Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 11 de 13
Re: Ser padre hoje
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 16 de September de 2006 05:21

Miguel

Mas tudo vale a pena, se a alma não é pequena!:)

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 16 de September de 2006 06:10

Canadá: Comunidade católica portuguesa parabeniza pároco brasileiro - 15/09/2006 - 16:31


A Comunidade Católica Portuguesa de Edmonton, Canadá comemorou o Aniversário do Pe. Marinaldo no dia 6 de Setembro. Pe. Marinaldo é brasileiro, sacerdote diocesano e está em missão na cidade como pároco dos portugueses na Paróquia Nossa Senhora de Fátima ,da diocese de Edmonton, que tem como Arcebispo D. Thomas Collin.


Os paroquianos prepararam uma bela comemoração, com direito a bolo de Aniversário e petiscos. Houve também o mais importante, a confraternização entre fiéis e seu pastor. O padre Marinaldo mostrou-se sensibilizado e ao mesmo tempo agradecido por tal gentileza. Apesar de sua família biológica estar longe, encontrou em Edmonton outra família.


[www.catolicanet.com]

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 26 de September de 2006 20:30

Vaticano excomunga o arcebispo Milingo - 26/09/2006 - 10:30

O Vaticano anunciou hoje a excomunhão do polêmico arcebispo emérito de Lusaca (Zâmbia), Emmanuel Milingo, e dos quatro sacerdotes casados que foram ordenados bispos há alguns dias.
"Tanto o arcebispo Milingo como os quatro ordenados incorreram na excomunhão latae sententiae, prevista no cânone 1382 do Código de Direito Canônico", informou a Sala de Imprensa da Santa Sé em comunicado.

O artigo 1.382 estabelece que "o Bispo que confere a alguém a consagração episcopal sem mandato pontifício, assim como o que recebe dele a consagração, incorrem em excomunhão latae sententiae reservada à Sede Apostólica".

No comunicado se afirma que a Santa Sé acompanhou com "bastante preocupação" os passos dados recentemente por Milingo, de 76 anos, com a criação de "uma nova Associação de Sacerdotes casados, semeando divisão e desconcerto entre os fiéis".

O Vaticano informou que expoentes de diferentes níveis da Igreja tentaram "em vão" ligar para Milingo para "dissuadi-lo de continuar com suas ações, que causam escândalo, sobretudo nos fiéis que seguiram seu ministério pastoral em favor dos pobres e doentes".

O comunicado ressaltou "a paciência" mostrada pelo Papa com o "idoso pastor da Igreja" e ressaltou que "infelizmente" os passos que deu o levaram a uma "progressiva" ruptura com a Igreja, "primeiro com o casamento e depois com a ordenação de quatro bispos em 24 de setembro em Washington".

Diante desta situação, o Vaticano considerou que Milingo e os quatro ordenados incorreram na excomunhão automática.

Além disso, a Santa Sé afirmou que a Igreja não reconhece estas ordenações e as que possam derivar das mesmas e afirmou que o estado canônico dos quatro bispos é o mesmo no qual se encontravam antes da ordenação. (EFE)



Local:Cidade do Vaticano

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 27 de September de 2006 15:44

Angola: Assassino de Padre José condenado

Foi condenado a 20 anos de prisão, o cidadão angolano Sabino Vassovava pela morte do Padre português José Afonso Moreira.

Padre Bernardo, secretário pessoal do Bispo do Huambo


(19:08) O Sacerdote, de 80 anos, dirigia a missão católica do Bailundo e foi morto a tiro durante um assalto a sua casa, em Fevereiro deste ano.

O Tribunal Provincial do Huambo deu assim como provadas as provas contra Sabino Vassovava, mas absolveu dois outros réus deste processo.

Para já a Igreja ainda não se pronunciou oficialmente sobre a sentença e só amanhã é esperado uma posição oficial sobre o caso.


[www.rr.pt]

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 27 de September de 2006 18:07

BENTO XVI:

Duas grandes perguntas! A primeira é: como comunicar ao povo de hoje a beleza do matrimónio? Vemos como muitos jovens casam tarde na igreja, porque têm receio do que é definitivo: aliás, adiam até o casamento civil. Hoje, o que é definitivo para muitos jovens, e também aos menos jovens, parece um vínculo contra a liberdade. E o seu primeiro desejo é a liberdade. Têm medo que no final não dê certo. Vêem muitos matrimónios fracassados. Têm receio que esta forma jurídica, como eles a sentem, seja um peso exterior que extingue o amor.

É preciso fazer compreender que não se trata de um vínculo jurídico, de um peso que se realiza com o matrimónio. Ao contrário, a profundidade e a beleza estão precisamente na definitividade. Só assim ele pode fazer maturar o amor em toda a sua beleza. Mas, como comunicar isto? Parece-me um problema comum a todos nós.

Para mim, em Valência e Vossa Eminência poderá confirmá-lo foi um momento importante não só quando falei disto, mas quando se apresentaram diante de mim várias famílias com mais ou menos crianças; uma família era quase uma "paróquia", com tantos filhos! A presença, o testemunho destas famílias foi verdadeiramente mais forte do que todas as palavras. Elas apresentaram antes de tudo a riqueza da sua experiência familiar: como uma família tão grande se torna realmente uma riqueza cultural, oportunidade de educação de uns e outros, possibilidade de fazer conviver juntas as diversas expressões da cultura de hoje, o doar-se, o ajudar-se também no sofrimento, etc. Mas foi importante também o testemunho das crises que sofreram. Um destes casais tinha quase chegado ao divórcio. Explicaram como conseguiram aprender a viver esta crise, este sofrimento da alteridade do outro, e aceitar-se de novo. Precisamente na superação do momento da crise, da vontade de se separar, cresceu uma nova dimensão do amor e abriu-se uma porta para uma nova dimensão da vida, que só na suportação do sofrimento da crise se podia reabrir.

Isto parece-me muito importante. Hoje chega-se à crise no momento em que se vê a diversidade dos temperamentos, a dificuldade de se suportar todos os dias, durante toda a vida. No fim, decide-se: separamo-nos. Compreendemos precisamente destes testemunhos que na crise, no superar o momento em que parece que não se suporta mais, na realidade abrem-se novas portas e uma nova beleza do amor. Uma beleza feita só de harmonia não é uma verdadeira beleza. Falta algo, torna-se deficitária. A verdadeira beleza precisa também do contraste. O obscuro e o luminoso completam-se. Até as uvas, para amadurecer precisam não só do sol, mas também da chuva, não só do dia mas também da noite.

Nós mesmos, sacerdotes, quer jovens quer adultos, devemos aprender a necessidade do sofrimento, da crise. Devemos suportar, transcender este sofrimento. Só assim, a vida se torna rica. Para mim tem um valor simbólico o facto de que o Senhor tenha eternamente os estigmas. Expressão da atrocidade do sofrimento e da morte, agora elas são selos da vitória de Cristo, de toda a beleza da sua vitória e do seu amor por nós. Devemos aceitar, quer como sacerdotes quer como esposos, a necessidade de suportar a crise da alteridade, do outro, a crise na qual parece que não se possa continuar a estar juntos. Os esposos devem aprender a caminhar juntos, a amar-se de novo, num amor muito mais profundo, muito mais verdadeiro. Assim, num caminho longo, com os seus sofrimentos, o amor amadurece realmente.

Parece-me que nós, sacerdotes, podemos também aprender dos esposos, precisamente dos seus sofrimentos e dos seus sacrifícios. Muitas vezes pensamos que só o celibato já é um sacrifício. Mas, conhecendo os sacrifícios das pessoas casadas pensamos nos seus filhos, nos problemas que surgem, nos receios, nos sofrimentos, nas doenças, na rebelião, e também nos problemas dos primeiros anos, quando as noites transcorrem quase sempre sem dormir por causa do choro dos filhos pequeninos devemos aprender deles, dos seus sacrifícios, o nosso sacrifício. E ao mesmo tempo aprender que é belo maturar nos sacrifícios e, desta forma, trabalhar pela salvação dos outros. O Senhor, justamente, citou o Concílio, que afirma que o matrimónio é um Sacramento para a salvação dos outros: antes de tudo, para a salvação do outro, do esposo, da esposa, mas também das crianças, dos filhos, e por fim de toda a comunidade. Assim, também o sacerdote matura ao encontrar-se.

Então penso que devemos envolver as famílias. As festas da família parecem-me muito importantes. Por ocasião das festas seria bom que sobressaísse a família, a beleza das famílias. Também os testemunhos mesmo que pareçam talvez demasiado em voga em certas ocasiões podem realmente ser um anúncio, uma ajuda para todos nós.

Para concluir, é para mim muito importante que na Carta de São Paulo aos Efésios, as núpcias de Deus com a humanidade através da encarnação do Senhor, se realizem na Cruz, na qual nasce uma nova humanidade, a Igreja. O matrimónio cristão nasce precisamente nestas núpcias divinas. É, como diz São Paulo, a concretização sacramental do que acontece neste grande Mistério. Assim, devemos aprender sempre de novo este vínculo entre Cruz e Ressurreição, entre Cruz e beleza da Redenção, e inserir-nos neste sacramento. Peçamos ao Senhor para que nos ajude a anunciar bem este Mistério, e viver este Mistério, a aprender dos esposos como o vivem eles, a ajudar-nos a viver a Cruz, a fim de chegar também aos momentos da alegria e da Ressurreição.

www.catolicanet.br

Re: Ser padre hoje
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 28 de September de 2006 19:27

Diz o Miguel D que "Ser padre hoje: é muito díficil!!!"

Também tenho essa opinião.

Porém é nesta sociedade difícil que o Cristão tem de se situar e transformar o mundo.

E que os padres têm um papel essencial a desempenhar.

João (JMA)

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 28 de September de 2006 20:57

É tudo difícil, não há nada fácil.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: elsa sequeira (IP registado)
Data: 30 de September de 2006 21:36

Confessionário!!

Sou nova por aqui! Estive a ler algumas mensagens do forum, pelas tuas intervenções depreendo que és jovem, e fico muito contente por seres jovem e seres Padre!Pois, realmente a Igreja precisa de Padres, não é fácil ser Padre hoje em dia, num mundo que é manipulado por tudo e por todos, onde cada qual só pensa em mandar no outro, um mundo que vive como se Cristo não existisse! È verdade é o mundo que temos! Um mundo de mandões, mas Jesus pediu-nos para servir! Para sermos fermento no meio da massa!E é com o sentido dessa Missão, que todos nós Cristãos devemos tentar viver neste mundo dificil!

desejo-te muitas felicidades na tua Missão!!! :))))

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 01 de October de 2006 10:19

O Confessionário anda por aqui??

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Confessionário (IP registado)
Data: 04 de October de 2006 21:23

Sim, Diogo. Mas não tenho aparecido muito. Hoje vim porque a Elsa pediu. Em tempos recebia notificações das novas mensagens e há muito que não recebo. J+a nem sei bem em que ramo vai a discussão. De qualquer forma continuo no "Confessionário"

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 06 de October de 2006 04:57

Bem aparecido seja!!!!

Espero que fique por aqui:)

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 14 de October de 2006 14:46

O padre Vaz Pinto confessa-se nas suas memórias
2006-10-11 21:48:20

Homem dos sete ofícios, padre jesuíta, esteve na origem de projectos como o Banco Alimentar Contra a Fome ou os Leigos Para o Desenvolvimento.

Desempenhou também o cargo de alto comissário para a Imigração e Minorias Étnicas. O padre António Vaz Pinto publicou agora A História de Deus Comigo (ed. Alêtheia), um livro de memórias, que hoje é apresentado em Lisboa (Grémio Literário, 18h30). Por ele se ficam a conhecer aspectos menos conhecidos, como as origens familiares, as amizades ou as namoradas com quem se relacionou.
António Vaz Pinto escreve, numa introdução ao livro (que terá nova apresentação em Serralves, no Porto, dia 16, às 18h30), que estas memórias deveriam ser lidas com um carácter "muito especial: o "herói", o "actor principal" desta história não sou eu, é Deus". E manifesta o desejo de que a obra não seja "um monumento de vaidade, uma estátua de narcisismo, a chamar a atenção e a admiração". Ao mesmo tempo, e por pudor e respeito para com pessoas ainda vivas, confessa que, nestas memórias, escreve a "verdade, mas não (...) toda a verdade".

Nascido em Lisboa a 2 de Junho de 1942, Vaz Pinto diz que é a Arouca, onde a família viveu, que regressa sempre que pode: a terra e a casa de família "não são apenas algo de remoto e de passado", antes uma "presença, uma referência contínua", para a qual o autor volta "permanentemente o olhar".
Penúltimo de doze irmãos, o pai de António Vaz Pinto foi magistrado, até desempenhar o cargo de presidente do Supremo Tribunal Administrativo. Dele, o filho diz que "foi uma das mais notáveis figuras humanas" que conheceu. "Uma presença forte, discreta, contínua, tutelar, uma forte, positiva e marcante imagem de Deus, de Deus-Pai."
Da mãe, guarda o padre Vaz Pinto a memória de uma mulher de "incansável dedicação e serviço ao próximo", mais "emotiva do que o pai", mas ambos profundamente católicos.
Quando nasceu, em plena Guerra Mundial, sem táxis nem transportes públicos, o pequeno António foi para casa a pé: metido numa ceira de palha, foi levado pelos pais da Maternidade de Alfredo da Costa até ao Campo Grande, onde a família morava.

"Vale a pena viver"
Foi já na Faculdade de Direito, que frequentou juntamente com outros portugueses conhecidos - Mota Amaral, Basílio Horta, Manuela Eanes, Freitas do Amaral, Jorge Miranda, entre outros -, que se manifestou o desejo de ser padre. Antes de decidir entrar para os jesuítas, namorara com uma russa, identificada por Y. Confessa que, nessa altura, se via como ideologicamente moderado e pouco participativo nos movimentos associativos.

Enfrentou uma crise de fé e, já na Alemanha, quando estudava Teologia e se preparava para ser ordenado padre, apaixona-se de novo - "a grande tormenta", como ele lhe chama no livro. Acaba por decidir ser padre. O 25 de Abril apanha-o ainda a estudar em Frankfurt. Regressa pouco depois a Portugal e conta a sua participação em vários actos contra a dominação política do Partido Comunista.
O resto da história é mais conhecido: está nas equipas ou na ideia original da criação de dois centros universitários (Coimbra e Lisboa) ligados aos jesuítas, do Banco Alimentar Contra a Fome, da organização não-governamental Leigos para o Desenvolvimento. Diz, no fim, que "valeu a pena ser homem, ser cristão, ser padre, ser jesuíta" e que "vale a pena viver".

Título: A História de Deus Comigo
Autor: P. António Vaz Pinto, S.I.
452 pág., 18 euros

António Marujo

[www.paroquias.org]

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 06 de November de 2006 21:06

Grandes padres que o Mundo tem;

[www.catolicanet.com]

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 07 de November de 2006 12:55

Pe. António Tapparello


Comunidade portuguesa no Canadá recorda convivência com sacerdote brasileiro - 06/11/2006 - 16:38




O Rev. Pe. António Tapparello, CS chegou a Edmonton no dia 16 de Agosto de 1982. A crescente chegada de portugueses a Edmonton e a personalidade acolhedora e bondosa do Pe. António contribuíram para que depressa a igreja se tornasse pequena, tornando-se necessária a construção de uma nova.

Em 1986 compramos o terreno onde foi construída a actual igreja. A sua construção iniciou-se em Setembro de 1988. A 27 de Maio de 1989 foi aí celebrada a primeira Eucaristia. A bênção da igreja foi em Setembro de 1989, presidida pelo Arcebispo de Edmonton, Rev. Joseph MacNeil, e pelo Bispo de Setúbal, Portugal, D. Manuel da Silva Martins.

O Padre António construiu em Edmonton um lindo templo e manteve-o sempre repleto de fiéis; deixou aos portugueses um precioso espaço onde todos podem rezar. Sempre muito amigo dos mais pobres, lutava pelo fim da injustiça social e preocupava-se muito com os problemas que atormentam a
humanidade.

No dia 6 de Setembro de 1993, o «Bom Padre António», como o povo lhe chama, deixou Edmonton e foi para Chicago para realizar alguns estudos em Teologia e ser director espiritual do Seminário Teológico Scalabriniano em Chicago. De 1995 a 2002 esteve como Mestre de Noviços no México. Hoje é o Superior dos Missionários Scalabrinianos (CS) em
Chicago.

Ainda hoje a comunidade portuguesa em Edmonton recorda com carinho a bondosa presença de Pe. Antonio Tapparello, CS.

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e
pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

Pe. António
Nasceu o dia 19 de Junho de 1943, em Rondinha, RS. Seus pais eram brasileiros. Seus avós emigraram da Itália ao Brasil em 1888.
Foi ordenado no dia 14 de Dezembro de 1974 em Rondinha, RS.
Como sacerdote trabalhou:
1975 - 1982 na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Vancouver, BC, Canadá.
1982 - 1993 na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Edmonton, AB, Canadá
1993 -1995 curso de espiritualidade em Chicago.
1995 - 2002 mestre de noviços em Purepero, Mich., México
2003 - Em Chicago: Superior Provincial dos Missionários Scalabrinianos no Centro Oeste dos Estados Unidos, no Oeste do Canadá, no México e na Guatemala.





[www.catolicanet.com]

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 15:39

igreja da paróquia do padre José Luís Borga, no Entroncamento, foi assaltada por um indivíduo que vasculhou em todo o lado e furtou um televisor, um leitor de VHS e uma aparelhagem de som. “Ele remexeu em muita coisa mas não levou nada de valor”, disse ontem ao CM o padre José Luís Borga, adiantando que, pelas imagens do sistema de videovigilância, percebe-se que era “um rapaz ainda novo e levou o que estava mais acessível”.






“Não veio à igreja à procura de arte sacra, mas deve ter achado que era o sítio onde era mais fácil entrar e encontrar objectos para trocar por dinheiro”, defendeu.

A Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima é de construção recente e as imagens e outros objectos de arte e mais valiosos estão fixos. Para os retirar do local é preciso parti-los, o que evita que sejam furtados.

Apesar de se tratar de um crime – punível com cadeia até três anos –, o padre José Luís Borga sente-se tentado a perdoar o criminoso: “Tenho pena dele e lamento que alguém se sinta na necessidade de usar estas estratégias por tão pouco. Estou mais preocupado com o facto de alguém viver nestas circunstâncias do que com o valor do que foi furtado.”

E ainda acrescenta: “Para o caso de o assaltante ler o jornal, quero que saiba que lhe mando um abraço e votos de que se recupere.”

O assalto foi participado na segunda-feira à PSP do Entroncamento – foi praticado no fim-de-semana –, que esteve no local a recolher eventuais indícios e agora está a de-senvolver uma investigação, com o objectivo de identificar o assaltante e recuperar os artigos furtados.

O assalto ficou gravado no sistema de videovigilância da igreja, que mostra um indivíduo jovem, sozinho, a arrombar uma das portas laterais e a entrar no templo. Lá dentro remexeu em todos os armários e gavetas, à procura de dinheiro e de objectos de valor. Acabou por levar um televisor com oito anos, um leitor de VHS e uma aparelhagem de som compacta.

A Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima está ainda equipada com um alarme, mas encontrava-se desligado quando ocorreu o assalto. “Foi uma coincidência, porque o disjuntor disparou, desligando a corrente eléctrica, por causa das obras que estamos a fazer na igreja”, explicou o pároco.

Este não foi o primeiro furto nesta igreja do Entroncamento, mas nas outras vezes os assaltantes ficaram-se pela caixa de esmolas e por tentativas frustradas de abrir o cofre da sacristia.

POLÍCIA AJUDA NA SEGURANÇA

A PJ desenvolve junto de padres e leigos acções de esclarecimento com vista a sensibilizar e prevenir acções que possam pôr em causa a preservação e conservação do património histórico e artístico das igrejas portuguesas. O objectivo é possibilitar que os templos possam estar mais tempo abertos ao público em segurança e evitar a ocorrência de catástrofes (incêndios, desmoronamentos ou cheias) ou actos criminosos (furtos ou roubos). O projecto ‘Igreja Segura’ dispõe de uma exposição itinerante multimédia onde estão descritos os cuidados a ter por párocos e leigos quando confrontados com situações anómalas. Através de luz, imagem, som e acções em tempo real, a exposição fornece informação e chama a atenção para os principais problemas que afectam o património histórico e artístico das igrejas portuguesas. Os roubos ou furtos e os incêndios são os principais receios do Instituto Superior de PJ e Ciências Criminais. No último ano, os actos criminosos em templos religiosos e outros monumentos “diminuíram substancialmente” devido ao reforço de segurança.

PORTAS VÃO SER REFORÇADAS

Para impedir novos assaltos, o padre José Luís Borga vai reforçar as portas, que são em alumínio, para ver se desincentiva novas acções criminosas. “Nós temos de viver com o cuidado que isto supõe”, frisou. Deste assalto fica uma enorme “sensação de insegurança”, mas o padre José Luís Borga já viveu situações mais dramáticas, em que lhe assaltaram a casa e o carro, ficando privado de objectos de grande valor. “Só no Entroncamento, onde fica a minha paróquia, há casos mais lamentáveis”, disse ainda o sacerdote, referindo-se aos assaltos a idosos e outras pessoas com dificuldade em se defender, bem como às burlas que levam as pessoas a pensar que estão a comprar alguma coisa interessante e depois se vêem enganadas. “E eu não posso dizer que não me acontece a mim também!”

PERFIL

José Luís Fernandes Borga nasceu em Lapas, Torres Novas, em Novembro de 1964. Aos 16 anos entrou no Seminário de Almada, após o que seguiu para o Seminário dos Olivais. Aos 26 anos foi ordenado sacerdote, integrando o presbitério da diocese de Santarém. É o pároco do Entroncamento. Tornou-se conhecido no País através de programas televisivos e da edição de quatro CD de música de índole religiosa. É colaborador regular da revista católica ‘Família Cristã’.

CONSELHOS

NÃO MEXER

Se ao entrar na igreja ou passar perto e se aperceber do furto não deve mexer nos objectos, nem tocar nos locais onde estavam as peças. Depois deve comunicar o caso às autoridades e relatar o que viu.

OBSERVAR

Não deve oferecer resistência aos ladrões. Deve memorizar a fisionomia, comportamento e palavras pronunciadas pelos assaltantes. Se acompanhados

por uma viatura, deve registar o tipo de veículo, a matrícula e a direcção em que fugiram.

CATALOGAR

Os párocos e as outras pessoas já têm mais cuidado com a segurança do espólio que existe nos espaços de culto. Mas é imperioso que as imagens e outras obras de arte estejam devidamente catalogadas e identificadas.

EMERGÊNCIA

É aconselhada a elaboração de um plano de emergência interno em todos os monumentos, um documento que sistematize um conjunto de normas e regras de procedimentos para minimizar os efeitos de acidentes ou catástrofes que possam ocorrer.
Isabel Jordão, Leiria / L.O.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 17 de January de 2007 15:41

Comentários

Quarta-feira, 17 Janeiro


- victor batista
A forma como o roubo foi feito, indica alguém que tira aos ricos, para dar aos pobres.

- Cristina
Tanta critica, porquê? Por ser um Padre simpático, e com vontade de envagelizar através das suas belas canções? Nao sou catolica, mas tenho varios CD do Padre Borga que me fazem sempre bem ouvir. Por favor em vez de criticarem, pensem que ja la vai os tempos em que um Padre nem musica podia ouvir. "Era pecado"

- Mirandela
Deixem o homem, ele tem duas ocupações padre e borga, logo tem justificação para não estar na sua paroquia.

- vitor m
O padre mandou para o ladrão "um abraço e votos de que se recupere". Esqueceu-se do "E volte sempre!".

- victor batista
Só mesmo os habitantes do entroncamento é que podem emitir opiniao, perguntem aos paroquianos, como é que é, em questoes de batizados, casamentos, ou funerais.

- adelina santos
Nem a igreja do Sr.padre Borga (ou até de outro qualquer)escapou ao flagelo destes larápios. Tenho muita simpatia pelo Sr. padre Borga, acho que ele está a fazer um bom trabalho. Tanto na televisão, como nas cantorias. Não sou católica praticante...

- rm
A Praça da Alegria não é do Goucha, já há vários anos é com o Jorge Gabriel e a Sónia Araújo e o roubo foi praticado ao fim de semana, portanto o padre Borga não estava no programa. E o homem tem que passar todo o tempo na Igreja só porque é padre? Padre tem muitos assunto para tratar, não é rato de sacristia. É vontade de dizer mal só por que se é do contra.

- PAULO-CH
E UM PADRE DO MUNDO "VIP" QUE ESTA SEMPRE AUSENTE E APARENTA TER VALORES MATERIAIS, POR ISSO NAO E DE ESTRANHAR A VISITA DE PESSOAS NECESSITADAS...

- Andrea
Só uma pequena observação: se o padre Borga estivesse no seu local de trabalho, ou seja na igreja, em vez de andar em cantorias e em "parlapiés" num programa do Norte do país, isto talvez não acontecesse.

- Jorge de Sequeira
O Padre Borga tornou-se um "símbolo" da "Praça da Alegria". Não devemos censurá-lo desde que ele cumpra as obrigações com os seus paroquianos. Lamento o que lhe aconteceu, mas, infelizmente, estamos num país onde a segurança deixa muito a desejar. Espero que o Padre Borga aproveite o espaço que tem no programa para indicar o bom caminho à nossa juventude.

- MENDES
Srº Matos; está equivocado o padre que vê no SRº Gouxa não é esse, o Padre e amigo Borga vai à Praça da Alegria da Sónia do Gabriel do Helder...

- Ryan
O que o ladrão merecia era uns boas bofetadas na cara e uns tempinhos aos quadradinhos para ver se a coisa fica melhor. Isto é um problema demasiado complicado em Portugal. Já começa a ter grandes proporções.

- Cristina
Não sou catolica... mas estou impressionada com as palavras do Sr. Padre Borga, que mostra amor e sabe perdoar a pessoa que agiu desta forma. Quem sabe se assim não vai conseguir tocar o coração do malfeitor e que este se arrependa e não volte a praticar tais actos. São os meus votos. E obrigado Sr. Padre pela sua atitude. Que Deus o abençoe.

- bosniac
Coitado do padre ficou mais pobre mas não há nada que não se resolva o padre canta mais umas cantigas e faz mais umas horas a mais na tv e fica o problema resolvido em vez de VHS passa a ter DVD.

- Lopes de Matos
Talvez que o padre Borga estivesse numa sessão de "cantoria" na Praça da Alegria do Luís Goucha. Provavelmente passa muito do seu tempo fora do seu lugar de contenda e os larápios se tenham apercebido disso. Embora ele não precise dos meus conselhos, acho que faria bem deixar-se de televisões e dedicar-se mais à sua paróquia. É o seu campo de batalha!

- jose ferreira cardoso
O Padre da minha terra diz que é pecado ver televisão. Mas ele tinha uma em casa com antena interior.



[www.correiodamanha.pt]

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 23:19

No sínodo de 2005, cujo documento foi agora apresentado Sacramentum-Caritatis , em dado momento a propósito da escassez de padres na Igreja , verifica-se que a Igreja não vai pelo caminho fácil. Bento XVI alerta para cuidados a ter. Ao fim e ao cabo está relacionado com o tópico.

O melhor é ler.

Aqui vai:
"Além disso, o Sínodo debruçou-se também sobre os cuidados pastorais a ter principalmente com os jovens para favorecer a sua abertura interior à vocação sacerdotal.
A solução para tal carestia não se pode encontrar em meros estratagemas pragmáticos; deve-se evitar que os bispos, levados por compreensíveis preocupações funcionais devido à falta de clero, acabem por não realizar um adequado discernimento vocacional, admitindo à formação específica e à ordenação candidatos que não possuam as características necessárias para o serviço sacerdotal.[79] Um clero insuficientemente formado e admitido à ordenação sem o necessário discernimento dificilmente poderá oferecer um testemunho capaz de suscitar noutros o desejo de generosa correspondência à vocação de Cristo.

Na realidade, a pastoral vocacional deve empenhar a comunidade cristã em todos os seus âmbitos.[80] Obviamente, no referido trabalho pastoral capilar, está incluída também a obra de sensibilização das famílias, muitas vezes indiferentes se não mesmo contrárias à hipótese da vocação sacerdotal. Que elas se abram com generosidade ao dom da vida e eduquem os filhos para serem disponíveis à vontade de Deus! Em resumo, é preciso sobretudo ter a coragem de propor aos jovens o seguimento radical de Cristo, mostrando-lhes o seu encanto."

[www.vatican.va]ção

Nota: negrito e parágrafo são meus

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 23 de March de 2007 02:57

O ser padre Hoje! Alguns são assim; vejam! Um padre jovem de 29 anos que esteve no Canadá em missão!

*********

Olá meus amigos!

Já estou no Brasil, em minha terra! Fiz boa viagem, gracas a Deus!
Todos estao encantados quando falo do Canada! Meus seminaristas
ficaram maravilhados com as fotos! Eles já conhecem vocês, pois falei
de cada um e mostrei as imagens!
Agradeço imensamente o profundo carinho com que me trataram, bem como
ao Pe. Roberto. Espero que Deus recompense a cada um de vocês!

Mandem noticias!

Eu certamente estarei em contacto! Logo mandarei fotos do seminário
onde moro e do meu escritório na Curia Diocesana!

Abraços a todos (comuniquem, por gentileza, a Sra. Fátima Gouveia e ao
Sr. António e Sra. Fátima Brinco os meus sinceros abraços, pois eles
estão sem acesso à Internet!)


Rezarei por todos vocês!


--
Em Cristo!



PE. ALEXSANDER CORDEIRO LOPES

Vice-Reitor do Seminário São José
Coordenador da Comissão Juventude
Assessor da PJB
Diretor Espiritual do TLC



RESIDÊNCIA:
Seminário São José
Fone : (41) 3285-4097
Endereço: Rodovia BR 277 Curitiba Ponta Grossa Km 99. Número 4505.
Bairro Órleans. Curtiba, PR.
CEP: 82305-200.


CENTRO PASTORAL (SECRETARIA DA COMISSÃO JUVENTUDE):
(Atendo terças e quintas das das 8hs às 12hs)
Fone: (41) 2105-6368
Endereço: Av. Jaime Reis. Número 369.
Alto São Francisco. Curitiba, PR.
CEP 80510-010.


E-MAIL:
pe.alexcordeiro@gmail.com


CELULAR:
(41) 9655-1121

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 23 de March de 2007 22:54

Gostas muito de ser uma pregadora da classe clerical.
Não tenho nada com isso. É só para dizer que me apercebi.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 24 de March de 2007 03:26

Manuel, eu até gostava de ter um tio padre, mas nunca tive :( Mas tenho uma tia freira. Gostava que ela vivesse muitos anos para o poder dizer!

Rui??? Tenho uma tia freira na cidade onde tu nasceste, nunca te tinha dito!

Página actual: 11 de 13


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.