Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: Violência sobre as mulheres
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 27 de May de 2006 18:19

Eu nasci no passado! ...
Também, no pasado, já havia cozinheiros muito bons, mas eram profissionais !
Então o teu filho até já percebe de etiqueta?!
Não era necessário tanto !

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 27/05/2006 18:19 por Manuel Pires.

Re: Violência sobre as mulheres
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 27 de May de 2006 18:52

Etiqueta? O que é isso?

Re: Violência sobre as mulheres
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 27 de May de 2006 18:54

Etiqueta são as boas maneiras usadas nos jantares de cerimónia.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Violência sobre as mulheres
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 27 de May de 2006 18:58

E as boas maneiras não ocupam lugar:)

Re: Violência sobre as mulheres
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 27 de May de 2006 21:08

...já que os convivas ocuparam os seus lugares à mesa.
Falando de jantares, vem à minha mente aquele jantar (antigamente chamava-se CEIA) de Jesus, a sua última refeição à mesa com os seus discípulos, onde com certeza se não puseram de parte as boas maneiras costumeiras de uma festa de Páscoa.
Foi numa festa desse género que Jesus se despediu dos seus amigos antes de dar a sua vida para que nós tivéssemos a oportunidade de vida eterna.
Eu gosto muito, em sinal de agradecimento de recordar essa festa e as condições em que teve lugar.
É que estamos a falar de violência, e as boas maneiras ao jantar vêm mesmo a propósito. Podemos aprender muito com o exemplo de Jesus; com as suas atitudes.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 27/05/2006 21:18 por Manuel Pires.

Re: Violência sobre as mulheres
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 08 de June de 2006 17:48

Por falar em violência para com as crianças, fica aqui o pior exemplo que poderíamos ter conhecimento:

Enquanto desmentia acusações de maus tratos
Director da Casa do Gaiato esbofeteia criança durante uma entrevista
Fonte: Jornal PÚBLICO

O que é irónico nesta notícia é que o acto de violência - um estalo de um padre num criança com apenas cinco anos - acontece quando o padre estava a dar uma entrevista para desmentir a existência de maus tratos nas crianças. Se alguma coisa havia a desmentir, estava tudo confirmado.

A questão que agora se coloca é o que a Igreja Católica em Portugal, nomeadamente, a Conferência Episcopal e o Cardeal Patriarca vão fazer em relação à Casa do Gaiato.

Luís Gonzaga

Re: Violência sobre as crianças.
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 08 de June de 2006 18:08

Eu também ouvi a notícia na rádio, mas não quis fazer alarde para não ser criticado.
Eu pensei: «Afinal de contas há crianças que ainda agora têm menos sorte na vida que eu tive !»
Afinal de contas eu não tenho que me queixar (relativamente falando, claro).
Nenhum «padre» me bateu.
Mas fui um mártir da minha professora má, incompetente e interesseira.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Violência sobre as crianças.
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 08 de June de 2006 18:44

Também ouvi a notícia na TSF. E ouvi o tal que deu a bofetada falar.
Estava , parecia estar... completamente fora de si.
Estava muito tenso, notava-se no tom de voz, no modo como dizia as coisas.

Fiquei perplexa... mas pensei...todos podemos fazer disparates...
Não atiro pedras... todos temos telhados de vidro.
É necessário que haja uma investigação e rápida.

Será que o assunto não é deveras complexo?

O grande problema é que a violência aumenta....
O stress em que se vive não será um dos factores que levam a essa violência? E o respeito ou a falta dele não serão outro factor?
E o facto de estarmos centrados em nós? E a sociedade permissiva em que vivemos, não terá culpa?

O bom Padre Américo fez tanto bem. Continua , de certo a fazê-lo, através da Instituição "Casa do Gaiato"

Há uns anos surgiu a Casa Pia.... (tantos casapianos que se orgulhavam de o ter sido e que, agora, se sentem quase envergonhados. Na minha terra a Casa Pia fez com que órfãos, sem recursos, tivessem estudado e tenham uma vida honesta, de bons cidadãos.

Para mim a Casa do Gaiato merece-me toda a consideração enquanto Instituição.
Outro problema é o que há que modificar. As pessoas que, muitas vezes, nunca deveriam desempenhar determinados cargos. Não têm perfil. Não têm a devida preparação para lidar com casos muito complicados. Não chega a boa-vontade.

Mas não se esqueçam que nas instituições há pessoas e as pessoas têm defeitos.

Não vamos é deitar tudo abaixo.... cuidado... .

Re: Violência sobre as crianças.
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 08 de June de 2006 18:54

Sim, não devemos deitar tudo abaixo, mas
«quem não se sente, (diz o ditado) não é filho de boa gente.»

Houve tempo em que metiam nos seminários pessoas sem vocação e impediam a entrada dos que a tinham. Lembro-me de uma época em que no seminários da Guarda durante cerca de 5 anos seguidos não houve nenhum «padre», porque só admitiram os que não tinham vocação, como ficou provado.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Violência sobre as crianças.
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 08 de June de 2006 21:08

Mas isto hoje já não se pode dar uma bofetada a ninguém? Os que têm filhos, nunca deram uma bofetada nas crianças?
Um dia perguntei a um senhor que trabalha com crianças nos Serviços Sociais. Aparecem acusações nos serviços sociais e pais são chamados a atenção! Eu perguntei; mas afinal, não se pode bater num filho? Deixamos-lhe fazer tudo o que querem??? Ele disse, eu dou e dei bofetadas nos meus filhos. Só que crianças acusam os pais e nós temos que ver, vigiar e descobrir se a criança que acusou a família é mentirosa!
Como educam os vossos filhos? Não lhes dão umas palmadinhas?

Re: Violência sobre as mulheres
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 08 de June de 2006 23:39

é, acho que vão transformar alentejo numa colonia penal para manter presos todos os pais que já deram uma bofetada num filho.

as mães que tenham dado uma palmada num filhos irão presas para o minho.

Esperemos que sejam suficientemente grandes.

Por outras palavras, embora eu nunca tenha dado uma estalada em criança nenhuma, nem considere bom que se dê distingo bem entre uma palmada leve que metade ou mais dos pais portugueses já deu aos seus filhos e maus tratos.

E já agora trabalhar no campo ao sabado de manhã é mau trato?
Ora abobora fui maltratado e não sabia.



Editado 1 vezes. Última edição em 09/06/2006 00:59 por camilo.

Re: Violência sobre as mulheres
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 09 de June de 2006 11:51

Eu também já comi doce de abóbora.
Só soube que era boa quando provei.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Violência sobre os homens
Escrito por: mpp (IP registado)
Data: 09 de June de 2006 11:56

Curiosidades:
Fala-se de violência sobre as mulheres !
Também se fala de violência sobre as crianças !
Mas os bobos dos homens engolem em seco fingindo-se fortes como se não fossem nunca vítimas de violência ! ...

«Não vos deixarei órfãos; Eu voltarei a vós.» (João 14,18)

Re: Violência sobre os homens
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de June de 2006 21:02

Violência: Dezenas de mulheres assassinadas pelos companheiros



Foram assassinadas, em Portugal, 81 mulheres em cerca de um ano e meio
Em menos de ano e meio foram assassinadas em Portugal 81 mulheres, quase sempre vítimas dos seus companheiros. Segundo dados da PJ, só nos primeiros cinco meses deste ano foram mortas 21 mulheres.
09/06/2006

(19:21) Preocupada com a violência doméstica, a Amnistia Internacional apresentou, em Maio, um relatório referente a 2005, mas baseado em números muito inferiores a estes.

Um trabalho realizado pela União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), com base em recolha de notícias publicadas nos jornais, referia pelo menos 33 casos mortais ocorridos no ano passado em consequência de violência doméstica.

O documento referia que 29 mulheres tinham sido mortas pelo marido, antigo namorado ou parceiro, e as restantes quatro por outros familiares.
http:www.rr.pt

Re: Violência sobre as crianças.
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 09 de June de 2006 21:51

Quando recebi a Primeira Comunhão, num dos ensaios, o padre cansou-se de aturar o mau comportamento de alguns dos meus colegas e, perante uma igreja cheia de crianças e de algumas catequistas, esticou o braço e... TRAU!! Uma bofetada mesmo no que estava à sua frente.

Depois disso o padre, em frente de todos, pediu desculpa pelo sucedido e disse que era a primeira vez que fazia tal coisa. Acreditou-se no padre, deu-se-lhe razão e tudo passou.

Se isto fosse feito em frente a um jornalista, hoje, tinha sido completamente diferente. O caso não ficava por ali. Falava-se, discutia-se, acusava-se.

Uma bofetada nunca fez mal ninguém. Eu também apanhei quando era pequeno e hoje estou muito bem criado!!

Há uma diferença entre dar-se uma bofetada e maus tratos. Deve-se ter cuidado com as generalizações. E com os jornalistas, claro!! (desculpem-me lá a generalização agora...)

Re: Violência sobre as crianças.
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 09 de June de 2006 22:07

Estás desculpado !
Todos generalizamos !
(É normal: falta de confiança)

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Violência sobre as mulheres
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 09 de June de 2006 23:20

De facto, parece que fui só eu que vi o curioso da situação: um padre ao dar uma entrevista a negar as situações de maus tratos, "passa-se dos carretos" com um miúdo de 5 anos e prega-lhe os cinco dedos na cara, como quem diz: "Estás aqui, estás ali."

Se muitos de nós não concordamos que seja necessário recorrer à violência para educar uma criança, parece que se o educar for um padre isso é uma espécie de atenuante, quando na minha opinião deveria ser precisamente o contrário, pois o padre, mais que os pais de uma forma em geral, deveria ter conhecimento do Evangelho.

Provavelmente deve ser por me encontrar de férias, que vejo as coisas de forma diferente...

Luís Gonzaga

Re: Violência sobre as mulheres
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 09 de June de 2006 23:49

Luis:

Quando me contaram a notícia, não me disseram que se referia a um padre. E, na altura, o meu comentário foi precisamente que uma bofetada no momento certo nunca fez mal a ninguém. Claro que o momento certo nunca é em frente a um jornalista, porque a notícia vai espalhar-se e vai-se pensar se ele bate em frente a um jornalista, também o faz quando está sozinho (ou pior).

O exemplo que dei também tinha um padre, por coincidência. Por acaso este padre também bateu em frente a algumas dezenas de pessoas, mas ninguém pensou que, se ele fazia aquilo ali, também o fazia noutras situações.

Portanto, ser padre ou não, para mim é indiferente. Só acho que não se devem tirar conclusões precipitadas.

Já agora, o sítio onde li foi aqui: http://tsf.sapo.pt/online/vida/interior.asp?id_artigo=TSF171448.

Re: Violência sobre as crianças
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 10 de June de 2006 17:17

Ontem, ouvi apenas a notícia na radio.
Mas hoje ouvi por 3 vezes, na Antena 2, a gravação oral do acontecimento.
Na verdade é reprovável o que fez o «padre», não pelo facto de ser «padre», mas pela forma como o fez.
A criança de 6 anos não pertencia sequer à "casa do gaiato".
Imagine você que é pai ou mãe e que tem um filho (um pouco curioso) de 6 anos e que se aproxima de duas pessoas a conversar e que depois de duas ou três ameaças vê que uma pessoa dá uma bofetada no seu filho, só por ser um pouco curioso!
Ora foi isso o que aconteceu.
Os próprios educadores não devem castigar uma criança quando eles ainda estão com a cabeça quente. O castigo deve ser justo e dado com inteligência. A criança é suficientemente inteligente quanto ao efeito psicológico do castigo. Ela aceita a correcção quando o educador tem razão, mas fica revoltada quando o educador é injusto.
Ora o que aconteceu desta vez foi um acto instintivo de um educador contra uma criança que estava fora da sua responsabilidade.
Por isso, embora não tivesse magoado a criança, o efeito educativo foi muito negativo.
Eu não faço isso a um cão. Uma criança merece muito mais respeito.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Violência sobre as crianças
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 25 de June de 2006 12:22

Sobre a recente "polémica" à volta da Casa do Gaiato, vale a pena ler o artigo do bispo de Aveiro D. António Marcelino.


Farisaismo nacional e Casa do Gaiato


O Padre Américo, pela sua pessoa, pedagogia educativa e obra, faz parte do nosso património nacional e eclesial. Sem qualquer favor. Quem o negar só o pode fazer por desconhecimento, má vontade ou facciosismo ideológico e anti-religioso.
Ele está, merecidamente, a caminho dos altares, sem pressas, nem atropelos. A sua obra está aí à vista, a pedir meças a qualquer outra do género, com os resultados, a confiança e a admiração de todo o país. O método pedagógico, inovador e objectivo, objecto de teses de doutoramento e de estudos sérios, provado pela sua eficácia ao longo de muitas décadas, mostra que, na educação, quando não há entrega incondicional por parte do educador e um coração sensível e aberto, nunca haverá processo educativo válido e que ajude a crescer.
O estado, na tentação de se julgar dono de tudo, até das pessoas, descura o essencial e agarra-se ao acidental. Técnicos, muitos deles imberbes, de ideias feitas e horários reduzidos, não ouvem ninguém porque já sabem tudo, não aceitam senão o que sai das suas cabeças iluminadas. Assim se chegou ao menosprezo pelas beneméritas Casa do Gaiato e, logicamente, pela sua alma dinamizadora, os Padres da Rua. Talvez para cobrir ineficiências e fracassos das obras congéneres oficiais, de que a comunicação social dá notícia abundante, de desgoverno e de misérias.
O resto é feito por uma justiça que ninguém entende. Condena e dá publicidade, sem ouvir a parte acusada, que tem sempre muito a dizer e direito a fazê-lo. Tudo se passa a partir de queixas de adolescentes e jovens, ressabiados porque não suportaram, para seu bem, nem normas de disciplina, nem castigo merecido. Gente nova, soprada por adultos sem escrúpulos, que no jeito farisaico de quem não mostra nem a mão nem o rosto, empurra, atira a pedra e faz barulho para que se ouça e se veja onde ela cai.
Os Padres da Rua são heróis diários que incarnam o carisma providencial do Padre Américo e têm o dever de o defender e salvaguardar, homens a quem, no dia a dia, só conforta o sentido evangélico na sua vida e a consciência de uma doação, sem horas nem limites. Milagre que só o amor explica, mas que incomoda quem não é capaz do mesmo, nem de compreender o sentido destas vidas singulares. O estado, em vez de realçar e apoiar a grandeza de testemunhos tão eloquentes, parece querer abafar esta luz, dando atenção a críticas e acusações de quem jamais entenderá o que é educar com amor, pessoas para a vida. Assim se pode calar e destruir um património, que será sempre uma referência educativa de qualidade, para, em troca, encaixar um carisma único, em moldes legais uniformizados e falhados.
Muitas perguntas se impõem: Quem são as crianças que vão parar às Casas do Gaiato? Quais são os resultados de um processo educativo que tem dezenas de anos e milhares de beneficiados? Que custos teve o Estado com esta educação? Quantos e quem são os que, nas Casa do Gaiato se dedicam, dia e noite, comparados com as dezenas de funcionários bem pagos para cuidar de uma dúzia ou menos de internados em estabelecimento públicos, a que agora chamam “colégios”? Quem prestou e presta atenção e proporciona amor às centenas de crianças, retiradas da rua e do lixo, sem família ou de famílias degradadas, que se vão transformando em profissionais competentes, esposos e pais exemplares, cidadãos de mão cheia, senão a Casa do Gaiato que as recebeu, amou e ajudou a crescer para a vida e é a única que chora os que se perdem, porque o tribunal lhos retirou para entregar a gente irresponsável? Por acaso, um castigo exemplar, na hora exacta e com o apoio de quem acompanha e ama, como tantas vezes nos fizeram os nossos pais, alguma vez foi para nós traumatizante? Se “quem dá o pão, dá a educação”, porque este chinfrim farisaico da justiça, da comunicação social, dos organismos do estado, da opinião pública manobrada, a atacar, com ódio e desprezo, as Casa do Gaiato?
Estou e sempre estive com os Padres da Rua, e muito especialmente neste momento em que são injustiçados e caluniados.
Há passos a dar? Ouça-se quem já deu muitos e está na luta diária. Só assim serão mais válidos os que, porventura, devem ainda ser dados, para um maior bem.

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.