Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 4 de 5
Re: Missa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 26 de July de 2006 08:17

Ana: Quanto ao umbigo à mostra , acho giríssimo.

Re: Missa
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 26 de July de 2006 09:37

O problema é mesmo esse. O corpo das mulheres. Não se fala do corpo dos homens.


E depois, sinceramente, mas para quê que vamos à missa?



Maria João

Re: Missa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 26 de July de 2006 11:34

Mas , Maria João, a história é velha... A Igreja ( e certas formas de religiosidade) sempre teve graves dificuldades em lidar com o corpo das mulheres...(e muitas mulheres tiveram dificuldades em lidar com o seu corpo por causa precisamente de conceitos religiosos... da noção de pecado, da ideia de luxúria, etc, etc...)

É uma história com milénios... O que explica que ainda hoje, a doce curva de um ombro feminino possa suscitar o fantasma da concupiscência e do desejo...

No fundo, as mulhers perturbam.

Re: Missa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 26 de July de 2006 12:01

CP

Pergunta aos homens, se a mulher perturba?:)

Re: Missa
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 01 de August de 2006 00:29

CP
Temos todos as fraquezas capitais que podem gerar muitos filhos e filhas , posto que são hábitos viciosos: Soberba, Ira , avareza , gula, impureza, inveja, acídia .
O pudor no vestir masculino e feminino é um ato de piedade.
A questão atávica é tanbém em relação ao corpo masculino ... e não apenas ao feminino. Todo corpo que se insinua pode ser motivo de distração na oração , meu olho não me trai com a graça de Deus , mas desvio meu olhar quando atavicamente acho um homem lindo. Isso é arrancar o olho ...

Cp que sabes algo da revolução verde que ajuda a matar a fome na índia ?
Consideras a engenharia genética ( transgenicos ) a solução pra fome na Africa, India e america Latina ?

Re: Missa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de August de 2006 07:19

Cara Chris.

" pudor no vestir masculino e feminino é um ato de piedade. "

Pode ser um acto de piedade ou uma imposição alienadora e humilhante e mesmo limitadora de direitos humanos fundamentais. Eu sou á partida contra a intervenção na esfera privada por motivos religiosose.
E, nestas questões do vestuário, as normas rígidas têm sempre subjacente um dterminado tipo de ideologia que é limitadora das pessoas, da sua autenticidade e da forma como areligião "vê" o corpo humano. Pensa nas burkas aplicadas ás mulheres por motivos religiosos.

O vestuário imposto ás mulheres tem uma carga simbólica e social que revela o seu estatuto e o seu empowerment ou a falta dele.
A questão atávica é tanbém em relação ao corpo masculino -


Depois, ao contrário do que afirmas existe uma clivagem e uma diferenciação nos padrões de exigência de comportamentos "face ao corpo" e do próprio conceito do que é pudor para os corpos femininos e masculinos no ãmbito da religiosidade.

Uma diferença radical que penaliza..os corpos das mulheres. ( Não é por acaso que a Igreja considerou durante milénios o corpo da mulher fonte de todo o mal e de todo o pecado)

Quanto aos transgénicos, apesar da oposição de alguns grupos, penso que são a solução do futuro. De certa forma, todos os alimentos que hoje consumimos já são transgénicos, ou seja resultam de alterações genéticas realizadas pelo hoemem. O que hoje chamamaos "milho natural" não é natural - resulta de cruzamentos de várias plantas, de enxertos, de seleção das melhores espéciemes para cultivo... e da acção consciente do homem. Fazer iso no campo ao longo de séculos ou num laboratório em algumas horas.. é essa a única diferença..

Mas isso levar-nos-ia á tal velha discussão do conceito de "Natureza".... enquanto constructo social que nunca foi aqui aprofundada mas que perpassa por muitas das nossas intervenções.

Re: Missa
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 01 de August de 2006 10:21

Citação:
Não é por acaso que a Igreja considerou durante milénios o corpo da mulher fonte de todo o mal e de todo o pecado

Cara catolicapraticante

Podes por favor citar documentos do magistério da Igreja que suportem esta tua afirmação?

Re: Missa
Escrito por: Simone (IP registado)
Data: 01 de August de 2006 12:21

Aristarco Escreveu:
-------------------------------------------------------
> Não é por acaso que a Igreja considerou durante
> milénios o corpo da mulher fonte de todo o mal e
> de todo o pecado
>
> Cara catolicapraticante
>
> Podes por favor citar documentos do magistério da
> Igreja que suportem esta tua afirmação?


Também fiquei curiosa, outra coisa que eu gostaria de saber é de onde ela tirou que a Igreja dizia que a mulher não tinha alma.

Re: Missa
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 01 de August de 2006 20:37

Como estou no Rio de Janeiro - aquela coisa de sensualidade das pessoas , de praia e muito sol .... não vejo a coisa do vestir na missa desta forma ... imposição religiosa ...
vejo como etiqueta ... elegância e piedade sim.
O oriente não cristão realmente impõe a mulher coisas desumanas ... eles não conhecem o Cristo ...que enviou mulheres também na missão .
Sabe Cp apesar de um fundo de agressividade na sua maneira de se expressar , tens razão ao nos levar a reavaliação do que é Natureza .
Quais as modificações que nos afastam do Reino e quais são frutos do Ruach ...
Devemos refletir sobre os fins e os meios usados . todo cuidado é pouco quando
o assunto é Vida humana , o único " animal " capaz de Deus, capaz de amar com
perfeição, capaz de agápe .
Quanto aos alimentos ... Salve a Revolução verde ... que venham as sementes adaptadas ao solo ácido com aluminio do 3º mundo. Que o Espírito inspire os cientistas a fazer o mundo melhor e mais humano .

Re: Missa
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 14 de September de 2007 14:32

E porque não?

[www.thetablet.co.uk]

Em comunhão

Re: Missa
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 14 de September de 2007 19:52

Chris!

Estou a preparar uma excursao ao Brasil, Sao Paulo e Rio de Janeiro:-)

Re: Missa
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 14 de September de 2007 23:56

Citação:
Tilleul
E porque não?

Porque não, ora!! Tinha já visto essa notícia, e só me veio à cabeça isto: a formação dos sacerdotes na Igreja deve estar tão má quanto as das escolas portuguesas. O ministério sacerdotal, partilhado pelos fiéis e pelos sacerdotes, tem vertentes adaptadas a cada uma das condições.

Para celebrar missa, nem um diácono pode. E porquê? Porque é necessário ser ordenado, ser instituído como alter Christus. É necessário pois a unção com os Santos Óleos, mais a dimensão de serviço exclusivo à Igreja que tem o sacerdote.

Este assunto é delicado, e tratei-o muito de leve. No entanto, creio que dava um bom tópico.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Missa
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de September de 2007 00:08

Ora se passaram apenas 2000 e picos anos desde que Cristo esteve na Terra, é impossível que sejam milénios, a consideração de pecado sobre o corpo da mulher. O que poderá ser verdade é ter havido uma época em que isso era considerado assim. Ainda que séculos... Achei uma referência na net que também não adianta muito. Mas é um cadinho.

LINK

Citação:
Peter Brown narra o crucial período da consolidação dos ideais cristãos: época de duros embates e discussões sobre os principais dogmas religiosos, e da criação de alguns importantes mitos, como o da Virgem Maria (defendido duramente por Ambrósio), aquela com o corpo imaculado, teria sido escolhida por seu perfeito ascetismo. Narra-se, portanto, o embate entre o corpo e a alma, onde o sexo é o campo de batalha e onde a mulher é vista como a fonte de todo o pecado – reflexo maior de uma sociedade altamente machista e hierarquizada.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Missa
Escrito por: Kairos-Nephesh (IP registado)
Data: 15 de September de 2007 04:12

LOL ai k parvoíce tar-se a discutir a maneira como se vai vestido para a missa.
Quando me levanto em cima da hora, visto uma t-shirt e uns calçoes e vou a correr, sentome num banco qualquer e ja cheguei a ler assim.
Vestir bem ou mal so serve para agradar as outras pessoas; eu so estou ali para agradar a Deus que, suponho, não se incomoda muito com a roupa que uso.

Re: Missa
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 16 de September de 2007 20:26

Olha la, se te levantas em cima da hora, porque nao vais em pijama? ;-)

Quando ha compromissos levantamo-nos com antecidencia. Tomamos em conta que e preciso tomar banho, lavar os dentes, etc. Como assim, nao e gente competente do que faz!

Re: Missa
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 17 de September de 2007 00:02

Alguns anos atrás dei aulas à noite a adultos que queriam fazer o 9º ano.
Engraçado como muitos daqueles que mostravam mais empenho e que nunca faltavam apareciam quase pedindo desculpa por existirem. Vinham a correr do trabalho para a escola. Chegavam suados com roupas desalinhadas, muitas vezes atrasados e ofegantes... mas nunca faltavam.
Nunca me vou esquecer do J, um rapaz enorme, ainda de fato de mecânico e com as mãos todas mascarradas, sempre com medo que eu me sujasse.

Depois disso, na nova escola, voltei a ensinar a adultos mas no secundário. Outro tipo de alunos... não vou dizer que n fossem interessados, porque o eram também. Mas não sei, aquela vontade genuína que vi no J e noutros simplesmente não existia, tal como o suor e a sujidade. A mais badalhoca era eu que já tinha suado as estopinhas com os putos de dia.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Missa
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 17 de September de 2007 00:05

Lena, grande testemunho:-)

Re: Missa
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 17 de September de 2007 00:11

Lena

Aqui ha professoras que se queixam que os alunos nao tomam banho todos os dias e tu davas aulas a alunos desses? Eu nao gosto do cheiro do suor de alguns homens! Cheiram muito a homem!!!:-)

Re: Missa
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 17 de September de 2007 00:36

Kairos

Quando os meus filhos eram pequenos, dizia-lhes; nunca se deve sair de casa sem tomar banho, sem lavar os dentes e sem comer...
Um dia foi uma enfermeira a escola do meu filho, ver os dentes de todas as crianças! Quando o meu filho regressou da escola, disse; Mãe, ainda bem que tu me ensinaste a lavar os dentes, porque se não hoje ficava envergonhado. A enfermeira a mim disse-me que tinha uns dentes bons; a outros meninos mandou-lhes lavar os dentes todos os dias!

Re: Missa
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 17 de September de 2007 08:18

O importante é que eram alunos e interessados. Por mim até podiam vir nus.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 4 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.