Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
A árvore de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 16:58


Que significado tem para si a árvore do Natal?

Concorda com as luzes, presentes, etc.

Re: A árvore de Natal
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 21:14

Ana
Para mim é "sacramento " ( note que não digo sacramento de fé ) , pois faço um ritual para montá-la junto com o presépio e isso me remete ao Senhor .
Não uma árvore qualquer , ela me comunica Jesus , sua chegada ao mundo , etc...e mais ainda ela é sacramento que me remete á infância, as ceias em família, aos primos , aos avós falecidos , tudo cheira e respira memórias de festa , de confraternização ...
Definitivamente para mim não é uma árvore qualquer, ela não é uma coisa , um objeto, ela fala muito , e fico parada a observando com suas luzes á piscar e recordando com o coração aberto .....
chris

Re: A árvore de Natal
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 03 de December de 2005 00:46

Em casa dos meus pais, quando eu a minha irmã ainda lá vivíamos durante todo o ano, fazíamos árvore de natal e presépio…tudo cheio de ritual…principalmente, aquele de desempacotar e empacotar de novo!!!!! Sempre envolto de tropelias e de “tá tudo mal volta a fazer de novo”, ou “olha, a árvore tá a cair”!!!!

Actualmente, onde resido faço num presépio, muito especial….é imagem da Nossa Senhora, do Menino Jesus e São José…tudo numa peça só!!!! Portanto é só tirar da caixa e depois voltar a guardar…claro que há o cuidado de arranjar o sitio onde vai ficar.

Em casa dos meus pais a coisa é um pouco diferente, a minha mãe resolveu coleccionar presépios,…pelo que durante o ano tudo há sempre umas peças por aqui e por ali. O que alias tem imensa piada, pois podemos visualizar sempre os elementos natalícios a qualquer altura do ano.

Acho que isso faz sentido, pois devemos lembrar o nascimento de Jesus todos os dias e não só no dia 25 de Dezembro.

Re: A árvore de Natal
Escrito por: (IP registado)
Data: 06 de December de 2005 09:28

Em minha casa vou colocar hoje um presépio. Em casa dos meus pais também fazemos sempre um. Árvore de Natal já não, pois entendemos essa tradição como não sendo muito portuguesa (isso e Pais Natais). Penso que teremos de mudar quando houver bebés, hehe.

Re: A árvore de Natal
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de December de 2005 17:55

Zè - cá em casa é tudo ao contrário. A árvore d e Natal, é obrigatória e, como todos os anos lá estive a decorar o pinheiro com ajuda dos mais novos. ESte ano arranjámos um decoração diferente, para variar.
O presépio aina está embrulhado á espera de melhores dias. Se não fosse este belíssimo frio e a neve ao fim de semana nem parecia natal.Felizmentee ste ano a agen d efestas de natal aliviou.

A partir dos 11 ou 12 anos já ninguém liga á arvore nem ao presépio. Querem é os presentes. Acho que é uma doença este consumismos todod.
Que tal um natal sem prendas?

Re: A árvore de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de December de 2005 19:03



A minha filhota linda:) já enfeitou a árvore e este ano fez-me gastar dinheiro com bolas doiradas e cor de vinho e ainda mais fitas cor de vinho e doiradas também. O que tinha para decorar a árvore deu-o a uma família que chegou recentemente ao Canadá. Mas também colocou o presépio e anjos luminosos, ela adora anjos...

Pc
Quanto a presentes; só dou à família da casa e a algumas pessoas mais carênciadas. O valor não vai ser muito, vou fazer bolos de várias qualidades e oferece-los a pessoas que não os sabem fazer e que precisam.
Quando ofereço bolos, já ouvi estas respostas:

1. São os únicos bolos que tenho para dia de Natal.
2. Prefiro estes bolos, do que se fosse uma boa prenda.

E se alguém fizesse por aí bolos e os oferecesse a essas velhinhas que não têm nada para dia de Natal???

Re: A árvore de Natal
Escrito por: (IP registado)
Data: 07 de December de 2005 09:43

Ana,

gosto muito de ver a forma como sentes a tua comunidade, é muito bonito. :)
Ah, e deves ser boa cozinheira! ;)

Re: A árvore de Natal
Escrito por: Anam (IP registado)
Data: 07 de December de 2005 12:03

Nós já montámos e decorámos a árvore de Natal...em Novembro!
A minha Sara adora ver as luzes de Natal nas ruas, mas não lige especialmente à árvore de Natal.
Já ao Presépio, ela acha muita piada, mas adivinhem para quê? Certo! Para brincar com as figuras que são de porcelana - admito que sou um cadito parvinha em ter peças de porcelana perto de uma criança de 27 meses...

Re: A árvore de Natal
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 07 de December de 2005 14:39

Costumo fazer velas decorativas e dá-las aos mais próximos.
Gosto dessas velas cheirosas e bonitas e peço para acendê-las na noite de Natal ...
chris

Re: A árvore de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de December de 2005 16:52

Chris

Também tenho e gosto de velas de cheiro, mas compro-as, não as sei fazer:) Na sala onde tenho a árvore, tenho uma vela grossa cor de vinho, com cheiro a cranberry, gosto desse cheiro.
Qual o cheiro das tuas?
Eu em outra sala tenho outra vela branca com dourado em feitio de árvore de Natal e com cheiro a baunilha. Mas é tão bonita, que vou ter pena de a acender:)))

Re: A árvore de Natal
Escrito por: (IP registado)
Data: 07 de December de 2005 17:18

Já agora, quanto aos presentes, eu dou apenas aos familiares directos (pai, mãe, irmão). A outros familiares ou a amigos, apenas se encontrar algo que lhes queira mesmo muito dar. Dá-me muito prazer dar as prendas que dou. Na minha família (em sentido lato) já há muito combinámos ter um esquema do género de cada um receber uma prenda de toda a família. Isto do lado da minha mãe (assim, recebo um total de 3 prendas: pais, mano+cunhada e resto da família). Acho que já são muitas, mas confesso que gosto muito de as receber.
Na família do lado do meu pai é um abuso. É do género de cada um dar uma prenda a cada qual... Sinceramente, não tem piada nenhuma para ninguém, mas eles querem assim...

E esqueci-me de dizer! No meu gabinete, eu e o meu colega temos uma árvore de Natal pequenina, para dar ambiente.

Re: A árvore de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de December de 2005 20:05

Árvore de Natal




A árvore é o símbolo da vida, por isso nós a enfeitamos para receber a verdadeira vida: O Cristo. E assim como o pinheiro é sempre verde, está sempre manifestando e comunicando a vida, em qualquer lugar, em qualquer situação, assim é Jesus, sempre e em todo lugar Ele é para nós Vida.


As bolas coloridas que adornam o pinheiro, querem significar os frutos daquela árvore viva que é Jesus. As bolas são os dons maravilhosos que o nascimento de Jesus nos trouxe, são as boas acções daqueles que vivem em Jesus, como Jesus.

Jesus nos ensina o amor, o perdão, a verdade, a oração, a fé, a esperança, a compreensão, a docilidade à vontade do Pai...


Todas essas são atitudes de verdade, são boas acções, são como os frutos de nossa vida. Os que estão unidos a Jesus produzem também esses frutos.


Re: A árvore de Natal
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 08 de December de 2005 00:20

gen 3, 22

O SENHOR Deus disse: «Eis que o homem, quanto ao conhecimento do bem e do mal, se tornou como um de nós. Agora é preciso que ele não estenda a mão para se apoderar também do fruto da árvore da Vida e, comendo dele, viva para sempre.»

Jo 6, 51

Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo.»


Para mim o pinheiro simboliza Jesus Cristo, a árvore da vida que nos permite viver para sempre. Jesus indicou-nos o caminho do Céu. O pinheiro na sua forma aponta para o Céu.
Os ensinamentos de Jesus são sempre novos, o pinheiro é uma arvore perene com folhas sempre verdes, sempre novas.
O pinheiro é iluminado para lembrar que Jesus é a verdadeira Luz. As luzes são de multiplas cores para nos lembrar que são muitos e variados os dons que Jesus nos envia pelo Espirito Santo.
O pinheiro tem sinos que nos lembram a igreja para nos lembrar que não estamos isolados mas pertencemos a uma comunidade fraternal.
E tem bolas coloridas para nos lembrar que só devemos dar fruto, mas só o daremos se estivermos como as bolas coloridas do pinheiro unidos a Jesus Cristo.
As bolas e os sinos são de varias cores para que possamos sendo diferentes essa diferença serve para dar mais cor, alegria, mais vida e beleza ao pinheiro. O pinheiro com esses sinos e bolas pode ser comparado ao Corpo Mistico de Cristo, pois também os cristãos devem permanecer unidos a Jesus Cristo assim como as bolas e sinos permanecem sobre o pinheiro.

Re: A árvore de Natal
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 09 de December de 2005 20:37

É simples fazê-las , depois que comprou as formas de aluminio ....
Tenho algumas essências , vários cheiros ...
Adorei as explicações sobre a árvore, vou usar na catequese -)
chris

Re: A árvore de Natal
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 09 de December de 2005 22:19

Bem, eu tenho uma opinião ligeiramente diferente da vossa. Acontece...

Para mim a árvore de Natal representa apenas a tradição: era assim na casa dos meus pais, e continuou a ser na nossa casa. Tenho que admitir que continua a haver árvore de Natal cá em casa porque a Susete manteve essa tradição e, todos os anos, pelo início de Dezembro, sempre montou e decorou a árvore de Natal. Para mim, não consigo ver um pinheiro de peças de plástico Made in China a representar a árvore da vida ou a simbolizar Jesus Cristo. E também não consigo comprar um pinheiro verdadeiro pois não seria de todo ecológico.

Este ano é mais engraçado pois a Madalena fica muito contente ao ver as luzes de Natal. As luzes ajudam a criar o ambiente de festa apropriado à quadra que vivemos.

Para além disso, aqui na nossa rua é tradição efeitarem-se as janelas e varandas e ao cair da noite parece uma autêntica discoteca cheia de luzes a piscar. Acho que nos habituamos a colocar mais luzes para fora de casa do que propriamente para dentro. O que me parece bem pois esta alegria de ver o Salvador nascer é para ser partilhada com os outros.

O presépio é ligeiramente diferente: faço questão que exista, mas que seja simples. Tem apenas Maria e José e o local para colocar o menino, que completa o presépio apenas dia 25. Para além disso, temos as velas do Advento.

Luís Gonzaga

Re: A árvore de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de December de 2005 14:36

Luis

Eu este ano comprei novos ornamentos para a árvore, mas não vi se eram Made in China:) já deitei as caixas fora, mas hoje vou ao mesmo centro comercial e a ver se me lembro de ver isso:))Os chineses devem andar contentes é tudo Made in China. Eu quando vejo aqui alguma coisa Made in Portugal fico feliz:)) Mas só cá tenho visto os galitos de Barcelos....ehhehehe. Agora estamos a ver muita coisa feita no Brasil, sapatos em pele 30 dólares, baratos:)comprei um par bem giros e modernos.

Chris...Por quanto compras uns sapatos aí no Brasil? Para nós termos no Canadá sapatos vindos do Brasil a 30 dólares, possivelmente aí compram-se a 15 dólares?

Re: A árvore de Natal
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de December de 2005 11:05

Para reflectir esta semana:

"Acho que nos habituamos a colocar mais luzes para fora de casa do que propriamente para dentro. "

Re: A árvore de Natal
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 13 de December de 2005 13:38

efectivamente eu tenho andado a meditar nesta frase. faz-me muito sentido.

é pena que o acender das luzes nas autarquias sejam tão mediatizados e tão caros, quando deveria ser espiritual.

Mas cada um deveria partilhar mais a sua luz interior.

obrigada Luis.

Re: A árvore de Natal
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 19 de December de 2005 00:27

Acho engraçada a árvore de Natal, porque é uma caixinha de surpresas, é tradição e há muitas pessoas que montam o presépio mm n sendo cristãs...o que não deixa de ser interessante!.-p Este ano a minha árvore de Natal não vai ter presépio...tenho um terrorista (meu afilhado) que tem quase 11 meses e mexe em tudo!.-p

Re: A árvore de Natal
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 06 de December de 2006 17:20

Preciso urgente de uma dinâmica com adultos tema natal ...
sugestões são bem vindas
chris

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.