Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
«Conversas com Deus»
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 11 de March de 2002 23:27

Sempre que tenho oportunidade, gosto de passar algum tempo numa boa livraria, folheando o que de novo se publica neste país, na tentativa de encontrar algo de interessante para ler. Está agora a fazer quase um ano, quando algo de surpreendente me aconteceu: dei de caras com um livro em que o autor falava da sua experiência com Deus. Para ser mais preciso, da sua "conversa" com Deus. Li alguns excertos do livro antes de o comprar, e em poucos minutos decidi-o comprar: «Convesas com Deus - Livro 1».

Apercebi-me que existiam mais dois livros naquela colecção que eram a continuação do primeiro que acabara de comprar. Pensei que talvez no ano seguinte conseguisse acabar de ler o primeiro e assim o segundo poderia vir como uma prenda de Natal.

Alguns dias depois comecei a ler o livro. Como leitor ocasional que me considero, a melhor altura para começar um livro é naqueles instantes antes de adormecermos: ou o livro é bom e aguentamos alguns minutos, ou adormecemos na certa. Para mal dos meus pecados, o livro não era apenas bom, era provavelmente o melhor livro que eu poderia ter comprado e estava-o a ler a meio da semana... resultado: adormeci por volta das cinco e meia da manhã, para duas horas de sono antes de ir trabalhar. Para trás já tinha ficado metade do livro. O resto foi devorado na noite seguinte!

Como leitor ocasional que me considerava, tinha batido o meu record: li um livro completo em menos de três dias! O Livro 2 da mesma colecção iria chegar na semana seguinte, pois estava esgotado nas livrarias e só através da editora é que o consegui comprar. E passadas outras duas semanas, e o terceiro livro também já tido sido comprado e lido.

Tive a perfeita consciência de que aquilo que li ao longo dos três livros (Conversas com Deus livro 1, livro 2 e livro 3) chocava em alguns aspectos com aquilo em que eu acredito: trata-se nitidamente de um conjunto de livros numa linha New Age em que é feita alguma mistura de conceitos de algumas religiões (sobretudo Cristianismo e Budismo) e onde se tenta relativizar algumas verdades fundamentais em prol do bem-estar do ser humano. Não posso contudo ignorar que encontrei nestes livros algo que há muito eu não via noutros, talvez até de autores cristãos: a forma inequívoca de Amor como Deus é-nos apresentado, e a mensagem positiva de que é transmitida ao longo dos livros!

«Conversas com Deus» é simultaneamente provocador e por vezes o crente tem de ser provocado para acordar da preguiça em que se encontra. A maior provocação que encontrei e me deixou muito tempo a meditar nela (e por vezes ainda penso nela) é: «Não se pode compreender completamente Deus enquanto não entendermos que Hitler está no Céu!». Mesmo para um católico que acredita no conceito do Bem e do Mal, do Pecado e do Perdão, do Amor e da Misericórdia, isto era algo que provocava algumas questões básicas à minha fé: se nós como pais somos capazes de perdoar os nossos filhos, porque será que pensamos que Deus como Pai não nos perdoará, a nós, como filhos? Mas então e o sentido do Pecado e do Arrependimento? Li algures, há não muito tempo, que o maior pecado da nossa sociedade é pensarmos que o pecado não existe.

Escusado será dizer que não obtive respostas às minhas perguntas, mas também a fé de um homem não é feita só de certezas. Contempla também muitas dúvidas e muitas perguntas.

Até ao momento, já li os cinco livros da sequência «Conversas com Deus» - Livro 1, Livro 2, Livro 3, Amizade com Deus e Comunhão com Deus, e devo-vos dizer que os recomendo vivamente embora chame a atenção que devem ter sempre um sentido crítico daquilo que lêem, até porque os livros não seguem a doutrina católica ou cristã. Volto a referir que o que mais me atraiu nestes livros foi a sua mensagem positiva de vida. Algo que faz falta a esta nossa sociedade que só se interessas por más notícias, que pára no trânsito para ver o acidente e não para ajudar, que só se interessa pela "fofoquice" e que o problema nunca está em "Nós" mas nos "Outros".

Para abrir um pouco mais o "apetite", partilho convosco mais duas mensagens dos livros: "Somos os únicos responsáveis por aquilo que nos acontece" (na medida em que não devemos atribuir as culpas aos outros por aquilo que nos acontece), e «Não devemos criar expectativas mas aceitar o que a vida nos dá como se fosse o melhor que nos pudesse acontecer» (por vezes pensamos que aquilo que nos acontece é o pior que nos poderia acontecer, pois não conseguimos perceber todo o acontecimento, mas mais tarde vimos que afinal isso não foi tão mau e só depois compreendemos que se calhar até foi bom ter acontecido).


Da colecção Outro Olhar da editora Sinais de Fogo já li também o livro «Aonde quer que eu vá» que também gostei muito e recomendo. Neste momento, estou a ler o «Parar» - que também recomendo. O «Elogio do Silêncio» deixou-me um pouco desiludido pois o autor faz uma descrição demasiado pormenorizada (por vezes científica) do silêncio e recorre excessivamente a citações que torna a leitura maçadora e aborrecida.

Quando terminar o «Parar», já se encontra outro em fila de espera na mesinha de cabeceira: «O Poder do Agora» da Editora Pergaminho.

Todos estes livros contribuem para o crescimento espiritual de quem os lê, e penso que nos ajudam a reflectir na vida, em nós próprios, e no que andamos cá a fazer. Penso que independentemente da crença de cada um, ateu, agnóstico, cristão ou não cristão, todos nós por vezes fazemos as mesmas perguntas.


Caso alguém que por aqui passe tenha já lido alguns destes livros, gostava de ter outras opiniões.

Um abraço,
Lugo

Re: «Conversas com Deus»
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 11 de November de 2006 16:33

Este livro parece interessante. Será que ainda se encontra à venda nas livrarias?
Cunha

Re: «Conversas com Deus»
Escrito por: rnmoak (IP registado)
Data: 21 de November de 2006 22:34

Na Fnac há tudo...

Obrigado pelas sugestões.

----
Grupo de Jovens Ser

Re: «Conversas com Deus»
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 22 de November de 2006 18:32

desculpa parei de ler sua mensagem quando argumenta que hitler está no céu e isto é crucial para compreender Deus.
Sendo Deus inefável, nunca poderei compreendê-LO, se O compreende-se, Ele não seria Deus.
Neste livro você leu que New Age , significa um novo avatar para uma Nova era , no caso a de Aquários, que regerá esses próximos milênios, eles dizem que é San German... e que a chama violeta é que " lava " os pecados... aliás pecado nem existe...tudo é relativo...
...sutilmente o anticristo ...Jesus é uma energia antiga ... era apenas o avatar da era de peixes...
Recomendas livros new age? Negas o Cristo por nada?

Lugo, como negar nosso Senhor, Deus, Salvador ... sem o qual não posso me " elevar" á condição de filho?

Acreditas na "ascensão" por seus próprios méritos?
Que técnica você quer empregar?qual o livro ensina ?
Ora apenas o Cristo nos mostra o caminho. Nele , por Ele e com Ele.
chris



Editado 1 vezes. Última edição em 22/11/2006 18:39 por Chris Luz BR.

Re: «Conversas com Deus»
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 de November de 2006 15:40

Eu tentei ler estes livros. Disseram-me que era interessante, e eu tentei (afinal, tinha-os aqui em casa, são da minha irmã). Ela também tinha gostado muito.
Mas a verdade é que eu, lido o prólogo, desisti. Achei o senhor que o escreveu um presunçoso, que diz que Deus lhe inclinava a caneta para responder às perguntas, e vi um exemplo ou outro de resposta: ALI NÃO SENTI DEUS.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: «Conversas com Deus»
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 25 de November de 2006 22:51

Chris,

Se leres então o resto da minha mensagem, verás que não digo aqui que tu escreveste.

Luís

Re: «Conversas com Deus»
Escrito por: fbaena (IP registado)
Data: 31 de December de 2008 15:09

Muito boa tarde e Boas Festas
Sr. Chris Luz, que bom verificar da liberdade que existe com a palavra e o poder-mos exercê-la fluidamente. 'Sendo Deus inefável', 'nunca poderei compreendê-lo','senão não seria Deus', 'negar o Cristo', enfim alguns dos atributos da liberdade de expressão que enalteço. Isto em contaponto à pre suposta leitura de 'negação de Deus' dos escritos do Sr. Walsh, claro.Pergunto se o Sr. Luz tomará o pequeno almoço com o próprio Cristo todos os dias ? em deterimento de tantos outros que se calhar não são dignos de sua morada, e depois a magestática de que Deus é assim ou assado. Pergunto que estécie de Deus é o seu que de tão reduzido por tais conceitos é quase igual a si e mesmo assim o Sr. não O compreende?. Teremos todos os outros que não são intímos da Divindade como o Sr., que ter uma tão reduzida tolerância â diferença, âs outras prespectivas, ao desconhecido, â vida?.Será que o Sr. leu o suficente para prositelar a negação de Cristo numa leitura onde súa o amor a Cristo por todo o lado, apenas em paralelo súa também uma outra versão do Seu amor e Lucidez, tão legitima como a de Sua Exelência o Papa, pois que eu saiba tal como todos, são eles filhos de Deus também. Será que o Amor de Cristo visto por si reside num castelo e tudo o resto é o 'Demo'?. Parece-se mais com o fundamentalismo Islâmico do que com as práticas do amor ensinados por Cristo. Que a paz e a amizade o temperem e o Amor de Deus o acompanhe.

Re: «Conversas com Deus»
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 31 de December de 2008 17:44

Esses "Conversas com Deus", comparo-os aos livros da Alexandra Solnado, que mistura adivinhação, cristianismo, espíritismo, etc.

Em suma: Puro lixo.

Alternativa?

A Bíblia!

M.

Re: «Conversas com Deus»
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 31 de December de 2008 22:05

Sei que não vou falar do livro. Não estou disposta a fazer propaganda deste ou daquele livro num tópico de um fórum.

Desculpem a ignorância mas pensava que não faria parte das regras deste fórum. Uma coisa é alertar para livros favoritos outra, bem diferente segundo eu penso, é colocar aqui tópicos cujo tema de discussão seja este ou aquele livro.

Mas chamou-me a atenção o nome do tópico:
"Conversas com Deus". E eis que fui ler... e continuo a achar o tema interessante porque conversar com Deus é o que fazemos quando rezamos.
Acho até que o que nos faz muita falta, começando por mim, é o ´diálogo com o Senhor. É um diálogo a sós. Não é para publicar. Contar-Lhe o que nos acontece e escutá-Lo é muito importante. Mas pensando que é uma perda de tempo ficamos empobrecidos e não actuamos com a serenidade, com a compreensão, com a solidariedade que poderíamos ter se falássemos com o Senhor.`´E-nos muito fácil actuar...mas será que a actuação se não está alicerçada em Deus é a mesma?
Lembro-me muito, neste aspecto, da Madre Teresa de Calcutá.

Vim aqui desejar a todos Feliz Ano de 2009 com muita alegria!!!

E antes divirtam-se ...estamos quase em 2009. A alegria e o divertimento são também, se quisermos, conversa com Deus.

Re: «Conversas com Deus»
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 31 de December de 2008 22:11

Eu que nos meus tempos de paganismo li todos os livros de "conversas com Deus" e também para vergonha minha, fiquei fascinado, devo dizer como M.Martins: Puro lixo. Assim afirmações como DEus é TUdo que faz parte do todo, ou que raio é, não tem validade nenhuma, assim como conhecendo a verdade, que é Jesus Cristo só pode-se dizer que conversas com Deus é lixo.

A biblia é um livro muito superior. A única coisa boa é que ninguém me pode tentar ou acusar de não tentar conhecer o outro lado. Eu conheço o outro lado Dei oportunidade a toda a porcaria, mas agora renego-a.

Re: «Conversas com Deus»
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 01 de January de 2009 01:27

Já estamos em 2009 e tudo continua igual. Compreensível pois ninguém muda da noite para o dia; é a triste realidade.

O tópico inicial é de 2002, foi desenterrado em 2006 e agora em 2008/9.
O tipo de respostas foi sendo cada vez mais duro em cada redescoberta.

Que é feito da bondade que dizem ser possuidores?
Bastava olhar para quem escreveu e o que escreveu para ter um pouco de mais cuidado. Um fórum não nasce do nada. Um pouco de mais de respeito por quem o criou é o mínimo.

Citação:
Luis Gonzaga
Chris,
Se leres então o resto da minha mensagem, verás que não digo aqui que tu escreveste.

Luís

O que tinha escrito o Luís Gonzaga? Hum??! Lugo... pois.

2002, os inícios dos inícios. O entusiasmo devia transpirar, molhar os teclados.
Depois ao ver isto lembrei-me de um tópico recente em que alguém sentia perder o ânimo de um grupo de jovens numa paróquia. Não sei se leram. Mas o paralelo veio-me logo.

Talvez seja esta fase de espelho que estou a passar que me põe triste. E-me inevitável não me reflectir nas palavras de alguém para a poder entender.

O Luís aqui deixou nos idos de 2002 um texto rico de sentimentos por uma obra que o marcou, que o ajudou a crescer como pessoa cristã.
Estou certa que 6 anos depois o entusiasmo seria outro, por tantos factores demasiado óbvios para serem enumerados. Mas onde esteve o mal do texto? Onde está a afronta que lhe querem colar?

Lixo?!?!
Classifica-se assim como lixo uma obra que alguém aqui falou de coração aberto e que até colocou algumas objecções à forma e conteúdo da mesma?!?
Toda a obra pode ser um lixo quando mal usada. Nas mãos, corações e bocas de alguns a Bíblia também é lixo, veneno puro, manual de ódio, preconceito e violência.

Espero que muitos Lugos ainda existam por aí, que se deslumbram com coisas boas, positivas onde quer que elas estejam, e não tenham medo de as mostrar.
Espero também que com o passar do tempo não percam esse impulso de querer partilhar o que os maravilha.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: «Conversas com Deus»
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 01 de January de 2009 07:50

O luís ou quem quer que seja, não penso que vá ficar ofendido. Eu li esses livros, mas não acho que tenham alguma coisa de cristã. São pensamentos de um homem, mais nada.

Mas também te dou razão, de facto as palavras são mais azedas do que deviam. E por isso te agradeço a chamada de atenção. E a todos peço desculpa.

Re: «Conversas com Deus»
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 01 de January de 2009 08:01

São Paulo disse que devemos examinar tudo, e reter o que é bom, por isso cada um retenha pra si o que interessa, o que não interessa jogue fora hehe e não chateie. Bem vou mas é xonar que cheguei agora venho da festa lol

Re: «Conversas com Deus»
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 02 de January de 2009 15:11

Também li dois livros deste autor. O que retenho com mais nitidez é que este postula que Deus é infinitamente bom. Tal posição contrasta significativamente com o Deus castigador que nos pregaram na catequese. Bizarra parece-me a sua opinião de que Deus nada quer. Tal contrasta fortemente com o que professamos na oração do Pai-Nosso.

*=?.0

Re: «Conversas com Deus»
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 02 de January de 2009 15:31

Escreveu o Lugo:

>>> A maior provocação que encontrei e me deixou muito tempo a meditar nela (e por vezes ainda penso nela) é: «Não se pode compreender completamente Deus enquanto não entendermos que Hitler está no Céu!<<<<<

No entanto a afirmação do autor de "Conversas com Deus", contrasta com o afirmado em:

Ap. 21,7-8 : "7 O que vencer receberá estas coisas como herança;
Eu serei o seu Deus e ele será meu filho;
8 mas os covardes, os infiéis,
os depravados, os assassinos,
os impúdicos, os feiticeiros,
os idólatras e todos os mentirosos
terão como herança
o lago ardente de fogo e enxofre,
o qual é a segunda morte.»

Á prosa mole do "Conversas", eu prefiro a dureza da Palavra.

M.

Re: «Conversas com Deus»
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 02 de January de 2009 17:37

Não li este livro.

Comecei-o há uns anos mas não passei das primeiras páginas, e já não me lembro de coisa alguma.

Mas todos os livros podem ter coisas positivas e poderá haver pessoas para as quais este livro tenha sido um bem.

Claro, vitor, comparando com a Bíblia estou de acordo contigo. Mas se houver uma pessoa para quem este livro consiga a paz já terá sido positivo.

João (JMA)

Re: «Conversas com Deus»
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 05 de January de 2009 21:35

Fbaena

Não li, e talvez nunca lerei. Tenho ainda vários livros na fila de meus interesses.

Quanto a Hitler e sua religião Nazi aconselho ver e ouvir e se informar.
quanto a New Age , acho uma mistura que parece de influência NAZi.
Quanto a minha intimidade com Jesus de Nazaré quem sabe sou eu e todos que partilham o mesmo Caminho.
Quanto ao meu genero , sou mulher, portanto Srª.
Graça e pAZ


[www.youtube.com]

[www.youtube.com]
[www.youtube.com]

[www.youtube.com]

[www.youtube.com]

[www.youtube.com]
[www.youtube.com]

[www.youtube.com]
[www.youtube.com]
[www.youtube.com]
[www.youtube.com]

[www.youtube.com]

Re: «Conversas com Deus»
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 05 de January de 2009 22:44

Esta semana acabei de ler
" O Clamor dos Profetas ao Deus da Justiça e Misericórdia " do professor frei Isidoro Mazzarolo.

Donde retiro uma frase: " Os profetas foram homens e mulheres que vivenciaram em sua história e experiência existencial a última bem-aventurança de Jesus.( Mt 5,11-12)
Não obstante sua retidão de consciência, seu caráter inabalável diante da justiça e sua opção fundamental pela alteridade, foram criticados, condenados e excluidos pelas forças dominantes. "

Estes literalmente " conversam " com Deus.



Editado 1 vezes. Última edição em 05/01/2009 22:44 por Chris Luz BR.

Re: «Conversas com Deus»
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 05 de January de 2009 23:26

Lena não percebi quem era, pois nem sempre volto para ver o que responderam.
Mas não deu para calar ao ouvir a frase sobre Hitler .
A coisa mais absurda que já ouvi.
Houve fatos na história que nunca devem ser esquecidos , nem devemos poéticamente , emocionalmente querer aliviar.
Senão daqui a alguns anos vão querer canonizar Hitler, entende?
Tadinho , ele tá no céu , era malvado , mas na hora da morte virou bonzinho ...Ele não tinha consciencia do que fazia . Quando morreu começou a vibrar de amor agape e agora convive com todos os santos ...e intercede a nosso Senhor toda hora pela paz na Terra . Lindo !!!! O que é isso?
Uma encarnação da idolatria , queria ser deus para o mundo e se colocou no lugar de Deus no mundo . Um mix de maldade e loucura idolátrica ( ter, poder, dominar, ser dono da vida e da morte,praticante de magia , supertição , etc. )
Não dá para calar , Lena. A alma humana fixa no momento da morte , as experiencias de amor que voce teve na vida . A hora de aprender a amar é hoje, é agora!



Editado 2 vezes. Última edição em 05/01/2009 23:32 por Chris Luz BR.

Re: «Conversas com Deus»
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 06 de January de 2009 07:44

Chris

e se realmente Hitler se arrependeu profundamente nos últimos instantes de vida?
Será que ele também não era um comum mortal capaz de arrependimento sincero?
Há pessoas a quem esse arrependimento está vedado? Porque seria uma injustiça para o resto da humanidade?!?
Mas quem dita o que é justo/injusto é Deus, não os homens na sua percepção limitada.

Citação:
Chris Luz BR
A alma humana fixa no momento da morte , as experiencias de amor que voce teve na vida .

Se assim fosse para quê nos arrependermos, para quê emendar os nossos erros, mesmo aos mais graves. Está feito, feito fica. A esperança seria uma fraude.

Por muito que nos indigne e choque que Hitler possa ter obtido perdão, essa hipótese não deve ser descartada por quem crê numa entidade hiper super mega Amor.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.