Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 31 de 32
Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de April de 2007 22:39

"
Citação:
O purgatório não é uma mera teoria como o limbo"
Pois a mim parece-me uma teoria em tudo igual.

A ideia da obrigatoriedade de sofrer um bocadinho em fogo lento para purificar a alminha... A ideia de que esse tempo de sofrimento obrigatório pode ser comprado ( pago em prestações, através de esmolas e missas...ou até haver indulgências...
A ideia de que se não rezarmos pelas alminhas, algumas la´ficarão esquecidas ad eternum, pois deus pouco s einteressa por elas...
A ideia de que algumas alminhas ganham prioridade na escadaria do céu consoante o número de missinhas rezadas nat erra...
Nã... A teoria da metempsicose parece-me mais plausível.

católica praticante

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 23 de April de 2007 23:18

Não se sabe se é em fogo lento. O que se diz é que expiaremos os nossos pecados. E tal como eu disse, existe base bíblica para isso. Se tu achas que esta justificação é mais uma psicose, é contigo. No que toca a missas,caridade, etc, é o que se pode oferecer pelos que já morreram. Rezar por eles. As almas não ficam esquecidas.

Acho que deverias tentar perceber as coisas sem antes as classificares de doidas. Pois os caminhos de Deus são insondáveis. E já que te dizes católica, e praticante, deverias tentar acreditar um pouco mais ou pelo menos não classificar as coisas como psicoses assim sem mais nem menos. A doutrina da Santíssima Trindade também é confusa pra nós humanos. O mesmo para a Hóstia consagrada. E tantas coisas. Mas é tudo uma questão de fé. Uns acreditam, e outros não.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 02:36

S7v7n,

Em verdade, em verdade te digo que é mais provável o Benfica ainda ser campeão este ano do que haver pessoas que depois de morrer passem pelo fogo purificador do purgatório.

Epafras

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 05:07

Epafras:

Em verdade, em verdade te digo - é a primeira vez que concordo com o que escreves.

Já gora alguém é capaz de me explicar como é que o sofrimento ( a ideia de expiação) apaga os pecados?
A ideia dos fins retributivos das penas aplicada á divindade?
?

católica praticante

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 05:10

"A doutrina da Santíssima Trindade também é confusa pra nós humanos. "
Para os extraterrestres ainda será mais
"O mesmo para a Hóstia consagrada. E tantas coisas. Mas é tudo uma questão de fé. Uns acreditam, e outros não."

Portanto, tanto se pode acreditar na ressurreição, como na metempsicose, como no esparguete voador, como no reiki.
Não há inteligibilidade na crença.
Nota já agora, metempsicose não é nenhuma psicose - è a crença na transmigração das almas - a crença de que a alma depois da morte pode voltar a encarnar noutro corpo humano ou animal , num caminho de progressivo aperfeiçoamento. Esta crnça tem muito mais lógica que a ideia do purgatório.

católica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 24/04/2007 05:15 por catolicapraticante.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 05:45

Eu por acaso durante muito tempo acreditei no Esparguete Voador.

Depois de uma revelação surgida enquanto comia um prato de bolonhesa, passei mesmo a acreditar com toda a minha fé que também poderia voar se me deixasse possuir pelo espírito da divindade. Quando com 20Kg a mais, me atirei, na sequência de um transe místico, do 2º andar e parti a clavícula e 3 costelas, compreendi então que existia um limite para a força da minha fé ou para o poder da divindade e resolvi mudar de religião.

Hoje sou um indivíduo muito mais calmo e em paz com o mundo desde que aderi ao culto da Alface Rastejante. Além de nunca mais ter tido problemas de ossos, voltei ao peso ideal e reduzi os níveis de colesterol.

Que o poder da Grande Alface seja louvado para todo o sempre.



Editado 1 vezes. Última edição em 24/04/2007 06:12 por luis.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 06:07

E já fundaste a igreja da alface ou limitas-te a come-la?

católica praticante

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 06:20

A igreja já existia, só me limitei a aderir.

Quanto aos rumores de que os crentes andam a comer a Grande Alface Rastejante, isso é conversa de herege. O culto rege-se por padrões de elevada estatura moral. Nós crentes somos pessoas de bem e grande pudor, não nos entregamos a essas fantasias desviantes.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 10:53

Citação:
catolicapraticante
"A doutrina da Santíssima Trindade também é confusa pra nós humanos. "
Para os extraterrestres ainda será mais
"O mesmo para a Hóstia consagrada. E tantas coisas. Mas é tudo uma questão de fé. Uns acreditam, e outros não."

Portanto, tanto se pode acreditar na ressurreição, como na metempsicose, como no esparguete voador, como no reiki.
Não há inteligibilidade na crença.
Nota já agora, metempsicose não é nenhuma psicose - è a crença na transmigração das almas - a crença de que a alma depois da morte pode voltar a encarnar noutro corpo humano ou animal , num caminho de progressivo aperfeiçoamento. Esta crnça tem muito mais lógica que a ideia do purgatório.

Ah, não sabia. Não conhecia esse termo. "metempsicose". Mas aí já estás a falar das teorias da reencarnação certo? Só que isso não está nada enquadrado dentro da doutrina cristã. Para mim e para a Igreja Católica essa teoria não faz qualquer sentido. Haver uma alma para milhares ou milhões de corpos. Cristo deu-nos o exemplo e disse-nos o que se iria passar. Tal como disse ao ladrão na cruz que ainda hoje estaria no paraíso com Ele. E não que teria de voltar à terra para se aperfeiçoar. Tal como Elias que subiu ao céu em corpo e alma. Tal como Maria. Tal como os apóstolos que queriam deixar aquele corpo para ir habitar com Deus. Tantos exemplos.

Tu podes acreditar no que quiseres. Mas é como eu te digo, se és católica e se te assumes como tal, faz sentido que acredites na doutrina católica. Digo eu. E não em teorias que em nada refletem a mesma. Para isso eramos budistas ou outra coisa qualquer.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 10:55

Citação:
Epafras
S7v7n,
Em verdade, em verdade te digo que é mais provável o Benfica ainda ser campeão este ano do que haver pessoas que depois de morrer passem pelo fogo purificador do purgatório.

Epafras

Pois eu bem queria que o Benfica fosse campeão mas eles andam a portar-se mal.:P

No que toca ao purgatório em si, tu não aceitas o livro dos Macabeus, logo, não conseguimos falar sobre isto. Apesar de achar que há outra passagem que faz alusão ao purgatório.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 11:01

Quais são as passagens que aludem ao purgatório?

Em comunhão

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 12:44

CP,

Depois de colocares uma boa questão, a da existência ou não do purgatório, estragas a resposta ao falares da compra de tempo de sofrimento...
E pioras com as referências às orações.
Mas adiante.

Agora, quanto à metempsicose não é doutrina compatível com o Cristianismo. Donde resulta uma opção essencial: ou acreditas na metempsicose ou és Cristã.

É uma questão de opção, mas não uma possibilidade de escolha para um Cristão.

João (JMA)

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 12:53

luis,

Lamento desapontar-te mas acho a tua doutrina assim, a modos que, pouco nutritiva.

Mas se é bom para o colesterol...

João (JMA)

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 13:25

"
Citação:
Tal como disse ao ladrão na cruz que ainda hoje estaria no paraíso com Ele."
Ora lá está - nada de purgatório, nem para um criminoso condenado á morte... Passagem directa para o paraíso...
E essa de subir ao céu em corpo e alma...

Luís:

Compreendo a tua adoração por alfaces. Mas apesar do teu apregoado apego á moral e bons costumes, só há uma maneiira da alface rastejante diminuir o teu nível de colesteral total - é comendo-a religiosamente.

católica praticante

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 14:01

JMA

é mesmo caso para dizer que crenças como dietas e chapéus há muitas.
Daí a dizer-se que são todas iguais ou que não se podem avaliar em termos de qualidade e eficácia porque "não há inteligibilidade na crença" é que vai um verdadeiro abismo na lógica e na realidade empírica.

Abismo este que é resultante de outros tantos mitos sobre os fundamentos e conceitos da ciência e da religião. Mitos que são iguais e até piores do que aqueles que se pretendem combater, porque normalmente quem os enuncia tem-nos como verdades fundamentais e incontestáveis quando, em verdade, são apenas enunciados de fé. De uma fé que não será forçosamente religiosa mas ainda assim bastante dogmática na sua natureza.

Acredito, no entanto, que, independentemente do que se teoriza, a prática empírica é de facto muito diferente. Todos acabam por reconhecer que há trigo e há joio. Aliás a boa tradição católica sempre considerou a necessidade de passar a crença pelo crivo do experimentalismo antes de a acatar, daí a célebre frase "É pelo fruto que se conhece a árvore".

E já que voltei aos vegetais aqui deixo mais um texto sobre nutricionismo e religião, este de JPP em viagem por terras do Oriente e colocado no seu Blog Abrupto:


DAQUI A UNS ANOS, NA EUROPA, SERÁ QUE SERÁ ASSIM?


Não se pode comer carne de porco. Não se pode comer invertebrados. Logo não se pode comer marisco. Não se pode comer carne com sangue. Não se pode comer carne que saiba a alguma coisa. Não se pode comer animais sem cascos. Pode-se comer girafa. Não se pode comer pássaros a não ser algumas excepcções veementemente discutidas. Não se pode comer na mesma refeicção leite ou manteiga e carne. Se se comer carne só se pode beber leite a não ser seis horas depois pelo menos. Existe também um grande debate sobre se são seis horas ou mais. Etc., etc. Podem-se comer gafanhotos, mas nem todos os tipos.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 14:57

Portanto já te estás a defender com a alface... Percebo.

João (JMA)

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 15:10

Pois..

é que comparar teologias gastronómicas destas com o culto da Alface Rastejante é como comparar uma simples celebração campal com a missa tridentina.

Mas estas visões ajudam-nos a perceber outras coisas. Como por ex. porque é que os templos do grande profeta McDonald's são tão atacados por aquelas paragens.
Não haveriam eles de os comparar ao grande Satã...

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 15:21

Mas a questão do MacDonalds é uma falsa questão.
Ou tu pensas que aquilo é carne de vaca?

João (JMA)

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 15:23

Ai não é?...

Pois,lá está... o que fazem os preconceitos religiosos.
Eu já devia ter percebido pelas folhinhas de alface que vêm a acompanhar, que Deus está em tudo. Até na "fast food".



Editado 2 vezes. Última edição em 24/04/2007 15:33 por luis.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 24 de April de 2007 22:15

CP,

é verdade que não se faz alusão ao purgatório nessa passagem. O que não quer dizer que só por isso seja conclusivo. Existem outras passagens que fazem essa alusão ao purgatório.

Tilleul,

encontras pelo menos no livro dos Macabeus. Mas é fácil encontrares na NET. Procuras macabeus e purgatório. Vou sair agora, se não encontrares depois vejo-te isso.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Página actual: 31 de 32


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.