Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 7 de 8
Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Onac (IP registado)
Data: 09 de August de 2007 10:41

Só para ajudar a relativizar as coisas: www.pordarfur.org

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 20 de September de 2007 13:38

Ola a todos

Ja viram a nova colecção Outono/Inverno para celebrações Tridentinas????

Esta o maximo, cheia de rendas e rendilhados e bordados a ouro, muito Chique e com um toque de nostalgia....


Cumprimentos

Sérgio Lopes

PS: Não levem muito a sério, é so para desanuviar....

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 22 de September de 2007 10:16

E onde é que vão buscar o dinheiro para esses trajes? Espero que não os comprem, e que o utilizem(o dinheiro) para os pobres ou para outra coisa qualquer que seja realmente necessária. Ou é obrigatório o uso desses trajes. Se calhar é...

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 22 de September de 2007 15:15

aAnde posso ver? :-)

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 24 de September de 2007 02:50

Ola a todos

O Catalogo da nova colecção de rendas e brocados, bem como de véus e de terços esta disponivel em qualquer Kiosque tridentino, facilmente identificavel pela linguagem acessivel (obrigatorio pelo menos 20 anos de Latim) e peças de roupa ulra modernas de qualquer dama do sec. XVI.
Proibido falar nesses kiosques de qualquer instrução pos-conciliar e é expressamente proibido entrar sem pelo menos tomar banho durante 10min na piscina de àgua benta disponivel para o efeito, visa essencialmente lavar de todos os pecados modernistas desta Igreja.


Cumprimentos

Sérgio lopes

PS: como convém a roupa deve ser apropriada para o dito local, não é possivel entrar com roupa que mostre mais que 2cm de pele, não va o responsavel pelo acolhimento cair em tentação e ter que tomar banho na piscina benta por 30min.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 29 de September de 2007 01:00

Oh Sérgio, que piadas de mau gosto.

Falas em séc. XVI... mas o Rito do Usus Antiquor foi utilizado até depois do Concílio Vaticano II, 1970.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 29 de September de 2007 01:43

Ola a todos

O Diogo leste bem o que escrevi??? falei em roupas do sec. XvI e não do rito, sei que é uma piada má, mas no estilo que o debate tinha que se colocar alguma coisa que aligeira-se o ambiente...
Desculpa la qualquer coisinha...

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 29 de September de 2007 15:42

Não tenho que desculpar. Só dei a minha caridosa opinião de que não gostava. O rito, no séc. XVI, realmente utilizava essas coisas. Hoje em dia, utiliza paramentos bem mais simples. O que não quer dizer que deixem de ser belos.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: anselmo alves (IP registado)
Data: 31 de October de 2007 15:19

Caros amigos, há coisas que nunca se deviam discutir.
Uma delas é a LEX ( LEI ).
O Código do Direito Canónico refere no Cánone 284 que todos os detentores do grau da ordem ( diáconos e presbíteros ) trajem de forma adequada: nas celebrações não consta que haja desrespeito( alva, estola, casula/dalmática) , embora o cánone não esteja direccionado tanto para estas situações. Tudo bem.
Agora, fora das funções celebrativas, aqui já temos problemas.E já é de há muito
tempo.
Não entendo a repulsa de os padres/diáconos, regra geral, usarem traje eclesiástico.Um padre de batina e/ou cabeção seria, acreditem, um meio priveligiado de testemunho, não dispensando outros.
É tão simples: cada um aceita a sua função e....pronto!
Amigos clérigos, aceitem a vossa missão e ela começa na vossa apresentação.Não queiram ser "meios" padres. Sejam padres inteiros. Fica-vos bem e o vosso testemunho edifica-nos. Não negueis aquilo que nobremente sois: ministros de Cristo.
Senhores Bispos, ponham a funcionar a vossa autoridade como superiores hierárquicos, e incutam COMO OBRIGAÇÃO o uso do traje eclesiástico SEMPRE, como manda a Santa Igreja.
Um abraço em Cristo.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 31 de October de 2007 15:29

Citação:
Diogo Taveira
O rito, no séc. XVI, realmente utilizava essas coisas. Hoje em dia, utiliza paramentos bem mais simples. O que não quer dizer que deixem de ser belos.

[noticias.terra.com.br]

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 01 de November de 2007 22:32

Quando falei em paramentos mais simples, não me referia propriamente ao Papa que, como vigário de Cristo na Terra, se veste de forma menos simples, mas sim dos padres comuns.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: anselmo alves (IP registado)
Data: 22 de April de 2008 17:22

Saudações em Cristo.
Sem querer fazer do Hábito Eclesiástico um tema de radicalismos, não acham que que já é tempo de os nossos sacerdotes se deixarem de preconceitos e abraçarem na totalidade a sua vocação, até no vestir?
A maioria não usa o traje devido.
Porque, como já vimos, existe uma norma: cán.284 e adaptações a nível diocesano.
Não acham que configura uma desobediência grave o facto de não se cumprir essa norma?
Porque será que os Bispos não se intrometem? Será por medo de os padres não aceitarem a imposição e criar-se um mau estar ao nível das relações institucionais? Que é feito da autoridade dos Bispos neste capítulo? Os padres devem-lhes obediência inteira!...
Que se passa, então?
Digam coisas. Vamos debater.
Abraços.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 22 de April de 2008 17:47

Citação:
anselmo alves
A maioria não usa o traje devido.
Porque, como já vimos, existe uma norma: cán.284 e adaptações a nível diocesano.

Antes de mais, importas-te de explicar qual é o traje devido, porque é que é devido e o que diz o cán.284 e que adaptações a nível diocesano são essas?


Cassima

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de April de 2008 18:04

Alguns padres não se preparam nem na homilia, quanto mais nos trajes. Os bispos quando os padres dizem missa, eles não estão na igreja. Compete aos leigos avisarem os bispos.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: anselmo alves (IP registado)
Data: 23 de April de 2008 11:52

Cassima, o Código do Direito Canónico é a legislação aplicável à Igreja Católica Apostólica Romana.É da responsabilidade do órgão legislativo da Igreja, sediado no Vaticano, com aprovação indispensável do Santo Padre.
Tal como na Lei Civil, é ele que rege toda a acção da Igreja, enquanto instituição organizada e hierarquizada.
Um dos Cánones, Cánone 284, diz, grosso modo, o seguinte: todos os ministros da Igreja - Bispos,presbíteros e Diáconos ( à excepção dos Diáconos Permanentes ) - devem trajar de acordo com a sua condição, especificamente devem usar Batina negra ( nos países africanos é branca, por razões climáticas ) ou fato de cor discreta ( preto, azul ou cinzento são os mais aconselháveis ) com cabeção - é este o traje que o ministro consagrado deve usar.
As razões invocadas prendem-se com a necessidade de o ministro ordenado ser reconhecido por todos e dar testemunho do seu estado e condição (não é um leigo), não havendo o risco de ser confundido ou ignorado no seu munus ou noutras situações.
Quanto às adaptações, dependem da tradição do lugar e são da responsabilidade do Bispo do lugar. Que eu saiba, nenhum Bispo autorizou até ao momento a dispensa da Lei do traje eclesiástico para nenhum padre, até porque não tem poder para eliminar Leis Canónicas.
O que me parece que está a acontecer, é que os Bispos "fecham os olhos" para não criar mau ambiente entre os Padres que usam e os que não usam.
Esta situação está, a meu ver, a ser relegada para segundo lugar, sabendo nós que a Igreja tem questões mais importantes em mãos para resolver.
No entanto, acho que é importante que todos os ordenados se assumam como tal...até no vestir!
Um abraço.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 23 de April de 2008 14:47

A nossa comunidade ajuda muito os seminários. Mas também nunca nos faltaram padres.Por vezes temos aos 4 padres a concorrer para esta igreja, vindos do Brasil, claro.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 23 de April de 2008 14:59

Presidente Fernando Lugo pede perdão à Igreja - 22/04/2008 - 16:17

O presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, pediu esta Segunda-feira perdão à Igreja Católica pela "dor" que causou com a sua desobediência às leis canônicas, ao lançar-se na corrida presidencial.

"Se a minha atitude e a minha desobediência às leis canônicas causaram dor, peço sinceramente perdão aos membros da Igreja", disse Lugo à imprensa.


O bispo suspenso pelo Vaticano disse não saber responder como serão suas relações com os dirigentes da Igreja Católica no futuro: "Cada vez que me perguntam isto sinto uma pontada no coração".

Em entrevista a uma rádio católica, Fernando Lugo destacou que "temos relações fecundas, históricas, que não foram esporádicas".

Lugo está suspenso pelo Vaticano, que recusou o pedido de renúncia que o prelado apresentara, assinalando que a condição episcopal, uma vez assumida, é para toda a vida.

O Direito Canônico determina que a renúncia apresentada por um Bispo possa ser concedida ou negada pelo Papa, que poderá ainda optar por suspendê-lo, como aconteceu com D. Fernando Lugo. Os Bispos estão proibidos de tomarem “parte ativa” em partidos políticos, admitindo-se exceções quando assim “o exija a defesa dos direitos da Igreja ou a promoção do bem comum”, o que, para o Vaticano, não é o caso do Paraguai.

O Arcebispo Velasio De Paolis, canonista e novo presidente da Prefeitura para assuntos econômicos da Santa Sé, explicou à ANSA que o caso é "inédito" e defendeu que "será necessário esperar algum tempo para estudar a situação e refletir".

www.catolicanet.com.br

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 23 de April de 2008 17:27

Citação:
Ana
O Arcebispo Velasio De Paolis, canonista e novo presidente da Prefeitura para assuntos econômicos da Santa Sé, explicou à ANSA que o caso é "inédito" e defendeu que "será necessário esperar algum tempo para estudar a situação e refletir".
www.catolicanet.com.br

Bem, pelos vistos a Igreja irá utilizar a celeridade habitual num problema novo. O despacho final - depois de umas cem páginas de considerandos -será o seguinte:
"Tendo já falecido o sacerdote em causa, a questão já não se coloca.
Em virtude do que se propõe o arquivamento do processo.
Vaticano, aos ... de 2099."
Donde resultará:
Nihil obstat
Imprimatur
Amen

João (JMA)

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 24 de April de 2008 09:57

Caro Anselmo,

Cresci vendo o meu pároco da época a usar batina. Mas agora, confesso que iria achar um bocado estranho ver o actual ou a qualquer outro padre com esse traje.

Se for da vontade deles, tudo bem. Mas não acho que esse seja um traje que se adeque aos tempos de hoje e facilite a integração dos padres na comunidade. Vestido dessa forma acho que ajudará a manter uma certa distância entre eles e as pessoas. Eu gosto de ver um padre vestido "à civil". :)

Por isso não acho que seja uma "desobediência grave", nem pouco mais ou menos.

Assim como não acho que a "obediência inteira" se use e gaste num assunto tão comezinho...

Abraços

Cassima

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: anselmo alves (IP registado)
Data: 29 de April de 2008 08:34

Cassima, eu entendo o teu modo de ver as coisas.Sabemos que os tempos evoluem. etc.Mas a questão continua.... Se os Bispos quizerem ser mesmo rigorosos, todos os padres terão de usar o traje previsto no Cán. 284.A questão é que é uma DETERMINAÇÃO LEGAL E AS LEIS NÃO SE DISCUTEM, CUMPREM-SE.
Por mim, até podia dizer que é uma questão que me é indiferente, mas não podemos confundir uma opinião que todos temos o direito de ter com a exigência de a Igreja fazer distinguir um ministro de simples leigos. Para isso foram investidos de um munus pastoral insubstituível, por muito humildes que sejam e devam ser. Esta distinção faz sentido que exista e, portanto, também no vestir.
O traje à civil deve ser somente para os leigos.
Por tudo isto defendo que os ministros sagrados se apresentem trajados convenientemente em todas as situações.
É a minha opinião.

Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 7 de 8


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.