Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5
Re: Cristianismo, verdade e relativismo
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 26 de April de 2006 22:46

"É importante que haja muitas religiões, para que cada uma delas possa revelar
dimensões que a outra não pode expressar .Todas juntas, entretanto, acenam sinfonicamente para a Realidade Sagrada.Ao mesmo tempo ,todas se calam porque se dão conta de que nenhuma linguagem pode expressar verdadeiramente Deus."Boff
O fenomeno da Espiritualidade é anterior a tudo. Não é monopólio das religiões ou de algum caminho espiritual.É um dado antropológico originário.
As religiões variam, são múltiplas,nascem, se desenvolvem e podem desaparecer, mas jamais desaparece a espiritualidade, pois ela é da essência do ser humano."

Não estou muito inspirada para falar... mas será que não somos arrogantes em querer impor nossa religião aos outros? Isso não gera uma falta de TOLERÂNCIA
E conflitos mundiais?

" As afirmações cristãs se inserem dentro de um sistema fechado para o qual as verdades são auto-referencias e absolutas." ?

que ousadia ...
Realmente ,Cristo é o mergulho na suprema Realidade...



Editado 1 vezes. Última edição em 26/04/2006 23:02 por Chris Luz BR.

Re: Cristianismo, verdade e relativismo
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 26 de April de 2006 23:42

È Manuel,como por em prática ?
Sabe , no meu bairro anda por agora , um " bando " de 30 pivetes ( meninos de rua )
que ficam a roubar e cheirar uma cola de sapateiro que os droga.
Ninquém faz nada , nem a Igreja do meu bairro,nem o prefeito da cidade, nem os jornalistas publicam o fato... todos passamos com medo destes pequeninos excluidos por nós mesmos de sua dignidade, sem sonhos e nem esperança.
Temos medo de nossas crianças ... fruto de nosso egoísmo...
Nunca tocamos no assunto para solucioná-lo , achamos uma chaga dos tempos atuais ..
Quando a polícia age é matando todos eles , e acho que isso até nos alivia ...
" estes não irão nos roubar mais , nem roubar os tenis e mochilas de nossos filhos " ...
Eu quero mudar o mundo ! Mas me sinto serva inútil ...
peço perdão e força ao Cristo para caminhar ...

Re: Cristianismo, verdade e relativismo
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 27 de April de 2006 10:18

Vamos por partes![list][*]Quanto ao facto de a verdade estar dispersa pelas várias religiões isso até parece ser verdade, mas isso implica que o engano está misturado com a verdade. Isto está ilustrado na parábola do trigo e do joio.
[*]No entanto o facto de haver muitas religiões é sinal de imperfeição, e confusão. Faz-me lembrar a torre de Babel e a confusão das línguas. A sede do poder e de os homens se quererem fazer passar por uma espécie de deuses é a razão fundamental desta confusão. O resultado é esta simbólica Babilónia e a sua TORRE em ruínas.
[*]Contudo esta Babilónia onde nos encontramos exilados e confundidos vai ter um fim como está profetizado.[*]Enfim, vivemos numa constante luta na terra, onde as forças do Maligno parecem levar a dianteira, mas isto é uma situação passageira. Lembremos-nos que 1000 anos para YHWH é como que um dia perdido na imensa eternidade. Olhando para estes últimos dias, parece que a libertação está próxima. Por isso, cobremos ânimo.[/list]
O que é que devemos então pôr em prática?
A resposta parece estar em Apocalipse cap 22. Nós não conseguimos mudar nada, no mundo, mas podemos contribuir para acelerar a nossa própria mudança e desta forma contribuir para a harmonia e a unidade geral como é o desejo de Jesus.
Permitam-me a realçar algumas palavras da citação:

Citação:
17*Faz que eles sejam teus inteiramente, por meio da Verdade; a Verdade é a tua palavra. 18Assim como Tu me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo, 19e por eles totalmente me entrego, para que também eles fiquem a ser teus inteiramente, por meio da Verdade.
20*Não rogo só por eles, mas também por aqueles que hão-de crer em mim, por meio da sua palavra, 21para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti; para que assim eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu me enviaste. 22Eu dei-lhes a glória que Tu me deste, de modo que sejam um, como Nós somos Um. 23Eu neles e Tu em mim, para que eles cheguem à perfeição da unidade e assim o mundo reconheça que Tu me enviaste e que os amaste a eles como a mim.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 27/04/2006 10:23 por Manuel Pires.

Re: Cristianismo, verdade e relativismo
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 28 de April de 2006 03:32

Hoje ,vi o filme " o jardineiro Fiel"...
Quantos ainda serão martirizados por defender a Verdade , a Vida ...
Temos medo de nossas crianças , as negras , sem família estabilizadas, sem acesso ao estudo , sem esperança ...que ficam pelas ruas a cometer delitos e se drogar , e não vingimos que eles não existem ...que a África colonizada não existe, que a América Latina não existe ...
somos hipócritas !!!

Re: Cristianismo, verdade e relativismo
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 28 de April de 2006 10:06

Eu, como muita outra gente, não tem conhecimento do MUNDO em geral. Muita gente, como eu nem sequer saiu do seu país (aliás eu já entrei em Espanha, a menos de 100 metros da fronteira, e uma só vez). Muita gente, como eu chegou à idade de 21 anos sem ter saído do distrito onde nasceu. E isso só aconteceu porque meu pai que faleceu quando eu tinha 3,5 anos era duma aldeia diferente que minha mãe.
Sim, no nosso país ainda há muita gente que, que e que ... No entanto, eu sei que há muita gente, aqui, no nosso país que teve uma sorte muito pior que a minha.
Quanto à hipocrisia colonial, parece que as pessoas parecem esquecer-se daqueles «áureos» tempos das descobertas, que levavam a chamada «cruz de cristo» aos povos descobertos e ao fim de contas o resultado foi o tipo de escravatura que superou em desumanidade todo o raciocínio lógico. Lembremo-nos também que até no mundo dos teólogos se chegou a discutir se alguns dos habitantes dessas terras descobertas tinham ou não «alma», quando se dizia que os próprios animais tinham alma e apesar de S. Tomás de Aquino (salvo erro) por analogia atribuía às árvores uma espécie de «alma vegetativa».
Não devemos nunca esquecer que os erros do presente são uma consequência dos erros do passado, que muita gente parece esquecer.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Cristianismo, verdade e relativismo
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 11 de July de 2006 01:42

No país P, onde a religião oficial é a X, vive a família M que pratica a religião Y. Apesar de ser proibido nesse país, em casa da família M trabalha uma empregada cuja religião é a X. A polícia do país é informada que essa empregada terá iniciado o filho da família M, de 6 anos de idade, na religião X. Apesar dos pais negarem que essa iniciação tenha sido feita, a polícia do país tira a criança de 6 anos à família M para ser entregue a uma família da religião X porque a lei do país assim o exige. Apesar dos protestos dos pais e dos sucessivos apelos estes perdem o direito a educar o seu próprio filho.

Isto deve ser visto à luz da cultura do país P ou deve ser considerado como intrinsecamente mau?

pontosvista

Re: Cristianismo, verdade e relativismo
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 11 de July de 2006 09:35

Neste caso é mau. A cultura não deve ir contra os direitos humanos e o direito de uma família educar o filho na religião que ela própria escolher. Para mim, é sempre intrinsecamente mau. De resto, duvido que isso seja cultural e não político.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Cristianismo, verdade e relativismo
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 12 de July de 2006 19:13

Depende muito da cultura.
A visão que temos da familia e dos direitos dos pais sobre os filhos, os direitos dos estados, a liberdade de consciencia é do mais cultural que há.
Muita gente fez coisas semelhantes convencida que estava a fazer o bem.

Em sentido lato a politica é parte da cultura.

Re: Cristianismo, verdade e relativismo
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 12 de July de 2006 21:02

Citação:
Depende muito da cultura. (...) Muita gente fez coisas semelhantes convencida que estava a fazer o bem.

Isso é suficiente para que a actuação do estado no caso descrito seja considerada boa? O Camilo não estará a adoptar precisamente o relativismo cultural: considerar eticamente correcto o que a cultura considera como bom?

pontosvista

Re: Cristianismo, verdade e relativismo
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 12 de July de 2006 22:40

não, eu sou cristão. Considero eticamente correcto aquilo que Jesus Cristo consideraria bom. Mas tal como Deus foi compreensivo com as limitações humanas no Antigo Testamento tambem devemos considerar as limtações humanas.

Nesse caso considero, em principio (pode até depender da religião dos pais, imaginemos que eram satanistas que queria que o filho fosse educado numa religião que incentivava ao odio e à vilencia) a actuação do estado incorrecta, má. Mas as condicionantes culturais da epoca, entre outras condicionantes podem fazer que a apreciação etica de um acto varie.

O proprio cristianismo tem uma componente evolutiva. "O Espirito Santo ensinará todas as coisas", a igreja é "fermento na massa".

Ou seja a compreensão cristã do mundo vai evoluindo, sem que coloque em causa do essencial do deposito da fé.

Re: Cristianismo, verdade e relativismo
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 12 de July de 2006 22:51

"Mas as condicionantes culturais da epoca, entre outras condicionantes podem fazer que a apreciação etica de um acto varie."

Isto também se pode dizer do aborto, por exemplo?

pontosvista

Re: Cristianismo, verdade e relativismo
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 12 de July de 2006 23:24

Fazer um aborto´? Matar? Acham bem?

Re: Cristianismo, verdade e relativismo
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 12 de July de 2006 23:33

Maria José

E tirar um filho aos pais porque a religião dos pais não é a oficial, achas bem?

pontosvista

Re: Cristianismo, verdade e relativismo
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 12 de July de 2006 23:58

pode se dizer do aborto. Principalmente por ignorancia.

Re: Cristianismo, verdade e relativismo
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 13 de July de 2006 00:02

Pontosvista
Referi-me apenas a um aspecto que focaste.

Respondo à tua pergunta concreta: acho mal!!!

Fala-se da criança da família M que tem a religião Y e que vive num país de religião oficial X. A empregada lá de casa inicia-a na religião X. Não percebo qual a razao da polícia ser informada. Será que foi uma denúncia da empregada?...e que mostrou aos polícias que a criança de 6 anos sabia tudo da religião X e, por isso, estava contra os pais, por eles serem da Y. A criança estava indignada e pediu à empregada que o tirassem dali, do meio daqueles descrentes que eram Y?....
E ainda falta o país P. Garanto-te que com tantas variáveis os alunos que saem do secundário ficariam baralhados....

Acho que esses pais (M) foram muito insensatos... ou ignorantes (desconheciam o país)...e não se acautelaram com a empregada... Se calhar eram pais que faziam muitas coisas e deixavam o filho nas mãos da empregada...

Isto é verídico? Ou foi um modo de tu lançares o aborto?
Estavam a falar de alhos (aí não intervim) e passaram para bugalhos. Daí a minha intervenção. Depois tu voltas para os alhos...
Vou ver se não vou sonhar com o nosso alfabeto... teria, nesse cao, insónias. Sabes nestes problemas utilizo mais o alfabeto grego...mas com esse não deve haver insónias...só se for num quadro preto com as letras lá escritas...

Re: Cristianismo, verdade e relativismo
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 13 de July de 2006 00:10

Maria José

O caso é verídico e não tem nada a ver com o aborto mas sim com os debates sobre o relativismo. A minha questão é: há coisas que são essencialmente más (como matar) ou tudo depende da cultura do país ou do povo. Estava a tentar perceber qual a posição das pessoas perante este caso concreto.

O Camilo faz diversas ressalvas que me parece que o aproximam do relativismo; o aborto aparece aqui como caso modelo em relação ao qual as pessoas já têm posições definidas.

pontosvista

Re: Cristianismo, verdade e relativismo
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 13 de July de 2006 00:26

a oposição que pretendes fazer está fora do quadro de pensamento cristão. Há coisas essencialmente más, mesmo que as pessoas assim não as percepcionem.

Essa é uma das razões para Deus ter escolhido um povo e o guiar até que Jesus Cristo, Deus feito Homem pudesse vir ao mundo. Para que a percepção etica se aprimorasse.

a moralidade do acto pode mudar um pouco pelo modo como a pessoa o valoriza. Mas não é pela pessoa considerar um atentado terrorista um acto bom que ele passa a ser realmente bom.

Uma má percepção moral de um acto intrinsecamente mau deve-se a uma consciencia moral mal formada.
No genesis descrevesse o pecado original como o desejo do Homem de ser dono da ciencia do bem e do mal, ou seja de definir o que é bem e mal, contra a vontade de Deus.

Vejo portanto 2 plano, o da apreciação individual da acto, em que o sujeito está sujeito a todas suas condicionantes e a apreciação divina desse mesmo acto.

O acto ser bom ou mau depende de ser ou não fiel à vontade de Deus. A apreciação que fazemos é falivel.

Mas o cristianismo é tambem revelação. Jesus Cristo é Deus que se revela e revela o caminho da salvaçã. Na revelação temos balizas, guias como farois, que nos ajudam a discernir o bem do mal.
os mandamentos, as Bem-aventuranças, etc.

Re: Cristianismo, verdade e relativismo
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 13 de July de 2006 00:28

Esse exemplo lembra-me o que se passa actualmente nalguns paises islamicos e na Coreia do Norte.
São bem capazes não só de tirar os filhos aos pais como tambem de manda-los para a cadeia pelo simples facto de professarem uma religião proibida.

Re: Cristianismo, verdade e relativismo
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 13 de July de 2006 00:32

Este caso chegou ao soberano do país P que tinha o poder absoluto para manter a situação ou devolver a criança aos pais. Ele optou por não devolver a criança aos pais. Independentemente da intenção do soberano, este acto é bom ou mau aos olhos de Deus? Que apreciação objectiva deve ser feita deste acto?

pontosvista

Re: Cristianismo, verdade e relativismo
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 13 de July de 2006 00:54

Uma resposta e uma pergunta:

1. a actuação do soberano P, aos olhos de Deus, julgo eu (e quem sou eu??), é sempre má aos lhos de Deus: a violentação do ser humano, dos pais e dos filhos, mesmo que seja por motivos de fé é sempre má.

2. O Camilo falou da vontade de Deus e da necessidade de seguirmos essa vontade. Mas, qual é a vontade de Deus? É que o sigamos? Ou será mais que descubramos a felicidade plena? A vontade de Deus vale por si mesma, apenas porque sim, ou aponta para algo maior, que em última instância é o próprio homem? O bem ou o mal depende da conformidade ou não com a vontade de Deus? O homem deve seguir a vontade de Deus para poder fazer o bem e assim ser feliz, ou deve fazer o bem para seguir a vontade de Deus? Fiquei com dúvidas...

Abraço fraterno,

Miguel

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.