Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 3 de 5
Re: Missa
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 09:47

POdes crer, Vítor. Trabalho ao pé de uma igreja e todos os dias costumo fazer isso. Eu e mais algumas pessoas. Já nos vamos conhecendo. É muito bom.


Já agora, ainda ninguém respondeu à minha questão sobre a roupa. O que acham? Acham mal que alguém com uma blusa sem mangas và ao ambão ou esteja a cantar no coro?

Maria João

Re: Missa
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 10:34

A questão da roupa nas Igrejas depende, julgo eu, de três coisas, pelo menos:

1) do lugar onde se vai à missa e dos costumes que aí se usam (é diferente ir à missa num sitio balnear ou noutro sítio);

2) da necessidade de respeitar os outros e de não os chocar. Isto é: não há, julgo eu, roupas boas e más: há roupas que as pessoas consideram boas e menos boas. Nesse sentido, julgo que uma pessoa deve vestir-se ao seu estilo, de forma a não chocar os outros. O que é muito relativo, eu sei. Também deve ter em conta que a missa não é um local de passagem de modelos ou de exibição: na missa não sou eu o centro nem devo querer que todos olhem para mim e vejam como sou/estou bonito/a. Aqui, julgo que o pároco deve ter algum papel, com caridade.

3) da própria catequização dos fiéis para relativizarem os pormenores relacionados com o vestuário dos outros. Isto é, deve haver catequese que leve os fiéis a estarem-se nas tintas para a forma como os outros se vestem, a pretenderem olhar bem mais além nos outros e a não julgarem os outros nem pelas aparências nem sem ser pelas aparências.

Dito isto, julgo indiferente se se vai ler de alças ou não, embora reconheça que isso dependa do sítio onde se está. Reconheço que nem sempre será conveniente, por causa dos outros (porque o ponto 3 não está feito) ou da ocasião (uma eventual missa mais solene, por exemplo). Contudo, com franqueza, acho que o louvor agradável a Deus não depende do que temos vestido mas do nosso coração.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Missa
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 11:11

Aí está Miguel. Também acho que o importante é o que temos cá dentro. Se estamos na missa por Amor a DEus, se estamos com atenção... A roupa, desde que que não se entre na onda agora vou ser o centro das atenções, é secundário. Aliás, nem devíamos estar a prestar atenção a isso.

O problema é que temos recebido alguns recados de um sacerdote mais velho que está a provocar algum mal-estar. E pessoas que estejam com alças ou sem magas não podem ir ao ambão. E estou falar de pessoas que nem usam decotes, que trabalham bastante para a paróquia e que, de repente, se vêem privadas de ler a Palavra de Deus no ambão por causa de uma questão de ombros.

Estamos a tentar evitar usar esse tipo de roupa, mas isso faz-me muita confusão. Os outros padres não dizem nada e agora anda-se numa onda que parece que só vale a roupa.

A questão não está em fazer o sacrifício de não se usar as tais alças ou blusas sem manga, o problema, para mim, é se estou a entrar num caminho que não faz sentido. Eu nunca dei importância a isto e irrita-me que, por exemplo, também exerçam presão sobre uma criança de nove anos, que ainda nem sequer tem o corpo formado mas que também já não pode ir ao ambão a verem-se os ombros.

Só espero que isto não dure muito tempo.

Maria João

Re: Missa
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 11:24

Pois... os padres tb precisam de catequese...

Mas se também eles ficam chocados, alimentar uma guerra por causa de ombros parece-me excessivo... Também não faz mal enhum colocar qualquer coisa sobre os ombros e assim não se magoa ninguém... Temos de compreender os outros: devemos respeitar a formação dos padres mais velhos... e compreende-se que os mais novos não queiram ir contra ele... é questão de não confundir os fiéis e de não alimentar um conflito. No fundo, por tão tão pouco.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Missa
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 13:01

Tens razão. Só receio é que esta polémica afaste os mais novos. São meros pormenores, mas para quem está no início da sua Fé, pode ser importante.Ainda por cima isto está a acontecer mais nas missas de crianças e jovens.


Que Deus não o permita.


Maria João

Re: Missa
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 13:39

Miguel

A referência da Maria João aos jovens fez-me pensar. Na verdade os mais velhos têm este tipo de atitude porque tiveram uma educação muito repressiva em relação à sexualidade. Os jovens de hoje não aceitam (nem têm que aceitar) essa repressão. Com o cuidado de não melindrar um padre antigo, não estaremos a afastar toda uma geração?

Dito de outro modo: o que está em causa pode não ser só o não melindrar uma sensibilidade de uma pessoa mais velha mas pode ser simbólico: a atitude perante a sexualidade. Ao optar-se pela posição tradicional está-se a dizer que religião e corpo são incompatíveis.

pontosvista

Re: Missa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 14:11

Maria João

Eu acho que quem quer ler deve apresentar-se descentemente.

Se for uma jovem, já sabemos que pode ir diferente, se for adulto, porquê, ir sem mangas?

Em cada igreja o padre manda; se esse padre não quer ver as pessoas no ambão sem mangas, que o respeitem. Eu também gosto de decotes e alcinhas:) mas quando vou à igreja, não!
Ainda este fim de semana estive numa missa campal, num Lago.
Para me bronzear, levei uma camisola de alça, mas para a missa levei uma blusa. Quando ando ao lado de um padre nunca ando com blusas de alcinhas, presumo que não fica bem:)

Re: Missa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 14:20

Por aqui vai muito calor, só apetece andar com ropupas fresquinhas.
Estou convidada para ir ao aeroporto esperar um padre que vai estar aqui connosco o mês de Agosto. Eu não vou ir de alcinhas, nem com blusas transparentes. No entanto eu tenho dessas roupas. Cada roupa para sua ocasião.

Re: Missa
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 15:12

Mas, Ana, o que mais me faz confusão é que estamos a falar de ombros, ou seja, trata-se de um hábito cultural, tal como era usar véu.


Claro que só temos de respeitar quem pensa assim, mas neste caso estamos a falar de dar o exemplo aos outros. ESte tipo de atitudes não poderão levar a que as pessoas sintam que o mais importante é o exterior?

Quando converso com outras pessoas que não são da Igreja ou que estão a iniciar a sua caminhada na Fé, elas costumam compreender por que razão não se deve usar decotes, mas esta questão dos ombros não. É algo tão natural que as pessoas já nem sequer dão importância. É como as mulheres usarem calças. Primeiro era algo horrível, agora é algo muito natural.

Uma coisa é ser rigoroso em relação à Palavra de Deus, outra coisa é impôr uma certa mentalidade.


Maria João

Re: Missa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 15:24

Esse padre quer respeitinho na igreja dele, acho bem:)

Falas das túnicas, com decotes e sem mangas, é isso? Algumas são ridiculas, principalmente para quem tem o peito grande, dá nas vistas. Acho que o leitor se deve compôr melhor para ir ler:)

Re: Missa
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 15:30

Não, falo de túnicas sem decotes e sem mangas.

Maria João

Re: Missa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 15:49

Talvez esse padre tenha uma fixação por ombros, uma espécie de fetichismo. E a sorte é ser por ombros. SE fosse por pés ou tornozelos, lá tinham vocês de ir ler tapadinhas até aos pés.

E porque não uma Burkazita? SEmpre era havia mais decoro.

Dito de outra forma - é ridículo.

Re: Missa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 15:53

"principalmente para quem tem o peito grande, dá nas vistas"

O melhor mesmo é proibir leituras a quem tenmha peito ( isto seios desenvolvidos) è mais seguro.

Acho esta conversa surreal. Pensava que estAvamos no século XXi, mas o asco á sexualidade e ao corpo feminino cÃO TÍPICO DE CERTAS IDEOLOGIA CATÓLICA ontinua em voga. E acho ainda mais estranho que tal tipo de "mentalidade" SEJA ALIMENTADA POR MULHERES.

Re: Missa
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 16:55

De facto,

é de facto triste... falta muita catequese até mesmo sobre o corpo.

Para mim, nada disto faz muito sentido, mas com franqueza este é um tema sobre o qual não me parece que valha a pena alimentar conflitos. O corpo é também sinal de Deus. Esta anulação do corpo feminino é de facto, cristãmente, sem qualquer sentido.

Concordo com o pontosdevista: esta mentaidade tem a ver com uma incompatibilidade de princípio entre religião e corpo, e tem de ser catequizada. É uma coisa para pensar e conversar.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Missa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 22:19

CP

E que tal a ver-se o umbigo? :)

Olhem, se eu estiver a tomar conta de leitores, ou se vestem descentes ou não vão ler:)))
Eu não sou padre, mas se fosse na igreja deviam ir vestidas. No entanto também gosto de alcinhas. Até gosto de roupa que tenha um V nas costas, imaginem:)))

CP....então como devem ir vestidas? Diz. Gosto de ouvir a tua opinião.

Re: Missa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 22:26

rmcf

Agora vocês quando virem jovens a ler na igreja, vão pensar nas nossas conversas? :) As jovens é que deviam ser responsáveis, não o padre.
Eu não sei o que se passa por aí em trabalhos. Mas a minha filha está a fazer um trabalho na Câmara desta cidade onde não pode levar para lá alcinhas. E a Câmara não é uma igreja!!!

Re: Missa
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 22:46

A preparação para a missa começa no nosso vestir. Isso é uma realidade.
Sabe CP é aquela coisa de " arrancar o olho " se teu olho te trai ...
Pode ficar " insinuante " certos tipos de roupa de maneira que possa perturbar a concentração de alguns mais distraidos.
A distracção é um grande obstáculo na oração . Se nos vestimos de maneira extravagante para ir á missa , podemos ser a causa de distracção para outros.
E para os com " pecado raiz " a luxúria estaremos sendo motivo de queda.
O recato ao vestir para ir á missa e na sociedade em geral é um ato de piedade.
Claro que com o devido discernimento e adequação as condições climáticas regionais.
chris

Re: Missa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 23:25

Caros Cibernautas

A nossa igreja fez aqui uma excursão ao Lake de Santa Ana no fim de semana passado..

Não foi a primeira vez que me desloquei aquele local, como é óbvio, mas ontem mais que nunca, observei a fé que ia naquele povo, vindos de todo o lado até do Canaadá. Quando a Cruz e o Bispo se meteram às águas do Lake para as abençoar e abençoar todos quantos estavam dentro das águas, verifiquei quanta fé havia naquelas pessoas. Ainda e sem querer ouvi pedidos para a cura do câncro, dogras, etc. Outros agradeciam a Deus por graças recebidas. Quanta fé eu vi naquele Lago, meu Deus.

Presumo que em Portugal não farão algo no mar parecido ao que vi este fim de semana num Lago canadiano, mas deviam fazer. Junto do Bispo e da Cruz juntam-se todos e o Bispo reza e pede pelas intenções de cada pessoa ou familias que ali se deslocam para serem abençoadas e curadas.

Re: Missa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 25 de July de 2006 23:32

Caros Cibernautas

A nossa igreja fez aqui uma excursão ao Lake de Santa Ana no fim de semana passado..

Não foi a primeira vez que me desloquei aquele local, como é óbvio, mas desta vez, mais que nunca, observei a fé que ia naquele povo, vindos de todo o lado do Canadá. Quando a Cruz e o Bispo se meteram às águas do Lake para as abençoar e abençoar todos quantos estavam dentro das águas, verifiquei quanta fé havia naquelas pessoas. Ainda e sem querer ouvi pedidos para a cura do câncro, dogras, etc. Outros agradeciam a Deus por graças recebidas. Quanta fé eu vi naquele Lago, meu Deus.

Presumo que em Portugal não farão algo no mar parecido ao que vi este fim de semana num Lago canadiano, mas deviam fazer. Junto do Bispo e da Cruz juntam-se todos e o Bispo reza e pede pelas intenções de cada pessoa ou familias que ali se deslocam para serem abençoadas e curadas.

Re: Missa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 26 de July de 2006 08:15

Cara Chris.


"Sabe CP é aquela coisa de " arrancar o olho " se teu olho te trai ... "
não vou muito por aí, se não anadava tudo cego.
E deus não nos quer cegos e, como dizem em Portugal, " oe que é lindo é para se ver"
Sobre ficar insinuante com certo tipo de roupa isso é muito relativo. Há quem considere insinuante uma mulher de Burka ou uma mulher vestida de freira.

A "luxúria" que tu tanto temes, não está nas roupas, mas no olhar de quem olha.


Cada um deve vestir-se como quer, usando o puro bom senso e a capacidade de adequar o vestuário ás situações e aos contextos sociais.

Parece-me que a situação relatada pela maria joão é manifestamente um exagero sem sentido que revela a tal dificuldade atávica em lidar d euma maneira euilibrada com o corpo... das mulheres.

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 3 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.