Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Desonestidade
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 27 de May de 2006 14:30

Desonestidade.

Queremos-nos referir àqueles actos de desonestidade que a pessoa pratica, que são maus e que não se configuram como contravenção ou crime. Vamos dar alguns exemplos. É desonesto aquele que encontra uma carteira com dinheiro e documentos, e não devolve o dinheiro. É desonesto aquele que furta pequenos utensílios nos restaurantes. O desonesto empresta a caneta e não devolve; empresta livros, CDs e ferramentas e faz de conta que esqueceu de devolver. O desonesto não devolve o troco que recebeu a mais por engano. Usa o telefone público sem inserir o cartão. O comerciante desonesto rouba na balança. Aluno desonesto copia o trabalho de aula e diz que foi ele mesmo que fez. Operário desonesto falta ao trabalho e leva um falso atestado médico. Gerente desonesto sonega imposto. Ser honesto, antes de tudo, requer sinceridade e autenticidade da pessoa consigo mesmo. Toda a vez que há desonestidade por parte de uma pessoa, uma outra pessoa sai perdendo. Por isso, queremos perguntar:
- Na sua opinião, quais são os exemplos de desonestidade mais comuns? Ou seja, quais os exemplos de desonestidade que você pode citar?

Re: Desonestidade
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 13 de June de 2006 18:44

Ó Ana,
Estás a exprimir-te no plural como se fosses várias pessoas. É isso ?

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Desonestidade
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 03 de July de 2006 23:39

A Ana iniciou este tópico com questões concretas.

Pediu-nos que citássemos exemplos de desonestidade mais comuns.

Vivemos numa sociedade em que a honestidade é valorizada?

Todos somos contra a corrupção e..., ficamos todos contentes...somos muito honestos...

Mas a honestidade tem, também, a ver, com o nosso comportamento.

Há pessoas que não são corruptas mas que intelectualmente são desonestas, não acham?
Alguns exemplos:

utilizam a demagogia;

deturpam o que os outros dizem;

afirmam que os outros disseram, o que na realidade não disseram;

viciam o raciocínio dos outros;

dizem que leram o que não está escrito;

utilizam todo o tipo de infâmias, para destruir quem não pensa como eles;

tentam reduzir, por todos os meios, os outros(os que não pensam como eles) ao silêncio;

louvam, sem razão aparente, aqueles que pensam como eles;


Acham que os exemplos que apresentei reflectem a desonestidade?
Quais?
Quais os que não concordam?

Apenas um pequeno contributo. Acho que é um tópico sobre o qual temos muitas coisas a dizer.

Re: Desonestidade
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 00:00

hoje deparei-me com um problema moral (de pouca importancia mas não deixa de ser um problema moral).

Estava para pagar a conta no supermercado. Como habitualmente fiz as contas enquanto esperava. Quando a empregada da caixa me pediu o dinheiro estranhei. Tinha calculado que iria pagar mais.

Nota relevante - a empregada é nova naquele supermercado, nunca a tinha visto lá.

Paguei e ainda em frente à caixa conferi a conta. A empregada em lugar de rgistar 6 litros de leite (uma embalagem) tinha registado apenas 1 litro. Estava ela já a atender outro cliente.

Hesitei, por um lado não pagando prejudico o supermercado, dizendo à empregada que a conta estava errada podia atrair a atenção do gerente da loja e a nova funcionaria seria mal vista por causa daquele erro.

Entre o prejuizo certo do supermercado e o prejuizo provavel da empregada decidi-me pela parte mais fraca. Vim-me embora sem pagar o leite em excesso.

Re: Desonestidade
Escrito por: (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 12:02

Esse problema era de facto complicado, Camilo.
Mas acho que fizeste a escolha mais humana.

Re: Desonestidade
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 13:47

Outro aspecto de desonestidade intelectual:
apresentar documentos como próprios , quando são de outros.

Agora com a Net está a acontecer muito... não acham?

apresenta-se o texto traduzido ou então fazem-se pequenas alterações no texto e o nome do autor passa a ser outro.

Acham, ou não, que plagiar é uma manifestação de desonestidade?

Re: Desonestidade
Escrito por: (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 13:53

Acho que sim.
Mas penso que muitas vezes é desleixo.

Re: Desonestidade
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 14:27

Por desleixo acontece muita coisa...mas acho que deve haver mais cuidado.
E se acontecer, a pessoa mal dê conta que enviou um artigo que não era seu, deve afirmá-lo rapidamente e pedir desculpas...

Estou-me a lembrar de um caso concreto, deste ano ou de 2005 , em que a pessoa que usou um texto e indicou como seu...nos explicou que tinha havido um engano... eu aceito que isso possa acontecer... mas...mesmo tendo presente que até prova em contrário a pessoa é inocente... ,era bom que se tentasse evitar esses factos. Não acham?

Caso sejam voluntários , são ou não manifestação de desonestidade?

Penso que , em certos países, já estão a ser punidos... É verdade?

Mas volto à mensagem que escrevi em 3 de Julho 06 às 23.29:
Gostava que se pronunciassem sobre a mensagem.
Será que há aspectos comos quais vocês concordam? Quais?
E com os que discordam? quais?
Dá jeito justificar...mas acho que como é muito recente ainda não tiveram tempo de responder.
Para facilitar eu vou copiá-la mas numerando os pontos.
Acho que, assim, facilita a resposta. É estilo prova de exame com respostas de : Verdadeiro (V) e Falso(F).
basta indicar os números das afirmações V e das F.

Aqui está:
Há pessoas que não são corruptas mas que intelectualmente são desonestas, não acham?
Alguns exemplos:

1- utilizam a demagogia;

2- deturpam o que os outros dizem;

3- afirmam que os outros disseram, o que na realidade não disseram;

4- viciam o raciocínio dos outros;

5- dizem que leram o que não está escrito;

6- utilizam todo o tipo de infâmias, para destruir quem não pensa como eles;

7- tentam reduzir, por todos os meios, os outros(os que não pensam como eles) ao silêncio;

8- louvam, sem razão aparente, aqueles que pensam como eles;

Aqui estão 8 (oito), por favor considerem como 9 este (o de plagiar) ao qual o Zé me respondeu.


Isto tem a ver com a desonestinade na sociedade mundial?

Re: Desonestidade
Escrito por: (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 14:51

Concordo contigo. Tudo isso são exemplos crassos de desonestidade. Outro é ir mudando os critérios de acordo com aquilo que nos interessa... Outro ainda, muito grave porque impede a discussão, é ignorar os pontos em que a outra pessoa tem razão para só focar os pontos em que se tem razão. Ou seja, é não reconhecer razão em determinadas coisas à outra pessoa quando se sabe que esta a tem.

O que custa dizer "aí concordo contigo" e depois dizer voltar aos pontos de discórdia?

Re: Desonestidade
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 15:35


De acordo

Vou procurar dizer "aí concordo contigo" , quando tal acontece. Mas digo-te, por experiência própria que , às vezes , no meio de muitas coisa com as quais não se concorda é difícil pegar na frase ou na parte do texto como qual se concorda.
Em todas as intervenções, na sociedade, há sempre coisas com as quais concordamos...mas se o resultado é a não concordância com o ponto de vista do outro parece-me que não é ser desonesto não referir aquilo com o qual se concorda. Omite-se por ser difícil separar ...

Não te acontece?
Achas que quem não diz que concorda com este ou aquele ponto está a ser intelectualmente desonesto?

Gostava de saber a tua, a vossa opinião.
Agradeço-te Zé por me teres respondido e ajudado.

Re: Desonestidade
Escrito por: (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 15:54

:)

Bom, concordo contigo de que é difícil separar, às vezes, aquilo com que se concorda ou não. E pode optar-se por não fazer essa separação por algum receio de não se ser bem entendido. Nem sempre se tratará de desonestidade intelectual.

Acho que exagerei ao classificar isso de desonestidade intelectual.
O que deveria ter dito é que desvirtua qualquer discussão não ser capaz de reconhecer onde é que a outra pessoa tem razão. E esse receio de separar aquilo que o outro diz com que se concorda daquilo com se discorda simplesmente torna as discussões inúteis, na minha opinião. Assim, é uma conversa de surdos...

O grande problema aqui é que se reduz as pessoas a etiquetas. Ou seja, porque uma pessoa defende A, presume-se logo que defenderá tudo o que se presume que as pessoas que tipicamente defendem A também defendem. Exemplificando, se alguém for contra a alteração da lei que diz respeito ao aborto, presume-se que é de direita. E que as suas justificações são as mesmas que dará, por exemplo, o Paulo Portas. Ou seja, enfia-se tudo no mesmo saco. Igual exemplo poderei dar para quem defende, por exemplo, o direito ao casamento entre homossexuais. Presume-se logo isto e aquilo.

E isso, na minha opinião, poderá até nem ser uma desonestidade intelectual (embora esteja na fronteira...), mas é injusto. E estraga qualquer discussão.

Desculpa se fugi um bocado à direcção que estavas a dar à conversa! É que eu acho que as pessoas discutem com pouca lealdade, e esse, para mim, é um dos grandes problemas do mundo.

Afinal, teremos nós (seres humanos) assim tanto que nos separe? Será que não queremos quase todos ter uma sociedade feliz, justa, e humana? Há por aqui muita falta de comunicação, e grande parte da mesma deve-se à falta de honestidade e humildade que há nas discussões. Andamos a satisfazer os nossos egos...

Re: Desonestidade
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 16:39



Obrigada. Acho pertinente para todos nós (eu faço parte do nós) que alguém relembre coisas essenciais.

Vamos voltar ao tema deste tópico? A Ana lançou-o e ficou esquecido. Acho que todos temos muitas achegas a dar.

Re: Desonestidade
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 16:40

isso não é desonestidade, por vezes as pessoas orientam-se muito por catalogações simplesmente porque é mais facil, mais simples orientar-se dessa forma.

O "aí concordo contigo" torna os textos mais compridos, mais cansativos. Parece-me normal que nos pontos em que há concordancia se omita simplesmente a concordancia se nada houver a acrescentar.

Re: Desonestidade
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 16:45

Maria José

Eu sou assim e não tenho culpa de o ser:) No meu Dia a Dia se alguém me disser tu disseste isto sem o dizer, se me deturpar as minhas conversas, essa pessoa não houve muito a minha voz...lol; Alem do Bom dia, Boa Tarde, Byeeeeee:)
Depois dizem...oh...folana não dá muita conversa!!!
-Eu tenho medo é dessas pessoas...ehehhehe

Acho isso Desonestidade, sim...

Re: Desonestidade
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 17:16

Camilo

Isso que tu fizeste acontece a muita gente. Se for contra nós, falamos, se for a nosso favor seguimos em frente. Aqui até é preciso ter muito cuidado, se não há muita desonestidade, ou erro contra nós! Têm um preço e depois na caixa ao pagar marca outro.

Eu tenho esta da minha mãe: um dia a minha mãe foi às compras a uma loja la na aldeia. A dona da loja deu dinheiro a mais à minha mãe. A minha mãe deu pelo erro e devolveu o que não lhe pertencia. Teve pena da senhora, que tinha 7 filhos.

Re: Desonestidade
Escrito por: (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 17:31

Ana, acho que não percebeste o que o Camilo fez.

Ele recebeu dinheiro a mais, mas não falou porque achou que a caixa podia meter-se em sarilhos... E eventualmente ouvir um grande raspanete do chefe, ou assim. Como era coisa de poucos euros, preferiu calar-se.

Para isso, é preciso humildade. O Camilo preferiu ficar com dinheiro que não lhe pertence a causar sarilhos a outra pessoa. Alguém que seja cínico verá isto como um acto de aproveitamento do Camilo, mas na realidade foi humildade, e escolher o mal menor...

Conhecendo (mal, mas ainda assim) o Camilo, suponho que terá arranjado bom destino para o dinheiro. E se não o fez directamente, fá-lo-á ajudando quem precisa financeiramente noutra ocasião.

É um bom exemplo de maturidade moral.

Re: Desonestidade
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 17:44



Percebido:)por acaso não tinha percebido assim!
Eu sei que o Camilo é um bom homem:)

Re: Desonestidade
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 17:48

Concordei com o Zé.
Acho que ele tem razão :no entanto parece-me difícil levar à prática.
O Camilo deu uma achega... ´´e que realmente isto do "aí concordo contigo" no café, até às quinhentas tudo bem...aqui no fórum separar o que se concorda com o que se discorda....torna fastidioso... estamos num debate. Se debatemos um tema e , na generalidade, não concordamos com a argumentação da outra pessoa(ou outras pessoas) o lógico, o razoável é que apresentemos o nosso modo de ver.

Se fosse a tal conversa de esplanada, de preferência à beira-mar, em que o tempo passa e não há pressa ...aí dizemos, em alegre cavaqueira o que concordamos e o porquê.
Zé concordo contigo. Vejo o que pretendes. Falas de um modo, honesto. Mas realmente não o vou levar à prática. Desculpa. Ajudaste-me mas...pensando bem nas circunstâncias não é viável. Obriga-nos a um esforço que se repercute num gasto de tempo desnecessário...

De qualquer modo Zé foi bom o que escreveste. Todos devemos fazer a nossa "auto-crítica" (em privado) e tirar conclusões. Pensar não dói. Sabes Zé onde ouvi esta frase? numa visita a um museu. Alunos que foram ver pinturas ao Museu de Arte Antiga estavam bastante distraídos...quando a guia lhes colocava questões sobre o que viam em determinado quadro e pedia comparações entre pinturas de diferentes séculos apareciam frases de quem não pensa. Eram alunos que transitaram para o 11º ano. Num dado momento a guia disse: "pensar não dói". Tomei nota da frase. Cheguei à reunião de grupo que tinha na escola e contei aos meus colegas. É uma frase muito gráfica e para nós, que somos professores de matemática , com um grande peso.
Eles eram meus alunos e eu a professora de matemática. Eu sabia que pensar era algo que ocorria muito raramente. Queriam receitas e essas eu não as dou.
A frase fez-me ver ...Realmente parece que pensar é algo de que se foge...como da dor... (claro que tive e tenho alunos que pensam e pensam muito bem...raciocinam espectacularmente).

Ana
Percebo-te perfeitamente. Num mundo ideal isso não seria assim. Mas custa ...somos pessoas...a injustiça é terrível...
Ter medo nem pensar...vive-se numa sociedade em que por medo se deixa que quem assusta é que mande...é que dita as regras da civilização... os outros ficam encolhidos... não pode ser. Não tenhas medo. Lembra-te de João Paulo II do: Não tenhais medo...mesmo que num contexto diferente.
Ele com a sua vida não teve medo de abrir as portas a Cristo e não teve medo de ninguém. Foi em frente, até Deus o chamar.

Re: Desonestidade
Escrito por: (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 18:27

Maria José, gostei de saber que és professora de matemática.
Professores com dedicação e princípios, principalmente em matemática e português, são precisos. :)

E compreendo que numa discussão não dê para estar a esmiuçar aquilo com que se concorda e discorda. Mas pelo menos a atitude tem de ser a de saber reconhecer que os outros também têm ou podem ter alguma razão. :)

Re: Desonestidade
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 22:15



Lembras-te de eu ter respondido que era uma pessoa e que isso era o suficiente.
Agora contei que sou professora de matemática e que fui ao Museu de Arte Antiga.

Vou dizer algo mais: fiz o mestrado na Universidade Católica em Ciências da Educação. Não te digo a variante em que fiz.
A pouco e pouco irás descobrindo... (gosto das fitas azuis claras da Fac. Ciências de Lisboa e das fitas azuis escuras da Fac de Ciências Humanas da Univ Católica.

E, não sei se reparaste, no outro dia disse que quando ia para a Póvoa do Varzim passei por Fátima e assisti a uma missa em Inglês. Esse fim de semana foi aquele do congresso do PSD. Eu ia como delegada ao congresso e no caminho para lá passei por Fátima.
Em geral não vou, de propósito, a Fátima. Passo por lá algumas vezes quando vou de viagem. Estive lá hospedada quando foi o congresso em Pombal. Em Pombal estava tudo esgotado. Por isso arranjei hospedagem em Fátima...para não dormir na rua... Lembras-te que no tópico cidadania tu quiseste esclarecimentos sobre coisas relacionadas com o partido (não sabias qual, nem eu o disse) e procurei dá-los.

Já dormi em Fátima ao relento, junto à Capelinha das aparições e também no carro. Esses foram momentos muito importantes.Já frequentei as casas de banho muito mal cheirosas em 13 de Maio , onde há longas filas para aceder a elas...

Só mais um segredo: gosto muito da Jacinta e do Francisco. Costumo ir junto ao túmulo deles. Desde que a Lúcia morreu ainda não tive oportunidade de ir à Basílica.
Sabes vi o molde da Jacinta e do Francisco que estão na esplanada. Conheço o artista que esculpiu, em mármore, as figuras. Sabes porque vi?
Por lá ter ido pedir para que fizesse uma lápide para colocar no cemitério (com o nome do meu pai e uma frase que ele tinha dito relacionada com a eternidade).

Fugi do tópico mas como tu gostaste de saber que eu era professora decidi contar algo mais.

Peço desculpa aos outros.

Uma pergunta: acham que é fácil a alguém ser 100% honesto? (claro ,em todos os campos)

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.