Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 2 de 4
Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 16:38

Ana:

Por acaso não sei o nome do Padre. Só sei que ele é capelão de um estabelecimento prisional em Lisboa. Não ajudei muito, pois não? LOL

Citação:
Ninguém diz "deveis pagar os impostos devidos", mas "os portugueses devem pagar os impostos devidos"

Para mim a segunda frase também não é muito boa porque mostra distanciamento, porque se refere aos portugueses na 3ª pessoa, não está a falar directamente para eles.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 16:44

Pronto, estou a dar maus exemplos após maus exemplos. :)
Usar o "nós" em vez do "vós", sempre que possível, na minha opinião, ainda é o melhor.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 17:03

Rui B

Esse padre que veio aqui era capelão, mas numa universidade, na Universidade de Beira Interior, Covilhã.
Pe. Luciano
Na homilia foi para junto da assembleia, na festa social cantou a pulga e o piolho (fizeram uma serenata) conhecem? Este padre é alegre, brincalhão e o povo gosta assim...

Aquilo foi casa cheia, tudo riu e aplaudiram! :))) todos pediram para ficar nesta igreja. Não o queriam deixar ir para Portugal:)))Ele dizia, não, não posso ficar tenho lá os meus jovens à minha espera!

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 17:13

Citação:
Usar o "nós" em vez do "vós", sempre que possível, na minha opinião, ainda é o melhor.

Nisso estou de acordo. :)

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 18:48

Eu também estou de acordo.
1º porque nós também nos incluímos a nós mesmos.
2º ainda mais se entre todos houver muita noz nutritiva e em bom estado.
Viva a bos disposição !

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 19:11

E um bom vinho do Porto? ;)
Para mim, que nem costumo beber álcool, acho que noz dá bem com vinho do Porto.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 20:10

ehehhehe... isto está animado! :)

Zé, a noz faz bem ao colesterol....ahahhahah
Com vinho do Porto nunca experimentei!

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 21:07

Mas é boa com Figo seco.

Principalmente quando ainda está tenrinho.

Agora o Figo já começa a ficar velho, mas é de aproveitar enquanto dura.
Vamos lá ver como é que se porta na selecção.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 26/05/2006 21:08 por Manuel Pires.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 21:25

Ah, afinal sempre gostas de futebol. :P
Apanhámos-te. :P
(estou a brincar)

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 23:44

Lol O figo agora é que está bom...

E o problema da Linguagem da igreja é que são mais as nozes que as vozes.

Lanço-vos um desafio. Perguntem a qualquer miúdo do 1º ao 4º ano, o que pensam da Catequese. ( Não o façam á frente do catequista nem dos papás se estes forem mmuito beatos. )

Anotem as expressões dos miúdos e a sua linguagem.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 27 de May de 2006 01:35

do 1º ao 4º ano até vão gostando, depende do jeito do/a catequista.

a partir do 5º ano é que começam a gostar menos ou a não gostar da catequese.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 27 de May de 2006 02:00

(vou falar da minha realidade, outras não conheço)

Até ao 3º ano vão muitos, porque é o ano da Primeira Comunhão.

No 4º ano só vão cerca de metade. A Primeira Comunhão já está feita.

No 5º ano fica só outra metade (1/4 do que eram no 3º ano). Catequese é para crianças. Além disso, há testes, trabalhos e actividades extra-curriculares.

No 12º ano aparecem todos novamente porque querem fazer o Crisma.

Gostava de salientar que não pretendo criticar ninguém com estas palavras. Eu próprio fiz algo semelhante, por isso não tenho nada que criticar.

Mas é complicado para uma criança ter noção do que é ser-se cristão. Ainda hoje eu tenho as minhas dúvidas, quanto mais quando era criança.

CP, qual era mesmo a tua ideia? O que é que isto tem a ver com a linguagem da Igreja?

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 27 de May de 2006 02:40

Zé, a linguagem verbal que usamos é muito dificil de alterar.

É natural que um Bispo use a linguagem que aprendeu quando criança e jovem.

O facto dos jovens troçarem do Bispo por ele usar essa linguagem revela o pouco respeito-prestigio que os idosos têm actualmente, principalmente em Portugal.

principalemente em Portugal porque para além do culto que a sociedade ocidental presta à juventude a enorme maioria dos idosos portugueses não teve a possibilidade de se instruir, têm poucos estudos. Por isso formas linguisticas associadas a idosos, alias tudo que que seja associado a idosos é visto com sobranceria.

Sobranceria em muitos casos injustificada.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: (IP registado)
Data: 27 de May de 2006 04:02

Camilo, concordo. Porém, é desejável que os bispos encontrem a melhor forma de comunicar a sua mensagem.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 27 de May de 2006 13:52

Até alguns pais daqui do fórum gostam mais da brincadeira do que de religião:)

Camilo, presumo que os teus filhos não vão à igreja porque gostam ou não gostam da catequista! O ambiente em casa é assim; o pai vai, a mãe vai, os filhos já sabem o caminho a seguir!

Manuel, tens razão o vinho do Porto é bom com figos secos, daqueles grandes!

Aqui nas igrejas à comunhão dão vinho, é tão bom!:) No entanto não sou apreciadora de álcool, mas este sabe-me bem.
Porque será?

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 27 de May de 2006 17:39

CatólicaPraticante.

Muito bem.

Interessa mais o conteúdo que as palavras !


No entanto há um problema grave que aqui foi posto:

À medida que a criança cresce vai afastando-se da RELIGIÃO.
Isso será muito perigoso se a criança se afastar também de YHWH.
Porque motivo é que as crianças em vez de terem um crescimento ascendente parecem ter um crescimento descendente ?!
Eu já fui criança ! Só sei o que se passou comigo !

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 28 de May de 2006 02:45

Também já fui criança e sei o que fiz. E não foi muito diferente das muitas crianças que vão passando pela catequese aqui na minha paróquia.

A Primeira Comunhão é uma tradição, assim como o Baptismo ou o Casamento. Os pais obrigam as crianças a ir à Catequese e à Missa, porque senão não fazem a Primeira Comunhão. Mas eles próprios muitas vezes não vão. Depois da Primeira Comunhão, a obrigação acaba e só vai quem quer. Nesta altura as crianças começam a crescer e a perceber o que não percebiam até aqui. Acham que a catequese é para as crianças, que há coisas mais interessantes para fazer (jogos, televisão, desporto...), os colegas gozam-nos por andar na Igreja. Isto acaba por desmotivar muitos.

Não posso dizer que se afastam da religião, de Deus ou da Igreja. Eu andei na Catequese e ia à Missa todos os domingos. Mas não estava próximo de nada, estava tão longe como estive nos anos seguintes em que deixei de frequentar a Igreja.

É complicado para uma criança entender o que é a Fé cristão. Até para os adultos!!

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de May de 2006 15:25

Eu quando era garota não gostava de ir à missa. Era uma hora tão longa! Tinham-me ali sentada, nem me deixavam mexer, parecia uma estátua:)
Temos de gostar do que fazemos e saber o que queremos!

Há pessoas com bons Dons e não os usam na igreja se Deus os deu é para os porem em prática. Mas alguns nem sabem que os têm.
Há dias ouvi um senhor a cantar atrás de mim com uma voz tão bonita e por vezes o côro com vozes tão más...lol

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 30 de May de 2006 14:19

Eu, pelo contrário gostava muito da «missa», e de todos os «ritos» religiosos.
Em casa, muitas vezes até brincava com essas coisas, simulando a missa etc. ...

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de May de 2006 15:12

E porquê deixaste de ir à missa?

Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 2 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.