrevista está na agência Ecclesia em:

[www.agencia.ecclesia.pt]

pontosvista

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 16 de August de 2006 12:59

muito obrigado

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 18 de August de 2006 22:40

Pensando bem a ordenação de mulheres poderia ser a solução para a falta de sacerdotes atualmente....será?

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 18 de August de 2006 22:43

não será...
Na "contabilidade" dos padres, só contam os diocesanos. Porque, salvo excepções, as paróquias são entregues a um padre diocesano.
As imensas Ordens e institutos religiosos contam muitos padres.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de August de 2006 11:59

Pensamento

" Não podemos fazer muito sobre a extensão de nossas vidas, mas podemos fazer muito sobre a largura e a profundidade delas".

Pe. José Alem

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de August de 2006 01:00

As paróquias só são entregues a padres diocesanos? Não acontece isso no Canadá. Na nossa igreja já tivemos padres diocesanos e religiosos.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de August de 2006 19:53

Respondendo à Chris:

Acreditamos que o Espírito Santo vela pela Igreja.

Acreditamos igualmente que a vocação religiosa tem muito a ver com o Espírito Santo.

Ou Ele não está a funcionar bem, ou a crise de vocações tem algum significado...

João (JMA)

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 21 de August de 2006 22:41

O Espírito Santo actua em quem deixa que ele actue.
Cada vez mais há muita gente a fugir de Deus. Para se ser cristão paga-se caro no mundo.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de September de 2006 22:44

"
Citação:
Ou Ele não está a funcionar bem, ou a crise de vocações tem algum significado..."

Parece que a crise de vocações sacerdotais é apenas masculina....

Mas, como diz um Padre meu amigo, a crise de vocações sacerdotais foi a melhor coisa que poderia ter acontecido á Igreja.
Por um lado tornou absolutamente imperativa a visibilidade e actuação dos Leigos, por outros redefiniu a missão dos padres e as tarefas que lhes são atribuídas... E sobretudo, forçou a estrutura eclesiástica a aceiotra cada vez mais aintervenção das mulheres.

Concordo com a chris - como pode o vaticano queixar-se de falta de vocações se afasta ( por decreto) mais de metade da humanidade de uma eventual vocação sacerdotal?

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 04 de September de 2006 11:53

POde ser que assim aprendam que a vocação não depende do sexo.

Isto parece básico, mas pelos vistos, nem sempre é assim.


Maria João Garcia

Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 6 de 8


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.