Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 4 de 32
Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 06 de March de 2003 10:52


Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 06 de March de 2003 11:10

O amor ou é, ou não é. Não há meio termo.
Se é amor, é perfeito.
O amor vem de Deus.
A vida eterna pode começar aqui e agora. Não faria sentido começar num outro lado qualquer...
Jesus é o nosso consolo, mas só poderemos querer consolo enquanto temos um corpo que sente que precisamos de consolo.


Anna

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 09 de March de 2003 23:27

O diabo ...ai o diabo...
Segundo definição biblica o diabo era um anjo que se revoltou que não aceitou as regras "impostas " por Deus. Ou seja Deus criou os anjos com a possibilidade de evoluirem. Se assim não fosse o diabo ainda seria um anjo. Isto no mundo do desconhecido , no outro mundo. seja em que mundo for, naquele que a gente conheçe ou no outro aponta-se sempre para um evolução , assim como para um galardão.
Se somos feitos à imagem de Deus nós também podemos e devemos evoluir. A nota mais importante de toda a teologia acho que é a dinamica da vida , nada é absoluto tudo está em permanete evolução . Vemos pelo velho testemento como se foram renovando as alianças de Deus com o Homem. a ultima aliança foi através de Jesus Cristo que nos veio dizer que nós podemos ser como Ele , pela fé , veio mortrar o poder que nós temos em nós , poder de curar de vencermos a nossa propria morte de ressuscitar. Parece que os entraves a esse estadio de evolução passam pelo viver só para si. Todo o individuo que vive só para si e não percepciona os outros morre e além de morrer provoca a destruição em seu redor. O mal é pois uma parte de nós que temos de disciplinar , de dominar de educar , através de uma analise interior permanente e atenta que os religiosos apontam como se obtendo atraves da oração. Seja através de que meio for o objectivo final é sempre o de querer atingir a imortalidade. Os milagres de Cristo , assolaram um povo que mal acreditava no que via , Jesus veio mostrar o que era possivel fazer , e como obter esse grau de desenvolvimento. Mas se olharmos de fora do mundo como simples extraterrestes , vimos que afinal ninguém atingiu o estado de plenitude que Jesus nos prometeu : Onde estão os milagres ? Como evoluimos? Passaram dois mil anos e tudo parece igual . Jesus morreu e passados uns parcos anos já andava São Paulo a escrever diversas cartas às diferentes Igrejas , resolvendo questões parvinhas como a circuncisão. Hoje continuamos na mesma , os cristãos não se aproximam do essencial e discutem problemas minhocas como a transubstanciacão ou como o poder do papa ou a virgem Maria. Que se passa? Afinal de quem é a culpa , dos alunos ( nós os crentes ) os dos professores ( dos teologos ) que sabem a verdade e não querem dizer , ou então que sabem a verdade mas por diferentes razões como o comodismo se adpatam ao sistema? Continuamos na mesma , discussões entre igrejas , fome , gente a sofrer , falta de fé , milhares de pessoas a sofrer toda a especie de medos , e é claro a brutal e primitiva eminencia de guerra. Mas isto parece um ciclo que se repete não avançamos nadinha . quem vai mudar o mundo ? Eu? Ou O Papa ? Acho que estamos a perder o maior Dom de todos : a unidade em Jesus Cristo . Essa unidade é que nos poderia dar força para transformar. Mal ou bem grandes feitos fizemos em nome de Jesus Cristo , o amor. Hoje que fazemos ? Discutimos uns com os outros e o essencial fica por fazer : evitar a guerra do Iraque , prepara-se o genocidio e ninguém faz nada porque os que vão morrer estão longe , não vamos ver o seu sangue correr , em nome do desenvolvimento e do petroleo ou da segurança vamos ser o que sempre fomos : umas grandes bestas egoistas que permitimos Matar inocentes, assim como permitimos a fome em africa . Somos todos responsaveis por isso . Mas calamo-nos e ficamos indiferentes, não se lembram da onda de afecto que percorreu aqui em Portugal sobre Timor e como a historia se alterou ? E porque não fazemos igual pelo Iraque ? Mas vamos ser castigados por tamanho egoismo , e o castigo vai começar quando começar a guerra , com a recessão economica que dai advem. Os milhares que se gastam em armamento poderiam ser gastos em estudos para criar energias alternativas e deixar a louca corrida ao petroleo , mas esta gente não vê bem ao longe . `´E uma luta ingloria até pk o petroleo mais tarde ou mais cedo acaba e com ele termina a nossa civilização como terminou a da idade do ferro.
O diabo está aqui e o anti-cristo também , é a desunião é o não pensar pelos outros é o viver só para nós , é tudo o que Jesus cristo não queria . Somos cristão ? Uhm uhm As vezes duvido muito ? que igrejas temos ? Que valores defendemos ? Porque somos tão poucos Santos ? Culpa dos alunos , ou dos professores ( teologos , padres , pastores e afins ?)
Que Deus tenha piedade de nós , que nos deu a vida e não a sabemos eternizar.
cristina

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Luís Marques (IP registado)
Data: 10 de March de 2003 12:51

Apenas um pequeno reparo/observação:

"a ultima aliança foi através de Jesus Cristo que nos veio dizer que nós podemos ser como Ele , pela fé..."

Não pela fé, mas pela Graça de Deus... A fé é algo que tem origem não em nós, mas na Graça imerecida que Deus derrama sobre nós.

"Não fosteis vós que Me escolhesteis a Mim, fui Eu quem vos escolheu a vós"

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 10 de March de 2003 20:10

Considerando que não existe "diabo" parece-me não fazer grande sentido falar de inferno.

Porém, a questão está no que se quer designar com tais designações: diabo para metáfora do que nos faz afastar da comunhão com Deus, do que sabemos estar errado, como "personificação" do mal (o mal e o bem seria um tema interessante) entendo que se utilize.

Quanto ao inferno se remetermos para esse conceito o estado espiritual daqueles que não estão ou não ficarão em comunhão com Deus, aceito.

Claro que como acredito que a salvação é universal me parece que será "local" "pouco povoado".

Os conceitos pseudo-geográficos do inferno para além de cómicos... aumentam a minha pasta das tangas-diversas.

João (JMA)

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 11 de March de 2003 09:02

Andreia:

Os porcos que jesus soltou , eram mais de três mil...
E há pessoas que têm mais de cinco mil porcos dentro de si. Sabes o que são os porcos?

Os porcos são as vivências de rejeiçao que cada um tem dentro de si , os porcos são as rejeições que cada um sofre.
Nunca viste os filmes do rambo? Coitadinho matam-lhe a mulher e o filho e ele fica com três mil porcos e destroi uma cidade inteira , fica indomavel , ninguém o consegue parar. Os porcos são o odio, o racismo , a descriminação social , a xenofobia , a fome , o desemprgo , a injustiça ... Há pessoas que ficam com tantos porcos , são tão rejeitadas e mal tratadas a vida toda que ficam violentas e cometem os crimes mais loucos.
Como curar essas pessoas ? Como Jesus curou , só com amor e respeito e solidariedade se curam essas pessoas . A ciencia não cura conflitos emocionais nem limpa a memoria de cada um , a ciencia consegue camuflar a dor com antidepressivos e outras coisas mais , mas o desamor que vive em muitos só se cura com amor.
Que tristeza ainda acreditares em porcos com espiritos ...E desde quando porcos têm espiritos? Os porcos são alguns homens que fazem mal aos outros , por exemplo um empresario que fecha uma empresa para ter mais lucro e vai abri-la num local de mão de obra mais barata e atira com duzentas familias para o desemprego . Esses é que são os verdadeiros porcos da nossa sociedade , não te iludas Andreia , os porcos (animais) não fazem mal a ninguém nem tem espiritos maus. Quem os teêm são os homens e por causa das interpretações à letra durante seculos se disse que a terra era plana e quando se comprovou que era redonda os crentes na palavra de Deus levaram com um grande atestado de ignorância por não saberem ler a biblia e vocês continuam a ridicularizar o texto biblico , levando muita gente a não acreditar é em nada com tanta livre interpretação que por aí vai . Se calhar o melhor mesmo era probibir a leitura da palavra de Deus outra vez , pois há muita gente que não sabe ler. A palavra não é para ser lida é para ser escutada e sentida no coração de cada um e xpressa no dia a dia no contacto com os seus irmãos. ( doentes , presos., pobres , ricos , velhos , novos, deficientes , pretos , brancos, amarelos e cor-de-rosa ... e aos porcos também ( esta é que doi) todos amados e respeitados )
cristina

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 11 de March de 2003 09:25

Abençoada sejas Cristina!!!
É mesmo isso (o sermos amados incondicionalmente por Deus, TODOS NÓS) que interessa.
Ler a Bíblia, todos a lêem. Vivê-la é que não.
Através do amor, Deus manifesta-se, porque essa é a sua essência.


Anna

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 11 de March de 2003 12:51

Anda Ana de cabeça levantada ...já te disse. E anda a sorrir e quem não te sorrir a ti e à tua familia é pobre de espirito e tem tu pena deles.
:) O sol é lindo e nasceu para todos , esta frase é "pimba "mas é verdade e para todos também está reservada uma "cama de tabuas" com um palmo de terra por cima:)
have a nice day ...Carpean Dea e o resto são balelas:)
cristina

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 12 de March de 2003 12:45

Cristina,
Jesus não soltou porcos. Eles eram criados e estavam pelo campo. Deus expulsou demônios de um só homem, e era uma legião. Uma legião de demônios são mais de 3000 demônios e esses demônios que entraram nos porcos e eles se precipitaram. Por isso Jesus foi espulso de Gadara por pelos criadores daqueles porcos, pois tiveram prejuízos.
Mas aquele homem que era pocesso, ficou são e testificou a Obra do Senhor, e quando Jesus voltou em Gadara foi bem recebido, pois aquele homem pregou a libertação através de Jesus.

Se não existem demônios o que eram aqueles que Jesus expulsou do homem, que todos pensavam que era louco? Quem eram aqueles todos que Jesus expulsou durante o ministério de 3 anos que fez na terra, antes de sua morte na cruz. Acreditam em sua morte na cruz para a justificação dos homens, mas não acreditam na Obra de Jesus?

Vocês não crêem em nada do que está escrito na Bíblia, mesmo? Porque então se dizem cristãos, pois ser cristão é seguir os passos de Jesus e só os conhecemos lendo a Palavra que foi escrita por seus discipulos e profetas, que foram iluminados pelo próprio Deus que é o Espírito Santo. Ou não acreditam que o Espirito Santo foi derramado pela terra, simplesmente porque a manifestação dEle não se encontra em vocês?

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 12 de March de 2003 15:58

A Andreia acredita mesmo em demónios...

Wow! Que medo!!!!!

Ser-se cristão é muitíssimo mais do que ler a Bíblia e andar a bombardeá-la aqui nos foruns!
Infelizmente, por esse caminho (do apenas ler e não fazer), talvez nunca venha a descobrir uma dimensão maior (tipo não ter pálas nos olhos) do que é ser-se, de facto, cristão....
Você é que sabe. Como eu costumo dizer: a fé é algo muito pessoal.
Se você acha que é assim que está bem, óptimo! Mas não diga que os outros não acreditam em Jesus por não andarem a marrar na Bíblia desde que o sol nasce até que se põe...


Anna

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 12 de March de 2003 16:18

Vá na tua fé, cara Ana. Vá! Continue rejeitando e não lendo a Bíblia. Continue ignorante de Deus e crente que sabe tudo dEle. Assim é feliz... se farte da ignorância de Deus. Continue descrendo na Palavra que Ele inspirou para ser escrita durante 1600 anos (para você, tempo perdido de Deus)
Só te garanto uma coisa: que tua felicidade pouco durará. Pois a média de vida do homem é de 60 anos.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 12 de March de 2003 18:10

Uuuuiiiii!

Tou cheiiinha de medo!!!

Deus disse-lhe isso nalguma visão? Ou anda a ouvir vozes do além novamente???



Anna

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 17 de March de 2003 08:54

Cristo é liberdade , é vida , é o amor , é comunhão.
O anti-cristo , o diabo ´é a morte , é o desamor , é a solidão , é a prisão de viver no meio de milhares de religiões confusas que apregoam o amor e guerreiam entre si.
Cristo é a verdade , cansei de procurar a verdade , não existe, nem tão pouco o amor verdadeiro são tudo fantasias que nos ajudam a viver e a sonhar mas o que é facto é que morremos todos e não fica ninguém para semente. País de cristãos com desemprego , com fome , com desprezo pelos deficientes , com exclusão social de seropositivos , com abortos , com miseria sexual , com milhares de casamentos desfeitos , com filhos ilegitmos e abandonados , com mentira, com corrupção ? .O cristianismo ... já era. Já ninguém sabe afinal como cristo era o que fez e pk fez , nem tão pouco sabemos o que fizeram com a biblia , como escolheram os livros ou como adulteram as traduções ou as interpretções. Isto é a uma loucura de confusão , cristo já não salva , cada um salva-se a si pp e tenta sobreviver , pk o que se passa mesmo de verdade é que todos temos medo de morrer e todos queremos ser amados o resto é letra miudinha. São conversas de salão de chá , sobre coisas que ninguém conhece, nunca ninguém telefonou de lá de cima a dizer o que se passa e entretanto muitos se divertem a especular o desconhecido que é Deus . cada um diz o que lhe apetece e divertem-se assim ... Deus é um acto de fé , quem tem tem , quem não tem anda por aí , agora religiões ? São a praga de todos os tempos só confundem as pessoas , se se começa a estudar o assunto a serio como eu fiz só se pode dar em louco , porque falamos de coisas que não conhecemos. Cansei. provavelmente não volto mais aqui, tenho a minha religião , a minha ligação a Deus e só digo : ei meu Deus pk esta confusão toda? E vou embora reconhecendo a minha pequenez e incapacidade para compreender o mundo .
cristina

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de May de 2003 22:21

Uma questão para os que acreditam na existência de uma entidade que designamos por diabo:

O diabo existe porque Deus assim quis ou existe contra a vontade de Deus?

João (JMA)

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 13 de May de 2003 12:54

Alef,

Com o desenrolar do tema, acabámos por nos afastar das questões que tinhas colocado inicialmente. Queria aproveitar para te convidar a dares a tua posição sobre o assunto: afinal o diabo existe ou não existe?

Luis

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: soraia (IP registado)
Data: 13 de May de 2003 14:05

Claro que existe............no coração dos homens.
le diable et le bon dieu são reflexos da natureza humana.
O hoeme não é Nem anjo nem besta mas anjo e besta.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 13 de May de 2003 20:19

O diabo e o mafarrico chifrudo

Luís:

Espero poder escrever qualquer dia algo de mais sistemático sobre o assunto. Mas, enquanto esse dia não chega, aqui ficam algumas notas. Desde já me parece que sobre a existência do diabo o mais honesto será dizer «NÃO SEI». Isto teria que ser muito bem «explicadinho», mas aqui ficam alguns elementos:

- a linguagem usada na Bíblia sobre o diabo e o Demónio (coisas diferentes na Bíblia!) é sempre simbólica, como simbólica é sempre a linguagem ligada à escatologia (escatologia=disciplina teológica que trata das "últimas coisas": céu, inferno, juízo, morte...);

- por isso parece-me que o discurso sobre o diabo/Demónio deve permanecer no seu "invólucro" bíblico, que é uma linguagem simbólica. Com isto quero dizer que podemos continuar a usar as palavras, mas sabendo que estamos a usar uma linguagem simbólica;

- do muito que se vê dito sobre o diabo/Demónio é preciso destrinçar muitas ideias míticas que não pertencem certamente ao universo cristão:

• Não podemos considerar o diabo/Demónio como uma espécie de "Deus ao contrário". Muita gente pensa assim, mas isso coloca-nos no campo maniqueísta de um mundo governado por dois princípios: o do bem e o do mal. É uma visão pagã que se infiltrou no Cristianismo, concretamente no interior de muitas seitas cristãs e pro-cristãs;

• Ainda ligado ao tópico anterior, chamo a atenção para um outro sintoma desta concepção do diabo/Demónio como um Deus ao contrário ou "deus do mal". Bem vistas as coisas, muita gente atribui ao diabo/Demónio as características de Deus de omnisciência, porque "actua" ao nível das nossas intenções, pensamentos... E alguns quase lhe atribuem a omnipotência... Será esta uma visão cristã? Não creio!

• O diabo/Demónio terá pouco a ver com o "mafarrico chifrudo", feio e repugnante... Se ele é o "Tentador", terá que ter melhor aspecto ;-) Não é por acaso que n'«A Última Tentação de Cristo» ele aparece como uma bonita mulher. É claro que isto levanta problemas muito complicados, justamente denunciados pelas feministas: a associação das mulheres ao mal, ao pecado, etc...

- uma coisa sabemos: o mal é uma realidade, que nos espreita a cada momento. O que falta perceber é o nível de personificação que o mal possa ter. A personificação é o que a meu ver está em causa no problema do diabo/Demónio. Sabemos também que por vezes o mal assume tal enormidade que nos perguntamos se não estaremos perante uma real personificação do mal. Há quem diga, e com uma certa razão, que depois de Auschwitz temos a certeza de que o diabo existe. Claro que isto é uma interpretação da realidade, não uma descrição;

- segue-se daqui que me parece que podemos e devemos livrar-nos de algumas concepções míticas do diabo/Demónio, mas não podemos nunca ignorar que o mal espreita-nos a cada momento. E para um povo como o judeu, que não tinha conceitos abstractos (tais como: nada, o mal, o bem), o diabo era a melhor forma de falar do mal. Podemos permanecer nesse contexto, falando do diabo, mas sem andar com medo de mafarricos...

- ao contrário do que dizem alguns, a Igreja nunca se pronunciou específica e dogmaticamente sobre a existência do diabo. É verdade que o Concílio IV de Latrão diz-se que "O Diabo e demais demônios, por Deus certamente foram criados bons por natureza; mas eles, por si mesmos, se fizeram maus". Mas o objectivo do Concílio não é o de definir a existência do diabo mas sim afirmar a absoluta bondade de Deus. O que o Concílio diz é que mesmo o diabo, que é a personificação do mal, não foi criado mau por Deus, mas é o resultado de um acto de liberdade. Caberia perguntar: quem tentou o Diabo, para este se tornar mau? ;-)

- contudo, não arriscaria a posição radical do P. Quevedo que diz categoricamente que o diabo não existe. A sua argumentação é bastante boa, mas parece-me útil podermos manter a terminologia simbólica da Bíblia, desde que se evitem alguns exageros de foro mítico. As questões das possessões são bastante incómodas, embora muito raras. Não é fácil reduzir tudo ao foro psíquico... Por isso mantenho a minha atitude inicial: sejamos prudentes neste campo. E reconheçamos humildemente que sobre isto pouco sabemos.


O essencial da questão. Há algo de muito importante que devo dizer: pessoalmente a questão do diabo não me preocupa muito. É necessário que acredite (=dê crédito) em Deus, mas o diabo não faz parte do credo. Tenho que ter consciência que o mal espreita a cada momento, mas a estrutura do mal que existe em nós não tem que ser atribuída a um mafarrico que se diverte a tentar mandar-nos para o inferno. Isso é uma imagem falsa e desresponsabilizante do Cristianismo. Afinal, que culpa teríamos, se os nossos actos maus fossem culpa do mafarrico? Não estaria Deus a ser injusto connosco? Poderíamos dizer que Deus nos deu verdadeira liberdade?


Quanto aos artigos do P. Quevedo (cuja leitura recomendo), eis os "links":

- [www.catolicanet.com.br]

- [www.catolicanet.com.br]

- [www.catolicanet.com.br]

Sobre as possessões diabólicas na Bíblia, veja-se, do mesmo autor:

- [www.catolicanet.com.br]

- [www.catolicanet.com.br]

- [www.catolicanet.com.br]

- [www.catolicanet.com.br]


Há um outro tema ligado a este: o inferno. O inferno é uma real possibilidade e é a prova de que Deus nos leva a sério (respeita a nossa liberdade) e nos ama. Sobre isto direi algo mais se se proporcionar... Veremos as cenas dos próximos capítulos.

Alef

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 13 de May de 2003 23:00

Obrigado Alef pela tua mensagem,

Pelos vistos, o diabo/Demónio deve ser o assunto que mais católicos dizem "Não sei". Como alguém dizia: "Eu não acredito em bruxas, mas que as há, há!" Como já aqui tinha dito, também não consigo ir mais além daquilo que dizes.

Quanto ao Inferno, já disse um pouco daquilo que pensava aqui, mas há uns tempos atrás.

Fico a aguardar pelos desenvolvimentos.

Luis


Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Cátia Iris (IP registado)
Data: 23 de May de 2003 20:06

diabu sao os homens

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 23 de May de 2003 20:26

O inferno é real , basta olhar para certas coisas que acontecem no mundo. O inferno existe de verdade.
E se acreditamos na vida no além, se acreditamos na ressureição que significado tem o cèu senão existir inferno? Então Jesus morreu porquê? Para nos salvar do quê? O ceu n pode existir sem o inferno , não tem logica. Isto na nossa cabeça. Pode ser que a logica de Deus seja outra. Não sei. Mas Jesus fartava-se de falar nos espiritos malignos , n me parece que os espiritos do mal viessem do cèu. Ou seriam espiritos bons que se deixaram corrumper? Será que todos nascemos puros e o contacto com os outros é que nos deixa impuros? Será que no final , perante a morte todos nos purificamos. Será que a morte é a purificação , o sofrimento de todos nós , para uma vida melhor? Era bom , nesse caso n choravamos por ver os nossos entes queridos partir , ficavamos felizes a pensar : olha que bom , aquele foi para o cèu.

Se acreditamos na ressureição e se o céu é tão fixe , pk raio os funerais são tão tristes? Os funerais deviam ser a maior festança de todas.

cristina

cristina

Página actual: 4 de 32


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.