Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4
Re: manipulações jornalisticas
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 08 de February de 2006 11:48

É óbvio que tens razão: há um hornalismo de causas que, de facto, não é particularmente imparcial... Os critérios editoriais deviam tomar atenção a isso, porque um jornal que é vendido como imparcial deve ter isso em conta... A menos que tome uma posição pública. Esse caso é evidente, não direi de manipulação, mas precisamente de um jornalismo de causas... e só retira credibilidade à questão. O que não significa que o Clube Safo ou outra instituição qualquer não possa ser alvo de notícia...

Quanto ao facto de as coisas estarem a ser preparadas há muito, tambem acho natural e resulta de uma convicção de injustiça e descriminação: e os homossexuais lutam com as armas que têm, como o fizeram as feministas no início do século, os negros nos EUA nos anos 60 ou os abolicionistas no século XIX - criam casos para obrigar à reflexão e à mudança, porque consideram que a sociedade é demasiado lenta... Nem sempre os métodos são legítimos... mas acho bem que lutem e não vejo que este caso do casamento, em termos puramente de intervenção na sociedade, seja muito diferente dos soutiens queimados...

Abraço fraterno

Miguel

Re: manipulações jornalisticas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 08 de February de 2006 12:13

na noticia original do expresso existia uma adulteração dos dados, uma mentira clara.

Esta ultima "noticia" é aceitavel mas a mentira inicial é reprovavel.

Também é reprovavel que para se promover uma causa se recorra à mentira.

Re: manipulações jornalisticas
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 08 de February de 2006 12:32

Claro que é!!!! 100% de acordo... Nada pode assentar sobre uma deturpação da realidade... De acordo... eu estava apenas a referir-me a estas últimas notícias.

Re: manipulações jornalisticas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 25 de May de 2007 10:56

lá vou eu perder tempo com os disparates dos jornalistas. Desta vez não me parecem manipulações mas apenas uma confrangedora dificuldade para compreender dados estatisticos.

A analise dos media sobre os dados publicados pelo INE sobre as familias portuguesas é de colocar os cabelos em pé a um careca.

Não vi os dados do INE mas a Rita publicou aqui uma noticia do Publico que é suficiente para perceber a origem dos disparates.


No ano passado, ainda segundo os dados do INE, a percentagem de agregados constituídos por um casal com filhos desceu abaixo dos 50 por cento: representavam 46,8 por cento, quase empatando com os 46,6 por cento contabilizados pelos agregados familiares de uma pessoa só, casais sem filhos e agregados monoparentais. Estes três últimos têm vindo a subir; o primeiro tem estado a descer.


é absurdo que alguem conclua daqui, como fez a TSF citada pelo rmcf que:

Quase 60 por cento dos casais portugueses não tem filhos actualmente e 24 por cento apenas conta com uma criança, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), segundo os quais há 25 anos que as gerações não se substituem em Portugal.


Os agregados sem filhos são constituidos por:
solteiros ainda sem filhos a viverem sós
casais cujos filhos já adultos sairam de casa
viuvas e viuvos que vivem sós
divorciados a viverem sós
familias monoparentais maioritariamente compostas por mãe e um ou mais filhos
etc
etc

basta um pequeno exercicio para perceber o tamanho do disparate da noticia da TSF.
Se 60% dos casais não tivessem filhos e 24% tivessem apenas um filho então quantos teriam de ter os restantes para assegurar a taxa de natalidade que temos atendendo a que a maior parte das crianças continua a nascer dentro do casamento (e das restantes em casais que vivem em união de facto)?

a taxa de natalidade actual é aproximadamente de 1,3 - 1,4 filhos por mulher (se a memoria não me falha) então os restantes 16 % das mulheres teriam de ter uma média (1,3-0,24)/0,16 = 6,6 filhos por mulher

realmente é o que vemos todos os dias.
Enfim, isto não é manipulação, é a dificuldade nacional em lidar com os numeros que tambem atinge os jornalistas.

Uma ultima nota. Não é pelo facto de os casais com filhos representarem menos de metade dos agregados que representam menos de metade da população. Os agregados familiares em que vivem filhos (e por vezes tambem os avós) são agregados familiares maiores e por isso a grande maioria da população vive nesses agregados familiares. A dimensão media dos agregados familiares portugueses, da ultima vez que vi os dados, era pouco superior a 3 pessoas por agregado.

Re: manipulações jornalisticas
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 25 de May de 2007 11:05

Tás baralhado:


"
Citação:
S
Os agregados sem filhos são constituidos por:
familias monoparentais maioritariamente compostas por mãe e um ou mais filhos"

Estas famílias fazem parte dos agregado familiares com filhos ao contrário do que escreveste.


De facto, as estatísticas demográficas apontam claramente duas tendências:

1 - Há cada vez mais casais formalmente casados sem filhos.
60%.
2 - Há cada vez mais crianças a nasceram fora do contexto de casamento.

3 - Há cada vez mais unidades familiares sem crianças, onde se incluem os casais de idosos, as pessoas que vivem sós E OS CASAIS JOVENS.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 25/05/2007 11:12 por catolicapraticante.

Re: manipulações jornalisticas
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 25 de May de 2007 11:25

Tendências demográficas:


Menos casamentos e mais tardios
No período entre 1994 e 2005, a taxa de nupcialidade3 diminuiu de 6,6 casamentos por mil habitantes em 1994para 4,6 em 2005, valor ligeiramente abaixo da média da UE25, para o mesmo ano (4,8‰).
Para além da redução do número de casamentos assistiu-se ao retardar da idade ao primeiro casamento,alterando-se de 26,7 anos nos homens ede 24,8 anos nas mulheres, em 1994, para os 28,9 anos e 27,3 anos, Respectivamente, em 2005.

Aumentaram os divórcios
Paralelamente assistiu-se ao aumento dataxa de divorcialidade, cujo valor passoude 1,4 divórcios por mil habitantes para 2,1 entre 1994 e 2005. O valor para Portugal ultrapassou em uma décima a média da UE25, que em 2005 registou uma taxa de 2,0 divórcios por mil habitantes.

As mulheres têm menos filhos e mais tarde
O Índice Sintético de Fecundidade5 manteve-se entre 1994 e 2005 em 1,4 crianças por mulher, ligeiramente abaixo da média da UE25 (1,5). Simultaneamente, a idade média ao nascimento do primeiro filho passou de 25,4 para 27,8 anos, no mesmo período.

A população portuguesa está a envelhecer ( o que é uma boa notícia)
Em Portugal, entre 1994 e 2005, a esperança média de vida à nascença aumentou 3,0 anos nos homens e 2,4 anos nas mulheres, situando-se em 2005 nos 74,9 anos e 81,4 anos, respectivamente.
A conjugação da descida dos valores da fecundidade com o aumento da esperança de vida conduziu a que, entre 1994 e 2005, o Índice de Envelhecimento tenha aumentado de cerca de 82 para cerca de 110 idosos por cada 100 jovens."

Fonte- INE

católica praticante

Re: manipulações jornalisticas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 25 de May de 2007 23:00

sim, devia ter dito que os agregados que não são constituidos por casais com filhos incluem "familias monoparentais maioritariamente compostas por mãe e um ou mais filhos"


quanto ao facto da CP insistir na dilerante conclusão de que 60% dos casais não têm filhos isso é problema seu. Uma vez que o INE nos seus dados de 2005 (ultimos disponiveis) indica que 70% dos nascimentos em Portugal ocorrem dentro do casamento é realmente notavel que 60% dos casais formalmente casados não tenham filhos. Os que têm filhos devem ter rebanhos deles.

Claro que os muitos casais jovens não têm filhos, a familia é insuficientemente apoiada.

Re: manipulações jornalisticas
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 26 de May de 2007 00:11

Sim, o Seven confundiu-se. As famílias monoparentais, tal como os casais em união de facto, são famílias.


.
O facto de 70%dos nascimentos ocorrerem dentro do casamento casais não significa que 70% dos casais têm filhos. É uma leitura muito grosseira dos dados.


De facto, segudno os dados do INE relativos a 2006, os casais
com filhos (com ou sem outros parentes), representam apenas 46,8% do total de agregados familiares .


Quantoa ao facto de haver cada vez mais casais sem filhos, pouco tem a ver com o apoio dado ao nascimento de crianças, mas a uma opção pessoal que resulta do facto da conjugalidade não coincidir com a parentalidade.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 26/05/2007 00:11 por catolicapraticante.

Re: manipulações jornalisticas
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 26 de May de 2007 22:05

Mas qual seven??? Eu disse alguma coisa? Ando-te a baralhar a psice. Já vÊs o meu nick em todó lado!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: manipulações jornalisticas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 27 de May de 2007 09:33

mas quem disse que 70% dos casais têm filhos? Aonde alguem tira semelhante conclusão daquilo que eu disse?

Creio até que são significativamente mais mas não disponho de dados concretos sobre isso.

Eu neste momento apenas quis deixar bem claro que é absurdo afirmar-se que quase 60% dos casais não têm filhos com base nos dados do INE que afirmam que os casais com filhos (com ou sem outros parentes), representam apenas 46,8% do total de agregados familiares .

mostra incapacidade para analise de dados ou pelo menos uma enorme falta de cuidado na preparação daquilo que se publica.

Re: manipulações jornalisticas
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 27 de May de 2007 09:40

Citação:
"mas quem disse que 70% dos casais têm filhos? "

Nem eu escrevi que disseste.


"não disponho de dados concretos sobre isso".

Estão aqui.

católica praticante

Re: manipulações jornalisticas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 27 de May de 2007 09:55

A CP insinuou que eu teria dito isso.
Sim, os dados sobre a percentagemd e casais formalmente casados com filhos está no Instituto nacional de estatistica. Mas duvido muito que seja de 70%. O INE dispoem dos dados mas nunca os procurei e nem a CP os mostrou. Não se pode dizer que sejam de 60, 70, 80 ou 90%.

Re: manipulações jornalisticas
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 27 de May de 2007 10:05

Camilo, não insinuei nada. Afirmei que as interpretações grosseiras são de evitar. As ideias persecutórias estão só na tua cabeça.

católica praticante

Re: manipulações jornalisticas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de August de 2007 21:08

foi aqui que eu refutei os disparates divulgados na comunicação social sobre a estrutura familiar dos portugueses. Se querem refuta-los refutem-nos aqui.

Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.