Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5
Anti tudo
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 05 de June de 2006 15:31

Um amigo meu espanhol enviou-me um email sobre uma campanha que esta a decorrer em Espanha para boicotarem a visita do Papa a Valência durante o Encontro mUndial das Famílias.

O texto está em espanhol mas acredito que ninguém terá muitas dificuldades em compreender.

Até que ponto se pode odiar?

Chamo a vossa atenção em especial para da carta aberta...

Citação:
Se ha orquestado una campaña de boicot a la visita del Papa a Valencia
como puedes ver en: www.jonotespere.org . A muchos de nosotros,
profesores de las universidades públicas de Valencia, se nos están
enviando correos incitándonos a sumarnos al boicot.

Es cierto que en Valencia los colectivos que organizan esta campaña
cuentan con amparo institucional en nuestras universidades y ante las
administraciones públicas. Además, el ministerio de asuntos sociales
les ha facilitado una subvención específica para organizar unas
jornadas académicas en la Facultad de Psicología de la Universidad de
Valencia que congregarán a activistas de todo el país y que culminan
en
una marcha de orgullo gay prevista para el 24 de Junio, poco antes de
la llegada del Papa, por las calles de Valencia.



José Antonio García, profesor de Bellas Artes en la UPV, ha contestado
a esos requerimientos mediante la siguiente carta, que titula ALGO
SOBRE MI
MADRE:





Carta abierta a Pepe Miralles y compañeros de viaje:



¿Qué te ha hecho a ti de malo el Papa? ¿Te ha quitado la libertad? ¿Te
ha quitado el honor? ¿Ha estropeado tu vida y tu historia? ¿De dónde
te
viene ese odio justiciero y vengador? ¿Es natural y sincero el rencor
o
es una ideología diseñada prêt-a-porter?

Me permito hablar así porque he sido tan progre e izquierdista como el
que más, y conozco el paño (puedo demostrarlo). Quiero decir que sé el
engaño en el que uno puede meterse tratando de arreglar el mundo y de
paso a sí mismo, y todo eso.

Ya hemos visto las consecuencias de las "dictaduras del proletariado"
con su persecución del libre pensamiento y de la fe religiosa –no en
abstracto, sino con personas dentro-. Existe también el nazismo de
izquierdas, y ha producido objetivamente muchos más muertos. Ahora
este
izquierdismo se agazapa en la cultura dominante, que es la cultura de
la clase dominante, como bien dijo Marx. Este es un izquierdismo
financiado y bien visto, que ocupa parcelas de poder. Ya no clama que
los burgueses son los enemigos, ya sólo queda la Iglesia como
aglutinante (¿contra quién nos uniremos, ya que no tenemos nada en
común que nos reúna?). Ese es el viejo mecanismo victimario del mundo
pre-cristiano, como ha descrito inteligentemente René Girard. La
humanidad ha progresado desde Cristo aboliendo estos mecanismos de
victimación. Cristo ha dicho: "No juzguéis", "El que esté libre de
culpa tire la primera piedra". Él ha sido la última víctima para que
ya
no haya más víctimas. Pero no está acabado del todo el viejo juego, de
vez en cuando alguien nos sorprende desenterrándolo. El desastre de la
uniformización conformista quiere arreglarse y tener un respiro
encontrando el adecuado culpable, un chivo expiatorio como sea: ¡Sí!
¡El
papa tiene la culpa! ¡Todos contra el Papa!

Algunos se declaran víctimas minoritarias con derecho a exigir dejar
de
ser las víctimas, ignorando que es la cultura judeo-cristiana la que
les ha enseñado eso, y no otra cultura: los Diez mandamientos (la
Torá)
y las Bienaventuranzas.

Yo sólo puedo decir mi experiencia de haber encontrado que la Iglesia
no es como la describía Juan Arias en "El País"

La palabra Iglesia significa Asamblea, pueblo reunido. ¿Qué tiene que
hacer el pueblo católico para reunirse? ¿Tiene que hacerlo en secreto
y
en las catacumbas? ¡Puede que no falte mucho para eso! ¡Ya ha ocurrido
otras veces en la historia! ¡Así está siendo actualmente en países tan
libres como China, Vietnam…!

Otro Marx (Groucho) dijo: "Jamás pertenecería a un club que admitiera
alguien como yo". Esa es la iglesia, un pueblo de rescatados de la
esclavitud y de la muerte: "No he venido a salvar a los justos, sino a
los pecadores". Yo he visto a muchos regenerarse en la Iglesia (uno de
ellos yo mismo; los que ya son rectos y justos no la necesitan, pero
no
es mi caso.), curarse de adicciones, rencores, reconstruir un
matrimonio roto, superar las neurosis, el egoísmo,

Ya sé que no está de moda ser católico. Católico significa Universal.
"Id por todo el mundo anunciando la Buena Noticia del amor de Dios a
todas las gentes". Que "tanto ha amado Dios a los hombres que les da a
su hijo Jesucristo" y en Él muestra su rostro de amor y misericordia.
Pero hombre ¿qué dices? ¿Dios? ¿Cómo puede existir Dios y consentir la
enfermedad, la muerte, las injusticias, violaciones…? Así se expresaba
Nietzsche: "La religión es para los débiles". Pero además han dicho
Marx y Lenin que la religión es el opio del pueblo. Y Freud que Dios
es
una imagen sublimada del super-ego.

Bien, eso son teorías, difíciles de contestar, ciertamente. Pero
existe
la experiencia de que ni la autoafirmación de poder, ni el mucho
dinero, ni la libido suelta, nada de eso hace feliz a una persona. Hay
una sabiduría escondida que no se exhibe en los cientos de estantes de
ocultismo ni auto-ayuda y psicología pop. No es que la Iglesia la
esconda, es que los sabios del mundo están sordos y ciegos para oír y
ver este anuncio. Por eso la fe es un don, se regala, no se puede
imponer, solo exponer. Porque Dios ha hecho al hombre libre, incluso
para que haga el mal. ¿Quién paga las roturas? Él paga. El
racionalismo
y las ideologías conciben un mundo perfecto, un hombre ideal, pero sin
libertad. "Libertad ¿para qué?" ¿No te suena?

"Maestro ¿dónde vives? ¡Venid y lo veréis!". Esto quiere decir que
este
es un aprendizaje empírico, no teórico. Es verdadero porque funciona,
funciona a pesar de los cristianos y de los obispos, ha funcionado
2000
años.

A lo largo de dos mil años muchas personas han experimentado que
Cristo
las amaba no cuando eran buenos y justos sino cuando eran malvados y
pecadores.
Eso quiere decir gratis, por gracia. Esto ha mejorado sus vidas. Yo
soy
una de esas personas y me siento ofendido cuando se ataca al Papa
cobardemente.
Porque se sabe que es manso, humilde, no se va a defender, no te va a
denunciar.

Yo no he visto que la iglesia imponga nada, ni amenace. No tiene
policía.
Pero una madre avisa al menos si ve que un hijo se quiere tirar bajo
un
camión o a un barranco, o se mete en algo que le hace mal.

En fin, ciertamente no estamos en la época de la cristiandad, sino en
una época secularizada, de libertad de creencias, libertad fruto de la
maduración del mismo cristianismo, puesto que ninguna otra cultura ha
propuesto la libertad.

Por eso, en nombre de la dignidad humana, de la libertad de las
personas que se juntan para el fútbol o para tantas cosas y
experiencias que compartir, incluyendo la fe, en nombre de la
convivencia pacífica, te sugiero y te pido que dejes de atacar la
libertad de Benedicto XVI de visitar a sus hijos, y la libertad de sus
hijos de reunirse públicamente.
Si es que queremos vivir en un país y en un mundo democrático y libre
(gobierno del pueblo y pueblo libre).

Em comunhão

Re: Anti tudo
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 05 de June de 2006 20:22

Paz e Bem,
só um comentário: a sociedade tolerante é cada vez mais intolerante.

Re: Anti tudo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de June de 2006 20:43

Há quem diga que a tolerãncia é mais uma manifestação do relativismo e do catolicismo light... Ainda há pouquinho li um texto assim.

Re: Anti tudo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 05 de June de 2006 21:19

Creio que se recorre demasiado ao chavão do «relativismo», em leituras opostas, mas ambas, a meu ver, muitas vezes apressadas e pouco discernidas.

O relativismo não significa necessariamente mais tolerância. Creio que o exemplo que abre este tópico é significativo. E menos relativismo não significa necessariamente menos tolerância. É verdade que na prática as coisas são menos claras, mas isso acontece por outros motivos.

Possivelmente será bom «recuperar» uma palavra de um filósofo contemporâneo, que me parece feliz. Uma coisa é o relativismo, outra é o aspectualismo. Por exemplo, o diálogo inter-religioso não tem que significar que tanto faz uma religião como outra, mas que elas realçam aspectos diferentes da inefável divindade. Certamente Jesus é o Verbo de Deus e a Revelação está «terminada», mas não a nossa compreensão do que ela significa.

Também não é o mesmo aceitar posições alheias diferentes das minhas e dizer que tudo vale o mesmo. Recorrendo ao mesmo exemplo da diversidade de religiões, uma coisa é que eu aceite que a outra pessoa possa chegar a um alto grau de santidade enquanto budista, outra é dizer que tanto me faz ser cristão como budista. Não, não posso dizer que «tanto me faz».

Parece-me, pois, que se usa e abusa da palavra «relativismo», sem que depois se resolvam algumas «aporias»...

O relativismo é uma contradição em si mesmo. Não é por acaso que tantos «apóstolos» do relativismo se tornam dogmáticos. Outros, mais coerentes, tornam-se cínicos...

Alef

Re: Anti tudo
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de June de 2006 22:57

o diálogo inter-religioso não tem que significar que tanto faz uma religião como outra, mas que elas realçam aspectos diferentes da inefável divindade

esta frase é excessivamente optimista. Em muitos casos a pluralidade das religiões reflete antes o pecado de Babel. Mesmo que na maior parte das religiões existam sinais de Deus a verdade é que existem tambem nelas, e por vezes dominam, a soberba e o anti-cristo.

O cristão não deve ser apenas tolerante. Deve ser compreensivo. Deve compreender as dificuldades, limitações, contingencias das pessoas, o seu esforço.
A tolerancia tem implicita uma aversão, toleramos aquilo que não gostamos. A compreensão tem implicito afecto.

As outras religiões mostram uma procura de Deus, Deus que se revela em Jesus Cristo. Devemos portanto ter compreensão por essa procura com as suas contingencias.

Mas nuca esquecer que em Jesus Cristo, Luz do Mundo, é Deus que se revela. Esperemos não sermos nós a tapar essa Luz. Porque se muitos não crêm é sem duvida pelo mau exemplo que nós cristãos damos no nosso dia-a-dia.

Mas realmente não me é igual nem é igual para ninguém ser cristão, ter fé, confiança em Jesus Cristo, Filho Unigénito do Pai, crer em Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Quanto ao dogmatismo relativista eu tenho notado que os mais intolerantes dogmaticos com que me cruzo são precisamente esses. Como bem dizes os relativistas cinicos são muito mais coerentes.

Quanto à planeada manifestação-provocação resta-nos pois seguir o exemplo de Cristo e responder ao mal com o bem, à provocação com firme paciencia.

Re: Anti tudo
Escrito por: (IP registado)
Data: 06 de June de 2006 12:53

Já agora, o lado de lá.

Para quem não tem Fé, o Papa está ao mesmo nível que qualquer outro chefe de estado. Neste caso, tratar-se-á de um chefe de Estado que faz afirmações que são consideradas por muitos homofóbicas, e que alimentam esse mesmo sentimento em muitos crentes e não crentes.

Como tal, é perfeitamente legítimo e compreensível que queiram boicotar a sua visita. Tal como alguns cristãos poderiam querer boicotar a visita de Fidel Castro ao seu país.

Dizer que uma tal manifestação é uma provocação e que é preciso "responder ao mal com o bem" é não compreender as posições alheias.

Re: Anti tudo
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 08 de June de 2006 15:57

Zé,
Citação:
«Para quem não tem Fé, o Papa está ao mesmo nível que qualquer outro chefe de estado»

Penso que o que tu querias dizer era:

«Para quem não tem fé no papa, o Papa está ao mesmo nível que qualquer outro chefe de estado»

É isto mesmo. Eu não tenho fé no «papa», mas tenho FÉ em YHWH (DEUS).
Também não tenho fé em «deuses» nem em «deusas», mesmo que eles e elas usem uma máscara de «santos» ou de «santas».
Contudo eu não sou dos que querem boicotar a acção do «papa».
Fui eu mesmo que aconselhei aos PAPAS João Paulo I e João Paulo II a viajarem como PAULO para pregarem a Jesus. Fiz isso, na altura da sua eleição, por meio de carta, nas duas vezes.
Mas não estou contente porque se esqueceram bastante de Jesus, em favor de suas crenças electivas. A sua linguagem não tinha a tónica do evangelho de Jesus.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 08/06/2006 16:02 por Manuel Pires.

Re: Anti tudo
Escrito por: (IP registado)
Data: 09 de June de 2006 00:04

Bom, sim, nem toda a Fé implica acreditar no primado do Papa (posso não estar a usar as palavras correctas, mas julgo que me entendem).

Quanto a boicotar a visita Papal, também sou contra isso. Mas dizer quem o quer fazer é guiado por ódio ou pelo mal parece-me cegueira e falta de capacidade de compreender os demais.

Re: Anti tudo
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 09 de June de 2006 11:48

Há gente para tudo ! Eu não sou juiz, nem sei as razões dos outros.
Uns dizem; outros dizem que dizem; outros dizem e fazem; outros dizem que fazem mas não fazem, etc. ...

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Igreja considera uma ofensa apoio governamental a festa gay antes da visita do Papa
Escrito por: (IP registado)
Data: 12 de June de 2006 20:09

A polémica continua.

Citação:
O governo espanhol "apoiará uma festa gay próxima à Catedral de Valência dias antes da visita do Papa", informou a imprensa conservadora espanhola, segundo a qual a Igreja local qualificou a iniciativa como "uma provocação ofensiva".
Bento XVI viajará para Valência, na costa leste de Espanha, para participar do Encontro Mundial das Famílias no dia 8 de julho. Na sua primeira visita a Espanha, o Papa irá encontrar-se com o primeiro-ministro José Luis Rodriguez Zapatero, e no dia seguinte celebrará uma missa ao ar livre.

Os jornais espanhóis Abc e La Razón escreveu hoje que a Federação Estatal de Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais (FELGT) e a União de Associações Familiares (Unaf) organizaram, em colaboração com a Universidade de Valência, nos dias 22, 23 e 24 as Jornadas Internacionais sobre a Diversidade Familiar para discutir e defender "modelos alternativos" de família.

A jornada será realizada com o auxílio do Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais no valor de 17 mil euros. "Os próprios organizadores reconhecem que o congresso ocorrerá em um momento muito especial, por causa da proximidade do Encontro Mundial das Famílias organizado pela Igreja católica", escreveu o Abc.

A associações da FELGT iniciaram "uma campanha contra a visita do Papa que, com o lema 'Jo no t'espere' (eu não te espero), critica os recursos destinados aos atos e incentiva a sociedade a não apoiar a presença do Papa em Valência. "Para tornar mais explícita e notória a presença desses grupos, o congresso incluiu uma manifestação do orgulho lésbico, gay, transexual e bissexual que ocorrerá na praça Rainha de Valência, em frente a catedral, e nas imediações onde Bento XVI presidirá diferentes actos no dia 8 de julho", segundo o Abc.

A decisão do Ministério de apoar estas Jornadas não agradou ao arcebispado local, que considerou-a "uma provocação ofensiva", especialmente para os valencianos, "que com tanta ilusão trabalham há meses para que a visita do Papa seja tenha êxito". O porta-voz da FELGT, Tony Poveda, disse à ANSA que "de maneira alguma trata-se de uma provocação" e que a festa gay se celebra desde 1991 nessas datas, enquanto as Jornadas ocorrerão "duas semanas antes da visita do Papa".

"Com todo o respeito, reivindicamos o direito à livre expressão" em um país que "não é mais a Espanha de Franco onde a Igreja podia ditar sua vontade à população", acrescentou Poveda. O porta-voz explicou que o Encontro Mundial de Valência quer apresentar "um modelo único de família que não acompanha o tempo", enquanto a FELGT pretende apresentar "outros modelos" em um país onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo é reconhecido legamente.

Igreja considera uma ofensa apoio governamental a festa gay antes da visita do Papa
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 13 de June de 2006 08:34

Isto só descredibiliza os homosexuais quaisquer que sejam as suas intenções.

Antes de tudo, e peço desculpa se te ofendo Zé, acho as paradas de orgulgo Gay verdadeiros carnavais. São demonstrações despropositadas e promiscuas que no meu entender não ajudam em nada a melhorar a imagem da comunidade gay.

Se a intenção destas manifestações é revindicar direitos não sei qual é necessidade de se vestir tão fora do comum e trazerem autenticos batalhoes de som e luz.

Pode ser que a intenção seja chamar a atenção à sua forma de ser e assim reividicar alguma coisa, mas nunca vi os enfermeiros fazerem uma greve e darem injecçóes na marcha ou os metalúrgicos a moldarem uma foice e um martelo antes de chegarem à Assembleia.

Mas pronto mesmo que se desculpe e se tente passar por cima destas macadas acho que devia haver pelo menos respeito.

Se eu fizer uma campanha contra as gay parades sou um reprimido, um homofóbico e para além de ser com toda a certeza apelidado de fascista, fanático religioso e de não respeitar as liberdades de cada um. Mas se se fizer uma campanha contra a visita do Papa vivemos num país de livre expressão em que a Igreja não manda, uma manifestação em frente a uma catedral é um passeio.

Desculpa mas dá vontade de dizer uns poucos palavrões.

Posso respeitar a pessoa homossexual mas não tenho que gostar e concordar com a homosexualidade.

Amar o pecador, detestar o pecado.

Em comunhão

Re: Igreja considera uma ofensa apoio governamental a festa gay antes da visita do Papa
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 13 de June de 2006 09:19

Quanto aos gays e suas festas é com eles.
Quanto aos governos apoiarem essas festas com a conotação de gays apenas mostra a depravação que alastra nos governos.
Quanto à igreja católica romana se sentir e considerar isso uma afronta, uma provocação, só a valoriza.
Uma festa gay no contexto descrito é realmente uma afronta. Amar os pecadores não consiste em aprovar as asneiras que fazem. Reprovar as suas asneiras significa detestar o pecado.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 13/06/2006 09:25 por Manuel Pires.

Re: Anti tudo
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 13 de June de 2006 09:41

Toda esta história parece-me triste...

1. É evidente que o papa tem o direito de visitar quem muito bem entende e quando entende, dentro do respeito absoluto pelas leis desse país e pelos seus habitantes;

2. É evidente que a hierarquia católica tem o direito e eventualmente o dever de defender o que considera ser a melhor posição cristã sobre a homossexualidade, sabendo e aceitando a possibilidade de contestação, mesmo interna;

3. É evidente que a Igreja católica não tem necessariamente de se sentir ofendida com nada deste teor nem com qualquer iniciativa anti-visita. Deve sentir isso como natural, num país democrático onde todos têm o direito de manifestar livremente as suas opiniões, dentro da legalidade.

4. É também evidente que os homossexuais têm o direito de fazerem paradas e festas onde e como quiserem, sem desacatarem e afrontarem necessariamente os outros e sem serem necessariamente ofendidos pelos outros. Se bem que concorde completamente com o Tilleul quando ele diz que essas 'paradas' me parecem desajustadas e bem mais descrebilizadoras do que qualquer outra coisa;

5. É evidente a utilidade de um Congresso científico sobre os problemas da família e os seus eventuais modelos alternativos;

6. É evidente que os homossexuais têm o direito de se manifestar contra as posições da hierarquia católica em relação a eles próprios e têm o direito de se manifestarem contra o que eles muito bem entendem, dentro do respeito pela legalidade e no máximo respeito pelas posições alheias;

7. É evidente que o governo espanhol tem o direito de apoiar uma festa homossexual ou um congresso sobre famílias alternativas, e ao mesmo tempo receber e convidar o papa para o Encontro Mundial da Família;

8. O que falta: mais amor e respeito mútuo...

Abraço fraterno,

Miguel



Editado 1 vezes. Última edição em 13/06/2006 09:44 por rmcf.

Re: Anti tudo
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 13 de June de 2006 10:25

Não, as coisas não são assim tão evidentes.
O que é evidente é a confusão que existe neste mundo de misérias.

Quanto ao amor (AGAPE) há muita falta, mas muitas vezes o mesmo amor só serve de pretexto para promover as nossas paixões mais baixas e degradantes. É um amor (Agape) falso.
Infelizmente, esta é a realidade em que vivemos.
Mas não devemos desanimar, porque YHWH prometeu melhores dias.
(2 Pedro 3,13)

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Anti tudo
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 13 de June de 2006 10:29

Não percebi que coisas, de entre o que eu escrevi, não são evidentes para ti...

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Anti tudo
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 13 de June de 2006 11:18

Uma evidência é como que uma verdade absoluta que não necessita de ser comprovada.
Ora nas tuas evidências, embora concorde com a maioria, não as acho assim tão evidentes, isto é verdades absolutas. Uma coisa é ser evidente, outra é concordar em parte ou no todo. Nós não possuímos a verdade absoluta.
Esses assuntos não são bons para discussão porque podem tocar no âmago de pessoas imperfeitas é certo, mas que nada resolve, e não é assim que se chega ao conhecimento da verdade, apenas atiça o possível confronto.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Anti tudo
Escrito por: (IP registado)
Data: 13 de June de 2006 13:26

Concordo totalmente com o miguel (rmfc).

Tilleul, claro que a tua posição não me ofende. :)

Quanto às paradas de orgulho gay, nunca participei em nenhuma, nem tenciono participar. Confesso que me desagrada quando as vejo na TV. Até me pergunto se serão mesmo assim, ou se a TV escolherá do costume (tal como, quando vão a Fátima, entrevistam sempre velhinhas chorosas).

Adiante, se estamos numa democracia, temos de "gramar" com isso. Quanto à sua utilidade: eu penso que elas obrigam as pessoas a discutir a homossexualidade. E a não poder negar a sua existência. E ajudam algumas pessoas com dúvidas sobre a sua sexualidade a perceber que há mais como eles.

Por outro lado, ajudam à imagem dos homossexuais como uns exibicionistas. Reforça certo tipo de preconceitos.

De resto, acho muito bem que o Papa defenda aquilo em que acredita, independentemente de neste caso discordar com ele. Desde, obviamente, que tenha cuidado em não alimentar - obviamente sem intenção - a homofobia.

Mas Tilleul, é normal que os homossexuais pensem que o Papa é homofóbico e os está a discriminar. Desse ponto de vista, a discriminação que sofrem é igual a discriminação racial ou sexual. Assim, como não entender as suas reacções? E, desde este ponto de vista, é normal fazer uma manifestação anti-visita do Papa, tal como seria normal objectar a uma visita do presidente da China.

Permitam-me que "roube" duas expressões: Um abraço fraterno, em comunhão. ;)

Re: Anti tudo
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 13 de June de 2006 13:48

Estes assuntos não são evidentes, mas discutíveis.
Quanto ao homossexualismo não é um preconceito a sua reprovação, mas o mesmo é um desvio, uma aberração, não só moral como da própria natureza. O homem ainda não conseguiu a superar as aberrações da natureza, mas parece que alguns pretendem considerá-las como coisas normais.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Anti tudo
Escrito por: (IP registado)
Data: 13 de June de 2006 13:56

Uma aberração da natureza porquê? :)
Se calhar é um meio de controlo populacional.

Re: Anti tudo
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 13 de June de 2006 14:02

Aberração é um desvio, seja lá o fim que tenha em vista.
Conheces o fenómeno da aberração da luz ?!
Consulta um livro de física. Um bom dicionário também poderá ajudar.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.