Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 8 de 13
Re: Ser padre hoje
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 03 de June de 2006 21:24

Manuel
Tenho-te respeitado. Tentei compreender a tua situação. Peço-te respeitinho por Nossa Senhora. Exijo-te. Tenho esse direito.
Maria, a Virgem Maria, é realmente a mãe de Jesus. Como tu sabes Jesus é Deus e homem.
Tira as conclusões.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 03 de June de 2006 21:58

Se analisares bem não foi uma coisa de respeito.
Uma coisa é a Virgem Maria ser a Mãe de Jesus; outra são visões de seres espirituais que as pessoas consideram como sendo a Mãe de Jesus e que deixam muito quer pensar.
Está neste caso a Senhora de Fátima. Eu não digo isto porque não acredito no fenómeno Fátima, mas porque a Srª de Fátima ao falar com os pastorinhos tem uma linguagem que não é própria da Mãe de Jesus. Miriam, a Mãe de Jesus é uma mulher judia. Por isso, e como ELA é uma fiel cumpridora das leis de YHWH, seria impensável «ela» pedir que lhe construíssem uma capelinha, que lhe rezassem o terço, ela usar nome como «Mãe de Deus» e várias outras coisas que a Mãe de Jesus nunca diria. Por isso concluo que há em tudo isso, muita coisa que não bate certo.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 03/06/2006 21:59 por Manuel Pires.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 03 de July de 2006 19:14

Turquia: Padre católico atacado

É o terceiro incidente com um padre católico nos últimos meses
Pela terceira vez nos últimos meses, um padre católico foi atacado na Turquia.

O incidente ocorreu numa cidade costeira, tendo o clérigo, de origem francesa, sido esfaqueado por um homem de 47 anos, que, a polícia confirma, sofria de problemas mentais.

A vítima foi levada de imediato ao hospital e encontra-se agora fora de perigo.

Anteriormente, um outro padre, desta vez de origem eslovena, tinha também sido atacado. Em Fevereiro, um clérigo de origem italiana foi mesmo morto a tiro.

[www.rr.pt]

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 03 de July de 2006 19:22

A minha Diocese está de parabéns:)
**************

Guarda: Novos padres ordenados este domingo

A Diocese da Guarda tem três novos padres. A ordenação ocorreu hoje, numa celebração presidida por D. Manuel da Rocha Felício.

O Bispo da Guarda estava visivelmente satisfeito tendo em conta as carências de vocações na diocese.

"São grandes as expectativas das várias comunidades paroquiais e outras espalhadas pela nossa diocese, desejam ardentemente a celebração da Eucaristia, desejam o atendimento de confissão, desejam a orientação espiritual, que alguém vá ajudá-las a transformar-se em verdadeiras escolas de oração, desejam o serviço da catequese e da formação permanente na Fé, desejam quem seja capaz de suscitar, formar, organizar os vários ministérios necessários para a sua vitalidade, desejam, enfim, quem seja capaz de lhes levar o ministério da consolação, além de outros presentes de Deus", disse.

Durante a celebração realizada na Sé Catedral da Guarda foram também ordenados dois diáconos, 11 acólitos e um leitor.

Neste domingo a diocese também prestou homenagem ao Bispo honorário, D. António dos Santos, pela passagem dos 50 anos da sua ordenação sacerdotal.

[www.rr.pt]

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 03 de July de 2006 21:45

Realmente é óptimo que ajam novos padres e diáconos. Parabéns

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: JoseDias (IP registado)
Data: 05 de July de 2006 23:39

Em primeiro lugar, manifesto a minha satisfação por este Forum onde cada cristão pode manifestar-se livremente. Aqui também a Igreja "é casa e escola de comunhão".
Sou padre há perto de três décadas em terras do interior. E digo-o com humilde satisfação: sou-o e gosto de o ser.
Eu sei que a Igreja carrega em si as rugas resultantes de nossas limitações, de nossos pecados e das nossa omissões. Também das minhas. Mas eu gostava que ela tivesse a fescura e a juventudo contagiantes dos "Actos dos Apóstolos"! E estou convicto que casa um pode desenrugá-la. Basta sentir-se vivamente interpelado pelo apelo revolucionário de Jesus: "Sede santos..."
Entretanto, amo esta Igreja, casa e pátria de todos os cristãos, mesa posta para todos. Sem ela, nada saberia de Jesus. E Jesus ... é TUDO!
Porque a amo, quero-a mais e mais sacramento de salvação para todos. Nesta linha, queria hoje partilhar algumas inquietações.
- Nota-se em Portugal um certo anticlericalismo, que ressurge a cada passo. Os padres são sempre um alvo. E o que mais inquieta é que essa atitude provém de tantos e tantas que se declaram católicos.
- Grande dificuldade por parte dos leigos em assumirem a sua vocação baptismal. Os leigos são Igreja! Também é verdade que nem todos os padres sabem reconhecer o lugar e o espaço dos leigos na Igreja.E o laicado continua um gigante adormecido... Tenho muita esperança que, quando este gigante despertar, a Igreja terá outro elãn, outra frescura.
- A exigência sobre-humana feita aos padres: o padre tem que ser santo, tem que estar atento, tem que ser pastor, tem que ser tal, tal, tal... Meu Deus, parece que queremos transformar um homem em Deus! O padre é do mesmo barro dos seus irmãos. Deus não nos pede que amemos com um grande coração, mas com todo o coração.
- A dificuldade enorme que é renovar em terras do interior, pois as "pessoas mais válidas" emigraram. Os que ficam agrarram-se a tradições, procissões, velinhas... É muito difícil motivá-los para a participação, para a frecura do Evangelho. Temos um cristianismo carregado de tradições humanas, mas vazio (?) da Palavra de Deus.
- Aqueles que fazem da Igreja um "supermercado de sacramentos", os que se autointitulam "cristãos não praticantes". Só aparecem para baptizar, casar e ... funeral! Largaram a Igreja, não cresceram dentro da família cristã e depois estranham, criticam e opõem-se a mudanças. Eu sei que é preciso reevangelizar, mas não é fácil, porque a disponibilidade deste tipo de pessoas é muitas vezes nula, adversa até. Querem despachar-se e pronto.
Por hoje, fico por aqui. Sei que me alonguei. Sei que não tenho a verdade toda pois o Espírito de Deus sopra onde quer e quando quer. Quis apenas partilhar.
Abraço
José

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 06 de July de 2006 09:31

Olá. Muito bem vindo. Fez bem em participar. Já há algum tempo que sentia falta da participação de um padre, pelo menos de forma declarada.

Também acho que o padre não é santo e que, por vezes, se exige demais. Os maus que existem, é como tudo: Jesus também tinha um Judas no meio dos seus amigos mais chegados.

O anticlericalismo de que fala acho que está mais relacionado com o facto de a Igreja ter estado um tanto ou quanto fechada nas suas paróquias. As coisas estão a mudar, mas não é fácil. Além disso, essa imagem negativa penso que também está relacionada com o luxo que o Vaticano apresenta. Eu sei que são só obras de arte, mas nem todos sabem isso e, de qualquer forma, a imagem exterior é faustosa, o que não atrai as pessoas que vêem cada vez mais pobres. Na minha opinião, também acho que o Papa deveria sair mais do Vaticano. Nisso João paulo II foi incrível. Penso que também se devia acabar com certas coisas que se fazem no Vaticano e que não transmitem uma boa imagem: é o caso da benção dos Ferrari. Pode benzer-se a marca, mas não era precisa aquela romaria de carros em frente ao Vaticano.

Isto são apenas exemplos. O que quero dizer é que a "classe clerical"- não sei bem que expressão devo usar - devia ter mais cuidado com a imagem que também é essencial na evangelização. Não falo tanto dos padres, mas mais do próprio Vaticano.

No entanto, também acho que os leigos têm a sua quota parte de culpa. A Bíblia é pouco conhecida, vai-se à missa, mas sai-se de lá e esquece-se Deus, têm vergonha de se mostrar cristãos, etc. Todos fazemos asneiras, mas há algumas que sinceramente não deviam acontecer. São demasiado graves.

E, à volta de tudo isto, penso que há vários outros factores que contribuem para esse anticlericalismo: seitas muito unidas que criam muita contra-informação (aqui é notória a falta de conhecimentos dos católicos que se deixam enganar), a comunicação social que fala essencialmente dos podres e não das coisas boas da Igreja, as pessoas que se dizem católicas e que, na prática, nem sabem o que é que isso significa...

Ainda em relação aos leigos, de facto deve ser muito difícil acabar com certas tradições. Que Deus o ajude e a todos que estão com essa missão. Não deve ser fácil nas regiões do interior pelas razões que mencionou e não deve ser fácil nas cidades que vivem cada vez mais viradas para o consumismo ou para práticas esotéricas que são, muitas vezes, muito duvidosas. Felizmente, estou numa paróquia muito dinâmica: a de Odivelas. Temos problmeas, claro, mas conseguimos fazer coisas muito boas, com a graça de Deus, e inclusive temos muitos jovens.

Enfim, o discurso já está longo. Esta é a minha opinião sobre esse anticlericalismo.

mj

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de July de 2006 12:53

Em Junho esteve aqui o Monsenhor dos Açores. Ele pregava a palavra de Deus. A certa altura, pergunta; quem tem terço, mostre o terço. As velhotas mostraram todas o terço já iam a meio do terço. Assim verificou que as pessoas não escutam a homilia, mas rezam o terço:)

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 06 de July de 2006 12:59

Não é fácil acabar com certas tradições. Nem mesmo sendo um padre a dizer que na missa não se reza o terço.

É muito complicado.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 06 de July de 2006 13:04

Então não é?
Mas Maria José, no seguimento do que disse: «a comunicação social que fala essencialmente dos podres e não das coisas boas da Igreja» tenho de expressar o meu total acordo. Existem milhares de padre no mundo, que fazem coisas fantásticas, mas não são notícia. No entanto, ontem falou-se mais que uma vez do padre colombiano que abusou de não sei quantas criancinhas.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 06 de July de 2006 13:11

Podes crer, Diogo. E, regra geral, só falam do caso da Igreja Católica. Muito raramente falam de outras religioes, a não ser o islamismo. Esses coitados têm que levar com o preconceito do fundamentalismo o resto da vida. Os muçulmanos seguem Deus, os fundamentalistas não.

Já agora sou a Maria João.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 06 de July de 2006 13:32

Desculpe, vi mal o nome. Sim, a Igreja Católica (soube há pouco tempo que o DN e os ateus se referem a Ela como ICAR) é o alvo a abater.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 06 de July de 2006 14:24

Pois. Mas contra Deus ninguém pode nada.

Já agora trata-me por tu. sou muito nova.

bjs

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 06 de July de 2006 16:13

E a prova máxima disso é que Cristo cumpriu a sua promessa de que nunca nos deixaria, pois a Igreja dura há 2000 anos.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 06 de July de 2006 17:56

talvez algumas pessoas de idade rezem o terço durante a missa devido a problemas de surdez.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de July de 2006 18:09

Então só vão marcar presença, não precisam de ir à igreja, que rezem em casa:)

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 06 de July de 2006 23:22

Maria João
Ainda bem que disseste ao Diogo que tinhas sid0 tu a dizer...eu fiquei admirada...não me lembrava de o ter escrito. No entanto como concordo, totalmente, com essa afirmação achei que poderia ter sido eu...procurei nas minhas intervenções e nada..até que vi o teu esclarecimento

Camilo
É normal que com duas m j (Maria João e Maria José ) haja enganos.
Há uns tempos escrevi uma coisa e outro do fórum que concordava com o que tinha escrito disse: como disse a Maria João...

Maria João
Temos de nos habituar a que troquem os nossos nomes...que importância tem?
Claro se não for a insultar-nos... a isso eu não acho nenhuma piada. Mas já te digo que não quero, também, que te insultem a ti.
Adeus mj.

Voltando ao tópico: o padre deve lutar para fazer a Vontade de Deus e não a sua...como todos nós...é fácil dizer...o pior é querer mesmo...

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 07 de July de 2006 09:18

Tb n me importo q troquem o nome. Desde que não me chamem nomes feios. Fora do fórum tanto sou mjg,Maria, Maria João, João,enfim...

Pormenores de nomes.


bjs em Cristo

E, como dizem os meus amigos da paróquia, bom dia com alegria!

Re: Ser padre hoje
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de July de 2006 10:51

Ana Escreveu:

> Então só vão marcar presença, não precisam de ir à igreja, que rezem em casa:)

Não vão só marcar presença. A eucaristia não é feita só de palavras, nem se ora só com as palavras. A missa é feita de palavras, gestos, silencios e tem uma dimensão comunitária.
Para além disso há a Comunhão.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: (IP registado)
Data: 07 de July de 2006 11:16

Ana, eu vou à missa aqui na Holanda. Como não percebo a homilia, costumo levar um livro para ler. Um livro sobre teologia, uma entrevista ao actual Papa... Ou então levo a Bíblia.

Não é só marcar presença, e não é o mesmo que ficar em casa... :)

Página actual: 8 de 13


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.