Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Humildade
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 17 de November de 2005 20:07

«A humildade é uma virtude incontestável, que anda meio esquecida, mas se faz sempre mais necessária. O cristianismo fez dela uma das mais importantes virtudes, condição mesma para viver sua proposta. Pois para reconhecer a majestade e a infinitude de Deus e reconhecer-se criatura finita, pobre e limitada, é preciso ser humilde, ou seja, ter noção exata da própria envergadura e dos próprios condicionamentos.

(...)

Uma pessoa humilde é malvista em nossa sociedade. Dela diz-se que não tem ambição nem garra, é fraca de personalidade, que não sabe se impor. Mais: é tida como boba, idiota, que não sabe aproveitar as oportunidades e chances que a vida lhe dá e se deixa ultrapassar pelos outros. Não se apega às conquistas conseguidas, não se agarra ao prestígio e ao poder dela emanados, mas deles se afasta, deixando o caminho livre para os adversários e concorrentes.»


Maria Clara Lucchetti Bingemer
teóloga, professora e decana do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio

links para o texto integral: [url= [www.adital.com.br]]Adital[/url]
blog - a minha fé

*****


O que é que vocês acham destas palavras da teologa Maria Bingemer...? Acham que têm sentido...? Acham que qualifica a actual sociedade em que estamos inseridos...?

O que é para vocês a humildade...? O que significa para cada um de nós ser humilde...? Prometo também apresentar a minha reflexão sobre este tema, mas quis primeiro apresenta-lo a vocês, para todos juntos o podermos comentar.

Uma coisa posso já dizer: por vezes aqui no forum a falar com vocês eu reconheço que não sou muito humilde, talvez porque sinto que se o for a minha opinião não é tão ouvida. Eu sei que estou errado e que vocês me leem independentemente do meu tipo de discurso (acho eu... ;o), mas como também vocês devem saber por vezes temos dificuldades em ser humildes... Eu reconheço-o... e não só aqui para o forum, mas em algumas situações na minha vida pessoal e profissional...

Talvez por sentir que por vezes poderia ser mais humilde é que senti a necessidade de criar este tópico, para juntos podermos falar sobre a humildade e a presença desta virtude nas nossas vidas e na nossa sociedade...

um abraço fraterno

Miguel Dias

Re: Humildade
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 17 de November de 2005 20:11

Qual a diferença entre humildade e vitimização ou automenorização?

Humilde e assertividade são compatíveis?

Re: Humildade
Escrito por: (IP registado)
Data: 18 de November de 2005 00:47

Não gosto das palavras dessa teóloga, da forma como as entendi.

A virtude da humildade não é humilhação nem automenorização. É humilde quem procura ter-se na conta certa, nem mais, nem menos. Se é preciso ter humildade para reconhecer os nossos defeitos, para muitos de nós não é preciso menos para reconhecer as nossas virtudes. Até porque com estas vêm responsabilidades.

A humildade como automenorização (gostei desta tua palavra, catolicapraticante) parece-me até ser uma forma de pecado. Somos filhos de Deus, e como tal o nosso valor é infinito. Somos chamados a uma missão. Podemos não ser nada comparados com Deus (o que é n quando comparado com o infinito), mas somos objectos do Amor Divino! Como tal, cada um de nós possui uma importância infinita.

Eu traduzo a humildade como auto-conhecimento e como não ostentação. É humilde quem sabe estar no seu lugar, sem se pôr em bicos de pés nem se pôr de cócoras.

O que não gostei de ler foi "Dela diz-se que não tem ambição nem garra, é fraca de personalidade, que não sabe se impor. Mais: é tida como boba, idiota, que não sabe aproveitar as oportunidades e chances que a vida lhe dá e se deixa ultrapassar pelos outros. Não se apega às conquistas conseguidas, não se agarra ao prestígio e ao poder dela emanados, mas deles se afasta, deixando o caminho livre para os adversários e concorrentes". Eu acho que uma pessoa verdadeiramente humilde será vista como um espírito livre. De resto, como dizia um amigo meu profundamente conhecedor da Doutrina Cristã, somos cristãos, não somos parvos. Mais, como é próprio de um cristão dedicar-se ao trabalho, quando muito poderá parecer uma pessoa íntegra e trabalhadora que subiu a pulso. E a sociedade ainda admira isso. Agora se por pessoa humilde se entender aquela que anda de cabeça baixa por não ser digna de erguer os olhos, parece-me uma noção errada.

Quanto à humildade na participação deste fórum, falarei por mim. Sei que não sou de todo ignorante, e não apresento as minhas opiniões como se fossem desprovidas de valor. Porém, estou disposto a ouvir os outros e repensar aquilo que penso. Julgo que é humildade suficiente. Se não fôr, confio que terão a caridade de me corrigir. :)

Re: Humildade
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de November de 2005 16:00

Gostei, Miguel. Sobretudo da relação entre humildade e liberdade interior... Eu, que não sou especialmente humilde gostei da tua reflexão...

Re: Humildade
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 18 de November de 2005 18:13

O humilde reconhece o seu nada, tem noção que tudo que faz e conquista é em Cristo.
Sabe que o que diz é por Cristo e não por vã vaidade, não procura reconhecimento e aplausos , pois só Cristo merece o louvor.

Anda de cabeça em pé , pois sabe sua dignidade de filho de Deus.
Não menospreza ninquém e dá ouvidos á todos com paciência.
Seu EGO está sobre controle e não duvida de que deve estar vigilante para mantê-lo sobre controle.Sabe que seu Tesouro não está nas coisas passageiras e não espera nada de Deus em troca de sua oferta ...

A perfeição da Humildade é querer ser o mais pobre entre todos....
chris

Re: Humildade
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 18 de November de 2005 21:30

Possivelmente a culpa é minha Zé, porque apresentei um texto truncado. Se seguires o link "adital" tens acesso ao texto todo.

A razão pela qual apresentei o texto truncado foi para mostrar, na minha prespectiva, a visão cristã da humildade e a visão da nossa sociedade da humildade, mas confesso que se calhar não foi uma boa opção.

«A humildade é uma virtude incontestável, que anda meio esquecida, mas se faz sempre mais necessária. O cristianismo fez dela uma das mais importantes virtudes, condição mesma para viver sua proposta.»

Em relação a este paragrafo, eu não podia estar mais de acordo. A humildade é a condição necessária para viver a proposta do cristianismo. Jesus foi uma referência para a defenição de humildade. A forma como ele humildemente encarou o seu sacrificio por amor aos outros é notável.

Seguirmos a proposta que Jesus nos trouxe significa não julgarmos os outros, amarmos o próximo, realizarmos a mítica expressão "dar a outra face"... O facto de a mensagem de Cristo nos obrigar a ficarmos todos em pé de igualdade face a Deus, independentemente do nosso cargo profissional ou religioso, o facto de nos obrigar a comungar como iguais a mesma ceia, implica obrigarmo-nos a ser humildes perante o próximo. A mensagem de Jesus é uma mensagem de amor, de igualdade, atingível a partir da humildade.

Pegando na frase que escrevi aqui às uns dias atrás sobre a caridade ("Caridade não é só saber dar, mas também saber receber!") podemos preceber quanto é importante ser humilde. Porque é preciso dar com humildade para não ofender quem recebe, mas também saber receber com humildade para não ofender quem oferece... É preciso ser humilde para, em face de agressão, oferecer a outra face. A reacção natural/instintiva é tentarmos responder à letra ou pior à agressão sofrida. Por isso é que a humildade é uma virtude tão dificil para um ser humano: porque não é natural ou instintiva.

«Pois para reconhecer a majestade e a infinitude de Deus e reconhecer-se criatura finita, pobre e limitada, é preciso ser humilde, ou seja, ter noção exata da própria envergadura e dos próprios condicionamentos.»

Claro que para ser humilde não o posso ser só em face do próximo. Para ser um verdadeiro cristão tenho de reconhecer a minha finitude face ao Amor infinito, à misericordia infinita, face ao perdão infinito de Deus. Tenho também de ser humilde para reconhecer as minhas imperfeições e defeitos. No fundo tenho de ser humilde para me conhecer. Só me conhecendo sou capaz de me aproximar mais de Deus.

O relacionamento entre o homem e Deus é um relacionamento humilde. Tenho de ter humildade porque Deus é infinito e não porque Deus me sub-valoriza. O facto de Deus me considerar seu filho enche-me de humildade, pois sei que durante toda a minha vida nunca chegarei a ser como o meu Pai, embora essa seja a minha meta. Claro que a minha meta não é atingir a Perfeição divina, mas conseguir viver a mensagem e a aliança que Deus vez com os homens através do sacrificio de Jesus.

Na minha relação pessoal com Deus evito pedir-lhe graças ou algo especial. Prefiro ser humilde e esperar que Deus, que é Omnipresente e Omnissapiente, me ache digno de atenção. Porque da minha parte Ele sabe que eu estou sempre aqui, com Ele. Deus sabe que eu não preciso de manifestações ou graças para lhe dar a minha devoção, carinho e amor. Eu amo Deus não por medo, nem por O considerar uma entidade superior a mim, mas porque me sinto amado por Ele. E felizmente, eu não preciso de graças para O amar, porque acho que o facto de Deus me considerar seu filho e de há 2000 anos ter sacrificado outro Seu Filho por mim, o suficiente para eu o amar.

Perante Deus eu prostu-me, não por não me achar digno, mas por só conseguir ser humilde face a tanto Amor.

«Uma pessoa humilde é malvista em nossa sociedade. Dela diz-se que não tem ambição nem garra, é fraca de personalidade, que não sabe se impor. Mais: é tida como boba, idiota, que não sabe aproveitar as oportunidades e chances que a vida lhe dá e se deixa ultrapassar pelos outros. Não se apega às conquistas conseguidas, não se agarra ao prestígio e ao poder dela emanados, mas deles se afasta, deixando o caminho livre para os adversários e concorrentes.»

Aqui não podia concordar mais com a teologa Maria Bingemer. Pela simples razão de que na actual sociedade a humildade é vista como um sinal de fraqueza. A teologa não está a criticar a humildade enquanto virtude ou caminho de vida, mas sim a apresentar a forma como a humildade é vista pela actual sociedade em que nos inserimos.

E se olharmos bem para o nosso lado isto que a teologa diz é a realidade. Pergunto-me porque é que certas pessoas se sujeitam a participar em Big-brothers e 1ª Companhia...? é pelo convivio ou pelo protagonismo...? Porque é que a maioria dos politicos se envolvem na vida politica....? é para trabalhar pelos outros ou pelo protagonismo...? e poderiamos continuar por aqui fora...

A nossa sociedade é uma sociedade de protagonismo. Só é gente quem aparece, quem é visto, quem é famoso, quem faz capaz de revista... Até mesmo, a maior parte do mecenato e filantropia realizados são-no pelo protagonismo.

Em minha opinião é mais valiosa uma doação anónima de 1 € do que uma de 1 milhão € que faz as capas de todas as revistas. Porque senão eu sou obrigado a perguntar-me a razão verdadeira de tanta caridade...? ajudar o próximo ou sede de protagonismo...? Não quero com isto dizer que não se deve ajudar, mas que se deve ser humilde e instigar à humildade.

Gostava de fazer um reparo: nem sempre a falta de humildade pode ser considerada soberba ou arrogancia. Não nos devemos deixar pisar ou maltratar. Devemos ser humildes, mas não nos deixar humilhar. Não temos de ser pisados pela sociedade para nos considerarmos virtuosos. Temos na justa medida sermos nós próprios. Devemos viver no nosso espaço sem destruirmos ou ocuparmos o espaço do outro. Mas para vivermos no nosso espaço não devemos nos fechar sobre ele, mas interagir de forma humilde para com o outro.

Para mim ser humilde não significa ser fraco, menosprezado, humilhado, etc... Eu não posso ser fraco quando sigo o caminho de Deus, pois tenho de ser forte para o poder partilhar com todos; eu não posso menosprezar as qualidades que Deus me deu, porque isso seria menospresar uma dádiva divina; e se eu me deixar humilhar perco o respeito para comigo proprio, perdendo assim o respeito por uma das obras de Deus.

Para mim ser humilde significa tratar o próximo (homem e mulher) como igual, ser caridoso a dar e a receber, ter como objectivo o bem de todos e não só o meu.

Um abraço fraterno

Miguel Dias

Re: Humildade
Escrito por: (IP registado)
Data: 18 de November de 2005 22:57

Tivemos um pequeno desentendimento na forma, mas não no conteúdo, Miguel. Plenamente de acordo! Contigo e com a Chris.

Re: Humildade
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 20 de November de 2005 23:43

A humildade passa por reconhecer em nós os frutos que temos e as nossas limitações... Como ouvi um frei dizer!Cristãos mansos, mas não tansos.
Queria acrescentar mais uma coisa!Que reconhecer o nosso valor e dizermos que somos capazes de fazer A ou B, também é uma atitude humilde, desde que seja uma forma sincera e simples

Re: Humildade
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 21 de November de 2005 00:50

Uma planta tem raizes, tronco, ramos, folhas e frutos.
A planta precisa de todas essas partes para dar frutos e em especial precisa das raizes.
Valorizamos muito o facto da planta dar frutos mas a planta não pode dar frutos sem raizes.

Os frutos são as obras de amor, de caridade, de misericordia.

A humildade é a raiz da planta. A raiz não se vê, não é de belo aspecto, esconde-se, permanece na sombra no entanto é atraves dela que a planta é alimentada, cresce e consegue dar bons frutos.

Re: Humildade
Escrito por: Rute (IP registado)
Data: 23 de November de 2005 18:48

Parece-me que a humildade está intrinsecamente ligada à concepção de cristianismo que São Paulo expressa em 2Cor 12. 9-10:

Mas Ele respondeu-me: «Basta-te a minha graça, porque a força manifesta-se na fraqueza.»
De bom grado, portanto, prefiro gloriar-me nas minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo. Por isso me comprazo nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições e nas angústias, por Cristo. Pois quando sou fraco, então é que sou forte.

A força de Cristo reside precisamente na fraqueza. Do ponto de vista puramente humano é absurdo ter comprazimento nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades ou nas perseguições. Não o é, porém, em Cristo.
E a fraqueza do Cristo que morreu desprezível do ponto de vista humano. A humildade é, efectivamente, vista como negativa no mundo de hoje.
Mas a humildade em Cristo não implica o desprezo daquilo que sou (afinal como posso desprezar-me se acredito que, de alguma forma, sou criada à imagem de Deus, que por mim enviou o Seu Filho?!), mas sobretudo a consciência de que a minha força e o meu orgulho nada são em comparação com a fraqueza e a humildade divinas. A humildade em Cristo não implica, penso eu, senão a consciência de que o Amor absoluto de Deus inverte todas as hierarquias humanas. E essa inversão só pode ser vista como tolice aos olhos humanos, afinal, como se poderia esperar outra coisa daqueles que adoram um Cristo que se deixou pregar na Cruz, como um cordeiro, mansamente, sem balidos?!

um abraço
Rute

Re: Humildade
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de November de 2005 20:56

Amiga Rute- tenho dúvidas sobre isso. Jesus certamente que gritou agonias na cruz. E debateu-se contra ador e o sofrimento. A ponto de quase desesperar.

Re: Humildade
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 24 de November de 2005 00:35

Caro Camilo,

Gostei da analogia da árvore mas não concordo quando dizes que a humildade é a raiz da árvore. Penso que existem outros valores também importantes que compõem a raiz que não apenas a humildade.

Luís

Re: Humildade
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 24 de November de 2005 02:15

A humildade é a base, o alicerce.
Sem humildade as outras virtudes não se desenvolvem verdadeiramente.

A humildade leva-nos a perceber que aquilo que temos de bom vem de Deus porque nada de bom existe que não tenha em Deus a sua origem.

De que nos vangloriaremos nós? De sermos fortes, inteligentes, termos posses?

A força, o corpo, a inteligencia que temos fomos nós que a escolhemos? Não quereria qualquer pessoa ser bela e perspicaz?
De sermos sabios, sabermos muitos? Grande disparate porque mesmo o homem mais sabio não sabe mais que uma infima parte daquilo que há para conhecer.

Devemos orgulharmo-nos de sermos bons, fazermos o bem? Mas o bem é, por definição, aquilo que conresponde à vontade de Deus e essa vontade, essa bondade, os actos bons são-nos inspirados pelo Espírito Santo.

Jesus Cristo disse para no fim de tudo dizermos "somos servos inuteis, fizemos aquilo que deviamos ter feito".

Vejamos o exemplo de Maria. Ela, inspirada pelo Espírito Santo, diz no Magnificat:

"Olhou para a humildade da sua serva".

Claro que a árvore não é só raiz, existem outras virtudes importantes, mas sem humildade não existe nenhuma verdadeira virtude porque tentamos tornar-nos donos daquilo que em realidade nos vem de Deus.
Jesus disse "sem mim nada podeis fazer".
Isto devia basta para sermos humildes.

Re: Humildade
Escrito por: Rute (IP registado)
Data: 24 de November de 2005 13:32

Amiga CP,

Terás toda a razão, a minha expressão não pretendia ser tão literal, mas sobretudo implicava uma atitude de aceitação e de perdão... Cristo aceita uma morte dolorosa com suprema humildade e perdoa aqueles que lha impõe, estendendo-lhes a salvação...
Era só isso que queria dizer, não fui clara...

Um abraço
Rute

Re: Humildade
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 24 de November de 2005 14:22

Concordo com o que foi dito!Vou só reforçar!Não é possivel haver humildade sem amor, como amor sem humildade. Como hospitalidade sem humildade e humildade sem hospitalidade, etc...

Re: Humildade
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 25 de November de 2005 16:47

Se você é



Se você é um vencedor,

terá alguns falsos amigos e alguns amigos verdadeiros.

Vença assim mesmo.

Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo

Seja honesto e franco assim mesmo.

O que você levou anos para construir

Alguém pode destruir de uma hora para outra.

Construa assim mesmo.

Se você tem paz e é feliz,

As pessoas podem sentir inveja.

Seja feliz assim mesmo.

Dê ao mundo o melhor de você,

mas isso pode nunca ser o bastante.

Dê o melhor de você assim mesmo.

Veja você que, no final de tudo

Será você ...e Deus.

E não

Você... e as pessoas!

As palavras dessa mensagem foram escritas por Madre Teresa de Calcutá,
como um freio à como hipocrisia e um estímulo para a construção de objetivos.

Se tiver a coragem de ser você mesmo, será mais fácil compreender.

O bem estar egocêntrico e momentâneo passa muito depressa:

A integração verdadeira com a vida dá a Paz!

É questão de merecimento.

Madre Teresa de Calcutá



Re: Humildade
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 25 de November de 2005 16:48

Bonito texto!:-p

Re: Humildade
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 04 de August de 2006 22:44

Ao procurar a lista de fóruns chamou-me a atenção um tema pouco debatido e designado por "humildade". Agora ao ler no um comentário ao Evangelho do dia de hoje (4/8/06) encontrei um texto de joão XXIII, como sempre, muito profundo.

Aqui vai:
"Beato João XXIII (1881-1963), papa
Diário da Alma, § 1901-1903
(...)
Sempre que penso no grande mistério da vida oculta e humilde de Jesus durante os seus primeiros 30 anos, o meu espírito sente-se confundido, e faltam-me as palavras. Ah!, é realmente evidente: perante lição tão luminosa, não são apenas os juízos do mundo, são também os juízos e a maneira de pensar de muitos eclesiásticos que parecem completamente falsos, e se encontram realmente no lado oposto.

Pela minha parte, confesso não ter ainda chegado a perceber. Na medida em que me conheço, tenho a impressão de não possuir senão uma aparência de humildade, e que o seu verdadeiro espírito, esse “amor pelo apagamento” de Jesus Cristo em Nazaré, o não conheço senão de nome. E dizer que Jesus passou trinta anos de vida oculta e que era Deus, que era “o esplendor da substância do Pai” (Hb 1, 3), que tinha vindo para salvar o mundo, e que fez tudo isso com o único fito de nos ensinar quão necessária é a humildade e quão necessário é praticá-la! E eu, que sou tão pecador e tão miserável, não penso senão em me comprazer comigo mesmo, em me comprazer com êxitos que me valem um pouco de honra terrena; não sou capaz, sequer, de conceber o mais santo dos pensamentos, sem que para ele deslize a preocupação com a minha reputação perante os outros. […] Em suma, só com grande esforço consigo habituar-me a esta ideia do verdadeiro apagamento, tal como Jesus Cristo o praticou e me ensina a praticá-lo"

Este texto pretende ser uma achega para o debate.

Será que a humildade está mal vista na sociedade actual?
Será que temos receio de falar dela...tão longe estamos...
Mas Cristo era humilde. Cristão é discípulo de Cristo.
A humildade não deverá ser um hábito bom que procuramos adquirir?
Pistas...

Re: Humildade
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 06 de August de 2006 21:06

Umas achegas.

A humildade é o reconhecimento perfeito do que cada um é. Todos os dons vêm de Deus, não são nossos, foram-nos confiados, devemos pô-los a render (os talentos de que fala a parábola).

Se uma pessoa sabe que tem dons para determinada obra, deve colocá-los ao serviço dos outros: escondê-los por achar que se é "mais humilde" é falsa humildade. Se algo temos não é por nosso mérito. Pelo contrário, uma pessoa que use da falsa humildade, não está a louvar a Deus, mas a traí-l'O, porque não colocou os talentos a render. Então seremos como o servo mau que escondeu os seus talentos na terra.

Devemos ser fermento e fazê-los multiplicar, mas sem vaidades, nem sentimentos de auto-suficiência.

S. Francisco de Assis era humilde. Uma vez, nos seus percursos apostólicos, e era muitas vezes aclamado e aplaudido pelas multidões por onde passava. Certa vez, o entusiasmo foi mais forte do que o costume e o companheiro de viagem avisou-o para os perigos de uma tentação de vaidade. Mas o Santo disse-lhe que estas homenagens não podiam deter-se no nada da sua pessoa, mas dirigiam-se a Deus, pois ele era apenas instrumento e tudo vinha de Deus. Assim sendo, tais aclamações não lhe pareciam exageradas, mas pelo contrário, até insuficientes!

Por exemplo, Cristo também disse: «Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas». Deu-nos a conhecer como era e não se inibiu de dizer nada e aparentar uma falsa humildade.

Cunha

Re: Humildade
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de August de 2006 05:01

Eu conheço padres humildes, com personalidade, com garras e muito mais. Mas a humildade está neles também...



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.