Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4
Jesus Cristo era um homem como outro?
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 07 de October de 2005 10:45

Com 33 anos, "Jesus Cristo era um homem como outro homem". Com "os traços físicos de um judeu, de olhos cinzentos e cabelos pretos e não loiro de olhos azuis", afirma o teólogo Joaquim Carreira das Neves. Os erros de representação da figura de Cristo são, na sua opinião, habituais porque "a Igreja se serviu dos seus pintores para o representarem à maneira ocidental, anglo-saxónica".

Pelo facto de não haver fotografias de Cristo, "não se sabe se era bonito ou feio", lembra Carreira das Neves. "A Bíblia não descreve fisicamente os seus heróis, mas sabemos que, por volta dos 30 anos, Jesus era um homem cheio de saúde", diz. No entanto, para adivinhar os seus traços físicos, "basta pensar num judeu e num árabe, porque entre um e outro encontram-se os traços que terá tido", explica.

Um dos erros mais frequentes na descrição da sua vida é, de acordo com o teólogo, "a ideia de que era pobre". Isto porque "Jesus vivia no seio de uma família de classe média", afirma. O seu pai, José, terá mesmo sido carpinteiro "Trabalhava a madeira, um material mais digno do que o ferro."

Da infância e da juventude de Jesus Cristo não há registos. "O que sabemos é aquilo que aconteceu depois de completar 27 anos", conta Carreira das Neves. "É um facto que foi baptizado e discípulo de São João Baptista, e que continuou a sua obra depois de este ter sido preso", diz Carreira das Neves.

"Do que há certeza é de que foi crucificado", avança o teólogo. Porque "todos os crucificados eram malditos, ele era um maldito, amaldiçoado por causa da nossa maldição, para retirar de nós o pecado", explica.

De acordo com Carreira das Neves, é também certo que Jesus Cristo foi flagelado "Condenaram-no por ser blasfemo, porque perdoou pecados, porque fez milagres ao sábado e porque era contra a lei do divórcio." Na base da sua condenação esteve também "o facto de ter pregado o reino de Deus". Por isso, "não foi condenado por ser malfeitor", assegura.

Carreira das Neves condena "tanto romance e tanta ficção" à volta da figura de Cristo. Na sua opinião, livros como o Código Da Vinci têm sucesso porque há neles "um Jesus feito à imagem e semelhança das pessoas".

Essa procura não faz sentido, pensa o teólogo, que tece duras críticas aos livros de Paulo Coelho - escritor brasileiro, autor de Brida e O Alquimista -, por considerar que "não têm dignidade e que as pessoas que o lêem estão demasiado voltadas para um Deus feminino".

Ficção é também, na sua opinião, "o que se diz por aí das viagens que Jesus Cristo terá feito e dos anos que terá vivido no Nepal ou na China". Segundo Carreira das Neves, "não temos fontes que nos garantam que estudou ciência mágica, como se diz".

Os dados biográficos que existem de Cristo são poucos "As cartas de São Paulo são um dos registos mais fiéis que temos, mas São Paulo não se interessou pela pessoa histórica de Jesus, mas pela sua obra." Por essa razão, "não conseguimos dizer com certeza se era bonito, feio, inteligente, ou como era o seu cabelo".

Para explicar às crianças a vida de Jesus Cristo "é preciso muita pedagogia", considera Carreira das Neves. Isto porque "habitualmente só lhes falamos de coisas bonitas, não se fala de sangue nem de morte", explica. Assim, "não é raro celebrar um baptismo em que uma criança de três anos foge de perto dos pais para ir ver a imagem de Cristo morto e perguntar "Quem fez mal a este senhor?", diz. Para o teólogo, "os pais devem recorrer à criatividade para lhes explicar a morte de Cristo".

in jn online de 07.10.2005

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Jesus Cristo era um homem como outro?
Escrito por: (IP registado)
Data: 07 de October de 2005 14:00

Quando imagino Cristo, imagino-o humano (caridoso, bondoso) e de personalidade magnética. É pena não haver registos históricos seguros sobre os seus traços físicos, seria fascinante que pudéssemos fazer uma reconstituição do aspecto de Jesus!
Gostei de ler este tópico, trento!

Re: Jesus Cristo era um homem como outro?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 07 de October de 2005 15:15

Às vezes interrogo-me sobre o que terá andado Jesus a fazer durante 30 anos. Realmente é estranho que não tenha deixado nada escrito para a posteridade, tal como a maioria das pessoas. Será que andou a amealhar para ter com que viver durante a sua vida pública? Ou terá passado o tempo a estudar uma estratégia de sucesso a longo prazo? Teria sido muito útil que se tivesse dedicado à astronomia, para que os seus seguidores não viessem a assumir teorias disparatados àcerca do Universo (mormente que a Lua era uma esfera lisa, ou que as estrelas tinham o tamanho de figos, ou que a Terra era o centro de tudo), com consequências terríveis para os que tiveram de os corrigir. Quando se diz no Credo que por Ele todas as coisa foram feitas, fico um pouco estupefacto com tanta passividade da sua parte. Meia dúzia de escritos sobre astro-física vinham mesmo a calhar.
O que me parece diferente em Jesus Cristo, é que Ele levou até às últimas consequências o conceito ou o facto de que Deus é Pai de todos e que, portanto, devemo-nos relacionar como irmãos. Deus não é aquele que quer ser adorado, mas sim aquele que quer ser amado, na mesma medida do amor que dedicamos a todos os companheiros de viagem. Jesus Cristo é a expressão viva e concreta da ética que Deus vem ensinando há milénios e uma ética que se torna amor definitivo em Jesus Cristo.
Há quem diga que Ele é o único cristão verdadeiro. Os escritos a seu respeito evidenciam óbvias contradições. Será que os cristãos nao o serão tanto assim?

Re: Jesus Cristo era um homem como outro?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 07 de October de 2005 21:28

Cruz : solidariedade que vence a morte

-livro O Encontro com Jesus Cristo Vivo . padre Afonso Rubio.

A partir da crise da Galiléia, Jesus foi percebendo que sua morte seria violenta..

O Deus do Reino anunciado por Jesus é muito diferente do Deus dos escribas e fariseus: de um lado, o Deus da misericórdia e do perdão, o Deus que escolhe os marginalizados para fazer parte do Reino e rejeita os "puros" e os "piedosos"; de outro , o Deus da comercialização e da dominação, o Deus que sacraliza estruturas e situações injustas.A pregação de Jesus desestabiliza o sistema religioso e social predominante entre os judeus.
Qual foi a causa da morte de Jesus ?
A impressão de que o Deus cristão está sedendo de sangue, de que se trata de um Deus violento, cuja ira só se aplaca com o derramamento de sangue, contrasta, difere , com o Deus-Ágape, com o Deus-Comunidade, com o Deus que é Amor em si mesmo.
A morte de Jesus é uma consequência histórica do tipo de vida assumido por Ele- messianismo de serviço - em conformidade com a vontade do Pai.
Todavia , a rejeição desse tipo de vida é da responsabilidade de seres humanos concretos.
Foi o fechamento, a não-aceitação da proposta do Reino de Deus a causa histórica da morte de Jesus.
O Deus revelado por Jesus, não é um Deus violento, mas um Deus de amor gratuito, que não se impõe pela força, que não violenta, mas que pelo contrário, respeita infinitamente a decisão humana. Como seria o enviado, revelador de um Deus- Ágape?
Certamente , não seria alquém que violentasse e dominasse os outros.
Se Jesus tivesse assumido o caminho do poder dominador - como queria o tentador no deserto -teria deturpado radicalmente a revelação do Deus- Agape-Jesus ( servidor).

Ora, uma vez assumido o caminho do serviço abrem-se diante de Jesus 2 possibilidades:

1º o povo com seus dirigentes aceita a proposta do Reino de Deus vivendo a conversão; o que o Pai queria .

2 º o povo com seus dirigentes , rejeita Jesus e sua mensagem - Cruz como única alternativa

O Deus-Agape só podia querer que Jesus fosse aceito com a mensagem do Reino, a rejeição e a cruz estão incluidas na vontade de Deus como uma possibilidade real. Dado que o Deus- Ágape não se impõe pela força que violenta, a rejeição de Jesus por parte do ser humano é totalmente possível.

Será que o sofrimento é mesmo salvador?

O sofrimento considerado em si mesmo, não é salvador.
A cruz sozinha, nada tem de salvadora. A cruz pela cruz não passa de uma maldição.
Salvadora é toda a vida de Jesus. Pois a vida Dele constitui a superação do pecado, da situação de não-salvação. Pecado e não-salvação consistem na ruptura da relação com Deus, que implica o desenvolvimento de relações de dominação entre os seres humanos, de um relacionamemto irresponsável perante o meio ambiente e de relações mentirosas com o próprio ser interior.

A salvação consiste no contrário, isto é, na abertura ao dom de Deus, no diálogo entre os seres humanos , na responsabilidade assumida em relação ao mundo da natureza e na sinceridade no encontro com a própria verdade interior.
A cruz é salvadora porque constitui o resumo e a radicalização máxima da entrega de Jesus, vivida durante toda sua vida.
Adoramos o imenso amor de Deus, manifestado na entrega de Jesus, no amor-serviço, no amor e na obediência vividos até a morte na cruz. ( Jo 15,13).
Sofrimento e cruz , em si mesmos, não tem capacidade para salvar, para restabelecer a harmonia entre pessoas ou entre o ser humano e Deus.

Na cruz se manifestam " o poder e a sabedoria de Deus".Todo-Poderoso no Amor !
Não podemos valorizar o sofrimento pelo sofrimento , esquecendo que cada cristão é chamado a viver o seguimento de Jesus. Este seguimento, num mundo que se fecha á interpelação do Reino, comporta sofrimento e cruz.Contudo a ênfase é colocada no seguimento e não no sofrimento. O cristão se compromete na luta para ajudar a superar o sofrimento, quando isto não ocorre , o cristão procura assumi-lo, como Jesus, vivendo-o como expressão do amor-serviço.
Como expressará o Deus- Agape seu amor na história humana de sofrimentos, miséria e injustiças .... sem ser " atingido" por essa realidade?
O amor não implica a vivência da compaixão, bem como a partilha da dor dos amigos?
O Deus revelado na cruz de Jesus é um Deus solidário com o sofrimento de cada ser humano, um Deus que assume o sofrimento e a morte de todos os seres humanos.
É um Deus que não está fora ou á margem do sofrimento humano e do mal existentes na história humana, um Deus que vence o sofrimento e o mal, não mediante discursos dirigidos aos que sofrem, mas assumindo-o de acordo com o próprio interior da negatividade da história. Com uma solidariedade e amor que visam a transformar a situação negativa em que o outro se encontra, um Deus que nessa solidariedade e nesse amor transformadores, abre um futuro novo, tornando de fato possível , a Esperança.


Re: Jesus Cristo era um homem como outro?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 08 de October de 2005 22:53

Caro Trento,

as afirmações que reproduzes do Prof. Carreira das Neves foram proferidas na jubilação deste do passado dia 6, na Universidade Católica.

Foi uma "última aula" extraordinária na qual o tema foi obviamente Jesus Cristo.

A audiência ficou virtualmente suspensa das suas palavras do início ao final.

Mas apesar de "última aula" contamos já com ele como orador de "A Criação e a nostalgia de Deus" no próximo dia 27 de Outubro, pelas 21H30 no Centro Cultural Franciscano (Convento da Luz / Largo da Luz), em Lisboa.

A entrada é livre e aqueles que quiserem aparecer estão convidados.

Para além de um seminário subordinado ao tema "Aprender a Crer", dirigido por ele, mas este sujeito a inscrição prévia.

João (JMA)

Re: Jesus Cristo era um homem como outro?
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 09:53

Caríssimo JMA,

antes de mais muito obrigado pelas tuas preciosas informações acerca do Prof. Carreira das Neves.
Por acaso não terás tu acesso aos conteúdos que ele proferiu na sua "última aula" ?

Era um grande favor que fazias à humanidade :). Agora a sério, como não sou de Lisboa, nem de perto, se pudesses / conseguisses gostaria de ter acesso ao texto por ele proferido. É que imagino que nesta pequena notícia que coloquei, muito ficou por dizer do que de mais importante foi proferido por tão distinta e sábia pessoa.

Caso o consigas, fico-te mais uma vez, eternamente agradecido, pois sou grande admirador da sua maneira de escrever e falar acerca de uma temática tão importante para nós cristãos.

E olha, vai dando notícias e divulgando os seus textos (conferências), principalmente para nós que não estamos em Lisboa.


Já agora Luis, se calhar este tema também seria oportuno passá-lo para o forum sobre a Bíblia, não?





«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Jesus Cristo era um homem como outro?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 12:55

Caro Trento,

A última aula do Prof. Carreira das Neves vai ser publicada na Didaskalia. Pelo que não sei se estará disponível o texto para publicação na Internet.

Espero poder disponibilizar o texto da conferência do dia 27. Terei de falar com ele, mas, se ele o autorizar, irá aparecer aqui no Paróquias, certamente.

A parte mais interessante é a conclusão com o acento tónico no Cristo da Igreja, e não no Jesus da história.

Os Evangelhos devem ser lidos e entendidos em Igreja, não apenas numa perspectiva histórica ou apenas numa leitura individual.

João (JMA)

Re: Jesus Cristo era um homem como outro?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 18:50

Caro Trento:

Perguntaste ao Luís se este tópico não deveria ser mudado para o tópico sobre a Bíblia. Parece-me que, embora seja uma questão relacionada com a Bíblia (como quase tudo), o seu «lugar natural» seria um fórum dedicado à Cristologia. Como esse fórum ainda não existe, parece-me que se encaixa bem no Fórum Geral.

Alef

Re: Jesus Cristo era um homem como outro?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 23:57

Segundo o que está escrito no Evangelho de S. Lucas, Jesus Cristo foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Tem portanto em si os estigmas da eternidade e da transcendência. Mas sendo filho de uma mulher é também homem como qualquer outro e portanto susceptível de sofrer e morrer. Conciliar esta abordagem com o prólogo de S. João não é fácil. Aqui, ao dinamismo de Deus S. João chama "o Verbo". E depois de se manifestar de múltiplas maneiras, nomeadamente em todas as coisas que existem, o Verbo fez-se carne em determinado tempo histórico e através de Jesus Cristo foi-nos possível contemplar a sua graça e verdade. Mas não creio que o Verbo se esgote em Jesus Cristo. Aliás S. João frisa claramente que a Deus jamais alguém o viu. É como se as coisa podessem ser e não ser ao mesmo tempo. Será que todas as coisa foram feitas por intermédio de Jesus Cristo, como se diz no Credo. Pessoalmente acho uma afirmação muito questionável e preferia um Credo assim:
Creio em um só Deus.
Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra,
de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho bem-amado do Pai,
nascido da Virgem Maria, para Salvação da Humanidade.
Creio no Espírito Santo,
dom da sabedoria que habita os profetas.
Creio no Mandamento supremo do amor a Deus e ao próximo.
Creio na Igreja Católica,
na comunhão dos Santos,
na ressurreição dos mortos, na vida eterna
e num só baptismo para remissão dos pecados.
Amén


*=?.0



Editado 2 vezes. Última edição em 11/10/2005 00:04 por Albino O M Soares.

Re: Jesus Cristo era um homem como outro?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 de October de 2005 15:18

Uma boa notícia:

A Faculdade de Teologia da UCP publicou online esta última aula do Prof. Carreira das Neves.

É bom de ler.



João (JMA)

Re: Jesus Cristo era um homem como outro?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 11 de October de 2005 22:39

A questão é se Jesus era um homem como outro....pensemos na reconciliação...

O Deus- Agape sai de si próprio e vem ao nosso encontro feito homem servidor...Fil2,5-11;2Cor8,9.
Pois a reconciliação implica mudança de lugar, movimento em direção ao outro...

Dar o primeiro passo para se aproximar do outro, fazer contato , olhar nos olhos , ficar solidário com seus sofrimentos, ouvi-lo ,servir...na doação de amor .

1º passo : olhar nos olhos
2º passo : a palavra.

Só quando me revelo ao outro e o outro se revela a mim, estabelecemos uma comunicação mais profunda ,um dialogare , um encontro realmente HUMANO.Esse encontro não se faz com palavra funcional que utilizamos diariamente , mas com a palavra que é revelação.

Abrir o coração e falar ....e o outro deve acolher!

O outro deve fornecer hospitalidade á nossa palavra revelação...a palavra que interpela, desinstala, questiona e certamente enriquece....

A Palavra de Deus se fez fraqueza humana( sarx) , palavra humana limitada.
note que uma é maiuscula e a outra minúscula ...


Deus se fez próximo de nós, quis ficar conosco.

Jesus revela Deus com palavra humana...

O ensinamento que se quer passar , é que , em sua vida terrena vivida na fragilidade("sarx"), Jesus se despojou de sua "riqueza" e se fez pobre como nós , a humanidade de Deus é igual á nossa, com as mesmas limitações( angustias,dúvidas,abandono do Pai no Getsenami )exceto no pecado .
Pois se não fosse assim , eu estaria tentando imitar e seguir um super-homem.
Porém um homem como nós podemos imitar....
Após a ressurreição , a condição de existência de homem é glorificada.

1 - de homem servidor
JESUS CRISTO --------- condição humana real 2- de homem glorificado - ÚNICO MEDIADOR-SALVADOR

---------condição divina real -

Só existe um Jesus Cristo,Nele encontramos um homem verdadeiro , nosso irmão ( condição humana real ) e, simultaneamente , encontramos Deus ( condição divina real ). Mas a condição humana é vivida em duas etapas, uma caracterizada pelo serviço, a outra pela glorificação. A etapa de serviço inicia-se no primeiro instante da vida de Jesus, na encarnação, e termina na morte de cruz. A etapa de glorificação começa com a ressurreição de Jesus e perdura por toda a eternidade.



Re: Jesus Cristo era um homem como outro?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 24 de October de 2005 10:36

Poderá o credo ter uma forma evolutiva?
Num sítio católico [www.catholicplanet.com] está escrito assim:
I believe in God,
the Father Almighty,
Creator of Heaven and earth.

(T: Creio em Deus,
Pai Todo-Poderoso,
Criador do Céu e da Terra)

I believe in Jesus Christ, His only Son, our Lord,
who was conceived by the Holy Spirit,
born of the Virgin Mary,
suffered under Pontius Pilate,
was crucified, died and was buried.
He descended to the dead.
On the third day, He rose again.
He ascended to Heaven and is seated at the right hand of the Father.
He will come again to judge the living and the dead.

(T: Creio em Jesus Cristo, Seu Filho Unigénito, Nosso Senhor,
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado.
Desceu à mansão dos mortos.
Ressuscitou ao 3º dia.
Subiu ao Céu onde está sentado à direita do Pai.
De novo há-de vir para julgar os vivos e os mortos.

I believe in the Holy Spirit,
the Holy Catholic Church,
the communion of saints,
the forgiveness of sins,
the resurrection of the body,
and life everlasting. Amen.

(T: Creio no Espírito Santo,
na Santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne,
e na vida eterna. Amém.



*=?.0

Re: Jesus Cristo era um homem como outro?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de October de 2005 14:02

O Pe Carreira das Neves vai ser orador numa conferência no proximo dia 27.
Para além de um conjunto de seminários quinzenais na segunda feira.
(Para os seminários, quem estiver interessado, pode lá aparecer hoje às 21H15, para se poder inscrever)

Coloco aqui a noticia da ultima newsletter.

Conferências no Centro Cultural Franciscano

O Centro Cultural Franciscano / Lux Mundi pretendendo continuar a sua tradição de difusão da cultura e da espiritualidade cristãs, sempre num caminho de abertura ao mundo e de contributo positivo para a reflexão, propõe para este ano o seguinte conjunto de iniciativas:
- "O Humano e o Divino", ciclo de conferências de carácter mensal e com início em Outubro;
- "O Pensamento Humano", ciclo de conferências de carácter mensal e com início em Novembro;
- "Aprender a Pensar", seminários quinzenais orientados pelo Pe Hermínio Araújo;
- "Aprender a Crer", seminários quinzenais orientados pelo Pe Joaquim Carreira das Neves;
- Conferências extraordinárias sobre temas relevantes na actualidade;
- "O Belo na relação com Deus", eventos sacros, testemunhando a beleza do património artístico cristão.

Destacamos ainda para este mês de Outubro:

Dia 24, 21H30 - Início dos seminários subordinados ao tema "Aprender a Crer", orientados pelo Pe Joaquim Carreira das Neves, sobre os ensinamentos das Escrituras com vista ao aprofundar da Fé. Sujeito a inscrição prévia.

Dia 27, 21H30 - "A Criação e a nostalgia de Deus", conferência inaugural do ciclo "O Divino e o Humano", sendo orador principal o Pe. Joaquim Carreira das Neves.

Esta conferência celebra ainda os 19 anos do 1º Encontro Interreligioso de Assis.

Dia 31, 21H30 - Seminário subordinados ao tema "Aprender a Pensar", orientados pelo Pe Hermínio Araújo, acerca de grandes obras do Pensamento Humano.

Reflexões sobre a obra "Menon", de Platão. Sujeito a inscrição prévia.

Caso pretenda receber a agenda mensal dos eventos envie-nos o seu endereço de email para gstricker@netcabo.pt.

Para mais informações contactar o Centro Cultural Franciscano, no Convento da Luz, Largo da Luz, nº 11, 1600-498 Lisboa, telefone: 217140515


João (JMA)



Editado 1 vezes. Última edição em 24/10/2005 14:08 por JMA.

Re: Jesus Cristo era um homem como outro?
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 25 de October de 2005 00:14

Chris

Obrigada pelas tuas palavras. O que escreveste sobre Jesus refere-se ao muito do que nós ditos cristãos não fazemos. Jesus enquanto modelo dos nossos corações, fica muitas vezes ofuscado pelo ego dos homens.

As minhas orações vão para que consigamos todos ser cada vez mais parecidos com Jesus e para que consigamos moldar cada vez melhor o nosso coração ao d’Ele.

Re: Jesus Cristo era um homem como outro?
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 14 de November de 2005 10:49

Os meus jovens da catequese de preparação para o sacramento do crisma, depois de eu andar 3 sessões a falar acerca do baptismo, do que implica ser baptizado, o que é ser cristão, e das implicações que deverá ter essa "nova vida" no nosso dia-a-dia, faço-lhes a seguinte pergunta:
"Quais são as vossas maiores dificuldades acerca das "exigências" que o baptismo nos coloca?"
Ao que alguns me responderam:
- Para mim, é o acreditar que Jesus é mesmo filho de Deus? Como é que Jesus poderia ter nascido de uma relação que nunca ouve? ou seja, para mim, Jesus foi um profeta que disse muitas coisas boas, mas não é possível ser filho de Deus.

Isto foram as questões com as quais no final da catequese me interpelaram.
E eu claro, fiquei de organizar uma sessão de catequese acerca do tema, para podermos esclarecer e clarificar as ideias deles.

O que é que vocês respondiam? que tipo de catequese tentavam fazer, para que os jovens da "ciência" como eles próprios se nomearam consigam acreditar?

Fica aqui a interpelação e o pedido de ajuda ...

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Jesus Cristo era um homem como outro?
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 14 de November de 2005 11:17


Caro Trento,

Eis uma tarefa dificil... mas que com carinho calma e talves muita simplicidade, chegue lá!

Sim é muito complicado explicar às gentes de hoje, onde tudo tem logica, onde tudo vem do calculo, onde tudo tem uma formula, como tudo aconteceu.

Se fosse eu, talvés lhe começasse por perguntar, o que é que os faz acreditar em Deus?! Algo que nunca ninguém viu, algo que nunca ninguém sentiu na pele, algo que não se explica... como é que eles acreditam então em Alguém, que nenhuma ciencia consegue explicar.... e depois pegando nas respostas, talvez então continuasse...
Porque se eles acreditam, e eu acredito que sim, pois estão na preparação para o crisma, eles, estão logo a viver algo que não se explica por metodos cientificos...

Mas isto é só uma ideia....

Tudo depende também do grupo em si....

Um abraço

Re: Jesus Cristo era um homem como outro?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 14 de November de 2005 11:49

A questão é delicada:
somos Filhos de Deus segundo o Espírito.
Ser Filhos de Deus significa por isso viver segundo a vontade de Deus, renascer para uma esperança de viva eterna.
O que se passa realmente com Jesus Cristo na sua relação com Deus Pai permanece um mistério.
Talvez ajude um pouco meditar na oração do "Pai Nosso" ou no capítulo I do Evangelho de S. João ou mesmo no poema da criação (Genesis).

*=?.0

Re: Jesus Cristo era um homem como outro?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 15 de November de 2005 11:55

Para além do que disse temos que, se cada um de nós adquire a consciência do em si, é verdade que os nosso genes e parte dos nossos arquétipos mentais, se perdem na história da vida, milhares de vidas que nos antecederam e que remontam ao primeiro momento em que a vida emergiu na Terra, feita de moléculas, átomos e partículas que têm a sua origem nos primórdios do Universo. Na vida há um contínuo, que em transformação gera indívíduos descontínuos que se afirmam pela pela emancipação. Aos seres humanos é dado um lugar muito especial, neste contexto, e caminhamos para a transcendência de uma vida infinita ou de ressurreição, mediante o renascer para uma vida nova. No modo de se revelar o essencial está um caminho que nos leva muito longe, quer em direcção ao passado, que em direcção ao futuro. Chamarmo-no filhos de Deus é uma questão de realismo, para quem acredita que Deus existe e se exprime segundo um lógica de razão (coerência), consciência (conhecimento) e liberdade (criatividade). Jesus Cristo é o Filho Bem-Amado do Pai, aquele que vive na plenitude da sua vontade criadora.

*=?.0

Re: Jesus Cristo era um homem como outro?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 15 de November de 2005 23:01

Trento ,vou tentar amadurecer algo e posteirormente lhe passar.
Isso é complicado pois se não se cre que Jesus é a 2º pessoa da Trindade, não se crê
no Cristianismo e não se entedeu nada , tudo fica sem sentido ....
O Deus- agape - Solidariedade.
Não se crê na Ressurreição Dele... na vinda da Esperança para a história humana, na manifestação de Deus na história humana.
Profetas e mágicos pagãos havia muito no tempo de Jesus. Ele definitivamente não foi mais um. Realmente foi profeta apocalíptico mas com a revelação do sentido profundo da vida e da ESPERANÇA. A morte ganhou um sentido de Vida com Ele.

Trento o texto pode ficar longo.Te mando em privado até Sábado com fundamentação bíblica.
chris

Re: Jesus Cristo era um homem como outro?
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 15 de November de 2005 23:28

Obrigado Chris, fico-te desde já agradecido.

Claro que agradeço também aos restantes pelo facto de por alguma maneira me tentarem ajudar nesta tão difícil tarefa de formar jovens ... e ainda por cima descrentes.

Quem tiver mais sugestões, agradeço.

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.