Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345
Página actual: 5 de 5
Re: Anti tudo
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 11 de July de 2006 11:39

Retirado de Canhoto.


Benedito XVI está em Espanha. O Primeiro-Ministro vai encontrar-se com o Chefe de Estado do Vaticano mas não vai à Missa do Papa. Se fosse em Portugal também era assim, não era?

A pergunta da versão orginal do post suscitou, entre outros, dois comentários que justificam que volte ao tema.
Hb escreve: "penso que o primeiro-ministro português é católico, portanto é possível que fosse como cidadão".
Paulo Malicia escreve, por sua vez, que "Não vai à missa do Papa porque o sermão é capaz de o incomodar… Quando era candidato às legislativas foi e ficou na primeira fila. Neste caso, a questão não é a missa do Papa, mas a homilia que o Papa vai fazer sobre a família. É pena. Fazia-lhe bem ouvir."

De facto, sempre que um Primeiro-Ministro for católico, a questão não se levanta. É absolutamente natural que um católico assista à missa do seu Papa.
As questões de Paulo Malicia tocam no centro dos pontos sensíveis. Bento XVI vai expressamente a Espanha para falar da família. A sua homilia será naturalmente divergente do espírito e da letra da lei espanhola. Se o Papa tem evidentemente todo o direito de recordar aos católicos a doutrina da sua Igreja sempre que o entender, pelo modo que considerar adequado e onde o desejar, já a diplomacia da Santa Sé marcou esta viagem na plena consciência dos efeitos políticos a ela associados. É corajoso da parte do Primeiro-Ministro espanhol que dê sinal público de que percebeu.
A coincidência ou diferença entre a opinião da Igreja e a legislação de cada Estado não é um bem nem um mal, apenas um dado a ter em conta. Mau seria se um Estado mudasse de política ou se abstivesse de tomar iniciativas por causa dessa diferença".




Concordo.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Anti tudo
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 11 de July de 2006 15:49

O engraçado é que andam a dizer que a visita do Papa foi uma jogada política. Se virmos bem, não o foi. A visita a Valência está marcada há 3 anos. Na altura não existiam as leis absurdas dos espanhóis.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Anti tudo
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 19 de July de 2006 18:17

quanto aos 600 mil euros por um altar climatizado devo lembrar que em valencia por estas alturas faz um calor enorme.

O Papa celebra com os paramentos logo mais calor sente.

é idoso e cardiaco.

O altar tinha mesmo de ser climatizado senao corria o risco de falecer de calor durante a missa.

Re: Anti tudo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de July de 2006 20:25

Pois.

Re: Anti tudo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de July de 2006 23:39

Na minha terra fazem uma festa no 1. domingo de Julho e tem uma missa campal. As pessoas todas punham-se à sombra das árvores e o recinto meio vazio. O pároco chamou todos à atenção, que fossem todos para o sol, assim é que era sacrifício. Começaram todos a ir para o sol. Uma senhora desínibida, disse, olha a mandar ir todos para o sol e porque ele está à sombra?

Re: Anti tudo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 20 de July de 2006 00:11

lol
Bem prega frei tomás... faz o que ele diz, não faças o que ele faz...

Re: Anti tudo
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 20 de July de 2006 00:27

Espero que os cardíacos e os idosos tenham ficado à sombra... lol...

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Anti tudo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 20 de July de 2006 00:53

E as crianças e bebés de colo... Milhares deles ao sol, com risco de desidratação....Tanto paleio com as famílias e as criancinhas e depois deixam-nas horas sob um calor impiedoso...Ai , ai...

Re: Anti tudo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de July de 2006 00:57

Há dias chegou-me uma mensagem à minha caixa de correio e como tenho alguns padres na minha lista, enviei para alguns padres também. Um padre não gostou e respondeu-me; disse-me que ele defendia os padres. Eu perguntei-lhe descaradamente, e se for pedófilo também defende esses padres? Não me respondeu:)Mas quer receber o meu correio! lololol

Re: Anti tudo
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de July de 2006 18:07

A responsabilidade das crianças cabe aos pais. Obviamente eu não levaria uma criança pequena para uma missa campal em que ficasse debaixo de um sol torrido.

Nem um idoso de saude fragil.

Agora estou de ferias. Vou à missa na igreja daqui. Faz um calor impressionante na igreja. Suo do principio ao fim e estou com roupa leve. Nem sei como o padre aguenta com os paramentos. Mas aguenta.

Re: Anti tudo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 20 de July de 2006 18:18

Tens toda a razão quanto aos filhos.

Ora foi por isso mesmo que não fui a Valência com a minha família católica hiper tradicional. (apesar do convite).

Re: Anti tudo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de July de 2006 19:32

As igrejas em Portugal no verão são quentes, no inverno são frias, bem podiam mudar isso:) com ar condicionado no verão e aquecimento no inverno.

Aqui estamos com 27 graus, também muito calor. O que me vale é o carro ter ar condicionado...lol

Re: Anti tudo
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 00:55

A Igreja de Nossa senhora de Fátima, na Rua com o mesmo nome, aqui no Porto (propriedade dos Jesuítas) tem climatização. Mas mesmo assim, só se sente no Inverno, no Verão não faz muita diferença. Mas os padres, para celebrarem, só vestem uma túnica branca e uma estola com a cor. Não usam os paramentos todos.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Anti tudo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 00:57

Fazem eles bem:)

Re: Anti tudo
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 01:40

Pois fazem, no Inverno dá jeito, até pelas pessoas de idade. No Verão é que é mais chato.. estava Domingo na missa das 19horas e sentia a água a escorrer pelas costas abaixo. Até a senhora que estava ao meu lado me perguntou se eu me estava a sentir bem... mas eu não abano os panfletos da missa, por respeito a Deus e ao saceerdote. Afinal, quando estamos a falar com alguém não nos abanamos nem devemos usar chapéu e assim.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Anti tudo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 02:36

Com esse calor, as pessoas não estão confortáveis numa igreja. É tão bom entrar num local onde haja ar condicionado, principalmente no verão. Igrejas grandes com muita gente deviam ter ar condicionado! Nem em Lisboa as igrejas têm ar condicionado?
Com esse calor só podem estar junto a uma ribeira no meio dos amieiros. Era o lugar meu preferido na minha aldeia.

Re: Anti tudo
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 12:54

Pois, e assim vê-se no Verão as pessoas a não irem à missa. O padre, rapaz novo que tinha muito para dar naquela Eucaristia, falou rápido porque as pessoas não se paravam de abanar. Mas que falta de respeito.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Anti tudo
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 15:00

Ana, muitas vezes as igrejas em Portugal têm dificuldade em pagar as despesas mais basicas. Não suportariam o custo da instalação e manutenção de ar condicionado.

Re: Anti tudo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de July de 2006 15:12

Talvez que os milhõezitos da nova basílica de fátima ( que vai ficar ás moscas a mior parte do ano) dessem um grande jeito para pagar as despesas mais básicas...
E até um ou dois aparelhos de ar condicionado, para os velhotes que abundam nas missas.

Parecia-me bem.

Re: Anti tudo
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 28 de July de 2006 18:45

É óbvio que tal conjunto de atitudes disparatadas tinha de acontecer em Espanha.

Ao contrário dos Bispos Portugueses, os Bispos Espanhóis não devem grande coisa à tolerância. E ao bom senso. E ...
E o Governo Espanhol afinou pelo mesmo diapasão.

Claro que é idiota promover manifestações contra um convidado.Demonstra intolerância, incapacidade de diálogo, falta de inteligência e de sentido de Estado.
É uma daquelas coisas engraçadas que se fazem quando se preside a uma Associação de Estudantes. Nessa altura, e depois de umas cervejas, todos se riem muito da partida que pregaram.

Quando se é primeiro-ministro demonstra infantilidade.

De seguida não foi à missa papal de domingo.
Apanhou a comparação com Fidel Castro e com o General Jaruzelski.
O que é injusto: não se podem realidades diferentes. Não se pode comparar um garoto com Chefes de Estado.

Enfim: Espanha. Afinal o Torquemada era espanhol.

Mas uma nota positiva: A tradição ainda é o que era...

João (JMA)

Ir para a página: Anterior12345
Página actual: 5 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.