Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12345678Próximo
Página actual: 1 de 8
O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Ni (IP registado)
Data: 28 de June de 2006 22:13

Venho por este meio tentar exclarecer umas dúvidas por mim tidas desde há muito tempo.

Porque é que a mulher inserida na igreja ( freiras ), não podem passar a não ser disso? Madres Superioras, sim é uma ascenção, mas e apartir daí ?

Há algum escrito bíblico que confirme que apenas os homens possão ser papas, ou bispos ou cardeais, ou portas para Deus?

Ou será que as mulheres sempre foram tidas como inferiores para a igreja católica? Exemplos, nem é preciso dá-los, primeiro são condenadas à fogueira, ao apedrejamento e depois são elevadas a Santas ? Será isso justo ? Será isso que lhes dará passado longos anos a paz ?

Antes demais sim, acredito em Deus, em Jesus, em todos os santos e orações. Mas depois de muito pensar, cheguei à conclusão que teria de me dirigir a alguém que me podesse responder.

assim me subescrevo, esperando uma resposta da vossa parte.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 29 de June de 2006 15:42

Olá.

O que os padres já me têm dito e como aprendi na cataquese, as mulheres não podem se padres, bispos, Papa, porque entre os 12 apóstolos não havia nenhuma mulher.

Pessoalmente, não concordo nada com isto. De facto, não havia nenhuma mulher, mas havia discípulas que acompanhavam Jesus. Está na Bíblia: Lc 8, 1-3.

Se os apóstolos eram homens, penso que isso estava mais relacionado com a cultura da época. Jesus deve ter visto que seria mais fácil ou a unica maneira de construir a Sua Igreja naquela altura e preparou para depois as condições necessárias para as mulheres mostrarem o valor que têm. Penso que foi mesmo algo conjuntural, porque Jesus dá tanta importância às mulheres na Bíblia: o caso do livro de Ester, de Rute, apareceu primeiro às mulheres depois da sua ressureição, etc.

Além disso, ainda não vi escrito na Bíblia que Deus não permite a nomeação de mulheres para esses cargos.


bjs

mj

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Ni (IP registado)
Data: 29 de June de 2006 19:58

Compreendo, mas porque? Se Jesus adora tanto mulheres quanto homens, porque não há cargos desses para mulheres? Não terá sido a igreja e não Jesus que terá decidido que assim teria de ser? Pode não parecer mas os homens sempre tiveram mais influência no mundo do que qualquer mulher, e ainda hoje assistimos a esse facto. A igreja limitou os nossos papeis, a mães, donas de casa e a frutos do pecado. Porque?

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de June de 2006 20:05

Porque é feita por homens, Ni. E por uma questão de poder.
Mas isso está a está mudar. E amudança é inevitável.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 29 de June de 2006 23:23

os papas tem vindo a dizer que e impossivel desautorizar jesus. no blog [facaseluz.blogspot.com] existe um post sobre isso a que n consegui aceder por estar num pda. desculpem pelos acentos

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 01:07

Acabei de ler recentemente o livro "Uma Teoria de Tudo" de Ken Wilber, e estou a ler de momento "Uma Breve História de Tudo" do mesmo autor. São livros muito, muito bons e que dão uma explicação muito boa - eu achei - sobre determinados assuntos, entre os quais, a evolução, género e sexo.

Hoje estou com pouco tempo para dizer o que penso sobre este assunto, sobretudo depois de ter lido Ken Wilber.

Pegando naquilo que a Catolicapraticante diz, se a Igreja é uma Igreja feita por homens, o que leva as mulheres quererem pertencer a ela?
Se como a Ni diz (bem vinda a este fórum) as mulheres sempre foram tidas como inferiores aos homens na Igreja, como é possível que há 2.000 anos que queiram fazer parte da Igreja?

Não será que numa tentativa feminista de mostrar que as mulheres são ou foram discriminadas, não é a própria posição feminista que atesta as mulheres dos últimos dois milénios de imbecis e ignorantes, afinal, se como dizem sempre foram discriminadas pela Igreja, por que acto de masoquismo, falta de auto-estima ou inteligência manteve nelas a vontade de fazerem parte da Igreja?

Porque não andarmos para trás alguns milénios e tentarmos perceber quando e porque razões a mulher começou a ficar mais em casa e dedicada a família, ao contrário do homem. Talvez se percebermos isso, consigamos perceber as razões que nos trouxeram até este ponto, e consigamos também analisar se hoje essas razões se mantém e se esses papéis conitnuam a fazer sentido.

Luís Gonzaga

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 01:26

Ni

Desculpa mas soa-me a falso o modo ingénuo como colocas o assunto.

Perguntas e depois tens as tuas ideias já feitas...conclui-se das tuas intervenções.

Pergunto-te: é ingenuidade ou queres fazer passar-te por ingénua?...

Eu não me sinto com complexo de inferioridade...há mulheres que o manifestam...
Sentem-se inferiorizadas por não serem padres...etc..., ou não serem freiras...

Tens toda a razão quando afirmas que as mulheres desempenham um papel importante (não dizes de modo muito claro mas acho que se sub-entende...) não é assim que pensas?

Nós mulheres não somos nem inferiores, nem superiores aos homens. Temos, exactamente, a mesma dignidade.
É assim que eu penso.

Acho absurdo a polémica das mulheres padres...serão mais católicas por serem padres?
Para mim isto manifesta clericalismo por parte de certas mulheres...é como o ser padre fosse algo...de uma importância...seria a única maneira de serem cristãs?... é isso que as mulheres que intervieram pensam?

Vivam as mulheres!!! (para mim isto não representa discriminação).
Eu acho que então os homens deveriam sentir-se discriminados por o seu filho nunca ter estado dentro da sua barriga... è uma discriminação???
Cada pessoa no seu sítio...

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 01:54

Ni

Não te conhecia...fui ver...fiquei a saber que te registaste apenas a 28/6/06.

Ainda bem que somos mais. Podemos, cada uma e cada um, dar o nosso contributo positivo.

Ni
Leste as regras do fórum? Acho que é importante fazê-lo. Eu inscrevi-me e não as tinha lido. Como se pode passar o mesmo contigo , como prova de companheirismo faço-te uma sugestão: lê as regras do fórum. Provavelmente já o fizeste.

Vamos contribuir para que o mundo seja melhor? Vamos lutar pela solidariedade?

Adeus
Maria José Ribeiro (Tia Mi Zé)

Como és nova aqui

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 03:48

se te dessem uma carga de 50 kilos estarias ansiosa por carrega-la?

Pois as mulheres não têm o direito a serem padres, bispos, papas. A falar verdade nem os homens. Exercer esse cargo não é direito de ninguem.

Alguem é mais na igreja por ter uma carga maior?

É uma visão que talvez denote uma insuficiente percepção do que é verdadeiramente importante na Igreja. É uma visão que vê na posição de bispo (por exemplo) não um cargo de serviço mas sim o exercicio de um poder.

Mas o que é importante para a igreja é a santidade. Maria tem sido considerada a mais santa das criaturas. Não faltam na historia da Igreja mulheres muito influentes, mais que a quase totalidade dos bispos. Santas e doutoras da Igreja. Exemplos por exemplos. Aqui a perspectiva que apontou parece-me profundamente distorcida.
Quem foi mais influente na igreja portuguesa no seculo XX, o bispo de evora da decada de 50 ou a irmã Lucia? O bispo de viseu na mesma epoca ou a beata Alexandrina de Balazar?

Quem deve ser escolhido para esses cargos é quem melhor serve os fieis. Não é um cargo para afirmações pessoais ou de classe. É uma carga para servir.

Bem dizia um bispo que no dia em que permitissem a ordenação das mulheres ele recusaria as primeiras 100 que lhe aparecessem. Querer um posto na Igreja por questões de poder, afirmação pessoal ou de classe mostra que se é incapaz para esse posto. Seja ele o de sacristão ou o de bispo.

Porque escolheu Jesus só homens? Será que apenas pode ser representado por homens no altar ou porque os homens e mulheres do seu tempo aceitariam melhor a mensagem evangelica se esta lhes fosse anunciada por homens?
E os homens de hoje?

Não apenas em Lisboa e Porto mas não esquecendo que a Igreja é Catolica, ou seja universal, os homens do rio de janeiro, de pequim, de moscovo, das aldeias africanas, das pequenas cidades latino-americanas?

Será que para conseguir uma dubia promoção de classe não nos importamos de prejudicar o anuncio do Evangelho?

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 09:08

As mulheres não querem ser padres, bispos, etc para quererem poder!!!!! Então é por isso que os homens o são? Não se trata de uma questão de feminismo! Aliás, eu nem concordo com o feminismo nem com o machismo, porque ambos não querem a igualdade.Uns só querem tudo para as mulheres e os outros para o homens.

A questão é: porque razão há esta diferença? Se o ser-se padre, bispo,etc é uma questão de vocação, de nos querermos entregar a DEus de uma forma mais completa (no sentido, apenas vivemos para isso, não temos carreira e filhos), porque é que as mulheres também não podem sê-lo? Por que não temos direito a essa escolha?

Claro, continuamos a desempenhar um papel importante. Não se precisa desses cargos para se ser cristão de verdade. Mas, se uma mulher sentir vocação? Já pensaram nisso? A vocação não escolhe o sexo. Se olharmos para o que os padres fazem, o que é que a mulher não pode fazer? Que eu saiba nada. Não há nada na sua actividade que impeça uma mulher, em termos biológicos, de o fazer.


bjs em Cristo

mj

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 09:32

Já agora aqui fica uma notícia que saiu na Renascença.


Notícia

O desafio foi lançado ao fim da tarde por D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa, num colóquio que serviu de base à apresentação do livro "Teologia e género, perspectivas, ruídos e novas construções".

Para D. Carlos Azevedo esta obra valoriza uma reflexão que abre o debate sobre o feminino na Igreja.

"No concreto das pessoas quem narra a experiência religiosa são geralmente as mães, são as catequistas mas é importante que a reflexão teológica - porque é aí que se dão as mudanças de mentalidade - que seja capaz de perceber que hoje as bases filosóficas com que se escreveu, com que se pensou a teologia hoje são outras e, por isso, é preciso o contributo desse conhecimento. Quando se pensa Deus no feminino pensa-se de maneira diferente", disse.




Esta obra foi coordenadora pelas professoras Manuela Silva e Fernanda Henriques e apresentada ao fim da tarde na Universidade Católica em Lisboa.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 10:28

Excelente sugestão de leitura, Maria João.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 14:12

Já agora e em jeito de piada, para quebrar o gelo.
Quantos são os sacramentos da Igreja?
a correr e sem pensar muito, todos nós afirmamos que são SETE.
Pois bem, pensem mais um bocadinho e digam se são realmente SETE?
Para o homem, realmente são SETE, agora para a mulher os sacramentos são no máximo SEIS !!!

Pois bem, e depois digam que existe igualdade entre homens e mulheres na Igreja !!!

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 14:16

ehehehhe

Tens razão; para a mulher são seis:)

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 15:05

a vocação antes do mais deve ser uma vocação para servir. O padre é o representante do bispo, os bispos são escolhidos pelo Papa.

Será que alguem tem direito a ser o embaixador de portugal na nova-zelandia porque sente que tem vocação para isso ou é o estado que escolhe quem o representa?

O estado escolhe quem o representa porque julga que essa pessoa conseguirá cumprir a sua missão de melhor forma. Nem sempre aqueles que melhor a desempenham são aqueles que estão melhor preparados. Por vezes depende da forma como essa pessoa é vista. Jesus não escolheu mulheres porquê?

Muito provavelmente não por causa da falta de capacidade ou de vocação das mulheres do seu tempo mas pelas dificuldades que teriam em anunciar o Evangelho e este ser bem recebido. Essas dificuldades eram culpa delas ou de quem as escutaria?
Certamente delas não seria. Mas Jesus não colocou a causa da promoção da mulher à frente do anuncio do Evangelho. Se o fizesse provavelmente não se conseguiria uma coisa nem outra.

A igualdade da mulher está implicita na mensagem cristã. Há varias passagens biblicas que explicitam que Deus não faz acepção de pessoas. O anuncio do Evangelho, como o fermento no pão, vai fazendo evoluir as mentalidades e consequentemente a sociedade.

no entanto creio que existem ainda em muitas regiões do mundo em que uma mulher-padre teria um efeito prejudicial no anuncio do evangelho.

Em primeiro lugar os ortodoxos não o aceitariam. O dialogo ecumenico, em que a igreja catolica deposita esperanças principalmente com os ortodoxos, ficaria comprometido por varias gerações.

O bom sucesso desse dialogo ecumenico não me parece valer mais que a satisfação do desejo de poder das mulheres (de algumas mulheres) dentro da Igreja. Ou antes um desejo de promover uma imagem de igualdade de classe.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 15:34

Só alguns pontos rápidos sobre a minha opinião:

Acho que homens e mulheres são igualmente importantes na Igreja, ainda que cada um à sua maneira. Da mesma forma que só homens é que podem ser ordenados sacerdotes, também só mulheres é que podem ser leigas consagradas. Não considero que uns sejam "mais" do que outros, nem que estes sejam "mais" do que os leigos. São "cargos" diferentes e igualmente importantes.

Numa das peregrinações que fizemos ao Santuário de Vila Viçosa pelo 8 de Dezembro, dizia o Padre na brincadeira: "Contando mulheres e crianças somos 100". Pergunto-lhe eu: "E se não as contarmos somos quantos? Dez?". Se nos consagrados a maioria é de homens, nos leigos as mulheres continuam a ter a esmagadora maioria.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 16:55

o problema é que em muitos lados até esses 10 homens sairiam da igreja se em lugar de um sacerdote tivessemos uma sacerdotisa.

complexos dos homens, para muitos a religião é coisa de mulheres e de mulheres velhas.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 17:39

Pois Camilo, tens razão...os homens não querem ser mandados pelas mulheres, mas sem as mulheres os homens não são nada, nada!:) :P
Pergunta à CP e à Maria José!!!

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 20:40

Rui B:

EScreveste que " também só mulheres é que podem ser leigas consagradas". Não é verdaedo hos homesn podem ser leigos consagrados.

A questão do acesso ao sacerdócio CATÓLICO já aqui foi discutida várias vezes.

È UMA QUESTÃO D ETEMPO. uMA INEVITABILIDADE. .

Não faz qualquer sentido humano ou teológico que as mulheres sejam afastadas de um sacramento apenas porque são... mulheres. É um pouco ridículo.

Re: O papel das mulheres, na igreja católica.
Escrito por: Ni (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 23:14

Em remate às tantas respostas por vocês todos dadas, e à partilha de opiniões, aqui vai um grande obrigado, nunca pensei que podesse ter tantas opiniões de um dia para o outro. Quando a todas as perguntas que aqui coloquei para serem discutidas, vou agora explicar a minha opinião: Acho que desde de sempre a igreja foi fundada por homens, mas na realidade, todas as civilizações, antes de Jesus Cristo, mantinham um culto ligado à Deusa, à ligação do Homem, com a Terra e ao facto de ser das mulheres que todos nasciam, apartir do momento da afirmação da igreja católica em todo o Império Romano ( como imposição ), as mulheres foram deixadas de lado, não podiam participar nos rituais religiosos e todos e quaisquers estatutos foram-lhes retirados, excluíndo os de freiras, aquelas que devem adorar e louvar todos os dias a Nosso Senhor, enquanto que os padres, são portas de comunicação com Deus, ou Jesus. Sinceramente não o sinto dessa forma, acho sim que os padres, tem estudos, vocação e sentimento e praticam a sua profissão bem, mas não sinto a necessidade de ir ter com um padre ou mesmo de participar todos os dias na Eucaristia, para me sentir perto de Deus, pois Ele está sempre connosco e não precisa de uma entidade entre Ele e nós.

Jesus nunca disse que se deveria contruir igrejas, apenas espalhar a sua palavra, nunca disse que se deveriam criar estatutos ou cargos ou funções na sua igrejas, para eles todos eram iguais.
Tudo isto é bastante relativo, pois até os Livro dos Apóstolos, são interpretações daquilo que eles viam, e não um relato escrito pelo próprio Jesus Cristo.

Tentei explicar-me, e não sou ingénua, apenas resolvi debater este assunto, à tanto tempo por explicar, com várias pessoas, e parece que vim ao sítio certo.

Um abraço em Jesus e em Deus.

Ni

Ir para a página: 12345678Próximo
Página actual: 1 de 8


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.