Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345
Página actual: 5 de 5
Re: Um novo concílio?
Escrito por: (IP registado)
Data: 08 de May de 2006 14:22

Gostava de sublinhar a seguinte frase do Camilo:

"O preservativo reduz a probabilidade de contágio. Deve dar-se a informação correcta às pessoas. Difundir uma ideia de absoluta segurança que o preservativo não tem é enganá-las. Levará algumas pessoas a terem comportamentos que colocarão em risco a sua vida e a de outras pessoas."

No fundo, este parece-me ser o caminho a percorrer, por todos: dar a informação correcta às pessoas. Os preservativos não são infalíveis, mas obviamente devem ser usados por pessoas que tenham comportamentos de risco. Isto deve ser dito, e também pela Igreja. Em simultâneo, deve-se explicar que uma relação sexual só faz sentido dentro de um determinado contexto. Tem de se falar do assunto pela positiva, não pela negativa. E, dada a realidade actual, tem de se apresentar todas as escolhas (inclusivamente, ter múltiplos parceiros sexuais) e reflectir sobre os riscos, a forma de os minorar, e as consequências morais das nossas escolhas. A Igreja tem os meios humanos para promover uma verdadeira discussão, e julgo que tem essa obrigação. Até porque na posição actual, causa escândalo a muitos crentes, sem necessidade nenhuma. Acho que se deve confiar mais na inteligência das pessoas...

Quanto ao uso de preservativo como meio de prevenir uma gravidez, é outra questão. Mas o que disse no parágrafo anterior parece-me que devia ser consensual. Salvaria vidas e formaria consciências.

Desculpem ter-me afastado um bocado do tema.

PS: Camilo, concordas? Gostava de saber a tua opinião.

Re: Um novo concílio?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 02:23

Acho que as pessoas gostam de tudo muito simplificado.
Falta de tempo, cansaço, interesse?

causa escandalo a muitos crentes

O quê?

Os preservativos não são infalíveis, mas obviamente devem ser usados por pessoas que tenham comportamentos de risco. Isto deve ser dito, e também pela Igreja.

Mas alguem com um minimo de inteligencia acha que um homem que frequente uma prostituta ou uma mulher e um homem que tenham sexo depois de um encontro casual vai deixar de usar preservativo porque a Igreja diz isto ou aquilo sobre o preservativo?

As campanhas oficiais a divulgar o preservativo muitas vezes pareceram campanhas a legitimar e promover a promiscuidade.
E se é verdade que em situações de risco o preservativo deve ser usado (do mal o menos, ja que não houve força moral suficiente para evitar a promiscuidade que haja ao menos para evitar o risco para a vida) também é verdade que as campanhas oficiais muitas vezes deram uma imagem falseada da segurança que o preservativo confere.

Não sei se alguma vez houve ou não uma posição oficial da igreja sobre o que se deve fazer em situações como a prostituição.
Para mim é obvio.

O ideal é o sexo apenas dentro de um casamento feito com amor, em que a função primaria de gerar novas vidas não seja sistematicamente negada.

Fora isso temos o sexo pré-matrimonial, entre namorados que julgam que um dia irão casar ou entre pessoas que vivem já juntas porque os seus condicionantes morais, sociais e culturais as levaram a substimar o casamento. Num casal fiel o preservativo como meio de prevenção de doenças não é necessario.

Fora isto o que temos?
Sexo casual. Promiscuidade. Prostituição.

Mas essas pessoas ligam a minima ao que diz a Igreja? Um cliente de uma prostituta usa ou deixa de usar o preservativo por causa do que diz a Igreja? Se ouvissem a Igreja não caiam nessa fraqueza.
Nessas situações o preservativo é realmente o mal menor. melhor seria nunca se terem dado mas já que se deram então o melhor então é evitar males maiores.

Depois surgem as vitimas inocentes. O parceiro traido que pode ser contagiado. Aí o preservativo é tambem um mal menor. Mas é preciso sublinhar que não é 100% eficaz, que existem doenças que em portugal matam tanto como a SIDA e paras as quais são preservativo não é eficaz.
pergunto-me quantas pessoas morrem em portugal porque depositaram uma excessiva confiança em são preservativo. Em particular quantas vitimas inocentes de companheiros promiscuos.

É que o cancro do utero e a hepatite nao são muito eficazmente prevenidos pelo preservativo.
Daí que se devam dar os dados correctos às pessoas para elas depois poderem escolher perante os riscos que correm.

Re: Um novo concílio?
Escrito por: (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 09:12

Eu acho escandaloso que se diga que o preservativo é um mal. O preservativo é um meio de evitar doenças, e enquanto tal, é um bem. Agora, segundo a linha oficial da Igreja, não faz sentido que os católicos o usem. Mas daí a afirmar que o preservativo é um mal, vai uma grande distância. O mal, para a Igreja, está na atitude que leva ao usar-se o preservativo.

Não se pode reduzir as respostas a esta questão ao sim ou não. Numa altura em que morrem muitas pessoas de doenças sexualmente transmissíveis, acho que a Igreja deveria fazer um ponto da situação e um grande esforço para esclarecer as populações. É uma questão de humanidade.

"Mas alguem com um minimo de inteligencia acha que um homem que frequente uma prostituta ou uma mulher e um homem que tenham sexo depois de um encontro casual vai deixar de usar preservativo porque a Igreja diz isto ou aquilo sobre o preservativo? "

A questão não é essa, mas a de se concertar estratégias para combater DST. Por alguma razão alguns bispos consideram ser seu dever fazer distribuição de preservativos...

Re: Um novo concílio?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 10:48

Normalmente quando se coloca a questão do uso do preservativo para evitar a transmissão de doenças essa situação não é boa. É uma situação de promiscuidade.

E aí está a questão do mal menor.
É um mal maior alguem ter sexo casual ou com uma prostituta sem preservativo e um mal menor tê-lo com preservativo.
Dizer que é um bem usar o preservativo numa situação de promiscuidade valida como boa essa situaçao.

Re: Um novo concílio?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 10:53

E não apenas alguns bispos. Já aqui contei que, pelo menos no Peru, que é um caso que conheço directamente, as missões fazem esclarecimentos sobre o uso do preservativo... e nesse caso não é apenas pelas DST, mas por uma questão de planeamento familiar... Como é que os religiosos fazem isso? Porque percebem que famílias que já vivem na miséria, sem condições a curto prazo para uma qualquer melhoria de vida, não podem ter muito mais do que 2/3 crianças (e não 8 e 9 como de facto é habitual... a maioria das vezes morrendo de subnutrição, falta de higiene, etc, umas 2/3 por família!!). Lá, os missionários também combatem as más condições de vida, claro. Essa é a prioridade. Mas isso é muito lento. A curto prazo, o uso do preservativo (e não só, claro) é uma das maneiras de combater a pobreza extrema...

Abraço fraterno

Miguel

Re: Um novo concílio?
Escrito por: (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 10:55

Muito bem, vou então tentar colocar a questão de outro modo.

Não deveria a Igreja fazer então a apologia desse meio de minorar o mal para os casos em que o mal existe?

Re: Um novo concílio?
Escrito por: (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 11:10

Miguel, eu não estava a chegar tão longe. :)
Mas de facto, também acho que pedir a um casal abstinência sexual para não terem filhos não faz sentido. Não sei qual é o maior pecado: usar preservativo ou ser irresponsável ao ponto de se ter objectivamente mais filhos que aqueles que se pode alimentar e educar. E não se trata de egoísmo, mas de responsabilidade.

Re: Um novo concílio?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 00:34

Zé Escreveu:

> Muito bem, vou então tentar colocar a questão de outro modo.
>
> Não deveria a Igreja fazer então a apologia desse meio de minorar o mal para os casos em que o mal existe?


O mal menor quer dizer isso mesmo.

Agora não acho recomendavel que a Igreja passar a ideia de que a promiscuidade com preservativo não é mal nenhum.

Aliás até acho mal os serviço de saude propaguem a enganadora ideia de que a prostituição ou o sexo casual é sexo seguro desde que seja usado São Preservativo. Bem sei que o tratamento da Sida é caro e por isso é mais seguro para o estado não pagar esses tratamentos mas o risco de outras doenças, muitas delas igualmente perigosas, é bem real. o seu tratamento é mais barato mas o sofrimento que provocam não difere muito do da Sida.

Pois é, São euro e São Preservativo andam de mãos dadas.

Re: Um novo concílio?
Escrito por: (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 00:47

Concordo.

Ir para a página: Anterior12345
Página actual: 5 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.