Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 7 de 13
Re: Ser padre hoje
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 18:47

Ana:

Não é exactamente assim. Tu podes pôr «links» como qualquer outra pessoa de qualquer parte do mundo, Berlengas incluídas. Muitas das minhas mensagens com «links» foram colocadas do mesmo lado do Atlântico que tu.

Mas, se não souberes como se faz para que o link fique «direitinho», basta que depois de copiar um qualquer texto escrevas de onde retiraste o texto. Normalmente o «de onde» corresponde ao que aparece na linha «Address» do Internet Explorer. Basta copy-paste e já está, não custa nada.

Alef

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de May de 2006 18:58

Igreja: Mais um escândalo envolvendo sacerdotes

O fundador da "Congregação dos Legionários de Cristo" vai ter de renunciar ao exercício público do Sacerdócio.

19/05/2006

O mexicano Marcial Maciel, de 86 anos, está a ser investigado por abuso sexual de seminaristas e Bento XVI exigiu que renuncie à actividade pública como sacerdote.

Segundo um comunicado do Vaticano, a Congregação para a Doutrina da Fé decidiu não o submeter a um processo canónico, por ter em conta a sua idade avançada e a sua debilitada saúde.


[www.rr.pt]

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de May de 2006 19:09

Ver o assunto a cima em http:// www.rr.pt em religião

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 19 de May de 2006 21:31

A notícia transcrita pela Ana não é totalmente exacta, uma vez que o «processo» está terminado.

Aqui fica o Comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano.

Alef




Citação:
COMUNICATO DELLA SALA STAMPA DELLA SANTA SEDE


In riferimento a notizie diffuse circa la persona del Fondatore dei Legionari di Cristo, il Rev.do P. Marcial Maciel Degollado, la Sala Stampa della Santa Sede comunica quanto segue:

A partire dal 1998, la Congregazione per la Dottrina della Fede ricevette accuse, già in parte rese pubbliche, contro il Rev.do Marcial Maciel Degollado, fondatore della Congregazione dei Legionari di Cristo, per delitti riservati all’esclusiva competenza del Dicastero. Nel 2002, il Rev.do Maciel pubblicò una dichiarazione per negare le accuse e per esprimere il suo dispiacere per l’offesa recatagli da alcuni ex Legionari di Cristo. Nel 2005, per motivi di età avanzata, il Rev.do Maciel si ritirò dall’ufficio di Superiore Generale della Congregazione dei Legionari di Cristo.

Tutti questi elementi sono stati oggetto di maturo esame da parte della Congregazione per la Dottrina della Fede, e, a norma del Motu Proprio "Sacramentorum sanctitatis tutela" promulgato il 30 aprile 2001 dal Servo di Dio Giovanni Paolo II, l’allora Prefetto della Congregazione per la Dottrina della Fede, Sua Eminenza il Cardinale Joseph Ratzinger, ha autorizzato una investigazione delle accuse. Nel frattempo avvenne la morte di Papa Giovanni Paolo II e l’elezione del Cardinale Ratzinger a nuovo Pontefice.

Dopo aver sottomesso le risultanze dell’investigazione ad attento studio, la Congregazione per la Dottrina della Fede, sotto la guida del nuovo Prefetto, Sua Eminenza il Cardinale William Levada, ha deciso - tenendo conto sia dell’età avanzata del Rev.do Maciel che della sua salute cagionevole - di rinunciare ad un processo canonico e di invitare il Padre ad una vita riservata di preghiera e di penitenza, rinunciando ad ogni ministero pubblico. Il Santo Padre ha approvato queste decisioni.

Indipendentemente dalla persona del Fondatore si riconosce con gratitudine il benemerito apostolato dei Legionari di Cristo e dell’Associazione Regnum Christi.

[00749-01.01] [Testo originale: Italiano]

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 19 de May de 2006 23:37

Desgraçados dos padres. Qualquer coisa que façam, por mais pequena que seja, é logo notícia.

Desta maneira até compreendo porque é que muitas pessoas têm uma ideia errada da Igreja, só ouvem este género de coisas. As coisas boas não se falam e normalmente são comentadas com um "não fazem mais que a sua obrigação".

Re: Ser padre hoje
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 00:10

Faz mais barulho uma arvore a cair que uma floresta inteira a crescer.

Mil padres exemplares não são noticia.

O mau exemplo que um deles dá no outro lado do mundo é profusamente apregoado por todo o lado.

É preciso dar mais atenção aos exemplos edificantes e não aos escandalos.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 00:12

Como em tudo, há bons padres e maus padres. Alguns péssimos e alguns excelentes. Tenho conhecido muitos excelentes, e não me lembro de nenhum péssimo.

Quanto à pedofilia, não é coisa pequena. Devíamos dar graças a Deus dessas notícias serem conhecidas e serem estrondosas. Nisto, acho que Deus escreve direito por linhas tortas. É preciso saber ver as oportunidades que se abrem. De limpeza, de reflexão, de mudança para melhor.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 00:13

Camilo, mas um padre bom não deve mesmo ser notícia. Um padre bom é aquilo que se devia esperar. Logo, não é novidade. É natural. :)

Re: Ser padre hoje
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 00:36

O que não é natural é que sendo muitos bons e poucos maus a ideia que passa das parangonas dos jornais não difera muito da de uma associação de malfeitores.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 00:46

Camilo, e menos normal ainda é não conseguirmos fazer passar a mensagem.
Nós não precisamos (tanto) de marketing, precisamos de dar o exemplo!

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 01:45

Camilo

O que costumas ver na TV. ou em Jornais? Geralmente são sempre as notícias más. E alem disso o padre é para ser exemplo. Assim como uma mãe é para ser exemplo ou um pai, claro!!! Ou um professor à frente de uma classe de aula, se ele não é exemplo, o que aprendem os alunos?

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 15:38

Em Portugal devemos ler as notícias como se fosse uma telenovela.
É assim que se processa, quer seja de «fogos», «pedófilos», «polícias e ladrões» e de «padres». Para os jornais o que interessa é vender, vender, vender o papel. Os jornalistas fazem assim porque têm a lei do lado deles e os consumidores vão no seu engodo.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 16:15

E os leitores seguem e é um ai Jesus, a verem o Diabo em tudo. Não sabendo apreciar a beleza da vida.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 16:52

Lisboa: "Imagens do religioso na comunicação social"

Imagens do religioso na comunicação social é o tema de hoje das conferências de Maio organizadas pelo Centro de Reflexão Cristã.

17/05/2006

Esther Mucznik
Uma das participantes é Esther Mucznik, da comunidade judaica em Lisboa.

Esta responsável acusa a comunicação social de um certo desinteresse em relação ao fenómeno religioso, dando mais destaque a notícias relacionadas com escândalos.

Mas Esther Mucznik atribui parte da culpa aos agentes religiosos.

A conferência "Imagens do Religioso na Comunicação Social" começa esta noite no Centro de Estudos da Ordem do Carmo.

[www.rr.pt]

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 21:58

Ana,
Experimenta este link que parece igual ao teu:
[www.rr.pt]
Quando leste (ou ouviste a noticia) poderias copiar o link para aqui, assim como copiaste a noticia.
O link seria:
http://www.rr.pt/noticia.asp?idnoticia=165468
Ora vai lá e vê na linha onde se escrevem os links que está lá escrito este link. É só copiá-lo para aqui com «Copy» e «Past» ("copiar" e "colar", em português)

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 20/05/2006 22:00 por Manuel Pires.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de May de 2006 02:27


Re: Ser padre hoje
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 21 de May de 2006 15:54

Ana, parabéns!
Passaste no teu exame da 1ª classe.
Agora tenta um passo mais: 2ª classe.
Tenta ir logo directamente para a página em questão.

Se escrevesses:
http://www.legionariesofchrist.org/Intro_LC_Por.html
O link também apareceria visualizado da mesma forma mas iria logo para a página em português.
[www.legionariesofchrist.org]

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 21/05/2006 15:55 por Manuel Pires.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de May de 2006 15:56

Obrigada ao meu professor:)))

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 02 de June de 2006 22:58

Acho que há um aspecto que vale a pena reforçar.
Esse aspecto é: um padre deve ser um homem de oração.
Sabemos como é perigoso o activismo...Ser activo é uma coisa...cair no activismo é, em minha opinião, esquecer os objectivos que movem o actuar.
É fácil isso acontecer em qualquer situação. Embrenharmo-nos de tal modo que se esqueça a razão do fazer, o realmente importante.
Penso que os padres, com as múltiplas solicitações, correm esse perigo --o do activismo...

Por isso vou colocar aqui a prece de um pároco. Não a vou apresentar na integralmente mas, o suficiente para reflectirmos, mais um pouco.

Aqui vai:

"Ó Maria, (...) acolhe a humilde oferta de mim mesmo, para que na minha missão pastoral possa anunciar a infinita misericórdia do Sumo e Eterno Sacerdote:
ó "Mãe de Misericórdia".
(...)Introduz a minha vida sacerdotal no mistério inefável
da tua divina maternidade,
ó Santa Mãe de Deus dá-me força nas horas obscuras da vida,
ergue-me na fadiga do meu ministério,que me foi confiado por teu Jesus,
para que (...) eu possa cumpri-lo, com fidelidade e amor. (...) que eu possa conduzi-lo sempre com sentimentos de paciência, de doçura,de firmeza e amor,
na predileção pelos doentes,pelos pequenos, pelos pobres, pelos pecadores
,
ó "Mãe Auxiliadora do Povo cristão".
(...) da tua proximidade maternal em todos os momentos da minha vida,
(....) concede-me, ó Mãe,que na celebração da Eucaristia,centro e fonte do ministério sacerdotal,possa viver a minha proximidade a Jesus na tua proximidade materna,
(...)
Amém!"

Não acham que nesta oração está compendiado muito do que é ser padre. Não esgosta mas...Vê-se a oração e as preocupações e ocupações.

Re: Ser padre hoje
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 03 de June de 2006 17:30

Então concluo que uma das razões de as coisas correrem mal é o facto de as orações serem dirigidas a uma tal Maria que se faz passar por Mãe de Deus, como se fosse a mãe de Jesus.
Não seria melhor dirigirem as orações ao Nosso Pai do Céu como Jesus ensinou ?!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Página actual: 7 de 13


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.