Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4
Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 30 de May de 2006 16:04

Porque me sentia lá sozinho, no meio de muita gente.
Isso já aconteceu aqui em Ermeside. Finalmente, tive que abrir os olhos.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de May de 2006 17:00

Achas que os outros eram ignorantes?

Às vezes isso acontece, sentimo-nos sós mesmo no meio de uma multidão.

Eles dizem; acredito na Igreja Santa Católica Romana, era por isso que te sentias muito só!:P

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 31 de May de 2006 11:56

Não tinha nada a ver com crenças;
Nada disso ! Ninguém me ligava.
Também não me conheciam !
Estava em terra estranha !
Afinal de contas, onde é que estava (e está) o cristianismo ?!
Apenas nos rituais ... ... ...
Mas, isso não é cristianismo.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 01 de June de 2006 01:11

numa paroquia do tamanho de Ermesinde dificilmente se consegue superar a fronteira do anonimato e consequentemente da solidão.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 01 de June de 2006 16:32

... nas igrejas católicas romanas. No entanto esses problemas parecem ser suplantados por outras igrejas. Deve ser uma questão de [des]organização.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de June de 2006 16:35

Manuel

Já tens solidão? Nem nós os do Fórum te ajudamos? lolol

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 01 de June de 2006 16:46

Com a ajuda de YHWH eu consigo desenrascar-me.
Eu apenas apontei o facto, que foi verídico e determinante.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 01 de June de 2006 17:25

as outras igrejas, em portugal, tem muito menor dimensão.
A maior delas deve ser umas 100 vezes menor que igreja catolica.

Devido à sua dimensão é possivel chegar mais proximo de todos, aí a solidão e anonimato são menores.

Há ainda outro factor mas agora não quero menciona-lo.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 01 de June de 2006 18:09

Por isso Jesus tinha razão quando disse:
Mt 18, 20 *
Citação:
«Pois, onde estiverem dois ou três "reunidos" em meu nome, Eu estou no meio deles.»

Jesus não disse: Pois, onde estiverem dois mil ou três mil "reunidos"... ...»

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 01 de June de 2006 18:32

Ora, caro Manuel, uma exegese de se lhe tirar o chapéu, pela criatividade! Que belo pontapé nos primeiros capítulos dos Actos dos Apóstolos!

Já, agora, se o mínimo for dois, qual será o máximo? Três? Mais? É que, seguindo a tua lógica, também não disse «quatro», «doze» ou «vinte»... ;-)

E lá dizes tu que «Jesus tinha razão». Nunca pior. Conta-se que certo padre dizia algures numa homilia: «Como dizia Jesus, e em parte tinha razão...». ;-)

Alef

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 02 de June de 2006 11:19

Penso que tu, melhor do que eu conheces a expressão «dois ou três» ...
Jesus não estava a ensinar matemática, mas estava a falar de FRATERNIDADE.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 02 de June de 2006 19:16

só para apimentar um pouco a coisa, o vocês, como tanta gente diz, é diminutivo de Vossa Mercê. assim sendo, se conjugado, é como na 3ª pessoa do singular e do plural. assim: você é, vocês são. e mesmo assim, é incorrecto.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 02 de June de 2006 20:00

Diogo, porque é que dizes que é incorrecto?

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 02 de June de 2006 20:17

é incorrecto pois no português só existem 3 pessoas: eu tu ele (no singular) nós, vós, eles (no plural). Assim, o você não é uma pessoa e não pode substituir nenhuma.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 02 de June de 2006 20:29

Não é incorrecto usar o você. Veja aqui. Pode também fazer uma pesquisa por aqui.

É uma forma de tratar as pessoas, assim como se usa "o senhor", "sua excelência" ou outra do género.

Da mesma forma se usa "a gente" em vez de "nós".

O que é incorrecto é não se usar o verbo na 3ª pessoa.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 02 de June de 2006 20:45

o "você" é um neologismo (palavra nova) que, aos olhos dos puristas e intelectuais da lingua (não os que escrevem os dicionários da Texto) está errada. e eu partilho da opinião deles pois, além de ser realmente menos proximo da palavra correcta (vós, que só se diz "cheirar a mofo" desde que se introduziu o você) não soa nada bem dizer isso a uma pessoa (até parece grosseiro.
quanto a "a gente", o caso é diferente. trata-se de um estrangeirismo adquirido do francÊs (da palavra "on"). tem o valor de nós e conjuga-se como ele/ele. logo, dir-se-à a gente vai. não soa bem, pois não?

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 02 de June de 2006 21:31

Eu não queria alargar muito a questão sobre isso. Para já porque não sou nenhum perito para falar sobre isso, depois porque acho que não se enquadra neste fórum.

De qualquer modo, há aí algo que não percebi. O "você" usa-se quando queremos dirigir a uma pessoa, ou seja, corresponde à 2ª pessoa do singular (tu). O "vocês" usa-se quando dirigimos a várias pessoas, ou seja, 2ª pessoa do plural (vós).

Pelo que percebi do teu post, estás-te a referir a tratar uma pessoa por "vós". Isso não faço. Quando falo com uma pessoa com a qual tenho confiança trato-a por "tu", senão uso o "você" (ou "o senhor" ou pelo nome).

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 02 de June de 2006 21:36

sendo assim, dever-se-à de todo evitar o uso do "você" e do "vós" substituindo-o por qualquer partícula (tal como senhor, nome próprio, doutor, etc)

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de June de 2006 01:57

Vocês devem ser cá uma seca... porque não empregam o tempo numa cois mais util, nem que seja a fazer voluntariado nos bombeiros....

Irra!

(tozé, depois de um dia de trabalho)

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 03 de June de 2006 04:45

Eu uso muito o você!!!

Principalmente em padres:) e alguns são Brasileiros. Nunca gostei da palavra vossemecê. O Você ou tu é mais simples. lololol

Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.