Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 3 de 8
Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 23 de June de 2006 01:07

Lamento, mas como sou novo no forum, não imagina que tenha lido todos os tópicos.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 23 de June de 2006 01:46

o habito religioso é mais propriamente comparavel ao anel de casamento que a uma farda de trabalho que se coloca quando se vai trabalhar.

Um padre não é padre das 8 às 12. e das 14 às 18 como um trabalhador.

É padre todo o dia, da mesma forma que um homem casado é casado todo o dia.



Editado 1 vezes. Última edição em 23/06/2006 02:32 por camilo.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de June de 2006 12:07

Comparar um anel a uma sotaina é um completo non sense.

Estamos a falar de vestuário e não de adereços. SE formos comparar adereços temos apenas de referir que o anel do Bispo ou a aliança usada por muitos consagrados tem o mesmo significado simbólico dos anéis que usam as pessoas casadas.

Já teria algum sentido a comparação entre o estatuto de padre e o estatuto de casado relativamente á questão da indumentária se houvesse fardas para os homens casados.

Só então teria sentido dizer que os homens casados deviam andar sempre de farda ( tal como os padres) porque são casados a tempo inteiro.( Tal como os padres o são a tempo inteiro).
Soa a ridículo?
Pois soa.
Trata-se aqui de estatuto profissional e não do estado civil.
Tal como um padre, um médico é sempre médico as 24 horas do dia. Não deixa de o ser. Mas não tem de andar fardado 24 horas. Será ridículo se andar com a bata ou o equipamento do bloco operatório na rua, no café, nas compras, numa reunião de amigos. O mesmo se passa com os magistrados, os polícias, os bombeiros e todos os outros profissionais que têm um “traje” de serviço ( uma farda, como lhe chamopu a MJ) mas usam a roupa normal de todos os cidadãos em circunstâncias sociais normais.

Dizer que os padres têm de andar vestidos com saias no dia a dia não tem grande sentido.
Mas, enfim cada um veste-se como quer.. É a vantagem da Democracia e do relativismo de vestuário que permite..

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 23 de June de 2006 12:29

Um «padre» foi a Espanha à civil (isto é sem vestir hábito).
Cruzou com uma menina que não reconheceu e meteu-se com ela.
Ela que o conhecia perfeitamente respondeu-lhe:

- «Não estou interessada, sr. padre Melo».


Conclusão um «padre» pode ter duas personalidades distintas:
[list]
1) Uma quando veste o hábito.
2) A outra quando anda «à civil».
[/list]

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de June de 2006 12:35

EStás enganado. É a mesma personalidade. E quem é tarado, tanto o é com sotaina como sem sotaina. Lembro aqui o ilustre padre Frederico e outros acusados por pedofilia nos USA que usavam sotaina e era durante a confissão eo aconselhamento espiritual que assediavam crianças.

Não brinques com coisas sérias.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 23 de June de 2006 12:47

No caso do Pe. Frederico parece que não só não respeitava o hábito (a «farda», no sentido simbólico), como se servia dela para obter os seus intentos.

Mas há «padres» que respeitam a sua «farda», mas sem ela comportam-se como se fossem uma pessoa diferente.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 23 de June de 2006 13:55

CP

Eu acho que a aliança nos casados é um sinal. Se vires um homem sem aliança, o que pensas, mesmo que seja casado e não o conheças?
Uma amiga minha, tirou a aliança porque lhe ficava apertada. Um senhor italiano chegou junto dela e perguntou-lhe se era viúva ou divorciada. Ela respondeu que era casada.
-Ele disse, desculpe pensava que fosse divorciada ou viúva não tem aliança!

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 23 de June de 2006 14:23

Pessoalmente acho que o essencial é vestirem-se de uma forma simples, discreta, que os faça passar despercebidos para poderem ajudar aqueles que mais precisam.

Fui chefe de escuteiros e sempre disse aos miúdos que não é farda que faz o escuteiro. A boa acção deve ser feita sempre e a qualquer alura.

Claro que uma farda cria mais imponência, presença mas a parte disso não creio que acrescente nada de essencial.

O povo destas coisas porque gosta de pão e circo. Gosta de ver os sinais exteriores de riqueza e de poder para ter um pouquinho de inveja e em especial em Portugal para se puder dizer mal. Porque acham que se compra tanta revista cor de rosa em Portugal?

O próprio Cristo apelava a simplicidade dos discipulos:

Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos; 10*nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado;


Os tempos são outros e nem vamos ser literalistas como o nosso amigo Manuel. Mas acho que por exemplo calças, camisa e um pullover é simples e normal.

Em comunhao

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 23 de June de 2006 15:10

Não, eu não sou tão literalista como dizeis.
Limito-me a chamar a atenção para coisas importantes que perece passarem despercebidas. Apenas isto !

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de June de 2006 21:22

A propósito de uniformes lembrei-me daquela definição de um grupo de meninos escuteiros com o chefe á frente...

.... um grupo de meninos vestidos de parvo atrás de um parvo vestido de menino... sem ofensa...

Hábito eclesiástico
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 24 de June de 2006 12:55

CP,

Sempre me disseram montes de piadas dessas mas normalmente acabei por descobrir que essas pessoas queriam para os escuteiros e os pais nao deixaram ou simplesmente foram recusados. E tipo recalcalcamento... Sem ofensa ;)

Em comunhao

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de June de 2006 13:01

Tem piada que quem me contou esta piada foram dois chefes de agrupamento... Há escuteiros com sentido de humor..´Nem todos têm recalcamentos.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 24 de June de 2006 13:43

Entao a piada com esses dois chefes de escuteiros nao e piada mas eh mesmo verdade!

Em comunhao

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de June de 2006 14:01

Como tu dizes, haverá chefes e escuteiros que são uns parvinhos ... mas outros há ( e esses que emcontarama a piada são bom exemplo) que são excelentes escuteiros e com um encantador sentido de humor... já os parvinhos caracterizam-se precisamente por não terem piada nenhumas. lol

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de June de 2006 14:08

...e por serem incapazes de rir de si mesmos...
È que para ter sentido de humor é preciso alguma inteligência.. E nem toda a gente a tem ( escuteiros incluídos)
SEM ofensa....

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 24 de June de 2006 21:12

Como é possível que alguém inteligente escreva o que escreveu?

Será que essa pessoa confunde "pessoa inteligente" com ...

Qual o tema do tópico? Fugiu a correr... deve ter ido para o bailarico e ficámos "os parvos" que isso somos, a perder tempo dando resposta a quem não a pretende...a quem está para estragar um tópico.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de June de 2006 21:22

MJ:

"Como é possível que alguém inteligente escreva o que escreveu? "

Refere-se a quê, concretamente, querida forista?

Quanto ao tópico, sobre já escrevi claramente claramente o que pensava sobre o tema. Basta saber ler .

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 de June de 2006 17:37

Estão a fugir ao tema do tópico. Por favor contenham-se.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 25 de June de 2006 23:58

parece-me mais comparavel a aliança com o cabeção que o cabeção com a batina (isto para o "argumento" de que é descabido comparar a batina com a aliança).

A questão não está no tamanho mas sim na imediata identificação do religioso consagrado. Para esse efeito tanto serve um cabeção como a batina preta. Aliás podia ser qualquer outro sinal identificador.

Sobre a identificação da batina com uma teologia, uma visão da igreja deixo Uma curiosidade que me contou um missionario que chegou a fazer parte do grupo de seminaristas aonde se formou o Padre Mário de oliveira. Na altura deixou de ser obrigatorio o uso da batina ou outro traje religioso para os padre e seminaristas. No entanto havia um que continuou a usar batina enquanto era seminarista, pelo menos enquanto o futuro missionario que me contou este pormenor não mudou do seminario diocesano para o seminario do instituto missionario, esse mesmo, o futuro padre Mário de Oliveira no seminario continuava a usar a batina quando esta já não era usada por mais nenhum seminarista.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 26 de June de 2006 04:11

Sem dúvida, Camilo. O Cabeção é uma espécie de colar.

Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 3 de 8


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.