Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4
Linguagem da Igreja
Escrito por: (IP registado)
Data: 24 de May de 2006 13:29

Num convívio no parque da cidade do Porto, participaram 20 mil alunos da disciplina de EMRC (Educação Moral).

Dom António Carrilho, Bispo Auxiliar do Porto, esteve presente, e usou "uma linguagem bem acessível, partindo da metáfora do Balão":

Citação:
"O Balão não sobe, por ser bonito por fora, mas pelo que tem dentro”,

ao que acrescentou

Citação:
“só podereis crescer e subir, se tiverdes algo de grande, de invisível, de mais profundo, dentro de vós”.

O uso da segunda pessoa do plural para crianças ou jovens, não me parece fazer grande sentido. Pior, cheira a mofo. Não seria altura de mudar isso? De ter uma linguagem de proximidade?

Linguagem da Igreja
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 24 de May de 2006 13:34

A segunda pessoa do plural no norte do país ainda é muito usada...

Em comunhão

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: (IP registado)
Data: 24 de May de 2006 13:36

Tilleul, no Porto, entre jovens?

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 24 de May de 2006 13:40

Um Bispo não é propriamente a pessoa mais jovem deste mundo e se estiver no Norte do pais não será encarado com muito mal.

Se fores a Braga, onde em cada esquina existe um agrupamento de Escuteiros, muitos dos dirigentes falam com os miudos usando esta linguagem.

Creio que não foi com intenção de manter a distancia. Alias, a imagem do balão está muito bem conseguida.

Em comunhão

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: (IP registado)
Data: 24 de May de 2006 13:44

Isso concordo, que está muito bem conseguida. :)

E pronto, foi um mau exemplo, o Bispo do Porto.

Mas no centro e sul do País há quem use também este tratamento, e cheira muito a mofo.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 24 de May de 2006 13:46

Sim tens razão, falar assim cá mais para o sul 'cheira a bafio'.

Em comunhão

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 24 de May de 2006 21:01

Por acaso costumo ouvir isso do Pároco da minha terra, mas ele também é do Norte.

Eu sou responsável pelo site do grupo de jovens a que pertenço e já uma vez recebi uma crítica por causa de ter usado a palavra "vocês" em vez de "vós".

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 00:07

Zé,

Se bem entendi, a tua observação é para o facto do Bispo ter-se dirigido aos jovens na segunda pessoa do plural (vós)? É porque se assim é, não entendi. O "vós" é o plural do "tu" e está correcto o bispo tratar as crianças e jovens por "tu" e como é mais do que uma, tem de recorrer ao plural - vós.

Como o Rui B diz e com razão, o problema é utilizar-se o "Vocês" em vez do "vós" e eu penso que a razão é que é mais dificil conjugarem-se os verbos na segunda pessoa do plural que utilizar-se o "vocês" seguido do verbo na terceira pessoa do plural.

Luís

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 00:44

Quanto à dificuldade de conjugar os verbos na segunda ou terceira pessoa, acho que isso é irrelevante para um bispo. Aquilo que "critico" é o uso de "vós". E sim, advogo o uso de "vocês", pelo menos onde não for natural usar "vós". Julgo que a maioria das crianças do Porto estão habituadas ao tratamento por "vocês" por parte dos professores e dos pais. Que os padres usem outro tratamento parece artificial. Em grande parte do país, o tratamento por "vós" soa a século XIX, a terrivelmente antiquado e distante.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 01:15

Zé:

Eu até compreendo o que dizes, mas não acho que a utilização do "vós" ou do "vocês" seja assim tão determinante na questão da proximidade entre um padre e os leigos.

Este fim-de-semana participei numa festa de finalistas de uma residência universitária feminina, que começou com a celebração da Eucaristia. Algo que que me chamou a atenção (e que me agradou) foi precisamente a proximidade entre o Padre e a assembleia. Na altura da homilia, o Padre desceu até junto da assembleia (o altar ficava num plano mais elevado) e perguntou se todos o ouviam bem, porque preferia falar dali para não estar num plano elevado. E durante toda a homilia manteve-se próximo da assembleia e, em especial, das estudantes finalistas.

A sua proximidade notou-se em várias coisas. Para já o ter-se aproximado da assembleia e ter descido até ao mesmo plano que nós. Depois as palavras que usou e a forma como falou. Em especial, a forma como, ao falar para as finalistas, as olhava directamente.

Se usou o "vós" ou o "vocês", sinceramente não me lembro.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 01:43

lana caprina

fosse o problema da linguagem da Igreja resummivel a questões deste tipo. Eram facilmente resoluveis.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 10:19

Eu não acho que o problema seja resumível apenas a questões deste tipo. Mas acho que também passa por aqui. E para além do mais, quis lançar a discussão sobre um problema que acho sério.

Afinal, em que consiste o problema de linguagem da Igreja?

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 10:44

Também há um problema de linguagem semelhante entre os médicos e os seus pacientes. Usam termos desconhecidos, propositadamente, para os seus pacientes não perceberem o que estão a dizer.
Pergunto:
Não se teria passado o mesmo entre os teólogos e os crentes ?

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 10:01

Zé,

Não concordo contigo. :) Acho que a utilização do "Vós" é mais correcta linguisticamente falando que o "vocês". Aliás, o "você" é muito mais utilizado no Brasil que em Portugal, onde quase não existe o "tu" mas sim o "você".

Luís

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 10:49

Não vou insistir muito, porque é um pormenor e seria ridículo fazer uma grande discussão, eheh.

O "você" brasileiro substitui a segunda pessoa do singular, o "tu", português. Poderá ser uma situação paralela, mas não igual, à do uso de "vocês" em vez do uso de "vós".

Estou a lembrar-me de uma cerimónia de benção das pastas em Coimbra. O Bispo usou o tratamento por "vós". Ao meu lado, um grupo de jovens gozou-o. Indo mais para sul do Mondego, penso que será a mesma coisa. O "vós" foi abolido da linguagem do dia a dia. Nem em discursos formais é usado! Pelo contrário, é evitado. Ninguém diz "deveis pagar os impostos devidos", mas "os portugueses devem pagar os impostos devidos". Não me passa pela cabeça que numa reunião tão informal - e familiar - como deve ser um encontro de um Bispo com os jovens, este último vá buscar à gaveta uma linguagem que (pelo menos nestas regiões) soa ao cúmulo da formalidade. É o mesmo que dizer "sou antiquado, estou fora de moda" a miúdos. Não que os Bispos devam passar por "fixes" (isso seria ridículo), mas pelo menos devem ter ar de ser deste mundo.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 11:32

eu cá no norte não sinto isso


um dos problemas da comunicação actual na Igreja (e não só) é a multiculturidade da população.
Em tempos existia numa dada região uma muito maior uniformidade cultural.

Actualmente o panorama comunicacional parece-me dominado pela televisão (isto diletantemente digo eu que pouco sei disto). E na televisão as televelas dominam.

A linguagem, entidade viva, em Portugal é em grande parte "comandada" pela TVI, pela Globo e por Hollywood.

Está visto, os Bispos têm de passar a ver as telenovelas como parte da sua formação pastoral.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 11:47

Pois é !
Então o vós foi abolido ? Pelos jóvens ? !!!!!!!!!!!!!

Então agora é ........ nós, Nós e NÓS !

Porquê ?

É porque gostam de noz[es].

Ou é porque gostam de fazer muitos nós.


Na linguagem o que interessa não são essas modas que passam:
(tu, vós, vocês, vocemecê, o Sr.; V.Exª, Vª Reverência, V. Eminência, etc, etc. etc. );
Mas o entendimento da verdade eterna do amor de Deus para com todos.


É esta a LINGUAGEM que me interessa.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 11:57

Na linguagem interessa e muito a conotação das palavras e das formas de tratamento.

Camilo, não diria ver telenovelas, mas estar atento à melhor forma de passar a mensagem, isso já acho que os Bispos deveriam fazer. E pronto, se quiserem ver uma telenovela uma vez por outra, porque não? :) Também têm direito. ;)

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 16:13

Por aqui passam padres do Norte do Sul de Portugal Continental, dos Açores e do Brasil.
Acreditem, o povo gosta mais da linguagem dos padres do continente português. Os Açorianos tratam todos por tu; presumo que deviam ir professores portugueses para o ensino nos Açores...ehehhehe
O sotaque brasileiro nem todos compreendem os padres! Mas são educados, tratam todos por você!:)E tivemos cá um padre Brasileiro que aprendeu a falar como os continentais.
Os padres do Continente, como os chamam os Açorianos, esses são uma classe:)dizem os Açorianos.

Re: Linguagem da Igreja
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 16:28

Rui B escreveu:

Este fim-de-semana participei numa festa de finalistas de uma residência universitária feminina, que começou com a celebração da Eucaristia. Algo que que me chamou a atenção (e que me agradou) foi precisamente a proximidade entre o Padre e a assembleia. Na altura da homilia, o Padre desceu até junto da assembleia (o altar ficava num plano mais elevado) e perguntou se todos o ouviam bem, porque preferia falar dali para não estar num plano elevado. E durante toda a homilia manteve-se próximo da assembleia e, em especial, das estudantes finalista.
-----------------------------------------------------------
Eu conheço um padre que costumava ir fazer a festa de finalistas a Coimbra. Ele chama a Benção das Pastas. Esse padre veio ao Canadá e fez precisamente o mesmo; esteve sempre junto da assembleia na altura da homilia. Foi pena que não mencionaste o nome dele se é que o sabes! Ou a cidade onde se encontra!
Há padres, que sabem ser padres!

Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.