Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
A Bíblia e a Tradição
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 26 de June de 2006 13:57

Tendo em conta certas discussões que têm ocorrido, qual é o peso que a Bíblia e a Tradição têm para vocês?

Eu pergunto isto, porque apesar de gostar de ler a Bíblia e de achar que contém a mensagem principal de DEus, há lá certas coisas que são próprias da época em que cada livro foi escrito e estão lá escritas também porque Deus queria que percebecemos como a Fé em Si tem evoluído. É uma base muito importante (pouco conhecida pelos católicas, diga-se de passagem), mas também acho que não diz tudo, para que o Espírito Santo aja sobre nós.

Por outro lado, a Tradição de que a Igreja tanto fala, baseia-se muito nas experiências dos homens e mulheres imperfeitos (pelo menos é o que eu sinto). Tenho dúvidas de que a Tradição deva ser seguida de forma rígida.

O que acham?

bjs

mj

Re: A Bíblia e a Tradição
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 26 de June de 2006 19:06

Muito interessanta a pergunta. Até porque faz parte da Tradição igreja Católica um grande desconhecimento Bíblia.

Re: A Bíblia e a Tradição
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 27 de June de 2006 08:36

Sim. No outro dia levei o tema da Bíblia ao meu grupo de jovens e o pessoal dizia que não costumava ler a Bìblia, só conheciam algumas passagens. O que conheciam era através do padre e achavam que era suficiente. Depois até veio à conversa a questão de que na Bíblia não está escrito que a mulher adúltera era Maria Madalena (Jo 8, 1-11) e que Maria Madalena era prostituta. Já encontrei uma catequista de certa idade que também não sabia isto. Como ela me disse: os srºs padres dizem que sim.

Acho que devíamos olhar mais para a Palavra de Deus. Mas, claro, sem fanatismos e tentando perceber, com ajuda de alguém, o que está lá escrito. Nem tudo é literal. Aliás, a interpretação literal da Bíblia, sem contextualização e ligação a outros textos, tem levado a muita asneirada que, além de fazer mal a todos nós, acima de tudo magoa Deus.


Um bom dia na Paz de Deus


mj

Re: A Bíblia e a Tradição
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de June de 2006 01:16

Os falsos profetas

- Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens. Vocês os conhecerão pelo que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos. Assim, toda árvore boa dá frutas boas, e a árvore que não presta dá frutas ruins. A árvore boa não pode dar frutas ruins, e a árvore que não presta não pode dar frutas boas. Toda árvore que não dá frutas boas é cortada e jogada no fogo. Portanto, vocês conhecerão os falsos profetas pelas coisas que eles fazem. (Mt 7,15-20)

A Bíblia e a Tradição
Escrito por: IRINEU DE LION (IP registado)
Data: 06 de July de 2006 20:43

A Palavra de Deus Revelada é apresentada de maneira escrita - Sagrada Escritura - e de maneira Oral - Sagrada Tradição.
A Sagrada Escritura é palavra de Deus Revelada enquanto inspirada pelo Santo Espírito.
A Sagrada Tradição, ao contrário, mantém de maneira íntegra toda a palavra de Deus Revelada.
A Própria Sagrada Escritura, Bíblia, nasceu da Sagrada Tradição, seus escritos gerais e seu Cânon. Assim, Se a Sagrada Tradição não é confiável, muito menos a Sagrada Escritura.
Porém, Percebemos que a Bíblia são as anotações da Tradição Apostólica. A Bíblia não contém toda a Palavra de Deus Revelada. A Sagrada Tradição, sim.

Exitem as tradiçoes eclesiásticas: costumes, práticas e devoções que não se confundem com a Sagrada Tradição Apostólica, por isso não necessitam ser seguidas.



Editado 1 vezes. Última edição em 06/07/2006 20:46 por IRINEU DE LION.

Re: A Bíblia e a Tradição
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 07 de July de 2006 09:19

Fiquei um bocado baralhada. Então a Sagrada Tradição Apostólica é que está no catecismo da Igerja Católica?



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.