Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Papa destaca potencial positivo do futebol
Escrito por: Lopes Galvao (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 13:23

Papa destaca potencial positivo do futebol

Bento XVI pediu esta manhã (21/09/05) aos jogadores de futebol de todo o mundo

que promovam o desporto como “instrumento de respeito, lealdade e solidariedade” entre povos e culturas.

Falando a uma delegação do Comité Executivo da UEFA e da Federação Italiana de

Futebol, que se encontravam na Praça de São Pedro para a audiência geral desta

semana, o Papa destacou a importância do desporto, lembrando que “quando praticado

no respeito pelas regras, este torna-se um instrumento educativo e veículo de

importantes valores humanos e espirituais”.

A presença de responsáveis do mundo de futebol devia-se à iniciativa “Football-Cares"

(o futebol preocupa-se), que junta rapazes de 16 países num projecto que conta com

a colaboração do Conselho Pontifício “Cor Unum”. “Que a vossa manifestação de hoje

possa reavivar em cada um o compromisso de fazer com que o desporto contribua para a

construção de uma sociedade marcada pelo respeito mútuo, pela lealdade dos

comportamentos e pela solidariedade entre todos os povos e culturas”, concluiu Bento

XLI.

noticia Internacional | Octávio Carmo| 21/09/2005 | 11:33 | Copyright© Agência Ecclesia

Tenhamos em atenção:
- O Papa destacou a importância do desporto, lembrando que “quando praticado no respeito pelas regras, este torna-se um instrumento educativo e veículo de
importantes valores humanos e espirituais”... pelo respeito mútuo, pela lealdade dos comportamentos e pela solidariedade entre todos os povos e culturas”.
Como se vive o desporto e em particular o futebol em Portugal?
Como nos relacionamos os do belenenses - benfica - braga - leiria - porto - sporting etc etc etc etc. ?

Re: Papa destaca potencial positivo do futebol
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de October de 2005 01:07

há uma curiosa ligação entre o futebol e o patriotismo.
Ou seja o futebol tem uma curiosa capacidade para despertar sentimentos de pertença a uma comunidade, a um grupo.

Re: Papa destaca potencial positivo do futebol
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 05 de October de 2005 01:15

Há algo que me «intriga» no mundo do futebol... A sua força «fidelizadora»...

Já notaram que muitas pessoas mudam de nacionalidade, de companheiro(a), de partido político ou de religião, mas nunca mudam de clube de futebol?

Não é este um caso ímpar na «fidelidade» humana? ;-)

Alef

Re: Papa destaca potencial positivo do futebol
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 14 de May de 2006 18:09

O futebol é o deus de muitos adeptos !
Alguns jogadores como «Figo», «Cristiano Ronaldo» etc. tornam-se em autênticos ídolos.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Papa destaca potencial positivo do futebol
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 00:48

Como tudo pode ter bons e maus usos.

Tambem pode ser uma especie de idolatria, um clube é para alguns adeptos uma igreja e uma religião.

Tem liturgia - o jogo propriamente dito
liturgia que até tem paramentos - as camisolas dos jogadores, cachecois.
e cantos liturgicos - !!!
Santos - os dirigentes e jogadores mais populares
demonios - os dirigentes dos clubes inimigos
catedrais - os estadios
imagens e simbolos sagrados - emblemas do clube
um designio colectivo - ganhar campeonatos
Tem confrarias organizadas - as associações de socios locais, a casa do benfica de evora ou de braga

Há realmente muito de similar entre os clubes de futebol e as igrejas.

Re: Papa destaca potencial positivo do futebol
Escrito por: (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 01:27

Estou com o Papa. Se o futebol pode ter um lado negativo, concentremo-nos no lado positivo.

Re: Papa destaca potencial positivo do futebol
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 15:41

Quanto a mim o único lado positivo que pode ter o futebol é a ginástica.
Se a reunião de pessoas for para o bem e a harmonia (o que geralmente não acontece) também pode ser positivo. Quanto ao profissionalismo é só positivo para quem ganha a sua vida com isso, mas nunca para quem gasta o que lhe faz falta.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Papa destaca potencial positivo do futebol
Escrito por: (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 16:13

Bolas, tanto pessimismo e diabolização de uma coisa tão bonita como o futebol. Como disse o Papa, nenhum teólogo será bom se não souber apreciar a beleza. Eu acho que o mesmo se aplica aos cristãos.

Re: Papa destaca potencial positivo do futebol
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 17:36

Eu não sou fã do futebol.
O que é que entendes por diabolização ?!
Diabo significa mentira (engano).
É o que vejo no futebol profissional, principalmente do lado dos "fãs".
As pessoas estão sedentas de Deus que não conseguem encontrar e agarram-se ao futebol como uma autêntica bóia de salvação. Penso que é por causa disso que há muitos (fãs) fanáticos no futebol. As forças políticas aproveitam-se desse fraquinho. Pelos vistos, até as forças religiosas lhe estão a seguir o exemplo. Estão a cuidar da sua vidinha económica.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Papa destaca potencial positivo do futebol
Escrito por: (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 18:41

Por diabolização entendo ver mal em tudo, e amplificar as dimensões do que realmente é mau.

No futebol há exageros e fanatismos. Mas isso é por parte de uma minoria. Para o resto, o futebol é um divertimento. E tal como diz o Papa,

“quando praticado

no respeito pelas regras, este torna-se um instrumento educativo e veículo de

importantes valores humanos e espirituais”.

Futebol é um tema de conversa que se pode ter com quase qualquer pessoa, mesmo sendo de clubes distintos. É um excelente pretexto para se fazer amizades, tanto ver como jogar jogos. É um cimento da sociedade, algo que nos une, apoiar as respectivas selecções.

Há muitas pessoas que mal conheço e às quais não teria nada para dizer, mas posso sempre perguntar-lhes: "então e o seu Benfica/Sporting/Porto/..."? É um carinho que se lhes faz, uma conversa que nos aproxima e para a qual não há classes.

E eu era sempre o último a ser escolhido para as equipas, na escola (sou muito nabo...).

Acho que temos de aprender a ver Deus onde ele está. E também no futebol. Às vezes, parece que para alguns (não estou a mandar bocas a ninguém) seguir a Deus implica ser sorumbático. E eu que pensava que a alegria era uma virtude.

Re: Papa destaca potencial positivo do futebol
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 19:50

"Quanto a mim o único lado positivo que pode ter o futebol é a ginástica."

Esta opinião do nosso caro Manuel Pires merece-me todo o respeito, mas garanto-vos que eu, genuíno apreciador de futebol, não conseguiria, hoje, dormir descansado se não manifestasse aqui, em relação a ela, a minha mais profunda discordância e a total adesão ao que disse o Zé!

Deixemos de lado os aspectos mais odiosos do futebol, sobretudo do futebol profissional. Ganância, vedetismo, corrupção, oportunismo, velhacaria, deslealdade, espírito mercenário, indigência intelectual e moral do lado de dirigentes, empresários, treinadores e jogadores; idolatria, fanatismo, alienação, ódio, má-criação, falsidade, violência, racismo do lado dos adeptos, comentadores e espectadores. Todos esses e muitos outros tristes atributos do futebol actual são perversos, indignos da condição humana e intrinsecamente anticristãos. Há que os denunciar e combater por todos os meios, porque esse é o lado mau do futebol. E é esse o lado que talvez o venha a condenar.

Mas há, como bem disse o Camilo e o Zé, o outro lado, o lado bom. E o lado bom não é apenas, nem principalmente, a simples exercitação do corpo. Isso era quase o mesmo que dizer que a única coisa boa do ballet era a ginástica...

Bento XVI não se enganou quando destacou no futebol muitos valores positivos. Para quem joga, ele pode ser uma preciosa escola de virtudes humanas, espirituais e cristãs. Trata-se, por um lado, de um empreendimento colectivo – a busca da vitória de uma equipa sobre a outra – subordinado a um conjunto de regras que garantem o seu desenvolvimento harmonioso. Por isso, os jogadores são chamados a jogar para a equipa, para o colectivo, entreajudando-se solidariamente para a realização do objectivo comum e abdicando do mero protagonismo individualista. Mas o espírito de grupo e o carácter colectivo da missão não anulam a identidade de cada um. O jogador não é um mero peão despersonalizado e imolado no altar do desígnio comum. Pelo contrário, cada jogador é treinado e incentivado a conhecer ao máximo as suas próprias capacidades e a explorá-las e aperfeiçoá-las até ao limite, o que lhe proporciona plena realização pessoal. Querem melhor metáfora da visão cristã sobre a relação entre o indivíduo e a sociedade?

Depois, tendo o futebol a natureza de um combate viril subordinado a certas regras, os jogadores desenvolvem virtudes como a disciplina, a coragem, a fortaleza, a paciência, a capacidade de sofrimento, o autodomínio, o respeito pelo o adversário, a lealdade, a resignação na derrota, a humildade na vitória, a perseverança ante as contrariedades e a obediência perante as punições dos árbitros ou treinadores. No futebol os egoístas, os preguiçosos, os comodistas, os vaidosos, os descrentes, os cobardes, os indisciplinados, os violentos e outros que tais não têm grande futuro.

Mas, mais do que potencial escola de virtudes (para isso há coisas bem mais eficazes), o futebol é acima de tudo, festa e arte – e nós, os cristãos, sabemos melhor do que ninguém que a alegria e a beleza são manifestações divinas. O aspecto lúdico e a beleza artística é que encantam as multidões dos apreciadores de futebol.

Como acontecimento festivo, o futebol, se expurgado dos seus aspecto doentios, pode ajudar a combater as tensões, a agressividade e o stress individuais acumulados na vida dura do quotidiano e é um meio maravilhoso de convívio, pacificação e aproximação de famílias, comunidades e povos

Como espectáculo artístico (e é esse o lado que, pessoalmente, mais me encanta) o futebol, com a grácil coreografia de certas jogadas, o ardil e engenho de certos movimentos, a inteligência e sofisticação de certas tácticas e o espantoso virtuosismo imaginativo de certos jogadores consegue despertar-nos sensações estéticas inigualáveis.

Não sei porquê, mas algo me diz que, se no tempo de Cristo houvesse futebol, Ele, que não deixou sem vinho, e muito e do bom!, os convidados das bodas de Caná, não deixaria de arranjar uma solução de solicitude semelhante caso, no decorrer de uma partida para que tivesse sido convidado, lhe viessem dizer: “Mestre, a nossa equipa perde por 3 – 0 !”...

Re: Papa destaca potencial positivo do futebol
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 21:16

Na minha opinião a mola do futebol profissional é o dinheiro.
E falando de Cristo ?! ...
Eu próprio, que até detesto o futebol, às vezes, interesso-me por ouvir parte de alguns relatos e de saber os resultados dos clubes mais falados só e só para meter um pé de conversa com as outras pessoas. Mas isto não é fruto directo, mas indirecto do futebol.
Quanto à disciplina férrea que há dentro das quatro linhas, infelizmente isso não impede que um jogador dê um forte pontapé nas canelas do adversário. Até tive conhecimento que um jogador deu um estalo na cara de um colega de equipa, há pouco tempo, em Portugal.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Papa destaca potencial positivo do futebol
Escrito por: (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 23:59

E que acontece quando um jogador dá uma canelada noutro? É sancionado. Moral da história: as caneladas não são permitidas. O fair play é que tem que ser.

Re: Papa destaca potencial positivo do futebol
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 21 de May de 2006 15:06

Ainda bem !
Mas quando um consegue fazer uma malandrice sem ver o árbitro ?! (Ou se «por acaso» o árbitro faz que não vê ?!)

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Papa destaca potencial positivo do futebol
Escrito por: (IP registado)
Data: 21 de May de 2006 15:17

No fim da época, há um prémio a premiar o fair play.

Re: Papa destaca potencial positivo do futebol
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 21 de May de 2006 15:48

Mas o «fair play» embora já seja alguma coisa, não é tudo e é muito pouco.
Bem, é melhor que nada.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Papa destaca potencial positivo do futebol
Escrito por: chuva (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 15:34

E viva o futebol! :)

Tem coisas boas e más mas é também uma forma de unir as pessoas, como alguém aqui disse...sentido de comunidade.
Um estádio cheio e sentires-te a partilhar de um mesmo sentimento com milhares de pessoas à volta, sabe muito bem. Bem, neste final de campeonato não faltou disso aqui nos últimos jogos do meu clube :)
E é que metemos sempre Deus no jogo ;)

Re: Papa destaca potencial positivo do futebol
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 15:57

E se tiver a desgraça de levar com um "petardo" e ir parar ao hospital ?!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Papa destaca potencial positivo do futebol
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 15:58

Bolas... tu não queres mesmo aprender... por essa lógica não andavas na rua...

Re: Papa destaca potencial positivo do futebol
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 16:02


Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.