Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4
Os nossos «links» favoritos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 14 de November de 2002 10:10

Dado que este fórum permite agora "ligação automática" a determinados links, através da utilização de alguns códigos simples, aqui deixo uma sugestão: que aproveitemos este tópico para deixarmos alguns "links" dos nossos "favoritos" sobre religião, de preferência organizados por temas ou categorias e com alguma descrição ou avaliação do mesmo website. Isto não será para "substituir" a secção "Links Católicos" deste website (em [www.paroquias.org] ), mas até pode ser que surjam novas sugestões que o Luís queira aproveitar...

Por uma questão prática e de bom senso (Descartes escreveu que o bom senso era a coisa mais bem distribuída do mundo...), não seria boa ideia "despejarmos" tudo de uma vez, pois tornar-se-ia impossível para os outros participantes visitar os ditos "links". E assim poderemos manter "fresco" este tópico.

Como o Luís explicou, para um "endereço" se tornar automaticamente "clicável" basta colocar esse endereço respectivamente entre um sinal matemático de menor e de maior. Mas se alguém não o quiser fazer basta que deixe o endereço, com algum comentário e os interessados copiarão o dito endereço e abri-lo-ão...

Dou o pontapé de saída em parte com um "resumo da matéria dada", mas que pode ser uma boa forma de mais tarde saber onde vir procurar aquele "link" que foi mencionado numa mensagem algures...


Bíblia

- [www.uol.com.br] - «Tradução Ecumênica da Bíblia». Um excelente website, com a tradução ecuménica mais conhecida da actualidade, agora em português (do Brasil). Recomendo que se clique em "Índice", para se ver as excelentes introduções aos diferentes livros da Bíblia. E há muito mais...

- [www.audio-bible.com] - «Audio Bible Online». Gosto muito deste website, embora ultimamente o visite pouco. Aqui se pode ouvir a Bíblia em inglês em Real Player, capítulo a capítulo. Pode ser uma boa sugestão para alguém simultaneamente melhorar o nível de inglês e com algo de muito útil. Se não se apagarem os "cookies" do computador vai-se sabendo quantos capítulos da Bíblia já se ouviu...

- [www.encuentra.com] - «Neovulgata». Para quem gostar de coisas "à antiga", aqui vai, por mera curiosidade (ou não só), um link para a tradução "Neo-Vulgata" (obviamente, em Latim!), uma tradução revista da famosa Vulgata de S. Jerónimo e que de alguma forma tem para os católicos a importância que a KJV (King James Version) tem para muitos protestantes, sendo que tende a ter alguma autoridade nas traduções dos textos que se usam na Liturgia. Este material está alojado num importante e extenso portal católico, de nome «Encuentra.com», em [www.encuentra.com]. Impressionante a quantidade de materiais. Até inclui uma secção de humor...


Ecumenismo

- [www.encuentra.com] - Material sobre o Ecumenismo. Do mesmo portal "Encuentra.com"


Humor - para quem pensa que religião é coisa demasiado séria...

- [www.jcu.edu] - «The Light Side of Life». Uma série de materiais de humor, alguns bem "giros"... A must... [Aposto que a Ana gostará de ler [www.jcu.edu]...]. Um website católico.

- [intervalo.8m.com] - «Intervalo». "Paletes" de piadas de "ambiente religioso"... Um website protestante.


Haverá muitos mais, sobre estes e outros temas. Deixem as vossas sugestões!

Alef

[Edit - Luís Gonzaga: para ficar fixo e aparecer no topo das mensagens.]



Editado 1 vezes. Última edição em 09/07/2009 02:06 por Luis Gonzaga.

Re: Os nossos "links" favoritos
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 15 de November de 2002 00:29

Excelente!ideia, esta dos links!!
Alef, obrigada . Claro que gostei.... :º))



ana

Re: Os nossos "links" favoritos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 15 de November de 2002 16:13


O sítio [www.encuentra.com] é mesmo muito bom... Eu é que nunca me dei muito bem com o Espanhol... :o)

A anedota é engraçada... a não ser quando fortalece o orgulho da costela feminista de alguns, afastando-se da comunhão. Mas enfim, uma piada é sempre uma piada e eu também me ri. ;o)

Um outro bom sítio de Humor, com cartoons a ilustrar jocosamente passagens bíblicas (e situações da vida eclesial), é o:

[www.reverendfun.com]

Em relação à Bíblia, posso desde já acrescentar que a Nova Vulgata citada pelo Alef também se encontra na página do Vaticano (provavelmente, foi retirada deste sítio). Pessoalmente, prefiro esta apresentação para consulta:

[www.vatican.va]

E uma outra página com a Bíblia Protestante:

[www.biblegateway.com]

Neste sítio, encontram também, na Advanced Search, a Bíblia Protestante em variadíssimas línguas (28!), incluindo o Português:

[www.biblegateway.com]

Bons estudos!

João

Re: Os nossos "links" favoritos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 17 de November de 2002 20:28

Felicito o Alef por esta útil e importante iniciativa. Apraz-me registar que se começou por aquilo que é mais importante: a Bíblia ;-). E, aproveitando a deixa, vou adicionar também mais alguns links sobre o mesmo assunto.

Bíblia

Crosswalk - Outro excelente site para o estudo da Bíblia. Contém aproximadamente 20 traduções diferentes da Bíblia em inglês. Também contém bíblias em outras línguas. Tem ainda mais de 10 obras com comentários da Bíblia, concordâncias, dicionários de termos (hebreu e grego), dicionários de nomes da Bíblia, etc. Um site fundamental para quem pretende fazer um estudo bíblico on-line.

De tudo quanto já procurei na internet, sobre a Bíblia, penso que o Crosswalk e o Bible Gateway destacam-se de todos os demais. Muito Bons!

Bíblia - Software e programas gratuitos

Crosswire - The SWORD Project - O Sword Project é um software de Bíblia gratuito. Este projecto, basedo no movimento Open Source, pretende criar um software gratuito para que leitores, estudantes, tradutores e interessados pela Bíblia, possam utilizá-lo livre e gratuitamente para o estudo da Bíblia. Conta de momento com o diversas versões da Bíblia em cerca de cinquenta línguas distintas. O software permite ainda a adição de módulos de comentários, dicionários, glossários, etc.

Bible Database - Um software gratuito que permite realizar pesquisas em diversas traduções da Bíblia, e em diversas línguas. Tem um dicionário, duas obras de referência de comentário, e diversos mapas. Permite também visualizar diversas traduções da Bíblia simultaneamente.

Online Bible - Outro software para ler e estudar a Bíblia, também gratuito. Permite o uso de concordâncias, dicionários, referências cruzadas, notas de rodapé, etc.


Estes programas utilizam traduções da Bíblia cujos os direitos de autor já são de domínio público, embora alguns deles permitam a adição de versões com copyright, mediante o pagamento de um determinado montante. Exemplificam-se apenas algumas das traduções disponibilizadas gratuitamente por alguns destes programas:

Inglês:
ASV - American Standard Version (1901)
DRC - Douay-Rheims (1899)
ISV - International Standard Version
KJV - King James Version (1769)
RSV - Revised Standard Version (1952)

Português:
JFA - Joao Ferreira de Almeida Actualizada

Grego:
Byz - 2000 Byzantine/Majority Text
LXX - Septuagint, Morphologically Tagged Rahlfs'

Hebraico:
BHS - Biblia Hebraica Stuttgartensia
Aleppo - Aleppo Codex
OrthJBC The Orthodox Jewish Brit Chadasha (NT)

Espanhol:
SpaRV - Spanish Reina-Valera (1909)

Existem também outros programas sobre a Bíblia muito bons, embora menos acessíveis do ponto de vista financeiro. De qualquer forma, esses programas tem outras funcionalidades adicionais que poderão justificar o investimento.

Luis

Re: Os nossos "links" favoritos
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 18 de November de 2002 22:14

João, deixa de ser tão misogino!!!!!! Olha que Deus tem muito de feminino!!!!!!!!!!!! Se O/A amas, tens de ter alguma sensibilidade a essa feminilidade fecunda de Deus!!!!!
A necessidade dos seres humanos de adorarem Deusas é tão antiga como a humanidade!!!!
O próprio culto da Virgem Maria tem as suas raízes em cultos ancestrais , pagãos de grandes Deusas, também cognominadas de Grande Mãe, Virgem mãe, etc...

Re: Os nossos "links" favoritos
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 19 de November de 2002 01:17

esta resposta não é minha, mas da minha cara metade... não concordo, mas tb não vou iniciar uma discussão doméstica
:))
Tozé

Re: Os nossos "links" favoritos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 19 de November de 2002 14:37


LOL...

Só que o "culto" da Virgem Maria não tem essencialmente que ver com esses cultos pagãos: tem que ver com a Mãe de Deus, e não com o "símbolo" da fecundidade. Aliás, quem é que "adoraria" hoje Maria se fosse pela fecundidade? Não faz sentido...

Pára lá com essa do "misógino"! É pena não conhecer nenhum termo para designar aqueles (as?) que não gostam de homens, ou que querem à força fazer prevalecer a sua "feminilidade"... para depois dizerem que os outros é que são os maus, os "misóginos"!

Apenas adverti para o inchar dos egos feministas que tais anedotas podem provocar... Pelos vistos, enfiaste bem a carapuça...

Ó minha "santa paciência"... :o)

João

Re: Os nossos "links" favoritos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 29 de November de 2002 14:33

Talvez nos tenhamos esquecido que este excelente tópico criado pelo Alef era para contribuição frequente, pois partilhando os nossos sites favoritos estaremos a ajudar muitas outras pessoas a encontrar informação interessante na internet.

Grandes sites católicos

EWTN - Na minha opinião, o EWTN continua a ser um dos melhores sites católicos na web. Criado pela Madre Angelica, EWTN é hoje, provavelmente a maior rede de comunicação social católica existente no mundo, e referência para todos os projectos que vão surgindo. Televisão, rádio, jornais e internet compõem o leque de áreas em que a EWTN está presente. Visita obrigatória!

New Advent - New Advent é um site com muitos recursos católicos na internet, embora seja sobretudo conhecido por disponibilizar em inglês a tradução da Enciclópedia Católica. Podemos ainda encontrar outros recursos muito úteis como a obra completa de S. Tómas de Aquino Summa Theologica, uma extensa lista de documentos dos Padres da Igreja, entre outros. Visita obrigatória!

PetersNet - PetersNet é um site que classifica e cataloga sites católicos, permitindo depois pesquisas sobre o directório de sites católicos. Possui ainda uma lista de recursos católicos e livros no seu site. Visita recomendada!

Por agora fico por aqui. Espero que continuem a contribuir com as vossas sugestões.

Luis

Re: Os nossos "links" favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 03 de December de 2002 22:08

Qumran:
[www.loc.gov]

facsimile do original - tradução em inglês

João (JMA)

Re: Os nossos "links" favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de December de 2002 22:09

Estudos Bíblicos

Biblical Studies on the Web
[www.bsw.org]
Versão electrónica da Bíblica, Instituto Bíblico Pontifício, Roma
e da Filologia Neotestamentária, da Universidade de Córdova.
Links úteis.
Muito interessante.

Re: Os nossos "links" favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 18 de December de 2002 16:13



Bíblia em Português:
[www.intratext.com]

"O IntraText é um texto convertido para um sistema de hipertexto interativo que contém:
o texto: que você pode ler a partir do sumário ou a partir da concordância das palavras. Se o texto contém notas de rodapé, estas aparecerão ao pé da página, e o índice geral também conterá um índice das notas;
a lista de palavras: em ordem alfabética, pela freqüência, na ordem inversa e pelo tamanho. As palavras nas listas estão coligadas às concordâncias;
as concordâncias: lista que contém cada ocorrência de uma palavra no texto. Cada ocorrência é mostrada no centro de um fragmento do texto;
as estatísticas: sobre as palavras, as ocorrências e outras características do texto."

Muito interessante.

João (JMA)

Re: Os nossos "links" favoritos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 18 de December de 2002 18:04

JMA,

Sobre o último link que colocaste, sabes qual a tradução da Bíblia em causa? Penso que se trata de uma Bíblia protestante (faltam os deutero-canónicos) e brasileira (os nomes dos livros e o texto estão em brasileiro: "gênesis", "atos",...).

Luis

Re: Os nossos "links" favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 18 de December de 2002 18:58

Brasileira é de certeza.

Não sei qual é a versão, porque me enganei, não era a que pretendia referir.

Queria indicar-vos a Bíblia Pastoral 2002, Edição Paulus (Brasil):
[www.intratext.com]
ou:
[www.paulus.com.br]
Que tem ainda:
16 mapas (viagens de Paulo, por exemplo);
datas importantes;
Textos bíblicos para o ano litúrgico.
Para não haver dúvidas começa pelo imprimatur.

João (JMA)

Re: Os nossos "links" favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 06 de January de 2003 22:36

Um site interessante. três em um:
Página do Latim
Página da Bíblia
Página do Direito Canónico
[www.geocities.com]
em brasileiro

João (JMA)

Re: Os nossos "links" favoritos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 25 de January de 2003 10:59

Antes que se caia no esquecimento...

Há um mês dizíamos que "Natal é todos os dias", "Natal é quando um homem (e mulher) quer", blá, blá... E pensávamos nos mais necessitados. Nada de mal! Mas, os bonecos do presépio voltaram à caixa habitual, o pinheiro já secou e está longe e talvez nos tenhamos esquecido das palavras bonitas e das boas intenções e votos generosos... Proponho agora que partilhemos alguns "links" que nos ajudem a despertar para a realidade dos que mais necessitam.


"Links" a pensar nos outros


- [www.thehungersite.com] - um site bem feito sobre a fome no mundo, com muitos dados e pistas de solidariedade. Um "clique" diário pode ajudar a matar a fome de alguém! "A must".

- [www.savethechildren.org] - Um website dedicado especialmente às crianças. Destaque-se o programa de "adopção à distância". Conheço algumas pessoas que participam nestes projectos, que são realmente bons.

- [www.starvation.org] - um website com vários "links" interessantes para se poder ajudar.

Creio que estes "links" merecem não apenas ser colocados entre os "Favoritos" como devem ser divulgados... Afinal, quantas vezes enviámos já e-mails por coisas bem mais triviais?

Alef

Re: Os nossos "links" favoritos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 26 de January de 2003 20:05


É isso mesmo Alef!

Tenho tanta vergonha de mim quando penso no quanto deixo de fazer nesta matéria... Espero bem que ela se mantenha mas que se enraíze mais a fundo, por forma a constituir um desafio sério à minha coerência cristã e assim O ame mais nos outros.

(oops... não citei nenhum link...) :o)

João

Re: Os nossos "links" favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 28 de January de 2003 20:20

Bíblia Louis Segond (1910).
Obviamente em Francês.
Online ou importada.
[hotes.epfl.ch]

Possibilidade de comparar online, até quatro colunas, as passagens da Bíblia na versão supra (LSG):
[www.chez.com]

Também em francês:
"Le 29 août 2001, les éditions Bayard (France) et Médiaspaul (Canada) publient la première édition intégrale d'une nouvelle traduction française de la Bible par des spécialistes des textes bibliques et des écrivains contemporains"
[www.biblebayard.com]

Vive la France!

Re: Os nossos "links" favoritos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 31 de January de 2003 23:12

Bom, estamos agora em "território" francês e esta é uma boa oportunidade de apresentar um excelente endereço, que pode inspirar algo a quem trabalhar em Catequese:

[www.cate-ouest.com] - «Café Ouest - Une catéchèse pour tous». Se colocarem o rato sobre o relógio da igreja verão que se anuncia que o site é renovado de vez em quando com novos materiais...

Alef

Re: Os nossos "links" favoritos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 31 de January de 2003 23:14

Bom, adiantei-me... para quem quiser desde o princípio, com o devido genérico:

[www.cate-ouest.com]

Alef

Re: Os nossos "links" favoritos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 01 de February de 2003 14:17


Que engraçado! Apesar de eu não ir à bola com o Francês... :o)

João

Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.