Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 2 de 8
Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 21 de June de 2006 22:24

O padre não tem horário de trabalho. Está sempre disponível para os outros.
Como não tem tempos em que deixa de ser padre é que acho lógico que utilize a sua farda na rua... Está sempre em serviço...
Claro que quando vai à praia ou fazer desporto ou dormir não o usa.
Quando está na rua é bom que os outros o reconheçam e lhe possam pedir que exercite o seu trabalho: por exemplo um conselho.

Os outros têm direito a que o padre esteja disponível a 100% (com excepções, algumas que acabei de mencionar), é um homem ao serviço dos outros, em nome de Deus.

Ó Luís tu conheces padres mas há pessoas que gostariam de falar com um padre e não fazem...não os conhecem...nunca entram numa igreja e precisam, precisam mesmo de alguém que os escute...têm problemas e da sua meninice têm, no seu subconsciente, que um padre é alguém com quem podem desabafar...e precisam tanto... E assim abordam o padre por estar fardado.
O mesmo se passa na rua quando estás com medo que alguém te vá assaltar...se vires um polícia fardado vais, de certo, ter com ele (lembrei-me do polícia mas não estou a fazer qualquer tipo de comparação entre padre e polícia)...a representação que temos de polícia é a de alguém que pode multar...a do padre é a de um homem de Deus. E um homem de Deus é alguém que acolhe, que está disponível... por isso defendo : PADRES FARDADOS.

Acho de uma incoerência que se apresente o caso do padre Frederico ...Não misturem as coisas...E todos aqueles pedófilos dos E.U. como se vestiam?...Por serem pedófilos andavam vestidos de padres? E quantos há por aí, que não são padres...vestem-se de padres??? Nunca ouvi dizer que tal acontecesse.
Acho que o Camilo está a ser completamente injusto para quem tem a coragem de se vestir à Padre...

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de June de 2006 23:03

Muita gente tem vergonha de falar com padres pessoalmente, aproveitam a confissão para desabafarem. Ainda hoje falei com um padre pelo telefone, falei com ele por amizade. Eu com este sinto-me tão bem a falar como se fosse meu irmão!
Quando alguém precisar de desabafar com um padre, que lhe telefone ou que lhes mande um e-mail. Eu tenho e-mails de muitos bons padres, quem precisar de desabafar com padres, me escreva para o privado.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 09:47

Ao contrário do que diz a MJ, os padres têm horários de trabalho. São seres humanos como os outros. Tem salários e férias.Têm direito a descansar e até o dever de recuperar forças e energias para cumprir as suas tarefas, sob pena de entrarem em burn out.

Um Padre tem um especial dever de estar disponível e prestar auxílio a pessoas necessitadas. A isso estão obrigadas muitas outras profissões, como os médicos, os enfermeiros, os agentes de segurança. SE alguém tiver um acidente, mesmo que não estejam de serviço, estão obrigado a ajudar.
Aliás quelquer ciddão está obrigado a ajudar pessoas em aflição.

Mas isso não quer dizer que tenham todos de andar sempre fardados a todo o tempo. Só devnm enadar fardados quando estão de serviço.
Já imaginaram um padre na praia a tomar o seu banho de mar com a batina de 33 botões?

Depois, a ana disse uma coisa muito importante - hoje a acessibilidade á ajuda espiritual dos padres passa p0r outros modelos que não os do século XIX ( através do uso simbólico de fardas).

Exste o telefone, o TMV, a net, os chats, e mil outras formas de comunicação em que ninguém precisa de uma batina novecentista para se identificar.

Além disso não aprecio ver homens de saias.

( Nota - Diogo - é normal que no vaticano, todos andem com a sua farada. estão todos em serviço instituci0nal e as fardas tém uma função social identificadora e diferenciadora de status. T)

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 10:50

Concordo com a CP. É preciso não esquecer de que um padre é um homem. Um homem que é padre, mas é um homem.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 11:34

Os «padres» (que significa "pais") são TODOS homens. Se fossem mulheres, chamar-se-iam «madres» (que significa "mães").

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 11:36

Por homens, quis dizer humanos. :)

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 11:46

Ora a batina com 33 botões! Diga lá : 33 ! ...
Jesus quando foi morto tinha mais que 33 anos, por isso é enganoso dizer que os 33 botões da batina clerical tenha alguma relação com a idade de Cristo crucificado. Os 5 botões das mangas relacionados com as 5 chagas tradicionais, nem sequer podem lembrar a totalidade das chagas que a humanidade deferiu no corpo de Jesus, pois foram inúmeras, como os pecados desta humanidade.
É um simbolismo totalmente inadequado, apesar de ser apenas simbolismo.
Quanto ao termo de «padre» e «madre» eu não queria destacar o sexo, mas o seu significado:
PAI e MÃE.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 2 vezes. Última edição em 22/06/2006 11:50 por Manuel Pires.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 12:00

Caro Manuel, Paz e Bem.
Lá por hoje se saber que Jesus tinha mais que 33 anos quando foi crucificado, na altura do "desenho" da batina não se sabia, então apontou-se um número estimado, pelo estudo da vida pública de Jesus. Como disse, são meros simbolismos, que têm um vigor meramente simbólico, mas que, como simbolismos que são, recordam sempre alguma coisa. Lá por Jesus ter sofrido com todas as chagas e mais algumas, estamos a falar de chagas físicas... as chagas espirituais não caberiam nem em 2 mangas, nem em lado nenhum, pois, quando cada cristão em graça em ferido, Jesus é ferido também.
E permitam-me discordar de uma coisa: o padre está sempre em serviço. Como é obvio, não vai para a praia ou para um jantar com a batina, mas deve usá-la no dia-a-dia (mais uma vez, ou o clerygman, apesar de discordar do seu uso por remeter aos pastores protestantes).
A batina do padre não é algo novecentista, é algo muito mais antigo, que foi sofrendo alterações ao longo do tempo e foi adaptada para algumas congregações (p.e. Deonihanos). A batina não é uma farda, é uma roupa. Não dá estatuto, mas oferece o Padre a todos, como já disse a Maria José Ribeiro.
E já agora, as ordens religiosas... eles também não devem usar o hábito?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 12:13

Pois é, não se sabia ....
nem isso, nem muitas outras coisas ...
[List]Jesus teve no seu corpo muito mais que cinco chagas: (no tronco quando foi acoitado, nas costas, ficou muito chagado).[/list]
Quanto ao verdadeiro significado do hábito eu digo:
Toda a gente deve é ter «bons hábitos».

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 12:24

E porque não uma vez dar o braço a torcer? Não é católico, não interfira nas discuções que dizem respeito aos Católicos, como a vestimenta dos seus padre.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 12:33

Até parece que disse algo errado ! Qual ?!
As minhas palavras, apesar de sábias e indiscriminadas, parecem ofender. Porquê ?!
Vamos lá acordar as consciências ! Eu também ! Todos devemos acordar, porque o SENHOR está próximo.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 13:43

O que disse de errado é o de rejeitar o simbolismo. Ele existe para lembrar, e não para ser exacto. E o senhor continua, mais uma vez, a basear as suas crenças numa vertente Cristã que não foi formada por Jesus.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 13:47

Diogo:
Há que distinguir claramente a vocação sacerdotal e a actividade pastoral que cada padre desenvolve, para a qual há horários , agendas, e priridades - enfim - um tempo próprio de serviço. Que nessas tarefas/ actividades o padre use farda ou paramentos próprios, carregados de simbolismo, é normal.

Que fora delas ( fora do tempo de serviço) o padre ande fardado com uma indumentária completamente insólita na sociedade ocidental , acho estranho.

Dizer que a sotainatal como tu a descreveste não é novecentista. Tenho quase a certeza que é. Dizes que resulta de uma "evolução do traje" ao longo da história. Concerteza que sim. Não se percebe é porque é que a evolução terminou no século XIX e por lá ficou.E s epretende que um traje do século XIX se use no dia a dia do século XXI sem qualquer contextualização e fora as dimensões institucionais que justifoquem o seu uso enquanto farda.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 14:09

Amigo Diogo,
Eu aceito o simbolismo, principalmente quando se alicerça na Bíblia e em Cristo em especial. O mal está quando esse simbolismo não é eficaz, mas apenas ostentativo.
A minha fé, baseia-se sim, em Jesus. É por isso que me atrevo a falar assim.
Não falo de cor, nem por ouvir dizer a alguém que lhe disseram, que alguém disse algo. Isto é, reconheço autoridade à palavra de Deus.
E você a quem é que obedece. A quem é que quer agradar?

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 16:03

Para mim padre fardado quer dizer de calça e camisa (com aquela lista branca contornando o pescoço.

Um médico, por exemplo, vê alguém que se está sentir mal--cai, desmaia e imediatamente entra em funções... não precisa de dizer : está aqui um médico.

Um padre tem um trabalho em que são, muitas vezes, as pessoas que se dirigem a ele por assuntos de natureza espiritual... problemas familiares..angústias...necessidade de desabafar... e o padre não adivinha, quando vai na rua... quem precisa da sua ajuda... os outros é que se dirigem a ele, se ele vai identificado. Noutro caso como o podem fazer?...vocês acham que as pessoas conhecem os padres?...eu conheço poucos.

Às vezes acho ridículo, quando se está à espera do padre para uma Missa que ninguém perceba quem é o homem que chegou. Já vi pessoas responsáveis pelas igrejas dirigirem-se ao tal homem que entra decidido para a sala anexa à casa mortuária... ou para a sacristia...
O militar quando entra vai fardado. Será que defendem que haja uma salinha onde o padre entre, para mudar de roupa, antes de entrar na igreja ou na capela mortuária.

Outro caso. a questão de a tempo inteiro quer dizer: sempre que for preciso.
É humano, necessita de descansar, de fazer desporto, de tomar banho na praia e também na banheira...

Conto-vos um caso pessoal: há quase 2 anos o meu pai morreu. No domingo o padre perguntou-me por ele (viu-se que estava à espera que eu saísse). Fiquei admirada. Naquela noite o meu pai morreu. Telefonei-lhe a avisá-lo. E porquê? Por ele ter querido saber notícias. Eram 00H 45m. Hora tardia.
O padre agradeceu e disse-me que isso o tinha ajudado...pois as pessoas avisam o médico, a agência funerária e...nem uma palavra ao padre... Ele gostou. Perguntou se podia vir cá a casa. Disse-lhe que sim e ele esteve, durante algum tempo, connosco junto ao corpo, sem vida, do meu pai.
Não teve horário de trabalho. Nunca pensei que ele quisesse rezar, ler leituras da Bíblia junto ao meu pai, sem vida, deitado na sua cama habitual.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 16:10

Como é que Jesus vê todas estas coisas?!

Se YHWH permitisse a Paulo (ou mesmo a Pedro) dar uma voltinha por esta nossa terra, e se eles entrassem numa igreja, o que é que eles pensariam ?!

Será que identificariam o «padre» mesmo fardado a rigor, a igreja (edifício) etc., como sendo cristãos ?! Ou ficariam admirados e totalmente incrédulos quando alguém lhes dissesse que isto tudo era o cristianismo dos nossos dias !? ...

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 22/06/2006 16:11 por Manuel Pires.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 16:31

Maria José

Eu conheço muitos padres, escrevo-me com alguns e telefono-lhes.
O padre também sente solidão, principalmente aquele que vive em paróquias, vivem só no meio de 4 paredes, precisam de alguém para desabafar. Eles precisam de ajuda e apoio como todos nós!
Tenho um padre amigo que é Superior de uma Congregação. Os outros sacerdotes votaram para ele ser Superior e não aceitou. Ele já não vivia aqui na nossa Comunidade, mas o padre que aqui estava era da mesma congregação e disse, que já tinham votado nele 3 vezes e esta vez seria a última, se por acaso não aceitasse, que nunca mais votaria nele para ser Superior. Eu cheguei a casa e enviei-lhe um e-mail a incentiva-lo, desta vez ele aceitou; mas quando tem problemas, também dá queixas:)) e eu sinto-me na responsabilidade de o escutar. Por isso quando gostamos de um padre, devemos dar-lhes atenção. Eles precisam de conversar também, gostam de estar em família, gostam de almoçar ou jantar em casas de famílias, etc, etc. Convidar um padre para jantar connosco não custa nada e eles agradecem.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 16:53

Já agora, Manuel, se me permite a indescrição, qual a denominação da religião que pratica?

Católicapraticante, lamento, mas discordo mais uma vez.. a batina (parem de lhe chamar farda) não é do sec. XIX. é uma evolução dos trajes dos apóstolos.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 16:54

Ana

De acordo. É muito bom que não estejam isolados...os casais cristãos têm um grande papel a desempenhar... que brinquem com os miúdos...que descontraiam...que tenham gente amiga... mas amiga deveras. Junto um aspecto: que também rezem por eles.
Às vezes podemos cair num dos 2 extremos: muito amigo...e não falar dele a Nosso Senhor ou o outro: muita oração e humanamente nada. Os padres são de carne e osso...não são puros espíritos...

Mª José

Re: Hábito eclesiástico
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 18:20

Amigo Taveira,

Já disse aqui que eu não ligo a 'denominações' religiosas. E Cristo ligava ?!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 2 de 8


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.